Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 207 • 19/2/2015
Documento importante

Na última semana, diretoria e assessorias do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região realizaram Seminário de Avaliação e Planejamento. O evento fez o balanço de 2014, definiu diretrizes, teve quatro palestras e aprovou documento do encontro.

Considero esse documento muito importante, pois expressa as preocupações dos metalúrgicos com o emprego, os direitos e o fortalecimento da indústria, além de fazer a defesa da democracia.

Reproduzo alguns trechos:

“O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região reafirma o compromisso com o regime democrático, convicto de que só a democracia possibilita a disputa legítima por direitos, avanços, conquistas e espaço político para a classe trabalhadora.”

“O Sindicato rechaça aventuras autoritárias. A experiência nos ensina que a quebra da ordem jurídica lesa principalmente os trabalhadores e suas entidades.”

Assim sendo, diretoria e assessorias consideram e propõem:

“Direitos e conquistas são intocáveis, por governos e patrões. São inaceitáveis medidas que prejudiquem os trabalhadores e tragam risco de recessão; o emprego é uma conquista individual e social, pois beneficia a pessoa e a coletividade, e cuja preservação deve integrar um amplo esforço nacional; o modelo de desenvolvimento deve combinar crescimento com emprego, renda e inclusão social. A valorização do salário mínimo deve prosseguir; no centro desse modelo deve estar a indústria, especialmente a indústria nacional, com políticas públicas específicas para as micro e pequenas empresas, que são grandes empregadoras e porta de entrada para o mercado de trabalho.”

Encaminhamentos - “O Sindicato conclama a categoria, o sindicalismo, o setor produtivo, a universidade e os poderes públicos para ações efetivas e uma forte mobilização em torno desses princípios e objetivos”.
“Da nossa parte, além de mobilizar a base, vamos levar nossos pleitos às Centrais Sindicais, Câmaras, Prefeituras, governo do Estado, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Indústria e Comércio, Sebrae, Ministério Público, governo federal e Congresso Nacional.

Iniciaremos ações efetivas, convidando os trabalhadores, o movimento sindical, o setor produtivo, suas entidades e as instâncias de governo para a busca de alternativas que fortaleçam os direitos, preservem os empregos e aqueçam a economia, especialmente o setor industrial.”

E conclui: “O Brasil pode e deve continuar crescendo e a classe trabalhadora não abre mão de seu protagonismo!”

Prática - O Sindicato dará máxima repercussão ao documento e cuidará de implementar o que foi deliberado.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 19 de fevereiro.


Indique um amigo para receber o boletim Expresso Metalúrgico
E-mail: boletim@metalurgico.org.br

Domingo tem jogos decisivos no campeonato de futebol

No próximo domingo (22), serão definidas as duas últimas vagas para a semifinal do 21º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos. Na disputa jogam Soluções Usiminas x Prec-Tech (9 horas) e Maxion/Borlem/ Amigos Metalúrgicos x Roll-For (10h30).

As partidas serão no Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada gratuita para os torcedores. A final do campeonato será dia 1º de março. A Metalúrgica Scai e Yamaha já estão classificadas. A Scai saiu como líder do grupo K.

Tabela - Confira a tabela completa e atualizada em nosso site (www.metalurgico.org.br).


Utilize a rede de
lazer do Sindicato
Clube de Campo completo, em Guarulhos; bela Colônia de Férias na praia, em Caraguá; belíssimo Hotel-fazenda em Vargem. Tudo isso é do metalúrgico. Fique sócio. Desfrute!



Sindicato articula ações a partir
das deliberações do Seminário
Emprego, direitos, indústria forte e defesa da democracia


Diretores e assessores do Sindicato após o encerramento do Seminário, em Vargem

“O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região reafirma o compromisso com o regime democrático. Só a democracia possibilita a disputa legítima por direitos, avanços e espaço político para a classe trabalhadora”.

Este texto abre a Carta de Vargem, aprovada pela diretoria e assessorias sexta (13), após três dias do Seminário de Avaliação e Planejamento, em nosso hotel-fazenda, em Vargem, São Paulo. O tema do evento foi “Direitos, emprego e indústria forte”.

A Carta afirma: “A experiência ensina que a quebra da ordem jurídica lesa principalmente os trabalhadores e suas entidades”. O item 1 do documento diz: “Direitos e conquistas são intocáveis, por governos e patrões. São inaceitáveis medidas restritivas, que tragam risco de recessão”. Clique aqui e leia o documento do Seminário.

Proposta - Preocupados com o “desenvolvimento nacional”, os sindicalistas aprovaram resolução que aponta: “No centro desse modelo deve estar a indústria, especialmente a nacional, com políticas públicas específicas para as micro e pequenas empresas, que são as grandes empregadoras”.

O Sindicato fará ações efetivas e, para tanto, convida trabalhadores, movimento sindical, setor produtivo, suas entidades e as instâncias de governo para a busca de alternativas que fortaleçam direitos, preservem empregos e aqueçam especialmente o setor industrial.

Pereira - Nosso presidente José Pereira dos Santos explica: “Além de reafirmar princípios, o Seminário traça um roteiro de ações sindicais e cidadãs”.

Debates - O evento teve palestras e debates. Os temas abordaram prestação de serviços, economia, política e comunicação. Falaram: Eduardo Parra, acerca do plano de saúde específico para a categoria; Marco Antonio Villa, sindicalismo, história e conjuntura; Clemente Ganz Lúcio, do Dieese, sobre garantir conquistas e avançar; e J. A. Tiradentes, comunicação na era digital.

Voz do Trabalhador traz cobertura especial do evento

O programa Voz do Trabalhador desta semana, na TV Destaque, faz uma ampla cobertura do Seminário de Avaliação e Planejamento, realizado por nosso Sindicato. A reportagem mostra as atividades durante os três dias de palestras e debates, além de depoimentos dos participantes.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (21) e domingo (22), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Canal de vídeos no YouTube tem 223 publicações. Acesse!

Vídeo é uma poderosa ferramenta de comunicação com a base, que atualiza e mobiliza os companheiros. Por isso, mantemos canal próprio no YouTube que já conta com 223 publicações. São temas variados, mostrando ações nas portas das fábricas, manifestações por melhorias nos bairros, entre outras.

Acesse - Assista nossos vídeos, faça suas sugestões e compartilhe com outros companheiros. Nosso canal pode ser acessado em www.youtube.com/metalguarulhos

Paralisação na Visteon termina com vitória

Diretor Pepe comanda assembleia na fábrica

Os cerca de 700 funcionários da Visteon (Cumbica) encerraram com avanços a paralisação realizada sexta (13). O protesto foi contra o rompimento do acordo de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) na parte de metas e sobre a folga da terça-feira de Carnaval.

Com relação à PLR, a empresa queria reduzir o valor do benefício em R$ 620,00. Pelo acordo, a apuração das metas deveria considerar o período entre maio e dezembro do ano passado. A Visteon também rompeu o acordo que liberava os companheiros no Carnaval, convocando 400 metalúrgicos a comparecer ao trabalho.

A mobilização foi conduzida pelo Sindicato. Nosso diretor Josete Machado Filho (Pepe), que é funcionário da Visteon, comenta: “Os companheiros cruzaram os braços e no mesmo dia a empresa recuou”. A Visteon pagou a diferença da PLR e desistiu de cancelar a folga.

Homologações facilitam liberação
do seguro-desemprego na MTP


Diretor Chorão e trabalhadores no auditório

Um grande número de trabalhadores da MTP já foi ao Sindicato fazer homologação. Com isso, poderão solicitar guia para recebimento do seguro-desemprego. A empresa fechou suas plantas, deu calote salarial, no 13º e deixou de depositar o FGTS. Dia 21 de janeiro fez pior: mandou telegramas demitindo os 770 trabalhadores. A homologação só está sendo possível porque o Sindicato, afora comandar paralisações nas duas unidades da empresa, localizadas no Jardim São Roque e em Cumbica, foi à Justiça e também desencadeou uma forte onda de denúncias contra a MTP por meio da imprensa.

Luta - O Sindicato também vem utilizando todos os recursos legais, visando garantir os direitos dos companheiros. A pressão produziu alguns avanços, mas a MTP insiste em lesar trabalhadores, descumprindo o acordo para o pagamento da segunda parcela do 13º, que deveria ter sido depositada dia 12 de fevereiro.

Acampamento - Por isso, o Sindicato e os trabalhadores mantêm plantão na empresa, com o objetivo de impedir a retirada de maquinário, pois esses equipamentos poderão ser arrestados pela Justiça, a fim de garantir pagamento das verbas rescisórias.


VISITE NOSSO SITE!Leia o blog de nosso presidente PereiraSiga o Sindicato
no Facebook
Nosso site é ágil e dinâmico,
um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Espaço para o debate de ideias,
o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos