Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 209 • 5/3/2015
Luta urgente!

É antiga a luta dos povos contra os impostos. Essa luta cresce quando Estados e governos decretam impostos abusivos e sem retorno efetivo para a sociedade.

No Brasil colonial ficou famosa a “derrama”, que estimulou a própria Inconfidência Mineira. Portugal já ficava com 20% do que era extraído nas minas. Porém, resolveu aumentar as taxas e apertar a fiscalização. Esse abuso atiçou a revolta dos mineradores e dos setores mais avançados da população.

O aumento de impostos e de taxas não decorre só da vontade exclusiva de governantes. Uma forma de arrochar a sociedade é o aumento da taxa básica de juros e outras. O poder financeiro pressiona o governo e este aumenta juros e taxas. Essa prática extorsiva encarece a vida do setor produtivo e dos trabalhadores. Quem ganha é o setor financeiro, como se vê nos balanços dos bancos.

A pressão por mais impostos é cíclica. Neste momento, o Brasil vive uma aceleração desse ciclo. O pacote fiscal reduz direitos e benefícios a fim de cortar gastos públicos. A recente suspensão da desoneração da folha de pagamentos restabelece a pesada carga fiscal. Vai, primeiro, punir o setor produtivo e, depois, gerar desemprego.

Quando o governo aumenta taxas e impostos, a sociedade reage. Essa reação costuma ser ampla, pois mobiliza desde o grande industrial até o operário mais modesto, que vê a produção cair e o seu emprego correr risco.

O sindicalismo é o setor organizado que mais combate o imposto abusivo e o juro alto. A experiência da classe trabalhadora ensina que ela própria é quem mais sofre com ajustes fiscais e aumento de taxas e juros. Por isso, desde meados de janeiro, o sindicalismo está indo às ruas e irá de novo dia 18.

O movimento sindical sabe que, sozinho, não consegue fazer o governo reverter as medidas impopulares ou produzir reviravoltas no Congresso Nacional. Por isso, busca apoio de outros segmentos, entre os quais o setor produtivo.

Recentemente, o Sindicato dos Metalúrgicos fez Seminário tendo a questão industrial como um dos focos principais. É hora de reagir, de forma articulada. Essa luta precisa combater também o capital financeiro, cuja ganância gera crises, provoca desemprego e impõe sofrimento a milhões de pessoas.

Não é tarefa fácil. Mas faz parte da missão de quem quer um País justo, um Estado a serviço da Nação e que não ceda à exploração econômica, especialmente a exploração imposta pelo capital financeiro. É uma luta urgente!

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 4 de março de 2015.


Indique um amigo para receber o boletim Expresso Metalúrgico
E-mail: boletim@metalurgico.org.br
 

Amigos Metalúrgicos
e Scai decidem título
no futebol

As equipes da Maxion/Borlem – Amigos Metalúrgicos (Itapegica) e Metalúrgica Scai (Parque Brasília) decidem domingo (8) o 21º Campeonato de Futebol, categoria principal. A partir das 10h30, no gramado sintético do Clube de Campo (Parque Primavera).

Na preliminar, às 8h30, Yamaha (Jardim Cumbica) e Prec-Tech (Itapegica) disputam a terceira colocação.

As vagas foram garantidas na semifinal, dia 1º de março. Na primeira partida, Yamaha e Maxion/Borlem – Amigos Metalúrgicos empataram em 1 a 1, mas a Amigos venceu nos pênaltis por 5 a 4. No segundo jogo, a Scai ganhou da Prec-Tech por 3 a 2.

Tabela - Confira a tabela completa e atualizada em nosso site (www.metalurgico.org.br).

Combate à LER/Dort
teve atos no calçadão
e porta de fábrica

O Sindicato realizou vários atos dia 27 de fevereiro, para marcar o Dia Mundial de Combate às LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). As atividades ocorreram no calçadão da rua D. Pedro, em conjunto com o Cerest e Secretaria Municipal da Saúde e outros Sindicatos.

À tarde, nosso diretor Elenildo Queiroz Santos, que responde pelo Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador no Sindicato, coordenou ato com os 300 funcionários da Grampos Aço (Bonsucesso). Nildo levou aos trabalhadores informações sobre diagnóstico, prevenção e tratamento das chamadas doenças ocupacionais.


Utilize a rede de
lazer do Sindicato
Clube de Campo completo, em Guarulhos; bela Colônia de Férias na praia, em Caraguá; belíssimo Hotel-fazenda em Vargem. Tudo isso é do metalúrgico. Fique sócio. Desfrute!



Comemore com o Sindicato
o Dia da Mulher. Neste sábado


Celebração da data em 2014 reuniu diretores e centenas de metalúrgicas

O Sindicato realiza sábado (7) evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Serão várias atividades, a partir das 13h30, no auditório da nossa sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro).

A organização está a cargo do Departamento Feminino do Sindicato, formado pelas diretoras Sônia Dombski, Roseli do Carmo e Lúcia Ottone do Amorim.

Roseli destaca: “Teremos ginástica laboral, palestra sobre a violência contra a mulher e coquetel no encerramento. E preparamos várias surpresas durante todo o evento”. Haverá sorteio de brindes.

A participação é aberta para sócias ou não. Compareça: sábado, às 13h30, na sede.

Apoiamos demitidos da MTP na reintegração de posse

Os trabalhadores demitidos pela MTP (Jardim São Roque), que há 40 dias fazem plantão na fábrica para evitar que o maquinário seja retirado, deixaram na manhã de quarta (4) o espaço que ocupavam dentro da empresa. Eles cumpriram decisão da Justiça, que expediu liminar favorável à MTP.

Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) diz: “A decisão judicial foi cumprida, pacificamente. Mas continuaremos acampados do lado de fora, em frente ao portão principal da fábrica”.

Pereira e Almeida definem seminário sobre indústria

Será dia 14 de abril, às 10 horas, na sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro), o Seminário com trabalhadores, empresários e poder público, que vai debater meios de defender a indústria de Guarulhos e estimular nosso parque fabril.

O agendamento foi definido quarta (4), durante encontro no Paço Municipal, entre sindicalismo e Prefeitura. Participaram o presidente José Pereira dos Santos e os diretores Josinaldo José de Barros (Cabeça) e José Barros da Silva Neto.

Carta - No encontro, Pereira entregou ao prefeito a “Carta de Vargem”, documento aprovado em nosso Seminário de Avaliação e Planejamento. Focada na defesa dos diretos e do emprego, a “Carta” chama a sociedade organizada a defender a indústria enquanto esteio do desenvolvimento.


Presidente Pereira e prefeito Almeida em reunião no Paço Municipal

Protestamos contra pacote na Gerência do Trabalho


Cabeça fala no ato em defesa dos direitos
Na manhã de segunda (2), nosso Sindicato participou de ato contra as Medidas Provisórias 664 e 665, que dificultam acesso ao seguro-desemprego, abono salarial e pensão por morte, entre outros benefícios. O protesto ocorreu em frente à Gerência Regional do Trabalho, no Bom Clima.

Além da manifestação contra o pacote fiscal do governo, o ato rechaçou o fim da desoneração da folha de pagamento das empresas, que traz de volta a carga tributária pesada. Mais cinco Sindicatos ligados à Força Sindical participaram: Servidores Municipais (Stap), Químicos, Vigilantes, Têxteis, Gráficos, além da Associação de Aposentados Metalúrgicos. A organização foi da Regional da Força Sindical.

Greve na Grazzimetal garante PLR 13,3% maior

Os 150 funcionários da Grazzimetal (Jardim Novo Portugal) cruzaram os braços por 36 horas, reivindicando aumento na Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR). A ação na fábrica foi conduzida por nosso secretário-geral Célio Ferreira Malta, que é funcionário da empresa. Resultado: o benefício subiu 13,3%, com pagamento em setembro e março próximos. A empresa tentou jogar o valor para baixo, mas foi vencida pela luta dos companheiros.

Raft - Os cerca de 150 companheiros da empresa, no Jardim Otawa, aprovaram quinta (5) a proposta de PLR negociada pelo Sindicato. O benefício terá um mínimo garantido de R$ 998,00, podendo chegar a R$ 1.950,00, conforme metas. O pagamento será em março.

Gileno é o entrevistado no Voz do Trabalhador


Gileno e Júlio Abreu na TV Destaque
O deputado estadual Gileno, ex-vereador em Guarulhos e eleito nas últimas eleições pelo PSL, com 34.953 votos, é o entrevistado do programa Voz do Trabalhador desta semana, na TV Destaque. O programa é exibido sábado (7) e domingo (8), das 19 às 20 horas.

Assista - Sábado e domingo, das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Seminário de Avaliação é destaque no jornal da categoria


Trabalhadores da Raft leem o jornal

A edição de fevereiro do Jornal Sindical está chegando às fábricas. A manchete informa as ações da diretoria, para colocar em prática as resoluções do Seminário de Avaliação e Planejamento de 2015 – que reuniu a diretoria e assessorias.

O evento teve como tema “Direitos. Emprego. Indústria Forte!”. No Seminário, foi aprovada a “Carta de Vargem”, que está reproduzida na página 7 do jornal.

O Jornal Sindical tem muito mais. Conquistas na base, ações sindicais, esporte e lazer. Leia!

Caso ainda não tenha chegado até sua empresa, peça o seu no Sindicato. Ligue 2463.5300.

VISITE NOSSO SITE!Leia o blog de nosso presidente PereiraSiga o Sindicato
no Facebook
Nosso site é ágil e dinâmico,
um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Espaço para o debate de ideias,
o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos