Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 273 • 9/6/2016

Sindicalismo
e meio ambiente

Domingo último, 5 de junho, marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é mais lembrada pelos ecologistas. Mas deveria ser lembrada e comemorada por todos. Afinal, a natureza não é algo externo ao ser humano. Nós somos parte da natureza, integramos um ecossistema e temos responsabilidade pela sua conservação. 

Nosso Sindicato tem essa compreensão. Mais que isso: tem compromisso com a causa ambiental, a começar pelo saneamento básico. Saneamento é indispensável à qualidade de vida e sem ele crescem as doenças, principalmente as que afligem as crianças. A falta de condições sanitárias está na raiz da mortalidade infantil. 

A consciência ecológica vem crescendo e os ambientalistas já formam um importante grupo de pressão. Isso é bom, mas não basta. A meu ver, essa luta tem de ter foco, para que a conservação ambiental, a preservação dos ecossistemas, a pureza dos mananciais e a qualidade do ar beneficiem principalmente os povos mais carentes. Afinal, quem mora em local degradado e nas beiras de rios poluídos é a gente mais pobre. 

Não acho que se deva politizar tudo, mas o enfrentamento da questão ambiental tem um corte classista. A devastação ambiental prejudica a todos. Porém, é evidente que os mais abastados têm mais meios de se proteger, morando em locais preservados, com ar mais limpo, áreas verdes e sem tanta contaminação. 

A defesa do meio ambiente estimula discursos. Mas exige prática. Nosso Sindicato mantém quatro alqueires de Mata Atlântica no Clube de Campo. No local, preservamos nascentes e também cuidamos para que se mantenha limpa a água do córrego que corta o Clube. 

Também atuamos nas fábricas e somos pioneiros em estimular que Cipas e Sipats incorporem em seus programas a preservação de mananciais, a conservação de espécies, o reaproveitamento de sucata e enxerguem o local de trabalho como um elo do ecossistema. 

Vale registrar que, no segundo turno da eleição municipal de 2008, entregamos carta ao então candidato Almeida, na qual ele se comprometeu a tratar os esgotos; Guarulhos não tinha esgoto tratado. Portanto, os poucos avanços de lá para cá se devem principalmente a uma iniciativa metalúrgica. 

Por todas essas ações em prol do meio ambiente, o Sindicato já recebeu diversas vezes o Selo Ambiental da Câmara Municipal. E, certamente, receberá outras distinções futuras, pois, no sindicalismo-cidadão praticado pela entidade a defesa do meio ambiente é prioridade. Defender a natureza é, acima de tudo, mostrar amor pela vida. 

José Pereira dos Santos
Presidente licenciado
do Sindicato dos Metalúrgicos
de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 8 de junho.


Seis jogos agitam campeonato de futsal

Duas partidas no sábado (11) e quatro no domingo (12) marcam a quinta rodada do o 12º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos. Os jogos são no ginásio poliesportivo do Sindicato, no Clube de Campo (Parque Primavera). 

Jogos - Sábado: Projinox x Permetal (9 horas); e NTN x Marília (10 horas). Domingo: Raft x Cip (9 horas); Sil x Chassix (10 horas); Tecfil CD x Steel Rol (11 horas); e Reydel (Visteon) x U-Shin (meio-dia). A entrada é grátis. 

Tabela - Clique aqui e veja a tabela completa da competição.


 
Leia o Blog do
presidente Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com
         
VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

 
Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
   

Vá com a família à Festa Junina
no Clube de Campo
Sábado (11), a partir das 16 horas. Entrada grátis


Centenas de pessoas se divertiram com atrações na festa de 2015

Está tudo preparado para o arraiá do Sindicato, neste sábado (11) em nosso Clube de Campo (rua Galáxia, 126, Parque Primavera). A grande Festa Junina vai começar às 16 horas. A entrada é gratuita. 

Nosso presidente em exercício Josinaldo José de Barros (Cabeça) afirma: “O público vai encontrar tudo o que se espera de uma festividade típica. Nossa festa vai ter barracas de comidas e bebidas tradicionais; atrações musicais; pau de sebo e a indispensável queima de fogos. Quem for não vai se arrepender”. 

Barracas - Paróquias vão oferecer comidas e bebidas típicas. A Nossa Senhora de Fátima (Tranquilidade) vai ficar com duas barracas, que vão servir pastel, coxinha, vinho quente, quentão, caldos e lanche de pernil. A barraca do pensionato Stela Maris (Tranquilidade) servirá curau, milho e canjica. Já a paróquia São João Batista (Jardim Adriana) terá cachorro quente e tapioca. 

Bingo - Estará a cargo do Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, que cuidará também dos doces. Toda a arrecadação irá para a manutenção da entidade, presta assistência a crianças e jovens carentes do Parque Primavera e região. 

O Grupo de Apoio Psicoprofissional a desempregados terá barraca de pescaria. 

Doação - Cabeça lembra: “A entrada é grátis. Porém, pedimos a doação de um quilo de alimento não-perecível ou agasalho em bom estado. O que for arrecadado irá para o Meu Futuro”. 

Atrações - A Festa Junina deste ano vai homenagear Inezita Barroso e terá shows de Diego Paredão, trio de forró Estação Lunar, Mamonas Assassinas Cover e a dupla sertaneja Gilberto & Gilmar.

Arujá faz 164 anos e Sindicato se fortalece na cidade

Uma das quatro cidades de nossa base, Arujá completou 164 anos de fundação na quarta (8). A presença do Sindicato na cidade é forte. Nossa subsede é ativa e funciona há 19 anos. Lá tem academia, aulas de música, atendimento odontológico, além de outros serviços como homologação, sindicalização e pré-reserva da Colônia de Férias.

O responsável pela subsede é o diretor Augusto Knupp. Ele acredita que as cerca de 100 metalúrgicas instaladas em Arujá empreguem cinco mil trabalhadores. “A cidade tem crescido e atraído empresas. A chegada do Rodoanel, principalmente por ter alça de acesso a Arujá, é um estímulo à instalação de empresas no município”, diz ele.  

Atendimento - De segunda a sexta, das 8 às 17h30. O endereço é rua Silmar Montoni, 215, Center Ville, telefone 4655.3596. Tratar com o diretor Knupp.

Negociações de PLR são aprovadas em quatro empresas


Nossos diretores negociaram e os trabalhadores aprovaram a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) em mais quatro fábrica. Cerca de 110 trabalhadores foram beneficiados.

Diretor Zóião na Armico

Armico (Cumbica) - Pode chegar a R$ 2.000,00 para os cerca de 80 funcionários. Está garantido mínimo de R$ 500,00. O restante, com a apuração de metas, sai em janeiro de 2017. 

MC Pereira (Vila Galvão) - A PLR sai agora, em junho, e agosto próximo. 

Nobre Inox (Cumbica) - A Participação de 2015 para os cerca de 30 funcionários vai ser em duas parcelas. A primeira sai em junho e a segunda em agosto. 

Triki Ícaros (Vila Galvão) - Os quatro trabalhadores vão receber o benefício em julho e setembro.

Trabalhadores lutam por benefício melhor em duas fábricas 

Na quarta (9), os diretores do Sindicato estiveram na Rossetti (Bonsucesso) e Metalúrgica Reis, para informar os trabalhadores sobre as negociações de PLR. 

Rossetti - Não quer negociar o benefício este ano e também se nega a equiparar os salários dos trabalhadores que desempenham função semelhante. Foi aprovado prazo até setembro, para a empresa apresentar proposta. A fábrica tem cerca de 200 funcionários. 

Metalúrgica Reis - Os cerca de 30 funcionários da fábrica pediram ao Sindicato que coordene a negociação da PLR, que já está em andamento junto a uma Comissão de Fábrica. Na terça (14), tem nova rodada com a direção da empresa.


   

Metalúrgicos protestam contra juros altos



Nossa delegação na avenida Paulista

Na terça (7), delegação do Sindicato foi à avenida Paulista protestar contra os juros altos. O ato foi organizado pela Força Sindical e outras Centrais. A manifestação ocorreu em frente ao Banco Central. 

Os metalúrgicos de Guarulhos foram representados pelo secretário-geral do Sindicato, Célio Malta, os diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião), Josete Machado Filho (Pepe) e Adriano Alves de Oliveira (Madeira), além de assessores. 

Célio fez discurso no caminhão de som. “Juros altos reduzem a produção e o consumo, levando muitas empresas dispensar trabalhadores. O trabalhador é a principal vítima dessa política”, afirmou. A taxa de juro (Selic) foi mantida em 14,25% ao ano.

   

Protocolamos pauta na Brasimpar, quarta



Pepe comanda assembleia na empresa

O Sindicato foi à empresa na quarta (8), a fim de organizar a luta dos cerca de 60 trabalhadores contra várias irregularidades que precarizam as condições de trabalho. Os diretores Josete Machado Filho (Pepe) e Lúcia Ottone de Amorim conduziram a assembleia. 

A Brasimpar atrasou a cesta básica de maio e corre o risco de atrasar a de junho; está sem depositar o FGTS dos companheiros; não recolhe ao INSS a contribuição à Previdência Social; não repassa ao plano de saúde o desconto em folha e o atendimento médico está suspenso. Além disso, há companheiros com duas férias vencidas.

Os trabalhadores também denunciam que o empréstimo consignado é descontado no holerite, mas não vem sendo repassado ao banco. Documento foi protocolado na empresa, dando cinco dias para a solução dos problemas, além de abertura imediata de negociação da PLR.

   

Trabalhadores param contra atrasos na Messastamp

 

Os cerca de 100 funcionários da Messastamp (Cidade Satélite Cumbica) entraram em greve nesta quinta (9), em protesto contra atrasos no salário e vale-alimentação. 

Os salários deveriam ter sido depositados dia 5. O vale-alimentação de maio não foi entregue. A ação na fábrica está sendo conduzida pelos diretores Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa) e José Dilton Braga (Vanuza).

   

Chacina no Paraguai é tema do Voz do Trabalhador


 

Leonardo Severo e Júlio Abreu
O jornalista e escritor Leonardo Wexell Severo é o entrevistado do programa deste final de semana, na TV Destaque. Ele fala sobre o lançamento do livro “Curuguaty – carnificina de um golpe”, que aborda confronto entre policiais e camponeses paraguaios.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (11) e domingo (12), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.