Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 205 • 5/2/2015
Indústria forte!

Os países precisam definir suas prioridades. É isso que faz um povo ser Nação. As prioridades definem um projeto nacional e o projeto engaja as vontades individuais, os interesses econômicos e os objetivos coletivos.

O Brasil deu passos adiante. E eu destaco três importantes: a reconquista da democracia, sacramentada na Constituição de 1988; o fim da inflação por meio do Plano Real, em 1994; e as políticas de inclusão social nos dois governos Lula e no primeiro governo Dilma.

Não há dúvida, portanto, de que o Brasil optou pela democracia; que decidiu viver sem inflação galopante; e que aprovou as políticas de Estado em prol da inclusão de milhões de compatriotas.

Isso não é pouco. Mas não basta. Enfrentamos sérias falhas na infraestrutura logística (portos, rodovias etc.); precisamos elevar o padrão educacional, especialmente no ciclo básico; e temos de definir um perfil para a nossa economia, resgatando a iniciativa de Getúlio Vargas, que criou nossa base industrial.

Temos alguns avanços na parte da infraestrutura, por meio de investimentos públicos e das PPP (parcerias Estado-empresa); a Educação melhorou, ao reduzir o analfabetismo e incluir mais crianças – nos últimos anos ampliamos o ensino técnico. Onde estamos mal? Na questão da indústria.

A divisão global, pela vontade dos gigantes econômicos e dos países ricos, quer que o Brasil se contente em ser grande produtor do agronegócio e exportador de matéria-prima (commodities), de baixo valor agregado, garantindo os empregos de qualidade lá fora, entre os próprios importadores.

Como dar esse salto de qualidade, fortalecendo nossa indústria. Ninguém tem a fórmula acabada. Mas o debate sobre esse tema é urgente. A sociedade não deve ficar esperando só os governos. Entidades de trabalhadores, empresariais, Executivo, Legislativo, universidades e mídia podem somar esforços e apontar soluções.

Guarulhos - Somos um forte polo industrial, que corre risco de esvaziamento. E isso não pode ocorrer, pois significará empobrecimento do município e da própria população.

Temos de dinamizar os projetos já em andamento; estimular novas iniciativas; apoiar os pequenos empreendedores; oferecer vantagens fiscais ao setor produtivo; e melhorar a infraestrutura do município.

O Brasil não será forte e desenvolvido se não consolidar nosso parque industrial, diversificar a produção, agregar tecnologia e dispor de mão de obra bem-formada. Como Guarulhos fica no Brasil, acho que podemos começar por aqui.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 4 de fevereiro.


Indique um amigo para receber o boletim Expresso Metalúrgico
E-mail: boletim@metalurgico.org.br

Dois jogos abrem quarta fase do campeonato de futebol


O 21º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos teve sequência domingo (1º), com duas partidas no gramado sintético do Clube de Campo (Parque Primavera).

Na primeira rodada da quarta e decisiva fase, quem saiu na frente foi a Metalúrgica Scai, que venceu a Maxion/Borlem – Amigos Metalúrgicos por 3 a 1. Yamaha e Soluções Usiminas empataram em 1 a 1.

Participe - Os jogos do 21º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos são no gramado sintético do Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada gratuita para os torcedores.

Domingo, dia 8 - Às 9 horas, jogam Scai x Rool-For; às 10h30, Yamaha x Prec-Tech.

Tabela - Confira a tabela completa e atualizada no site do Sindicato (www.metalurgico.org.br).


Utilize a rede de
lazer do Sindicato
Clube de Campo completo, em Guarulhos; bela Colônia de Férias na praia, em Caraguá; belíssimo Hotel-fazenda em Vargem. Tudo isso é do metalúrgico. Fique sócio. Desfrute!






























































Greve e ação na Justiça trazem
avanços para a luta na MTP


Com presença de 200 metalúrgicos na galeria, vereadores aprovam repúdio à conduta da MTP

Nosso Sindicato lidera uma luta dura na MTP onde, em 16 de janeiro, os funcionários entraram em greve por falta de pagamento de salário, atraso no 13º e não recolhimento do Fundo de Garantia. O movimento atingiu as unidades Jardim São Roque e Cumbica. Mas a empresa, em vez de negociar, demitiu 770 trabalhadores.

O Sindicato e os trabalhadores realizaram diversas ações. A primeira foi acampar na unidade do Jardim São Roque, evitando retirada de maquinário. Os bens poderão ser arrestados para garantir pagamento de verbas trabalhistas.

Mauá - Dia 22, com apoio do Sindicato de Santo André, paralisamos as duas plantas da Quasar (Grupo MTP) em Mauá. Dia 28, conseguimos garantias no Tribunal Regional do Trabalho, que determinou à MTP a liberação das guias para movimentação do FGTS e seguro-desemprego. Também garantimos as rescisão de contrato, para homologação e saque do FGTS.

Avanços - Dia 30, a empresa pagou o vale quinzenal de janeiro. As Carteiras de Trabalho foram recolhidas para a baixa e, até 12 de fevereiro, a MTP terá de quitar a segunda parcela do 13º.


Vereador Heleno, autor da Moção

Protesto - Nesta quinta (5), os companheiros protestaram na Câmara Municipal. Eles foram recebidos pelo vereador Heleno, também metalúrgico e diretor do Sindicato. Além da solidariedade aos funcionários, o Legislativo aprovou Moção de Repúdio à empresa.

Justiça - Sindicato e funcionários mantêm plantão 24 horas na MTP e a luta continua com ação na Justiça, visando receber todos os direitos trabalhistas.

 
TVT divulga mobilização
dos trabalhadores

A TV dos Trabalhadores (TVT) veiculou reportagem com cerca de três minutos a respeito da luta dos metalúrgicos da MTP. A reportagem entrevista trabalhadores acampados na fábrica e registra o apoio do Sindicato ao movimento. Assista aqui.

Guia de Conquistas é lançado
em ampla coletiva de imprensa


Coletiva tem participação de jornais, rádios e emissoras de TV
O Sindicato realizou dia 30 ampla coletiva de imprensa em Guarulhos. O evento, com a presença de todos os veículos de comunicação da cidade, lançou o Guia de Conquistas 2014, livreto que divulga os principais ganhos, avanços e ações sindicais do período.

A publicação, em sua sétima edição, tem 68 páginas, e formato de bolso. São 5 mil exemplares, que já estão sendo distribuídos a entidades sindicais, autoridades e sócios do Sindicato.

Sindicalistas - Cerca de 20 dirigentes sindicais de várias entidades participaram do evento.

Imprensa - A coletiva teve ampla repercussão na mídia de Guarulhos e São Paulo. Jornais, emissoras de rádio e televisão, além de diversos sites fizeram a cobertura do evento. Entre os jornais, Folha Metropolitana, Guarulhos Hoje e Diário de S.Paulo publicaram matérias.

Paulo Manso, editor da Folha, declarou: “Foi uma coletiva completa, variada e com muita informação para os jornalistas presentes”. Para Martinho Risso, do programa “TV Cidade”, na TV Guarulhos, a entrevista foi “um gesto de transparência por parte do Sindicato”.

Programa de TV em São Paulo divulga nosso Guia


Rodolfo, Pereira, Franzin e dr. Marcílio

O programa Câmera Aberta Sindical, na TV Aberta São Paulo, recebeu quarta (4) nosso presidente José Pereira dos Santos, o advogado Marcílio Penachioni e o economista Rodolfo Viana, da subseção do Dieese, para falar sobre o Guia de Conquistas 2014.

Na entrevista, nosso presidente Pereira falou sobre as lutas sindicais e cidadãs de 2014. Ele também fez um chamamento às lideranças políticas, empresariais e trabalhistas de Guarulhos, para se unirem na luta para revitalizar nosso parque industrial.

Assista - Apresentado pelo jornalista João Franzin, o programa será reprisado na TV Guarulhos dia 12 de fevereiro (quinta). Assista nos canais 3 (digital) e 20 (analógico) da NET, das 19 às 20 horas.

Guia é tema do Voz do Trabalhador

A coletiva de imprensa para o lançamento do Guia de Conquistas 2014 será tema do Voz do Trabalhador desta semana (dias 7 e 8), na TV Destaque. O programa mostrará entrevistas gravadas no evento, que teve a presença de diretores do Sindicato, sindicalistas de outras categorias e jornalistas de todos os veículos de comunicação da cidade.

Assista - O Voz do Trabalhador é exibido sábado e domingo, das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Subsede Arujá comemora 19 anos de implantação

A subsede do Sindicato em Arujá completa nesta sexta (6) 19 anos de funcionamento. E a data será comemorada com uma animada confraternização, que terá trabalhadores da base, diretores e assessores, além de autoridades da cidade. O início é às 18 horas.

Serviços - Além de fortalecer as lutas nas empresas, visando garantir direitos como Participação nos Lucros, cesta básica e vale refeição, entre outras, a subsede oferece diversos serviços. Os metalúrgicos sindicalizados dispõem de dentistas e opções de lazer e saúde, como academia de ginástica e aulas de violão.

Se você é sócio do Sindicato, participe! Nesta sexta (6), a partir das 18 horas.



Site é nosso
jornal diário
Leia o blog de nosso
presidente Pereira
Siga o Sindicato
no Facebook
Nosso site é um informativo
ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário. Acesse: www.metalurgico.org.br
Espaço para o debate de ideias,
o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse:www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos