Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 267 • 28/4/2016

Uma história
que nos orgulha

Sábado, dia 30, nosso Sindicato vai completar 53 anos. Haverá evento em nossa sede, dia 29 à noite, para homenagear sócios mais antigos. A comemoração dos 53 anos ocorre num momento duro para os brasileiros, devido à recessão, à crise política e à instabilidade que ameaça Dilma Rousseff na Presidência da República.

Além do evento alusivo aos 53 anos, a semana de aniversário terá várias atividades. Entre 27 e 29, ocorre em nosso hotel-fazenda, em Vargem, Encontro Nacional da Rede Gerdau, com entidades sindicais de todo o Brasil. Na manhã do dia 29, Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho. Sábado cedo, dia 30, haverá Encontro Setorial com metalúrgicos da base atendidos pelo Setor E.

Esses eventos dão uma ideia do porte do Sindicato e da agenda dinâmica dos trabalhadores, especialmente os metalúrgicos. Ao mesmo tempo, revelam a amplitude da ação sindical e nossa responsabilidade perante a categoria e o País.

A força de uma Nação depende de vários fatores. Mas depende, em muito, da capacidade do povo em construir instituições com base social. Esse tem sido o esforço do sindicalismo, atualmente articulado em Sindicatos, Federações, Confederações e Centrais.

No nosso caso, a atuação abrange ainda formação profissional, esportes e trabalho social. O Sindicato também participa de entidades como a Agende, onde debatemos propostas para a cidade.

Ao longo dessas mais de cinco décadas, o mundo e o Brasil mudaram. Por longo período, a humanidade correu risco de guerra nuclear, possibilidade hoje remota. Mas, apesar do progresso trazido pelas novas tecnologias, novos problemas surgiram. É o caso da degradação ambiental, que ameaça o planeta. Outro drama é a crise migratória gerada por guerras locais e conflitos. Também nos afligem as drogas, o crime organizado e o terrorismo em diversos pontos do mundo.

O Brasil não é uma ilha isolada. E o sindicalismo não está desligado do contexto, pois a economia é globalizada e os problemas se irradiam. Dizia John Lennon que devemos olhar o global e atuar no local. É o que o Sindicato procura fazer. Temos uma visão do macro, mas focamos as ações no micro, principalmente, ou seja, em nossa base e na categoria.

Aos 53 anos de vida, somos uma entidade marcada por lutas e conquistas. Nascemos na democracia, no governo Jango; um ano depois, veio o golpe e instaurou a ditadura; a diretoria foi cassada e o Sindicato sofreu intervenção; participamos das lutas contra a carestia; apoiamos as Diretas-Já; combatemos os governos neoliberais; e sempre somamos com as forças que buscam crescimento, progresso e justiça social.

Mas não se luta ou conquista sem instrumentos, recursos e energia. O Sindicato é o instrumento, os recursos são as contribuições da categoria e a energia vem da unidade dos metalúrgicos. Por isso, ao ensejo dos 53 anos, abraço cada metalúrgico e metalúrgica, saúdo as gerações antigas e faço um apelo aos jovens para que acreditem no poder da organização.

Abraço especial à diretoria do Sindicato, incansável nas lutas por emprego, salário, saúde e dignidade ao trabalhador.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 27 de abril.


Leia o Blog do
presidente Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com

VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

Sindicato completa 53 anos
de lutas e conquistas
E homenageia associados, na sede, nesta sexta


ANO PASSADO - Pereira, diretores e associados comemoram os 52 anos do Sindicato

Sábado (30), nosso Sindicato vai completar 53 anos. São mais de cinco décadas marcadas pela luta em defesa da democracia, do emprego, do salário justo e da justiça social.

Nesse período, o Brasil, que era democrático quando da fundação da nossa entidade, em 1963, mergulhou na ditadura, conseguiu recuperar o Estado de Direito e hoje atravessa uma nova crise, que abala a democracia, agrava os conflitos políticos e paralisa a economia.

A crise atinge a todos, mas não desvia o Sindicato de seu objetivo principal, que é defender e valorizar o trabalhador metalúrgico. Diariamente, nossa diretoria está nas portas das fábricas e também se faz presente em outras frentes de ação.

Pereira - Nosso presidente José Pereira dos Santos afirma: “As boas obras do presente são resultado dos sonhos e ideais do passado. Saúdo as gerações metalúrgicas que ousaram construir um Sindicato forte, atuante e representativo. Nosso saldo de conquistas e realizações é concreto e nos orgulha”.

Homenagem - Dia 29, sexta, na sede, entregaremos medalhas aos sócios mais antigos. É uma boa forma de homenagear aqueles que valorizam a entidade de classe e alicerçam as ações sindicais.

Veja outras iniciativas do Sindicato na semana dos 53 anos da entidade, fundada em 30 de abril de 1963.

