Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 206 • 12/2/2015
Planejamento

Pessoas fazem planos e buscam estabelecer prioridades para suas vidas. Famílias planejam seus orçamentos, a aquisição de bens, os estudos dos filhos. Por que com o Estado tem que ser diferente?

A gestão estatal, sujeita a todo tipo de ingerência política e pressão do poder econômico, é muito complexa e sofre oscilações. Mas até por causa disso o planejamento se torna uma necessidade constante.

O Brasil padece de muitos males. E parte desses problemas decorre do improviso, da contabilidade criativa e de arranjos de governantes que resistem em planejar. Um exemplo é a crise no abastecimento de água. Há 22 anos não se constrói um único reservatório nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio e Belo Horizonte, onde vivem cerca de 20 milhões de pessoas.

Outro dia, num programa de TV, me perguntaram como fortalecer o parque industrial de Guarulhos. Respondi: com planejamento, ações integradas entre os agentes econômicos e o poder público, incentivos fiscais, especialmente a empresas de tecnologia limpa ou com mão de obra intensiva, qualificação da mão de obra e melhoria da infraestrutura urbana.

Não digo que isso não está sendo realizado. Mas não é feito no ritmo da vida real e das necessidades concretas da população, dos trabalhadores e do setor produtivo.

Quando falo em ações integradas, não posso deixar de citar o Aeroporto de Cumbica, que, inclusive, recebeu fortes investimentos governamentais. Por ser o aeroporto mais importante do Hemisfério Sul, evidente que tem impacto em nossa economia. Mas, se existissem ações integradas, seu efeito na economia local seria muito maior.

Guarulhos tem uma história de crescimento desordenado e caótico. Essa deficiência começou a ser corrigida, mas as iniciativas ainda são tímidas. Um exemplo positivo é o Parque Tecnológico, viabilizado por acordo entre Prefeitura e governo do Estado. Eu pergunto: quantas outras iniciativas não poderiam ter sido adotadas conjuntamente, somando vontade política, verbas, recursos tecnológicos e mão de obra? Muita coisa, certamente. E a população teria sido a maior beneficiada.

A falta de planejamento não é problema local. É nacional. É até um traço negativo da cultura brasileira, onde se exalta o jeitinho. Mas jeitinho e gambiarra podem até atender interesses pessoais ou de grupos, jamais ao interesse coletivo. Esse é atendido com plano de metas, planejamento e a soma de vontades, experiência e conhecimento.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 11 de fevereiro.


Indique um amigo para receber o boletim Expresso Metalúrgico
E-mail: boletim@metalurgico.org.br

Vote na enquete do site: “Como fortalecer a indústria?”



Não há desenvolvimento e soberania sem indústria forte. Os melhores empregos e salários ainda são praticados no setor industrial, e isso não pode ser desperdiçado, sob pena de graves problemas nacionais. O que fazer para manter forte nossa indústria, atrair novas empresas, propiciar empregos de qualidade?

O Sindicato quer conhecer a sua opinião. Participe da enquete. Sua participação será uma demonstração de que você também quer indústria forte e desenvolvimento nacional.

A enquete está na coluna da direita, no topo da página inicial do nosso site www.metalurgico.org.br

Scai e Yamaha na semifinal do campeonato de futebol


As equipes da Metalúrgica Scai e da Yamaha garantiram domingo (8) suas vagas na semifinal do 21º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos. A Scai ganhou de 4 a 2 da Roll-For, enquanto a Yamaha derrotou a Prec-Tech por 2 a 1. Restam duas vagas, que serão definidas na próxima rodada, marcada para 22 de fevereiro.

A Scai somou seis pontos no grupo K da quarta fase, e não pode mais ser alcançada na liderança. Já a Yamaha tem quatro pontos na chave J.

Carnaval - Todas as partidas são disputadas no Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada gratuita para os torcedores. Neste domingo (15) não haverá jogos, devido ao Carnaval.

Tabela - Confira a tabela completa e atualizada em nosso site (www.metalurgico.org.br).


Utilize a rede de
lazer do Sindicato
Clube de Campo completo, em Guarulhos; bela Colônia de Férias na praia, em Caraguá; belíssimo Hotel-fazenda em Vargem. Tudo isso é do metalúrgico. Fique sócio. Desfrute!



Seminário avalia ações de 2014
e planeja atividades deste ano


Presidente Pereira faz a abertura de nosso evento, realizado em Vargem, no hotel-fazenda

Começou quarta (11) e termina amanhã (13) nosso Seminário de Avaliação e Planejamento de 2015, que reúne a diretoria e assessorias do Sindicato. O evento acontece no Hotel-fazenda Vista Linda, em Vargem (a 90 quilômetros de Guarulhos). O tema deste ano é “Direitos. Emprego. Indústria Forte!”

Os dois primeiros dias foram destinados a palestras e debates. Na sexta, os setores da diretoria prestam contas do trabalho, sugerem medidas e definem o plano de ação para este ano. A plenária, após debates, aprova o documento final – Carta do Seminário – que será amplamente divulgado na base.

Palestras - Na quarta, pela manhã, houve palestra sobre plano de saúde especifico para os metalúrgicos da base, com Eduardo Parra diretor da empresa Costa&Parra; à tarde, o historiador, escritor e comentarista político Marco Antonio Villa fez críticas às elites, pregou o fim da corrupção e disse que os trabalhadores precisam lutar por seus direitos.


Clemente, do Dieese, falou na quinta (12)

Hoje (12), o Seminário foi aberto pelo diretor- técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio. Ele relacionou medidas que favoreceram a economia, os trabalhadores e garantiram empregos. Também defendeu a construção de uma base industrial sólida como prioridade. À tarde, o tema foi “Comunicação sindical na era digital”, com J. A. Tiradentes e Átila Duque.


Pereira -
Nosso presidente José Pereira dos Santos comenta: “O Seminário de Avaliação e Planejamento ajuda a medir o que foi feito e a traçar um plano de ação baseado em demandas reais. Além da questão sindical, vamos apontar meios de fortalecimento da indústria”.

Sindicato participa de ação no
Congresso contra o pacote fiscal


Diretor Cabeça durante encontro com Senadores
Dirigentes das Centrais Sindicais e sindicalistas de várias entidades estiveram terça (10) com os presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para pedir a rejeição das medidas provisórias 664 e 665 – que restringem o acesso ao seguro-desemprego e outros benefícios previdenciários.

Os sindicalistas querem que as MPs sejam devolvidas ao Executivo e avisaram que não aceitarão a retirada de benefícios adquiridos. Nosso Sindicato marcou presença, representado pelo vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça).

Cabeça informa que os encontros foram muito produtivos. “Os presidentes da Câmara e do Senado foram muito receptivos e prometeram empenho efetivo para que não sejam aprovadas medidas que tragam prejuízos aos trabalhadores”, diz.

Metalúrgicos aprovam PLR em mais sete empresas

O ano começou bem para os trabalhadores da Cicarelli (Gopoúva), Arapongas (Jardim Arapongas), CJ Box (Cocaia), FW Cobertec (Vila Flora), Replay-Display (Jardim Albertina), Art Luz (Jardim Nossa Senhora Aparecida) e Aços Macon (Cumbica).

Nosso Sindicato negociou e, nessas sete empresas, as propostas de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) foram aprovadas. Os companheiros da Cicarelli e Arapongas receberão o benefício pela primeira vez.

Veja como ficaram as negociações:

Cicarelli - O benefício será pago aos 50 funcionários, pela primeira vez. Sai ainda em fevereiro.

Arapongas - Também será a primeira PLR para os seis funcionários. O pagamento será em março e julho.

CJ Box - O benefício subiu e será pago aos 10 funcionários em janeiro e março.

Replay-Display - A Participação será paga em abril e junho. Empresa tem 24 trabalhadores.

FW Cobertec - Os 80 funcionários recebem o benefício em abril e junho.

Art Luz - A PLR será paga aos 10 funcionários de uma só vez, em fevereiro.

Aços Macon - A Participação subiu, podendo chegar a R$ 1.180,00 e será paga aos 80 funcionários em março e abril.

Novos delegados sindicais são eleitos na Cummins

Os trabalhadores na Cummins Motores Diesel e Geradores elegeram dois novos delegados sindicais. Jurandir Ferreira e Jaciel Barbosa dos Santos foram os escolhidos.

A votação, apuração e posse foi acompanhada pelo vereador Heleno Metalúrgico (PDT), que é funcionário da Cummins e diretor do Sindicato. Heleno ressalta: “O delegado tem uma função importante no chão de fábrica. Ele facilita e agiliza as ações sindicais”.

Voz do Trabalhador vai falar sobre segurança aeroportuária


Wagner e Júlio Abreu
O programa Voz do Trabalhador desta semana, na TV Destaque, vai falar sobre segurança nas operações aeroportuárias. O convidado é Wagner Lúcio Ferreira, bombeiro de aeródromo (especialista em aeroportos). Ele fala, por exemplo, sobre o atendimento de emergência em acidentes aéreos.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (14) e domingo (15), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Subsede de Arujá comemora 19 anos de atividades


Chicão fala em aniversário da subsede
O Sindicato comemorou sexta (6) os 19 anos da subsede de Arujá. Trabalhadores da base prestigiaram a festa, além de diretores e assessores de nossa entidade e autoridades, como o deputado estadual Jorge Wilson (PRB). O ex-presidente do Sindicato Francisco Cardoso Filho (Chicão), em cujo mandato foi construída a subsede, também participou.

Homenagens - Foram prestadas homenagens para três sócios antigos: Alessandro Soares (da Komatsu) e o casal Cândido Alves de Oliveira e Jussandra Ladeira de Oliveira (ele da Cindumel e ela da Stamplastec).

Contato - Além de fortalecer as lutas nas empresas, a subsede oferece atendimento dentário e opções de lazer, como academia de ginástica e aulas de violão. Ligue para subsede: 4655.3596, fale com diretor Knupp.


Site é nosso
jornal diário
Leia o blog de nosso presidente PereiraSiga o Sindicato
no Facebook
Nosso site é um informativo
ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário. Acesse: www.metalurgico.org.br
Espaço para o debate de ideias,
o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse:www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos