Visualização da Newsletter

O direito das Crianças

Os que me conhecem sabem a admiração que tenho por Leonel Brizola. Respeito muito Brizola por várias razões: coragem, nacionalismo, honestidade, compromisso com os trabalhadores e, principalmente, sua real dedicação à causa da Educação.

O estadista gaúcho sabia que a Educação é a ferramenta que garante o mínimo de igualdade de oportunidades. E ele mesmo havia vivido na pele essa experiência – filho de pobre, órfão de pai antes dos dois anos, Brizola, a muito custo, conseguiu estudar numa escola Metodista. Esse estudo lhe abriu as portas para o serviço público, por concurso, e pavimentou sua carreira política.

A Educação beneficia toda a sociedade. Mas beneficia principalmente a criança, considerando-se que a escola não apenas ensina matérias, mas ensina também convivência social, sentimento cívico e, num país pobre, alimenta os alunos. Com má alimentação e poucas proteínas, o cérebro não se desenvolve e o aprendizado fica prejudicado, perpetuando as diferenças sociais.

O grande Brizola sempre investiu em escolas. Quando governou o Rio Grande do Sul, nos anos 50, construiu 6.300 escolas (sim, 6.300!), entre grupos escolares, ensino médio e ginásios técnicos. Quando governou o Rio de Janeiro, nos anos 80, construiu 500 Cieps e instituiu, paralelamente, programa de nutrição às gestantes, para que o feto se desenvolvesse e o bebê nascesse com vigor.

Muitos constroem pontes, viadutos, túneis; outros fazem presídios, fecham escolas, cortam investimentos em Educação. Brizola fez o contrário: em seu primeiro governo no Rio, dedicou 54% do orçamento para a Educação, incluindo uma fábrica de escolas (brizolões) na Baixada Fluminense. Observem: ele é o governante que mais escolas construiu em toda história, no Brasil e no mundo.

Digo tudo isso porque 12 de outubro é o Dia da Criança. Todos se dizem amigos das crianças, fazem promoções, organizam festas, publicam mensagens construtivas. Tudo isso é bonito. Mas, no meu entender, a melhor maneira de ajudar as crianças e lhes propiciar dignidade é com educação pública de qualidade, matérias adequadas à realidade, boas instalações e respeito aos professores, inclusive com salários dignos.

Vamos festejar o Dia da Criança, sim. Mas vamos, todos, nos somar para que haja investimentos em Educação, as escolas tenham mais qualidade e nossas crianças possam ter direito a um futuro melhor, justo e mais democrático.

Josinaldo José de Barros (Cabeça)
Presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
facebook.com/josinaldo.cabeca.1
josinaldo@metalurgico.org.br
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 12 de outubro.


Cuide da saúde bucal

Desde o dia 1º de setembro, os consultórios de dentistas conveniados por meio da Inpao já atendem a categoria. Têm direito sócios e dependentes legais. Mas, atenção: é preciso fazer o cadastro dos seus dados no Sindicato, a fim de pegar a carteirinha do convênio. Faça já!

Rede - Lista de dentistas e consultórios está disponível em nosso site (www.metalurgico.org.br).

Cadastro - Atualize os dados no Sindicato: rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos. Ou em nossas subsedes de Arujá e Terra Preta (Mairiporã). Ligue 2463.5300.


VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

Festa das Crianças será neste domingo no Clube. Participe!


2015 - Crianças tiveram dia de muita diversão ao lado de familiares

O Sindicato convida os associados e dependentes para a tradicional Festa das Crianças, que este ano ocorrerá no domingo (16). A homenagem aos pequenos acontece das 12 às 17 horas, no ginásio poliesportivo do nosso Clube de Campo (Parque Primavera). Filhos de sócios, com até 10 anos de idade, receberão um presente assim que entrarem no ginásio.

Nosso presidente em exercício, Josinaldo José de Barros (Cabeça), comenta: “A celebração é destinada aos nossos associados, contando sempre com grande número de participantes. Foram mais de 10 mil nos últimos dois anos”.

Serão desenvolvidas várias atividades, que vão fazer a festa da garotada. Haverá distribuição de algodão-doce, pipoca, cachorro-quente, água, refrigerante de graça e todos poderão se divertir nos brinquedos infláveis. Durante a festa, monitores acompanharão as crianças com muita recreação.

Atrações - Era do Gelo, Vingadores, Princesas e Sítio do Pica-Pau Amarelo. Importante: para participar da festa e as crianças receberem os presentes, será obrigatória a apresentação da carteirinha de sócio.

Sindicato participa de Congresso com 96 países



Delegação de Guarulhos no Congresso

Nosso Sindicato teve participação ativa no 2º Congresso Internacional da IndustriALL, que foi encerrado dia 7, no Rio de Janeiro. O evento reuniu sindicalistas de 96 países de todo o mundo – vinculados aos setores metalúrgico, químico, têxtil, mineração e energia.

Entre os temas em debate, ações em defesa dos direitos da classe trabalhadora e a importância da valorização dos jovens nas ações sindicais.

Nossa delegação foi formada pelos diretores José Barros da Silva Neto, Josete Machado Filho (Pepe), José Dilton Braga da Silva (Vanuza), Roseli Lima, José Carlos Santos Oliveira (Chorão), Antônio Francisco da Silva (Fala Mansa), José João da Silva (Jau), Ricardo Pereira de Oliveira e Adriano Alves de Oliveira (Madeira), mais os assessores Sandra e Feijão.

Barros comenta: “Existem países onde os direitos trabalhistas praticamente não existem. Há a necessidade de se ter uma linguagem única e universal em todos os lugares do mundo”.

Trabalhadores aprovam PLR em mais quatro fábricas



Diretor Chorão na Fundimetal

Os 25 funcionários da Tecdony (Vila Endres) aprovaram dia 6, por unanimidade, a proposta de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) negociada pelo Sindicato. O benefício, referente a 2016, será 9,7% superior ao que foi pago no ano passado. Haverá meta de absenteísmo.

O benefício será pago em duas parcelas: a primeira agora em outubro e a segunda até abril do próximo ano.

Salma - O benefício deste ano foi aprovado pelos cinco funcionários da empresa, instalada na Vila Nova Cumbica. Os companheiros recebem o valor integral ainda este mês.

Fundimetal - A empresa, em Bonsucesso, vai pagar a Participação de uma só vez, ainda em outubro. Cerca de 30 metalúrgicos serão beneficiados.

Tecnoestamp - A PLR será paga em duas parcelas aos 17 companheiros da empresa, instalada na Cidade Satélite (Cumbica). O pagamento sai agora em outubro e fevereiro de 2017.

Eventos debatem controle da utilização do amianto



Nildo no encontro promovido pela Abrea

O Sindicato participou de dois importantes eventos realizados no final da semana passada, ambos em Campinas, relacionados ao combate dos efeitos nocivos do amianto.

Um deles foi o Seminário Internacional Amianto: uma abordagem sócio-jurídica, promovido pelo Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho) e o Ministério Público do Trabalho. O outro foi o 1º Encontro Nacional de Familiares e Vítimas do Amianto, promovido pela Abrea (Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto).

Os diretores Elenildo Queiroz Santos (Nildo), que é presidente do Diesat, e Eronides Rafael Galdino (Lula) representaram nosso Sindicato.

Palestra do Sebrae sobre qualificação será dia 21 (sexta)


A qualificação profissional é uma das bandeiras permanentes do Sindicato. Com esse propósito, firmamos parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) de Guarulhos para participação no Programa Super MEI (Microempreendedor Individual). O projeto será lançado dia 21 de outubro em nosso auditório, a partir das 18 horas.

Cursos - São oferecidas vagas em 18 áreas de atuação. No mercado, os mesmos cursos custam de R$ 300,00 a R$ 1 mil. No Super MEI, são totalmente grátis. O programa propicia qualificação nas áreas de metalurgia e metalmecânica.

Informações site www.supermei.com.br

Dia 22 tem seminário de Saúde e Segurança na sede

O 21º Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador ocorre dia 22 de outubro, das 8h30 às 13 horas, no auditório da nossa sede. Inscrições abertas até dia 20. Podem participar cipeiros, médicos e engenheiros do Trabalho, técnicos em Segurança, estudantes e associados.

O seminário é organizado pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador. Vagas limitadas a 200 inscritos. Serão realizadas três palestras sobre o tema.

Inscrições - Pelos telefones 4965.9339 e 4965.9317, com Nildo, Rodrigo ou Andreia.

Nova enquete pergunta sobre negociado x legislado


Nosso Sindicato tem nova enquete publicada no site. A pergunta é sobre as consequências de prevalecer o negociado sobre o legislado nas relações capital/trabalho.

Opções - São três alternativas de respostas: arrocho salarial; perdas de direitos garantidos na CLT; e precarização do trabalho.

Participe! Vote.

Futebol: seis times já estão na 2ª fase do Campeonato


A última rodada do 23º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos definiu as primeiras seis equipes que passam para a segunda fase da competição. Já estão classificadas a Elecon (chave A), Steel-Rol “B” e U-Shin (chave C); Steel-Rol “A” (chave D); Tecfil Filial (chave E); e Joalmi (chave F). As outras vagas serão definidas na rodada deste final de semana.

Próximos jogos - Sábado (15): Phaynel x Modine (9 horas) e Projinox x NTN (10h30). Domingo (16): Metaloucos 2.0 x Perfil Líder (8h30), Brunilo x Flexform (10 horas), Continental x U-Shin (11h30) e Cerviflan x Tecfil Matriz (13 horas).

Tabela - Confira a tabela completa do campeonato em nosso site.