Sexta tem seminário sobre saúde do trabalhador



2015 - Auditório ficou lotado

Nesta sexta (29), o Sindicato realiza o Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador. Será a partir das 8h30, na sede (rua Harry Simonsen, 202, 5º andar, Centro). Mais de 200 pessoas - entre cipeiros, médicos e engenheiros do Trabalho, técnicos em Segurança no Trabalho, metalúrgicos sindicalizados e estudantes - estão inscritas.

O seminário marca a passagem do Dia Mundial em Memória às Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado dia 28 de abril.

Fábricas - Nesta quinta (28), diretores e assessores do Sindicato foram às portas das fábricas distribuir panfletos e folhetos sobre prevenção de acidentes e doenças nos locais de trabalho. "O Sindicato tem compromisso com a defesa da saúde e segurança dos companheiros", afirma o diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), que coordena o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador da nossa entidade.

Programação - Confira a programação do Seminário aqui.

Pereira vai receber Título de Cidadão Goianiense


Nosso presidente José Pereira dos Santos recebe na segunda (2) o Título de Cidadão Goianiense. A iniciativa é do vereador Felizberto Tavares (PR). A solenidade acontece no plenário da Câmara Municipal de Goiânia, às 19h30.

Pereira agradece o vereador e manda um abraço ao povo goiano. Ele diz: “Sinto de novo a alegria do menino mineiro nascido em Veredinha, que nunca deixou de sonhar por um mundo melhor e mais justo”.

Pauta de reivindicações é entregue na Faine



Diretor Evandro comanda assembleia

Os 22 companheiros que trabalham na Faine
(Vila Galvão) acionaram o Sindicato, a fim de pressionar a fábrica a resolver várias demandas.

Os trabalhadores cobram o pagamento da terceira parcela de 12% referente ao abono, definido na Campanha Salarial, e vencida dia 12; abertura de negociação da PLR de 2015 e 2016; melhoria nas condições de higiene; pagamento de insalubridade; e fim de perseguições a funcionários. A pauta já foi protocolada junto à direção da fábrica.

A ação na empresa foi conduzida pelo diretor Evandro Pereira. Se a Faine não responder, os companheiros podem parar a produção.

PLR terá aumento de 10% na Mirage



Carioca e Roseli com trabalhadores
A Participação nos Lucros e/ou Resultados na Mirage (Vila Nova Cumbica) pode chegar a R$ 1.236,00. Houve aumento de 10% em relação ao pagamento do benefício no ano anterior.

Os 28 companheiros aprovaram a negociação conduzida pelos diretores José Pedro da Silva (Carioca) e Roseli Lima. O pagamento do benefício será em duas parcelas: a primeira saiu em abril e a segunda será paga em julho.


Psicoprofissional lança livro de apoio a desempregados


O Grupo de Apoio Psicoprofissional para Desempregados (GAP), instituição idealizada pelo Sindicato, lançou livro dedicado a trabalhadores que se encontram desempregados.

A obra foi escrita pela psicóloga e advogada Rosy Rodrigues, uma das coordenadoras do GAP, e tem como título “Desemprego – Da crise à oportunidade de crescimento”.

O livro é fruto da experiência do GAP, que atendeu mais de 35 mil pessoas em 13 anos. “O objetivo é oferecer informações que são importantes para o enfrentamento dos problemas decorrentes do desemprego", diz Rosy.

Fonoaudióloga participa do Voz do Trabalhador



Professora Márcia e Júlio Abreu

O Voz do Trabalhador deste final de semana vai receber a professora Márcia Menezes. Ela é fonoaudióloga há 20 anos e doutora em ciências pela Universidade São Paulo (USP). Entre outros assuntos relacionados ao tema, Márcia fez comentários sobre a oratória de pessoas influentes no País.

Assista - O Voz será exibido sábado (30)  e domingo (1º), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site
www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Equipes da escolinha estão na semifinal da Eurocopa

As equipes sub-14, 15 e 16 da escolinha de futebol do Sindicato estão na semifinal da Eurocopa. O sub-20 perdeu e foi eliminado.

O técnico da escolinha, Luciano Souza Melo, destaca: “Nossos times desenvolveram excelente campanha. O sub-20, que é recém-formado, chegou à semifinal após superar adversários difíceis durante toda a competição”.

Resultados - O sub-14 ganhou da Adefa São Paulo por 2 a 1 na última rodada. O sub-15 goleou a Associação Esportiva Olimpo por 6 a 0. O sub-16 derrotou o Futurança de Guarulhos por 2 a 1. O sub-20 perdeu de 3 a 1 para o Eledi.

Dia 14 de maio começa nosso campeonato de futsal



Soluções Usiminas, campeã de 2015

O Departamento de Esportes do Sindicato confirmou para o dia 14 de maio o início do 12º Campeonato de Futsal. Participam da competição 21 equipes. Elas reúnem cerca de 400 metalúrgicos, entre atletas e comissão técnica. Todos são sócios do Sindicato.

As partidas serão disputadas no ginásio poliesportivo do Sindicato, no Clube de Campo (Parque Primavera). A entrada é gratuita para os torcedores.

Tabela - O regulamento e a tabela da competição serão divulgados até o dia 6 de maio. Entenda como será a competição aqui.