Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 277 • 7/7/2016
   

Basta de violência contra a mulher

Todos nós ficamos surpresos, e chocados, com a violência sofrida pela modelo e atriz Luiza Brunet, brutalmente agredida pelo marido. O agressor é um empresário rico, esclarecido e sempre citado como exemplo de sucesso nas colunas sociais e programas de TV. 

A agressão à modelo - uma mulher de 54 anos - acontece semanas depois de um escabroso caso de estupro coletivo no Rio de Janeiro. Ocorre, também, dez dias após o Supremo Tribunal Federal abrir processo contra o deputado federal Jair Bolsonaro, por ter feito apologia do estupro durante bate-boca com uma deputada. 

Em nosso País, os dados referentes a esse tipo de violência são impressionantes. A cada sete minutos é registrado um caso de agressão; sem contar que muitos sequer são comunicados às autoridades. No Brasil, 13 mulheres são assassinadas por dia. Somos o 5º País entre as Nações onde mais mulheres são mortas. 

Infelizmente, persiste, em nossa sociedade, uma cultura de violência e impunidade. E é contra essa cultura que precisamos atuar cotidianamente, em todas as frentes. Já tivemos avanços reais, como a criação da Delegacia da Mulher, em 1985, e a aprovação da Lei Maria da Penha, 21 anos depois. 

Há várias razões para que esse deplorável atraso persista. Uma delas é a própria deficiência da educação, que é muito falha quanto à formação moral. Outro problema está na grande mídia, que prefere destacar casos clamorosos, em vez de fazer campanhas educativas e preventivas. As Delegacias da Mulher ainda são em número insuficiente e o horário de funcionamento é restrito - nas grandes cidades, deveriam ficar abertas 24 horas todos os finais de semana, que é quando ocorre a maioria das agressões. 

No movimento sindical, o espaço para a mulher está crescendo. Sindicatos organizam Departamentos Femininos e Centrais também formam Secretarias e desenvolvem políticas específicas para a trabalhadora. Mas a condição profissional da mulher ainda deixa muito a desejar: a mulher ganha menos, mesmo que tenha maior escolaridade e os cargos de chefia são majoritariamente masculinos. Sem falar na dupla ou tripla jornada, que desgastam a saúde das companheiras. 

Na política, só nos últimos anos se buscou ampliar o espaço da mulher. Mas nem tudo é avanço. Observe que o interino Michel Temer, ao nomear seu ministério, não indiciou uma única mulher. E a própria Secretaria de Políticas para a Mulher foi rebaixada, passando a funcionar como apêndice do Ministério da Justiça. 

180 - A mulher deve se rebelar contra a agressão. O Sindicato deve orientar e ajudar as companheiras. Toda violência deve ser registrada em Boletim de Ocorrência na Delegacia da Mulher ou nas delegacias comuns, onde não existir a específica. E existe o telefone 180, que recebe denúncias. E os homens precisam entrar nessa luta. O respeito à mulher define o padrão civilizatório de um povo e o estágio de uma Nação.  

José Pereira dos Santos
Presidente licenciado
do Sindicato dos Metalúrgicos
de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 7 de julho.

     
Leia o Blog
do Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com

VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
   
Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

Sócios e dependentes terão
novo convênio odontológico
Atualize seu cadastro na sede ou subsede

  

Convênio amplia atendimento e oferece cobertura em 179 procedimentos
A partir de 1º de setembro, associados e dependentes terão novo convênio odontológico. O atendimento será pelo Inpao Dental (Instituto de Previdência e Assistência Odontológica), que oferece cobertura nos 179 procedimentos exigidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS). 

Os usuários terão à disposição ampla rede de consultórios. Os horários e locais para consultas vão ser divulgados em breve. Nosso secretário-geral Célio Ferreira Malta informa: “Os companheiros também terão atendimento de emergência 24 horas”. Em caso de urgência, central vai informar a localização do consultório mais próximo. 

Recadastramento - Para ter acesso ao novo convênio é importante que todo associado atualize seus dados cadastrais no Sindicato, incluindo os dependentes, ainda em julho. Célio orienta: “Assim, o Sindicato terá tempo hábil de fornecer a listagem de segurados ao convênio, para que a partir de 1º de setembro o associado seja atendido prontamente”. 

Locais - O recadastramento pode ser feito na sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos) e subsedes de Arujá (rua Silmar Montoni, 215, Center Ville) e Mairiporã (rua José Claudino dos Santos, 122, Jardim São Francisco II, Terra Preta).  

Documentos - Titular: carteira de sócio, CPF, cartão do SUS, PIS (ou Pasep) e nome completo dos pais. Esposa ou marido dependente: carteira de sócio, CPF, cartão do SUS e nome completo dos pais. Filhos: carteira de associado, cartão do SUS e CPF. 

Informações - Na secretaria do Sindicato ou pelo telefone 2463.5300.

   

Jornal Sindical chega aos trabalhadores nas fábricas



Trabalhadores da Roll-For leem o jornal
Nossos diretores e assessores já percorrem as fábricas da base para levar aos companheiros a mais recente edição do Jornal Sindical. O principal destaque da publicação é a mobilização da categoria em defesa dos direitos. 

Josinaldo José de Barros (Cabeça), presidente em exercício, afirma: “A crise veio mostrar que é nas horas difíceis que precisamos estar ainda mais unidos e dispostos a defender as conquistas e nossa dignidade. E unidos estaremos”. 

Outras - O jornal traz matérias sobre ação sindical nas fábricas, negociações de PLR, a mudança de convênio odontológico de associados e dependentes e uma matéria completa sobre a Festa Junina no Clube de Campo, além de outros assuntos. 

Centrais - Nas páginas 6 e 7, reportagem mostra a ação do nosso Sindicato contra a ofensiva patronal – e, agora, do governo interino - frente à tentativa de liberar geral a terceirização. Leia o pacote de dez maldades da terceirização aqui.   

Negociações garantem PLR em mais sete fábricas


O mês de julho começou com boas notícias para os metalúrgicos de mais sete fábricas. Nosso Sindicato negociou acordos de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), que beneficiam cerca de 450 trabalhadores em toda a base. Veja: 

Máquinas Maravilha (Parque Alvorada) - O Sindicato negociou o benefício referente a 2014, 2015 e 2016. Os oito funcionários poderão receber até R$ 3.200,00. O pagamento será agora em julho, setembro e março de 2017.     


Cabeça e Jau na Rod-Car
 

Rod-Car (Parque Industrial Cumbica) - Os 320 funcionários vão receber R$ 1.100,00, em duas parcelas. A primeira sai em outubro e a segunda em abril do ano que vem. 

ARL (Vila Nova Bonsucesso) - A Participação será paga em duas parcelas, em agosto e fevereiro. Há metas de absenteísmo. Serão beneficiados 30 funcionários. 

Tce Pak (Jardim Fátima) - A PLR referente a 2015 será paga de uma só vez em julho. Não há metas. 

Nobre Inox (Cidade Satélite Cumbica) - Os 30 funcionários vão receber a PLR em julho e agosto. 

Projecurva (Cumbica) - A Participação dos cerca de 20 funcionários vai sair em julho e outubro. 

Poly-Clip (Taboão) - Pode chegar a até dois salários nominais, caso 100% das metas sejam atingidas. Sai de uma só vez, em fevereiro de 2017.   

Cipa da Tecfil contará com dez sindicalizados

     

Nildo e Jau acompanham eleição
 A Tecfil (Cumbica) elegeu novos representantes dos trabalhadores na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Os cerca de mil funcionários escolheram os 14 cipeiros, dez deles associados do Sindicato. 

A eleição foi acompanhada pelos diretores José João da Silva (Jau), que é funcionário da empresa, e Elenildo Queiroz Santos, responsável pelo Departamento de Saúde e Segurança de nossa entidade. Veja os nomes dos eleitos aqui.

   

Acordo regulariza vale-alimentação na Roll-For



Assembleia na Roll-For
A negociação referente ao pagamento do vale-alimentação foi aprovada pelos cerca de 120 metalúrgicos da Roll-For (Cumbica). O benefício está atrasado há dois meses. A empresa vai quitar o vale de maio até dia 15; o de junho sai no final do mês; e o vale-alimentação referente a julho será pago no início de agosto. 

Convênio - A assembleia realizada na terça (5) também aprovou a mudança do convênio médico, que já entrou em vigor. Os companheiros estavam com problemas de atendimento com o plano de saúde anterior. A assembleia foi conduzida pelos diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião), Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa) e José Dilton Braga (Vanuza).

   

Sociólogo fala ao Voz sobre exploração infantil



Alexandre Isaac e Júlio Abreu
O programa deste fim de semana, na TV Destaque, recebe o sociólogo Alexandre Isaac, pesquisador do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Ele abordou a exploração da mão de obra de crianças e jovens, além de falar sobre iniciativas de inclusão social dessa importante parcela da população. 

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (9) e domingo (10), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

   

Começa o mata-mata no campeonato de futsal


A segunda fase do 12º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos terá a maioria dos jogos no próximo domingo (10). As 12 equipes classificadas iniciam o mata-mata (perdeu está fora), que vai classificar seis times para a fase seguinte. 

Jogos - Yamaha x Sil (9 horas); Dyna x Permetal (10 horas); Soluções Usiminas x Cip (11 horas); Metalúrgica Brunilo x Projinox (meio-dia); Tec-Fil (filial) x Steel-Rol (13 horas). 

Dia 17 - O único jogo dessa fase que será dia 17 é Continental x U-Shin (Valeo), que se enfrentam às 9 horas.