Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 275 • 23/6/2016
   

Cuidar bem
das nossas crianças

Sempre admirei pessoas, entidades e governantes que protegem a infância e combatem a exploração. Fui menino muito pobre e desde pequeno tive de trabalhar em lavouras e carvoarias. Corri riscos graves e, certamente, muitos dos pequenos trabalhadores do meu tempo contraíram doenças ou sofreram mutilações. 

Há muitas maneiras de se avaliar o padrão civilizatório de um povo. Com certeza, a maneira com que as crianças são tratadas explica muito sobre o padrão cultural, econômico e moral das Nações. 

Há quem pense que o zelo com a infância é um cuidado recente, até porque o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil só foi instituído pela ONU em 2002 - aliás, 12 de junho marca esse Dia Mundial. Não é verdade. O antropólogo Darcy Ribeiro viveu duas décadas entre os índios do Xingu, nos anos 40 e 50. Ele conta num de seus livros: “Nunca vi uma criança ser molestada ou apanhar”. 

A Unicef contabiliza em torno de 170 milhões de crianças trabalhando pelo mundo. Boa parte, diz a entidade, sofre sequelas do trabalho exaustivo, pesado ou degradante. Não precisamos ir longe. Nos últimos anos, o Ministério do Trabalho aprofundou as fiscalizações sobre exploração infantil e constatou que a prática persiste em nosso País, nos lugares afastados e também, infelizmente, em grandes centros urbanos.

Ainda recentemente, o ministério encontrou crianças em situação análoga à escravidão em oficinas de costura de uma marca famosa, presente em shopping elegantes. O cidadão que compra uma peça de roupa, pagando caro, não tem ideia de que seu gesto, involuntariamente, está estimulando o trabalho degradante. 

Penso que não basta criticar governos ou patrões exploradores de crianças. É preciso criar uma cultura severa em relação a essa prática. Para tanto, os meios de comunicação de massa deveriam se engajar, permanentemente, em campanhas esclarecedoras ou de denúncias. Até porque a mídia, não à toa, é chamada de comunicação social. Portanto, tem responsabilidade e papel a desempenhar. 

Estou aqui tratando de um assunto que conheço na prática, pela condição de menino trabalhador que fui e como criador de um instituto, há 14 anos. É o Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, que beneficia 160 crianças no Parque Primavera, em Guarulhos. Nesses anos todos, várias turmas passaram pelo Instituto, que também assiste as famílias. Muitos jovens aprenderam uma profissão e encontraram o primeiro emprego. 

Em nosso Clube, mantemos uma escolinha de futebol, que, além da prática esportiva, ajudam na socialização dos meninos. O esporte faz bem à saúde e educa, pois só podem participar garotos que frequentam escolas, regularmente, e apresentam boas notas. 

Com isso, não resolvemos os problemas da infância em nossa cidade. Mas damos uma contribuição efetiva pela dignidade das crianças, afastando-as de exploradores e do vício. Não somos os únicos a fazer isso. Pelo contrário. Muita gente se dedica a essa atividade. Tais iniciativas precisam ser conhecidas e valorizadas. Até porque é o bom exemplo que constrói. 

Brizola - “Devemos investir nas crianças para que as novas gerações tenham a coragem para fazer aquilo que não fizemos. 

José Pereira dos Santos
Presidente licenciado
do Sindicato dos Metalúrgicos
de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 22 de junho.

Setor D completa série de debates
sobre emprego, direitos e saúde
Encontro será sábado (25), a partir das 8h30, na sede


2 DE ABRIL - Diretores e assessores com trabalhadores atendidos pelo Setor C

O último Encontro Setorial com a base acontece neste sábado (25), em nossa sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos). A partir das 8h30, Sindicato e trabalhadores do Setor D, formado por fábricas das regiões de Cumbica e Cidade Satélite, dão sequência aos debates com o tema “Empregos, direitos e saúde”. 

O Setor D é atendido por nossos diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião), José Dilton Braga (Vanuza) e Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa). Zóião diz: “Os outros quatro Encontros Setoriais foram muito produtivos. Acredito que neste não será diferente, porque o tema interessa a todo trabalhador”. 

Esses Encontros ajudam a ampliar o conhecimento sobre ação sindical, aprofundam os conceitos relacionados à política e economia, estimulam a formação de lideranças e valorizam a participação cidadã do trabalhador. 

O presidente licenciado José Pereira dos Santos comenta: “É uma atividade que agrega os trabalhadores e propicia novos conhecimentos”. 

Geral - Após o encontro com o Setor D, o Sindicato organizará reunião com a presença de todos os participantes das etapas setoriais. O encontro geral ocorrerá no segundo semestre. Data e local ainda serão confirmados e posteriormente divulgados aos companheiros.

Metalúrgicos reafirmam repúdio à terceirização



Cabeça e Alex na Cummins
Durante assembleia realizada segunda (20) na Cummins Motores (Cumbica), o Sindicato reafirmou posição contra a liberalização das terceirizações, proposta pelo Projeto de Lei 4.330. Aprovado a toque de caixa na Câmara de Deputados, sob comando do então presidente Eduardo Cunha (PMDB), a matéria está em análise no Senado, como PLC 30/2015.

Ataques - Na assembleia, nosso presidente em exercício Josinaldo José de Barros (Cabeça) alertou os companheiros: “O governo interino propõe, na prática, acabar com a CLT. Estão se aproveitando de um momento de crise pra tentar passar com o trator em cima dos nossos direitos”. 

Participaram da assembleia os diretores Alex Lima e Heleno Metalúrgico, que também é funcionário da empresa. Foi aprovada greve geral, caso o governo ataque direitos trabalhistas e tente a terceirização desenfreada. 

Juros - O diretor Heleno Metalúrgico critica: “Até agora, não vi o Temer e seus ministros falarem em baixar os juros extorsivos”.

Aprovada PLR em mais oito fábricas de Guarulhos

Nossos diretores seguem na base, negociando Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR). Desta vez foram beneficiados companheiros de seis fábricas. Veja:


Assembleia de PLR na Stratema

Stratema (Jardim Santa Emília) - A PLR subiu 10% em relação a 2015, podendo chegar a R$ 2.788,00. Garantido mínimo de R$ 715,00. Pagamento integral em janeiro de 2017. 

Metalúrgica Reis (Itapegica) - O benefício de 2015 será pago em duas parcelas. A primeira em julho e a segunda em agosto deste ano. 

Montar (Vila Augusta) - A Participação de 2015 vai ser paga em agosto e até outubro.

Dimensional (Pimentas) - O benefício
vai ser pago em duas parcelas. aos 12 empregados. A primeira sai em agosto e a segunda no mês seguinte, em setembro.

Litocargo (Parque São Rafael) - A PLR, referente a 2015, sairá entre agosto e outubro para os 30 funcionários.

Grupo BTM - São três empresas: BTM e BTMEC (Jardim Presidente Dutra) e BTM Serviços (Jardim Cumbica). O valor do benefício será definido de acordo com o faturamento das empresas, além de cumprimento de metas. Pagamento em fevereiro do ano que vem.

Negociação prossegue na Modine 

Assembleia realizada sexta (17), com os cerca de 650 metalúrgicos, definiu que as negociações devem prosseguir. Na proposta inicial da empresa, o valor era menor que o pago em 2015. Na mesa de negociação, o Sindicato conseguiu elevar o valor ao mesmo nível do ano passado. Os trabalhadores reivindicam valor maior. Comissão de Fábrica participa da negociação.

   

Festa Junina do Meu Futuro será sexta, 24

O Instituto já preparou tudo para o “arraiá”, que começa às 9 horas, na sede da entidade (rua Galáxia, 208, Parque Primavera). 

A coordenadora do Meu Futuro, Alexandra Gomes, informa: "Teremos barracas de comidas típicas, de brincadeiras e a tradicional quadrilha". 

Cursos - Estão abertas as inscrições para os cursos de Corte e Costura e Marcenaria. As aulas são grátis e começam em agosto. Ao final do curso, os alunos receberão certificados. Informações pelos telefones 2401.8790, 2401.0722 ou 2407.6906.

   

Programa debate eleições com presidente da OAB local

  

Alexandre de Sá e Júlio Abreu

O programa desta semana, na TV Destaque, entrevista o advogado Alexandre de Sá Domingues, presidente da OAB Guarulhos. Ele falou da instituição e também sobre o rito jurídico que envolve as eleições municipais de outubro. Explicou o que pode e o que não pode ser feito por candidatos e eleitores. 

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (25) e domingo (26), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

   

Sábado haverá jogos do campeonato de futsal


As duas partidas da quarta rodada do 12º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos, que seriam disputadas dia 4, mas foram suspensas, serão realizadas neste sábado (25).
 

Às 9 horas entram em quadra Yamaha e NTN; e, às 10 horas, jogam Marília e Projinox. Veja aqui como está a tabela de classificação. Confira também a classificação e artilharia.
 

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.comNosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos