Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 288 • 22/9/2016

Povo na rua

Território natural do povo, a rua é de onde parte a pressão popular capaz de promover mudanças políticas, econômicas e sociais, nos países e no mundo todo.

Hoje, as ruas têm sido ocupadas pelo “Fora Temer”. O movimento é legítimo, mas não basta. O enfrentamento a um governo ou a um projeto político conservador exige mais. Os protestos cívicos precisam agregar mais gente e ampliar o leque social presente nas manifestações.

Os governos conservadores de hoje (neoliberais, na verdade) não são apenas atrasados do ponto de vista político, cultural e moral. Esse tipo de governo forma uma nova casta, a serviço do capital internacional e de seu setor mais perverso, que é o capital financeiro especulativo. Trata-se, portanto, de um projeto que contraria os interesses nacionais.

O movimento sindical brasileiro é plural e não se subordina a uma orientação política específica. Basicamente, o sindicalismo se equilibra em três pilares: emprego, salário e condições de trabalho. Todo governo que ataque essa base enfrenta resistência trabalhista. É o que vai ocorrer dia 29, com o protesto nacional dos metalúrgicos.

Esse movimento decorre de um histórico encontro em São Paulo, dia 8, quando entidades metalúrgicas de todo o Brasil avaliaram a conjuntura e decidiram pelo ato de protesto. As entidades também publicaram um manifesto em que defendem os direitos, mas não deixam de cobrar juros mais baixos, estímulos ao setor produtivo e proteção à indústria nacional.

Não só metalúrgicos vão às ruas. Nesta quinta (22), as Centrais voltam à Avenida Paulista para cobrar emprego, crescimento e respeito a direitos de trabalhadores da ativa e aposentados. Na pauta unitária está, mais uma vez, o combate aos juros abusivos, expressos numa Selic de 14,25%, ou seja, a taxa real de juros mais alta do mundo.

Outros movimentos ocupam as ruas brasileiras, como os Sem-Terra, os Sem-Teto e mesmo entidades médicas e outras, que lutam pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), afetado por cortes orçamentários da União previstos na PEC 241.

Esses movimentos mostram o quê? Mostram uma forte energia social, civismo e disposição para, de um lado, combater injustiças governamentais e, de outro, buscar construir um País mais justo e equilibrado.

Os metalúrgicos estão, como sempre, na linha de frente das lutas sindicais e cívicas do povo brasileiro. Vamos fazer um grande protesto dia 29.
Ir às ruas, sim. Com pauta e foco, melhor ainda.

Josinaldo José de Barros (Cabeça)
Presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
facebook.com/josinaldo.cabeca.1
josinaldo@metalurgico.org.br
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 21 de setembro.


Novo convênio
odonto já atende

Desde o dia 1º de setembro, os consultórios de dentistas conveniados por meio da Inpao já atendem a categoria. Têm direito sócios e dependentes legais. Mas, atenção: é preciso fazer o cadastro de dados no Sindicato, a fim de pegar a carteirinha do convênio. Faça já!

Rede - Lista de dentistas e consultórios está disponível em nosso site (www.metalurgico.org.br).

Cadastro - Atualize os dados no Sindicato: rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos. Ou em nossas subsedes de Arujá e Terra Preta (Mairiporã). Ligue 2463.5300.


VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

Metalúrgicos de todo o Estado entregam pauta na Fiesp
Agora, é lutar por reajuste digno na campanha salarial


Sindicato marcou presença em frente à entidade patronal, na Avenida Paulista

Na terça (20), metalúrgicos ligados à Força Sindical estiveram na Fiesp, em São Paulo, em ato que marcou a entrega da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2016. O evento foi o início oficial das negociações. Nosso Sindicato levou delegação de 30 pessoas, entre diretores e assessores.

Participaram dirigentes da Federação da categoria, sindicalistas e trabalhadores. Antes do encontro com representantes dos empresários, houve concentração em frente ao prédio da federação patronal. Nossa delegação conduzia faixa com a frase “Salário justo e direitos!”.

Josinaldo José de Barros (Cabeça), presidente em exercício do Sindicato, afirma: “Como em todos os anos, vamos lutar para obter aumento real e também a renovação das cláusulas sociais, que são conquistas obtidas nas fábricas ao longo de anos de luta”.

Reivindicações - Este ano defendemos reposição das perdas salariais; aumento real; manutenção das cláusulas sociais da Convenção Coletiva; melhores condições de trabalho e geração de emprego. Vamos cobrar também a retomada do crescimento econômico e mais salário no bolso dos trabalhadores.

Nossa categoria é composta por cerca de 700 mil trabalhadores no Estado, representados por 54 Sindicatos. A campanha salarial é liderados pela Federação e Força Sindical. A data-base é 1º de novembro e a campanha é unificada.

Modine - Cabeça, Nildo, Barros e Knupp conduziram assembleia de mobilização da Campanha Salarial na Modine (Bonsucesso), dia 16. Em pauta, a organização da luta para que os itens da nossa pauta de reivindicações sejam atendidos pelos grupos patronais.

Boletim convoca trabalhadores para protesto, dia 29



Informativo chegou à Maxion

Com o objetivo de mobilizar a categoria para o protesto do dia 29, o boletim “Companheiro Metalúrgico” chegou às fábricas. A manchete chama à luta “Contra as reformas que atacam nossos direitos”. O Sindicato estuda os pontos estratégicos da base a serem paralisados.

Líderes metalúrgicos de todo o País, incluindo o presidente em exercício do Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça), definiram coletivamente a realização do protesto em reunião em São Paulo, dia 8.

Na ocasião, os sindicalistas redigiram documento em que relacionam os itens da pauta metalúrgica: defesa da aposentadoria; contra a reforma da Previdência; defesa dos direitos trabalhistas; contra o desemprego e a terceirização; saúde, educação, moradia e transporte dignos para todos; contra o desmonte da Justiça do Trabalho; e pela redução da taxa de juros (Selic). Clique aqui e leia.

Sindicato participa de ato unitário das Centrais, quinta, 22


Diretores e assessores no ato

O Sindicato foi linha de frente de ato na Avenida Paulista em defesa dos direitos e conquistas da classe trabalhadora. A concentração foi em frente à Fiesp (federação das indústrias).

Organizado por nove Centrais, incluindo Força Sindical, o protesto foi um ato firme contra as reformas neoliberais do governo Temer.

O diretor José Barros da Silva Neto aproveitou a concentração e convidou as demais categorias e todas as Centrais para a paralisação metalúrgica, dia 29. Ele diz: "Acredito muito no poder de mobilização das categoria".


Encontro em fábrica debate segurança no trabalho

Na quarta (21), foi celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para refletir sobre a inclusão de trabalhadores nessas condições, o Sindicato realizou encontro com os 80 funcionários da Phaynell (Arujá).

A reunião fez parte do trabalho de conscientização para a segurança, desenvolvido nas fábricas pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador. Os diretores Augusto Knupp, coordenador da subsede de Arujá, e Elenildo Queiroz Santos (Nildo), responsável pelo Departamento, estiveram com os funcionários e falaram sobre o tema. Eles distribuíram cartilhas sobre prevenção de acidentes.

Participe do 8º Encontro da Juventude nesta sexta, 23


Nesta sexta (23), o Sindicato promove o 8º Encontro da Juventude. A programação conta com palestras, sorteio de brindes e bolsas de estudos do Colégio Eniac e Escola Data Brasil. O encerramento terá apresentação especial da Equipe de Robótica do Eniac.

Programação - Começa às 8 horas, com café da manhã, na Faculdade Eniac (rua Força Pública, 89, Centro). A seguir vêm palestras sobre temas como jovem na política, mercado de trabalho, empreendedorismo e educação.

PLR sobe 40% na Pro Painel


Os 22 funcionários da Pro Painel (Água Chata) serão beneficiados com uma boa negociação feita pelo Sindicato. A Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) subiu 40% na fábrica.

A assembleia foi conduzida pelo diretor José Carlos Santos Oliveira (Chorão). A PLR será paga em duas parcelas, com vencimento em outubro e fevereiro próximos.

Ex-ministro Magri é entrevistado no Voz do Trabalhador



Magri e Júlio Abreu

O programa desta semana, na TV Destaque, vai entrevistar o ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do Sindicato estadual dos eletricitários Antonio Rogério Magri. Ele falou de sindicalismo e ataques do governo aos direitos dos trabalhadores.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (24) e domingo (25), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Apresentação de Júlio Abreu. Na internet: www.tvdestaque.com.br

Seis jogos movimentam rodada do futebol metalúrgico



Steel Rol "B" e Continental em campo

A terceira rodada do 23º Campeonato de Futebol será neste final de semana. No sábado (24) jogam Julio Simões x Projinox, às 9 horas; e Komatsu x Phaynel, às 10h30. No domingo (25), Brunilo x Metaloucos, às 8h30; Continental x Granei, às 10 horas; Tecfil Matriz x Steel-Rol “A”, às 11h30; e Metaloucos 2.0 x Chassix, às 13 horas.

A segunda rodada foi marcada pelo grande número de gols: 24. Média de quatro por partida. O destaque foi a vitória da Feeder sobre a NTN por 5 a 4, no sábado (17).

Resultados - No sábado foi disputada outra partida: Elecon 3 x 0 Modine. No domingo (18), U-Shin 2 x 1 Granei; Metaloucos 2.0 1 x 1 Tecfil Filial; Flexform 3 x 0 Metaloucos e Cerviflan 2 x 2 Dyna. Os jogos são disputados no gramado sintético do nosso Clube de Campo (Parque Primavera).

Sindicalização será intensificada na base


O Sindicato vai intensificar a sindicalização em toda base. Uma campanha começa na próxima terça (27). O objetivo é estreitar a relação com os trabalhadores, para fortalecer cada vez mais a luta contra os ataques aos direitos que vêm se exacerbando por conta da crise econômica.

Agenda - Visitas previstas: dia 27, Aços Macom e Cerviflan; 28, JKS; 3 de outubro, Tower; dia 5, SMB Automotive; e 10 na TB Fil.

Lembre-se: trabalhador sindicalizado tem inúmeros benefícios nas áreas de lazer, educação e saúde. Para agendar sindicalização, basta ligar para o Sindicato (2463.5300).