Visualização da Newsletter

Política e fator humano

Aprende-se na vitória e na derrota. Nos últimos meses, por ser vice na chapa de Eli Corrêa Filho, andei por toda Guarulhos, fora, digamos, do circuito de porta de fábrica, onde transito mais devido à minha condição de dirigente metalúrgico.

Que cidade vi nessas andanças? Uma cidade carente, uma cidade empobrecida, uma cidade abandonada. Na periferia, principalmente nos extremos dessa periferia, vi uma população em situação subumana, obrigada a viver em condições precárias de habitação, sem serviços públicos, com esgoto a céu aberto e todas as mazelas típicas da pobreza.

Constatei, nos contatos e encontros com moradores, muito descrédito com a política e mesmo forte revolta com os políticos. Revolta, aliás, compreensível frente à dureza da vida real, dos problemas do cotidiano e do descaso do poder público.

O volume de queixas da população é muito grande. Nos contatos com as mulheres, se verifica muita frustração com relação ao atendimento da saúde pública, devido à falta de instalações, de equipamentos e mesmo de servidores em número suficiente para bem atender as famílias.

Há regiões na cidade, também, onde se verifica a forte presença do crime organizado e até cancelas fechando ruas e becos, nas quais só se entra mediante autorização dos comandos locais.

Eu não diria que Guarulhos precisa ser refundada. Mas todo o planejamento precisa ser refeito, com a fixação de prioridades, definição de obras e de prazos para fazer o que tiver de ser feito.

A pergunta é: um prefeito e um conjunto de secretários darão conta de tudo isso? Não darão. O prefeito pode até ser – e deve – centro inteligente, articulador e realizador. Mas o governo terá de mobilizar a sociedade, por meio de suas instituições, bem como os poderes públicos, entre os quais um Legislativo mais ágil, mais articulado e mais ligado às demandas reais dos cidadãos.

Fator humano - Planejamento, estratégias, metas, ações e diálogo, tudo isso será imprescindível para a cidade. Mas nada será efetivamente mudado se o gestor não tiver o fator humano no centro das políticas públicas e de seu plano de governo.

A economia de mercado, por mais moderna e avançada, pode dinamizar a vida de uma cidade. Mas o mercado não tem a dimensão humana em seu centro. Essa dimensão cabe ao gestor público, pois só o Estado eficiente, transparente e articulado com as forças vivas da sociedade poderá agregar essa dimensão humana, levando ações, obras, programas e esperança a cada morador da nossa cidade.

É nesse sentido que devemos direcionar nossas energias e vontades, com muito trabalho, sabedoria e diálogo com a população.

Sucesso - A vontade popular é sagrada. Boa sorte ao futuro prefeito Guti e a toda a sua equipe.


José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 2 de novembro.


Campeonato de futebol tem nova rodada eliminatória


A segunda rodada da terceira fase do 23º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos será disputada domingo (6), com mais dois jogos: Projinox x Perfil Líder; e Elecon x Flexform. Projinox e Elecon podem garantir vaga nas semifinais, desde que vençam.

Todos os jogos serão realizados no gramado sintético do Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada gratuita para os torcedores.

Tabela - Confira a tabela completa do 23º Campeonato em nosso site.


VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

CAMPANHA SALARIAL 2016
Sindicato realiza assembleia
para avaliar propostas patronais


Diretor Nildo distribui boletim na Facchini

Clique aqui e leia

O Sindicato realiza na próxima quarta (9) assembleia decisiva, que vai avaliar as contrapropostas patronais e deliberar sobre os rumos da nossa Campanha Salarial. Os diretores e assessores já estão percorrendo as fábricas da base, distribuindo boletim que convoca a todos, sócios e não-sócios, para comparecer a essa importante assembleia.


Presidente Pereira

PEREIRA - Como todos sabem, nossas negociações coletivas são feitas com diversos grupos patronais, de diferentes setores da metalurgia. Nosso presidente José Pereira dos Santos ressalta: “As negociações salariais deste ano estão muito difíceis. Só a pressão da categoria será capaz de trazer avanços”.

O Brasil atravessa uma época de grave crise econômica e política. A classe trabalhadora precisa, mais do que nunca, estar unida e mobilizada. A força da nossa união é que vai definir os resultados da campanha salarial.

PARTICIPE - A assembleia ocorrerá dia 9 (quarta-feira) na sede do Sindicato (rua Harry Simonsen, 202, no auditório, 5º andar). A primeira convocação será às 17h30. A segunda, às 18 horas.

União, participação e empenho de luta. É isso que fará a diferença!

Mais informações:
https://www.metalurgico.org.br/home.php

Trabalhadores da Tubocerto conquistam café da manhã



Metalúrgicos com diretores Knupp e Nildo

O Sindicato negociou com sucesso o atendimento de uma antiga reivindicação dos cerca de 80 funcionários da Tubocerto (Arujá). A partir de janeiro, a empresa vai fornecer café da manhã aos trabalhadores. A conquista foi apresentada aos companheiros em assembleia realizada na terça (1º), conduzida pelos diretores Augusto Knupp e Elenildo Queiroz Santos (Nildo).

Knupp, que coordena nossa subsede em Arujá, comenta: “Os funcionários reivindicavam o café da manhã, mas a empresa não abria negociação. Nós insistimos, até que tivemos sucesso". A Tubocerto pediu um prazo até janeiro, para tomar as providências necessárias, como adequação do refeitório e obtenção de laudo da Vigilância Sanitária. de Arujá”. A empresa fabrica tubos de aço trefilados.

Companheiros aprovam PLR na Prensal e Eletro Liga

O Sindicato realizou, dia 27, mais duas assembleias que aprovaram as propostas de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) negociadas com as empresas. Veja os acordos:

Prensal (Jardim Munhoz) - A assembleia com os cerca de 50 metalúrgicos foi conduzida pelos diretores Evandro Pereira e Lúcia Ottone de Amorim. A PLR será paga no próximo ano, com vencimento em maio e junho.

Eletro Liga (Cumbica) - O benefício será pago de uma só vez pela empresa, que tem 35 funcionários. A proposta foi apresentada pelo diretor Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa), com apoio do assessor Mariano. O pagamento sai em fevereiro de 2017.

Campanha de sindicalização chega em mais três fábricas



Roseli e Jau com novos sócios

A sindicalização fortalece as lutas da categoria e propicia acesso a uma ampla lista de convênios (nas áreas de educação e saúde), serviços e ótimas opções de lazer (Clube de Campo, em Guarulhos; hotel-fazenda, em Vargem; e Colônia de Férias, em Caraguatatuba).

Visitas - Por isso, a campanha para ampliar nosso quadro associativo segue forte na base. Na terça (1º), nossos diretores e assessores estiveram na Soluções Usiminas (Jardim São Roque), que tem mais de 500 funcionários. Nesta quinta (3), a visita foi na Tecnoestamp; e dia 11 de novembro, das 11 às 14 horas, estaremos na Sil (Cumbica).

Se você quiser agendar uma visita de sindicalização em sua empresa, ligue 2463.5300. Fale com um dos nossos diretores.

Marcamos presença em ato que encerrou o Outubro Rosa



Ato na Força finaliza campanha

A diretora Sonia Regina Dombski e a assessora Sandra Santos representaram o Sindicato no encerramento da campanha Outubro Rosa, atividade sobre prevenção do câncer de mama organizada pela Secretaria da Mulher da Força Sindical/São Paulo em parceria com a Força Nacional. O ato, na tarde da segunda (31), mobilizou cerca de 100 sindicalistas.

O oncologista Pedro Nazareth Aguiar foi um dos palestrantes convidados. Ele falou sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce.

O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no mundo, segundo a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer. As chances de cura podem chegar a 95% quando é detectada no início.

Meu Futuro e futebol são temas do Voz do Trabalhador



Elizeu e Roberto no estúdio do Voz

O programa Voz do Trabalhador desta sexta (4) traz entrevista com o vice-presidente do Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, Elizeu Cipriano. Ele fala sobre as atividades da instituição e convida para o churrasco beneficente de inauguração da cobertura da quadra poliesportiva da entidade, dia 19.

O programa mostra também reportagem sobre o jogo entre Elecon e U-Shin, disputado domingo (30) pelo 23º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos.

Assista - O Voz do Trabalhador vai ao ar toda sexta, a partir das 19 horas, pela TV Guarulhos (canal 3 da NET). Na internet, https://www.tvguarulhos3.com.br/. Apresentação de Roberto Samuel.

Repudiamos decisão do STF que prejudica aposentados


O Sindicato divulgou nota, dia 27, manifestando veemente repúdio à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que acabou com a possibilidade de desaposentação. Com a decisão, o STF extinguiu 182 mil ações, impedindo cinco milhões de aposentados que voltaram ao mercado de trabalho de atualizar o valor dos benefícios.

Para nosso Sindicato, a decisão da Corte configura confisco pelo Estado das contribuições desses aposentados – entre 8 e 11% do salário – sem lhes oferecer qualquer contrapartida.

Na nota, apoiamos a iniciativa do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical (Sindnapi) de encaminhar denúncia à ONU, por entender que a decisão do Supremo fere direitos humanos e a própria Constituição.

Personagem do mês
Dr. Marcílio Penachioni: do rádio ao Direito do Trabalho


Um dos mais renomados advogados trabalhistas da cidade, com 26 anos de atuação em nosso Sindicato, o dr. Marcílio Penachioni cuida, com sucesso, dos direitos dos metalúrgicos.

Natural de Valparaíso, no Interior paulista, ele tem uma curiosidade em sua vida profissional: trabalhou dos 14 até os 19 anos na Rádio Valparaíso, quando decidiu se dedicar ao Direito e se formar em advocacia, especializando-se em relações do trabalho.

Confira em nosso
site.

Ginásio poliesportivo do Clube recebe evento de MMA


O Sindicato promove dia 12 de novembro (sábado), às 10 horas, lutas de MMA (Mixed Martial Arts, ou em português, “Artes Marciais Mistas”). Os combates acontecerão em nosso ginásio poliesportivo, no Clube de Campo (Parque Primavera), reunindo alguns dos principais nomes do esporte em São Paulo.

Celso Kawabata, organizador do evento, destaca que o ingresso será um quilo de alimento não-perecível. Toda a arrecadação será destinada ao Meu Futuro, projeto social idealizado pelo Sindicato que atende mais de 170 crianças e jovens carentes do Parque Primavera.