Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 285 • 1º/9/2016

Cuidados com
a democracia

Com democracia, existe possibilidade concreta de construirmos uma Nação forte, soberana e com justiça social. Sem democracia, as chances são nulas. Os regimes fechados podem servir a grupos, nacionais ou transnacionais; menos ao povo.

Digo isso porque, sinceramente, temo pela democracia brasileira. O golpe desfechado contra uma presidenta eleita, ainda que supostamente embasado na lei, coloca tudo em suspenso. Se o voto da maioria do povo não é respeitado pelo Congresso Nacional, o que então merecerá respeito dos nossos legisladores?

Para os trabalhadores há duas grandes preocupações principais. A primeira é com o emprego, a cada dia mais escasso. A segunda é com os direitos, ameaçados por dezenas de projetos no Congresso e também por iniciativas do presidente Temer, que mesmo na condição de interino ousa mudar a Constituição e alterar medidas de proteção aos trabalhadores da ativa e aposentados.

Eu, como muitos sabem, sou filiado ao PDT. Mas, antes dessa condição, sou cidadão brasileiro, trabalhador e dirigente sindical. E, na condição de dirigente, entendo que o conjunto do movimento sindical precisa, com urgência e responsabilidade, buscar entender o que está acontecendo no País, projetar o que pode acontecer, para adotar as cautelas necessárias e armar a resistência.

Vejo, com muita preocupação, a postura do governo que vai se instalando. Até o momento, não há uma única medida contra o forte, ou seja, o poder econômico, sequer para impor taxa às grandes fortunas, como ocorre em muitos países avançados. Os grandes devedores da Previdência também estão à vontade.

Preocupam, e muito, medidas de redução do Estado. O caso mais flagrante é o da Lei que reduz a presença da Petrobras no pré-sal, retirando do Estado nacional o poder de manejar um fundo capaz de mudar radicalmente as condições da educação no País. Por medida provisória, Temer também cortou recursos da saúde e da educação, e, mais recentemente, suspendeu o programa de combate ao analfabetismo.

Não estou desesperançado com o Brasil. Também não acho que a luta já esteja decidida. Mas sinto que o momento é grave e não devemos baixar a guarda. A primeira questão, volto a dizer, é a defesa da democracia. A segunda é a preservação de direitos individuais, trabalhistas e sociais. Sem democracia, não há direitos; sem direitos não há democracia.

Meses atrás, por qualquer motivo, pessoas batiam panelas. Hoje, vejo com preocupação as panelas emudecidas, mesmo com Eduardo Cunha à solta e um governo ilegítimo que manda em nossa Nação e ameaça conquistas democráticas.

Não pensei que fosse viver para vivenciar ataques ao regime democrático. Mas os maus tempos chegaram. E nós temos o dever de reagir, começando pela firme defesa do melhor dos regimes, que é o democrático.

Josinaldo José de Barros (Cabeça)
Presidente em exercício
do Sindicato dos Metalúrgicos
de Guarulhos e Região
facebook.com/josinaldo.cabeca.1
josinaldo@metalurgico.org.br
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 31 de agosto de 2016.


Muda governo,
luta continua!

Será mais conservador, direitista e patronal o governo Temer. Nossos direitos, portanto, entram na alça de mira dos governistas. Temos nos unir e defender as conquistas. Golpe em nossos direitos, não!!!


Greve na Securit
é encerrada
após acordo

Os 125 companheiros da fábrica, localizada no Jardim Cumbica, aprovaram acordo para quitar os atrasados. Eles receberam 60% do vale dia 25 e o restante será pago até 7 de setembro. A Securit prometeu regularizar os salários dos trabalhadores até o dia 15.

A assembleia foi conduzida pelos diretores Daniel Hermínio Estevam e Eronides Rafael Galdino (Lula), com apoio do assessor Mangueira.


Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

Acordos de PLR beneficiam
mais metalúrgicos na base


Diretores Célio, Jau e Roseli comandam assembleia com os trabalhadores da empresa Sil

Nossa luta por direitos e conquistas aos trabalhadores não para. Nossos diretores e assessores estão diariamente nas fábricas da base, negociando acordos de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) e outros benefícios. Nesta semana, foram concluídas negociações e as assembleias aprovaram PLR para cerca de 340 companheiros.

O presidente em exercício do Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça), comenta: “A PLR é um direito assegurado em lei. Mais que isso, é uma forma eficiente de distribuição de renda. O dinheiro a mais que o trabalhador recebe é usado no comércio, pois ele compra algum equipamento novo pra sua casa e, assim, ajuda a movimentar a economia”.

Veja como ficaram os acordos:

Sil (Cumbica) - A PLR será de R$ 1.300,00, com pagamento integral em novembro. A assembleia na empresa, que emprega 280 metalúrgicos, foi conduzida pelo presidente em exercício Cabeça e os diretores Célio Ferreira Malta, José João da Silva (Jau) e Roseli Lima.

Anglo Metais (Cumbica) - Os 40 funcionários receberam parte do benefício em agosto e o restante será pago em novembro próximo. A assembleia foi conduzida pelo diretor Pedro Pereira da Silva (Zóião).

Trialux (Cumbica) - A PLR dos 16 companheiros será de R$ 1.300,00. A primeira parcela foi paga em agosto e a segunda sai em outubro. O diretor José Pedro da Silva (Carioca) apresentou a proposta, junto com a assessora Sílvia Julião Marcelino.

Data-base - Nas assembleias, os diretores falam sobre os desafios da nossa campanha salarial. Eles reforçam a importância da mobilização e da participação dos trabalhadores nas mobilizações da campanha pela garantia de direitos e reajuste salarial digno. “Nossa união será importante para avançarmos nas conquistas”, afirma Cabeça.

Vale-alimentação aumenta 9,5% na Metalúrgica Reis



Evandro e Lúcia em assembleia na Reis

O reajuste negociado pelo Sindicato vai beneficiar os 30 trabalhadores da empresa, instalada no Itapegica. O aumento de 9,5% no tíquete passa a valer a partir desta quinta (1º).

A assembleia na terça (30), conduzida pelos diretores Evandro Pereira e Lúcia Ottone de Amorim, aprovou o aumento do benefício. Evandro informa que o acordo definiu ainda que a negociação da PLR na Reis será em outubro.

Sindicato negocia estabilidade na Schwing



Pepe e Ricardo na Schwing

Os 140 trabalhadores da Schwing Stetter (Terra Preta, Mairiporã) terão estabilidade no emprego até 31 de dezembro. Os companheiros também terão convênio médico pago integralmente pela empresa.

O Sindicato ainda negociou pacote de benefícios para 30 funcionários que serão dispensados. Os companheiros terão três meses de cesta básica, três meses de convênio médico e um salário nominal, além de todas as verbas rescisórias.

A negociação foi aprovada em assembleia conduzida pelos diretores Josete Machado Filho (Pepe) e Ricardo Oliveira.

Meu Futuro recebe máquinas e benfeitorias


A parceria do Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro com a Fundação Itaú, através do projeto “Comunidade Presente”, está em execução. As oito máquinas de costura novas já estão em funcionamento na oficina do curso de corte e costura.

Outro benefício do convênio é a cobertura da quadra poliesportiva. A obra deve ser concluída em outubro. Pela parceria, o Meu Futuro já recebeu reformas no brechó, na brinquedoteca, na marcenaria e na horta.


Voz do Trabalhador mostra trabalho da banda Guarda



Integrantes da banda com Júlio

O programa desta semana, na TV Destaque, recebe integrantes da Banda da Guarda Civil Municipal de Guarulhos. A entrevista é com o comandante da banda, Márcio Neves de Lima, que é Inspetor Regional da GCM. Ele fala sobre a formação, os projetos e o trabalho que a banda da corporação desenvolve na cidade.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (3) e domingo (4), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET).

Na internet, veja em www.tv destaque.com.br. Apresentação do jornalista Júlio Abreu.

Yamaha vence Brunilo e sagra-se bicampeã do futsal


Após vencer a Metalúrgica Brunilo por 3 a 1, a Yamaha conquistou o título do 12º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos. Na partida preliminar, a Steel Rol venceu a Continental por 4 a 3 nos pênaltis e ficou em terceiro lugar. O jogo terminou com placar de 3 a 3 no tempo regulamentar.

O diretor José Barros da Silva Neto, do Departamento de Esportes, diz: “Foi um campeonato em que as equipes se respeitaram e jogaram limpo. E as torcidas foram um show à parte. Todos estão de parabéns”.

Futebol - A primeira rodada do 23º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos será dias 10 e 11. A competição terá 23 equipes, que estão divididas em seis grupos. Todos os participantes são associados ao Sindicato.


Diretores, assessores, familiares e atletas da equipe campeã


NOVO CONVÊNIO ODONTO JÁ FUNCIONA

Desde o dia 1º de setembro, os consultórios de dentistas conveniados por meio da Inpao já atendem a categoria. Têm direito sócios e dependentes legais. Mas, atenção: é preciso fazer o cadastro de dados no Sindicato, a fim de pegar a carteirinha do convênio. Não demore. Faça já!