Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 271 • 25/5/2016

Justiça e política

Sou contra judicializar a política. Ou seja, transferir para a esfera do Judiciário a decisão de problemas políticos ou o enfrentamento de questões que requeiram soluções políticas. A Justiça deve ser sempre acionada ante fatos graves, por exemplo, os que coloquem em risco a Constituição Federal. 

Na época da ditadura, havia muito desequilíbrio entre os Poderes, pois o Executivo podia tudo, inclusive anular decisões judiciais e cassar mandatos de parlamentares e governantes eleitos. 

O reequilíbrio entre os Poderes só foi restabelecido em 1988. Mas a Constituição não conseguiu resolver todos os problemas pendentes, até porque a construção do Estado de Direito não se faz por decreto. A Constituição também devolveu as prerrogativas ao Judiciário, deu poder ao Ministério Público e tornou a Polícia Federal mais autônoma frente aos governos. 

Vem daí a força que se vê hoje em amplos setores do Judiciário, o ativismo do Ministério Público e a autonomia da Polícia Federal. Evidente que há exageros, mas eles serão eliminados paulatinamente. É notório hoje em dia o esforço da grande mídia no sentido de influir em decisões e sentenças. Mas essa influência já foi pior no passado, quando a Rede Globo agia como um centro autônomo de poder. 

Digo tudo isso tendo em vista a primeira grave crise no governo Temer, em razão da gravação de conversa entre o ministro do Planejamento Romero Jucá e um executivo da Transpetro, ambos investigados pela operação Lava-Jato. O conteúdo é muito grave, indicando que tentaram tirar Dilma do poder para esfriar a Lava-Jato, fazer um arranjo político por cima e diluir as apurações. 

Ante tal manobra, a sociedade não pode se desmobilizar e deve exigir que os fatos sejam apurados. A Lava-Jato tem sido dura com ilícitos do campo petista. O mesmo rigor deve ser aplicado a todos os envolvidos, independentemente do partido a que pertençam. 

A corrupção pode desestabilizar governos e regimes. No caso de Temer, há outro fator preocupante, que é a falta de reconhecimento popular. Muitos consideram impeachment golpe. Outro problema do interino é tentar resolver a crise econômica cortando direitos trabalhistas e mexendo em conquistas previdenciárias. Vale relembrar que esse mau passo desacreditou moralmente Dilma. 

Todos nós queremos o bem do Brasil, a democracia, o crescimento, o emprego, a justiça social e o bom funcionamento do governo. O Judiciário não pode comandar a Nação. Isso é tarefa do Congresso e do governo. Mas, ainda assim, é inadmissível que conchavos e arranjos tentem esvaziar o Judiciário para que lobistas, corruptores e corruptos salvem a própria pele. 

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 25 de maio.


Corpus Christi
Atenção para mudança no atendimento

Devido ao feriado de Corpus Christi nesta quinta (26), o atendimento na sede e subsedes (Arujá e Mairiporã) será encerrado nesta quarta (25). O retorno às atividades normais é segunda (30), às 8h30. 

Lazer - O Clube de Campo permanece fechado no feriado, incluindo o pesqueiro. O Hotel-fazenda Vista Linda (Vargem) e a Colônia de Férias em Caraguatatuba funcionam normalmente.

  
Leia o Blog do
presidente Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com

 
VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

 
Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

Cotas para deficientes
Encontro debsate inclusão
no mercado de trabalho


Trabalhadores e representantes patronais durante evento na OAB Guarulhos

O Sindicato realizou terça (24), em parceria com o Espaço da Cidadania, a etapa guarulhense do programa “Diálogos da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”. O evento reuniu diversas entidades sindicais e patronais na sede da OAB Guarulhos. 

Nosso diretor Elenildo Queiroz Santos, responsável pela organização do encontro, diz: “Foi uma oportunidade importante pra que todos pudessem entender um pouco mais sobre a Lei de Cotas, além de ver que a pessoa com deficiência é também um trabalhador que tem objetivos profissionais e pessoais”. 

O presidente do Espaço da Cidadania, Carlos Aparício Clemente, destaca a importância de derrubar os mitos e barreiras que rondam a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. “O principal deles é que não existem pessoas nessa situação em número suficiente para que fosse aplicada a Lei de Cotas. Isso é uma mentira”, afirmou. 

Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) ressalta a representatividade do evento: “Vejo aqui muitos companheiros de diversos Sindicatos e entidades patronais. Isso só demonstra que estamos no caminho certo para ampliar esse debate”. 

OAB - A vice-presidente da OAB, Vianei Aparecida Titoneli Principato, reforçou que a união em torno da inclusão é que torna a luta forte.

Negociamos PLR na SEW e Enersystem


  

Barros durante assembleia na SEW
Os cerca de 60 funcionários da SEW (Arujá) aprovaram na segunda (23) a proposta de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR). O valor do benefício será de R$ 3.050,00, com pagamento integral ainda em maio. A assembleia foi conduzida pelo diretor José Barros da Silva Neto. 

Barros informa: “A negociação agradou aos companheiros. A aprovação foi unânime. E o melhor é que não há metas a serem atingidas”. 

Enersystem - Os 150 funcionários da empresa, em Cumbica, aprovaram PLR que pode chegar a R$ 1.800,00, com metas. O pagamento sai em outubro deste ano e abril de 2017. A assembleia foi conduzida pelos diretores José João da Silva e José Pedro da Silva.

Pagamento de atrasados encerra greve na Morillo


Cabeça, Jau e Roseli na Morillo

Dia 20, os cerca de 230 funcionários da Morillo (Cumbica) decidiram encerrar a greve iniciada dia 13. A empresa quitou os salários atrasados de abril.

As negociações continuam pela regularização do 13º salário, férias, Fundo de Garantia, cesta básica, vale-transporte e o abono salarial garantido na campanha salarial, em novembro.
 

Alvole - A empresa instalada na Vila Galvão tem 13 funcionários. Houve paralisação na segunda (23) contra atrasos no pagamento da PLR e de 12% do valor do abono definido na campanha salarial. A ação foi conduzida pelos diretores Evandro Pereira, Lúcia Ottone de Amorim e Heleno Metalúrgico, que também é vereador pelo PDT.


Encontro reforça integração com Setor A


    

Confraternização ao final do Encontro Setorial A
Prossegue a série de reuniões do Sindicato com a base. Dia 21, o encontro na sede foi com metalúrgicos das fábricas do Setor A, localizadas nas regiões do Itapegica, Vila Galvão, Vila Augusta, Ponte Grande, Vila Endres, Gopoúva, Cabuçu, Picanço e Mairiporã (Terra Preta).

Diretores, trabalhadores e palestrantes debateram os temas “emprego, direitos e saúde”. O Setor A é atendido pelos diretores Josete Machado Filho (Pepe), Lúcia Ottone de Amorim, Evandro Pereira e Ricardo de Oliveira. 

Nosso presidente José Pereira dos Santos reforçou a necessidade do Brasil retomar o crescimento. “Sem desenvolvimento não se gera emprego e não se distribui renda”, afirmou. E elogiou: “Mesmo numa manhã fria e chuvosa, vocês estão aqui no Sindicato. Isso mostra consciência, disposição de defender direitos e vontade de construir um País melhor”. 

Pereira ressaltou a força do voto. “Hoje, o Congresso Nacional tem maioria patronal. O voto consciente pode mudar isso. Em outubro teremos eleições pra prefeito e vereador. Vamos começar por Guarulhos. Que candidato estará do lado dos trabalhadores?”. O secretário-geral Célio Malta informou que o próximo evento será com o Setor D, em junho.

Festa junina do Sindicato será dia 11 de junho (sábado)

A Festa Junina dos Metalúrgicos ocorrerá dia 11 de junho em nosso Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada gratuita para o público. Horário: das 16 às 22 horas.

Como já é tradicional, nosso “arraiá” vai homenagear um ícone da música brasileira. Este ano vamos homenagear a vida e obra de Inezita Barroso, grande dama da música caipira de raiz.

Barracas - Outra novidade serão as barracas do Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro e do Grupo de Apoio Psicoprofissional. A festa continua recebendo as barracas das paróquias.

Atrações - Estão confirmados a dupla sertaneja Gilberto & Gilmar, o trio forrozeiro Estação Lunar, os Mamonas Assassinas cover e o cantor Diego Paredão. Haverá sorteio de brindes.

Voz aborda mandato do vereador Heleno Metalúrgico



Heleno e Júlio Abreu
O programa desta semana, na TV Destaque, recebe o vereador Heleno Metalúrgico (PDT), que é diretor do nosso Sindicato. Heleno faz um balanço de seu primeiro mandato como vereador.

Pereira - No quadro “Fala Pereira”, nosso presidente comenta o Plano Temer. 

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (28) e domingo (29), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). A apresentação é do jornalista Júlio Abreu. Na internet, www.d11.com.br

12º Campeonato de Futsal
Terceira rodada é adiada por conta do feriado


Seis jogos foram disputados na segunda rodada da competição, disputada sábado (21) e domingo (22). Foram marcados 36 gols, com média de seis por partida. 

Resultados - Sábado: Yamaha 7 x Projinox 2; e Permetal 3 x Marília 2. Domingo: Tecfil Filial 3 x 2 Dyna; Raft 4 x 3 Tecfil Matriz; Brunilo 4 x 3 Rod-Car; e Soluções Usiminas 2 x 1 U-Shin. 

Feriado - Devido ao feriado prolongado, a rodada do próximo sábado (28) e domingo (29) foi adiada. Nova data para a realização dos jogos será informada. 

4 de junho - Os dois jogos do dia 4 de junho (sábado) – entre Yamaha e NTN; e entre Marília e Projinox – foram remarcados. Vão acontecer dia 25 de junho. 

Tabela - Confira aqui a tabela completa do 12º Campeonato de Futsal.