Visualização da Newsletter

Unidade metalúrgica

Aprendi o valor político da palavra unidade ao militar no antigo Partidão, na década de 80. Para os comunistas, a unidade é algo a ser construído e conservado permanentemente. Aliás, o jornal do partido se chamava “Voz da Unidade”.

No dia a dia do sindicalismo, vivencio na prática o valor da unidade entre um grupo, uma fábrica ou numa categoria profissional. Na condição de presidente de um Sindicato e também na qualidade de dirigente nacional da Força Sindical, adoto sempre uma postura de mediação e unidade.

Aproveito a bela e recente manifestação do Papa Francisco - ao ressaltar a comunhão de ideais entre comunistas e cristãos - para lembrar uma passagem bíblica, que registra a seguinte fala de Cristo: “Porquanto, onde se reunirem dois ou três em meu Nome, ali Eu estarei no meio deles”.

Estamos vivendo um momento de grave crise mundial e nacional. A crise tem muitas causas. Mas já vivi o suficiente para entender que um dos sinônimos de crise é a palavra divisão. Dividir é quebrar, é desperdiçar forças, é aprofundar divergências, em vez de construir convergências. Lembro do histórico sindicalista Luiz Tenório de Lima (o Tenorinho) que muitas vezes chegava a uma reunião e já ia dizendo: “Vamos ao que nos une!”

Faço todas as considerações para valorizar um fato que acaba de ocorrer no Sindicato dos Metalúrgicos, que é a inscrição de única chapa para as eleições que vão acontecer dias 14 e 15 de dezembro. Somos um grupo de 24 pessoas, de formações diferentes, com opções políticas variadas, com diversidade cultural, etária e religiosa, mas juntas pela compreensão de que precisamos ser unidos, atuar de forma coesa e praticar a velha e boa unidade.

A “Chapa 1 - União e Ação” não está apenas utilizando um slogan ideológico. É mais que isso. Nossa chapa une-se em torno da defesa da democracia, dos direitos trabalhistas e sociais, em prol do emprego, pela ampliação de conquistas e para que o trabalho seja um valor central e não só um subproduto secundário do mercado.

De 2003 a 2014, em todos os anos, os metalúrgicos conseguiram aumento real de salário, levamos para quase 100% da base o pagamento de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados), agregamos direitos à Convenção Coletiva, melhoramos os serviços aos sócios e, dentro do possível, colocamos o Sindicato na linha de frente das lutas sociais e cidadãs.

Sem união, sem coesão, sem unidade na diversidade, teríamos nos perdido no caminho, gerando perdas para os trabalhadores e desagregação da categoria.

Voto - Peço a cada sócio e sócia do Sindicato que procure a sede ou outros locais de votação, dias 14 e 15. Uma grande votação será uma forma concreta de reafirmar nossa unidade, olhar para o horizonte a caminhar adiante, porque, como diz o ditado, “é pra frente que se anda”.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 16 de novembro.


Leia o Blog do
presidente Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com

VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

Chapa 1 reafirma compromissos
com o emprego e os direitos

Sindicato realiza eleições em dezembro. Nossos associados irão às urnas dias 14 e 15, a fim de eleger a diretoria da entidade. A categoria marchará unida no processo eleitoral, pois somente uma chapa – “Chapa 1 - União e Ação” – se inscreveu. O prazo oficial de inscrição de chapas expirou dia 8 de novembro.

A chapa da unidade é liderada pelo atual presidente José Pereira dos Santos e integrada por mais 23 companheiros e companheiras de diversas fábricas da nossa base.

Compromissos - As lutas por emprego, salário e segurança no trabalho formam o tripé da Chapa 1. Pereira diz: “Temos responsabilidade com a história de lutas iniciada em 1963 pelos fundadores do Sindicato. Os ideais de mais democracia, justiça e inclusão social permanecem vivos”.

Para o vice Josinaldo José de Barros (Cabeça), é hora mobilizar a categoria nas fábricas para resistir e fortalecer a luta em defesa das conquistas trabalhistas e cidadãs. “Nossa Chapa nasce comprometida com essa luta. Nenhum direito a menos”, ele comenta.

Vote - Haverá urnas na sede, nas fábricas maiores e também urnas itinerantes.

Informações - Na Secretaria do Sindicato ou em nosso Jurídico. Telefone 2463.5300.

Negociação avança e fecha acordo salarial na fundição



Cabeça durante assinatura de acordo

Após longas negociações, conseguimos fechar acordo salarial para os trabalhadores nas empresas do setor de fundição. Nosso Sindicato foi representado na assinatura, dia 11, pelo vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça).

Inflação - O acordo assegura reposição do INPC de 8,5%, em duas vezes, além do pagamento de abono de 20%. Foram renovadas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho no setor.

Outros - Os grupos Sindipeças (setor de autopeças), parte do Grupo 19-3 (Simefre, Siamfesp e Sinafer), Grupo 2 (Sindmaq e Sinaees) e Estamparia de Metais (Siniem) também já assinaram. Parte do grupo patronal 19-3 e também o Grupo 10 se recusam a negociar. O Sindicato está fazendo assembleias nas empresas, a fim de pressionar os patrões.

Sindicato negocia e obtém aumento de 300% na PLR da Vib-Tech



Diretor Nildo na Vib-Tech

O Sindicato acaba de fechar mais um ótimo acordo de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), que vai beneficiar os 30 funcionários da empresa, instalada em Arujá. O valor subiu 300% e pode chegar a R$ 2.000,00. Os trabalhadores recebem de forma integral, em novembro.

A assembleia foi coordenada pelos diretores Elenildo Queiroz Santos (Nildo) e Augusto Knupp, que é responsável pela subsede de Arujá.

Também foram aprovadas propostas na TS/TK3 (Cidade Aracília), Dannen (Parque Harami) e Oxiléo (Jardim Cumbica).

TS/TK3 - Os cerca de 100 empregados da empresa recebem o benefício, de forma integral, em janeiro de 2017. A assembleia foi conduzida pelos diretores José Carlos Santos Oliveira (Chorão) e José Barros da Silva Neto.

Dannen - A PLR teve aumento de 10%, podendo chegar a R$ 1.100,00 se cumpridas as metas. O pagamento será integral, ainda em novembro. Chorão e Barros apresentaram a proposta.

Oxiléo - A diretora Roseli Lima, com apoio do assessor Feijão, apresentou proposta aos 12 funcionários da empresa. O pagamento será em novembro e fevereiro próximos.

Justiça garante adicional a demitidos da Corona

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) acatou dia 10, pleito do nosso Jurídico, determinando pagamento de adicional de 10% do salário, por ano trabalhado, a cada funcionário dispensado pela Corona, que fechou a unidade do Bonsucesso em agosto.

Na época da demissão, o Sindicato tentou negociar um pacote de benefícios aos dispensados. Porém, a Corona não quis pagar nada além das verbas rescisórias.

A maioria dos demitidos tinha mais de dez anos de casa.

Pereira presidirá entidade sindical internacional



Pereira durante congresso da CSPLP

Nosso presidente Pereira foi eleito na segunda (14) presidente da Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa (CSPLP). A eleição, por 17 votos a favor e uma única abstenção, aconteceu em Lisboa, durante o VIII Encontro de sindicalistas da Comunidade.

Pereira afirma: “A eleição valoriza o sindicalismo brasileiro. O presidente da entidade tem um papel próprio de sua função, mas minha meta é fazer uma gestão com ampla participação das entidades que compõem a CSPLP”.

Países - Formam a Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa as seguintes nações: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Macau, Timor Leste, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Thomé e Príncipe. Antes da abertura do VIII Congresso, ocorreu 2º Encontro de Mulheres.

Marcha e entrega de prêmio celebram Consciência Negra

O Sindicato participa das comemorações pelo Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro que este ano cai no domingo. Mais uma vez, estaremos representados na Marcha da Consciência Negra, promovida pela Coordenadoria da Igualdade Racial da Prefeitura.

O tema desta edição é “Guarulhos contra o racismo. Nenhum direito a menos”. Nossa assessora Sandra Santos, que integra a coordenadoria, informa: “Vamos participar com diretores e assessores. É uma justa homenagem”. A Marcha começa às 9 horas e percorrerá ruas da região central.

Prêmio - Este ano, pela segunda vez, nosso Sindicato vai entregar o Prêmio Abdias Nascimento a pessoas que se destacaram em ações que valorizam a cultura e os afrodescendentes. Será nesta sexta (18), das 14 às 17 horas, na sede.

Voz do Trabalhador entrevista ex-presidente do Sindicato



Chicão será entevistado no Voz

O programa Voz do Trabalhador desta sexta (18) apresenta entrevista com Francisco Cardoso Filho (Chicão), ex-presidente do Sindicato e ex-vereador em Guarulhos.

Também será exibida matéria sobre a entrega ao Instituto Meu Futuro dos alimentos arrecadados no 21º Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador.

O Voz é exibido às 19 horas pela TV Guarulhos (canal 3 da NET). Assista também pelo site www.tvguarulhos3.com.br. Apresentação do jornalista Roberto Samuel.

Semifinais do futebol serão disputadas domingo no Clube


A rodada disputada domingo (13), no gramado sintético do Clube de Campo (Parque Primavera), definiu os quatro semifinalistas do 23º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos. A semifinal será disputada domingo (20) pelas equipes da Elecon (Bonsucesso), Perfil Líder (Jardim das Nações), U-Shin (Jardim Santo Afonso) e Steel-Rol “A” (Jardim Santa Helena).

Jogos - Elecon enfrentará a Perfil Líder, a partir das 9 horas, e a Steel-Rol “A” joga contra a U-Shin na sequência. Os vencedores decidem o título dia 27, a partir das 10h30; os perdedores jogam na preliminar, em disputa da terceira colocação. A entrada é gratuita para torcedores.

Tabela - Confira a tabela completa do 23º Campeonato em nosso site.