Visualização da Newsletter

Forças vivas
da Nação

A democracia é o regime que possibilita equilíbrio social. Não resolve todas as desigualdades, mas possui recursos que podem tornar a sociedade mais equilibrada, justa e pacífica.

As entidades de trabalhadores sempre defenderam a democracia, por entender que o regime democrático é o que possibilita lutas, pressões e negociações entre as partes. Nesse regime, quando as partes em conflito não chegam a acordo, as instituições do Estado fazem a mediação ou arbitram soluções. É o caso, por exemplo, da Justiça do Trabalho, que tem caráter conciliatório.

No ambiente democrático, as forças vivas da Nação podem se expressar, fazer pressão legítima e também defender seus interesses legítimos. Os governantes devem estar atentos a esses movimentos, evitando criar obstáculos e atuando, sempre, na busca de soluções.

Com a Constituição de 1988, o Brasil restabeleceu o Estado de Direito, permitindo a liberdade individual e o direito de existirem movimentos e organizações coletivas desatreladas do Estado. A Constituição tem forte conteúdo social e um espírito conciliatório e tolerante. Até por volta de 2013, esse espírito de tolerância e conciliação vigorou entre nós. Mas, por razões que não cabe discutir aqui, esse sentimento vem perdendo força nos últimos anos.

A arrogância de uns, a prepotência de outros, criaram um ambiente hostil em muitas áreas da sociedade, estimulando uma desmedida agressividade ao debate político, intolerância ideológica e mesmo preconceito contra grupos minoritários.

Eu vejo essas situações com preocupação e lembro que foi contra a intolerância e a violência que os brasileiros lutaram pelo fim da ditadura, pela volta do Estado de Direito e por uma Constituição socialmente avançada e politicamente progressista.

Semana passada um grupo de direita invadiu a Mesa da Câmara dos Deputados, com palavras de ordem agressivas e postura antidemocrática. Saúdo as Centrais Sindicais que, de pronto, emitiram nota de repúdio, lembrando que sem tolerância e debate democrático não tiraremos o Brasil da grave crise econômica e política onde nos encontramos.

A pior forma de construir o futuro é ficar perdido na discussão interminável sobre os culpados por erros do passado. Quando vou a uma porta de fábrica ou participo de reunião com trabalhadores, vejo que todos, sem exceção, querem resolver os problemas do presente e avançar para um futuro melhor. São pessoas simples e práticas. Eu penso que quando os líderes mais expressivos não orientam os rumos é no povo simples e nas forças vivas da Nação que devemos nos orientar.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 23 de novembro.


Enquete indaga trabalhador sobre importância do Sindicato

Nosso site está com nova enquete. A pergunta é: "Por que o Sindicato é importante para o trabalhador?" Como opções de resposta, os metalúrgicos podem escolher entre a) Porque consegue negociar melhores salários; b) Porque oferece muitos serviços e benefícios; e c) Porque defende o trabalhador nas demandas com os patrões.

Na enquete anterior perguntamos "Por que é importante acompanhar as negociações salariais?" Veja o resultado: Garante e amplia direitos, 84.2% dos votos; fortalecimento do Sindicato, 15,8% dos votos; melhoria das cláusulas econômicas não recebeu votação.

Participe da nova enquete. Vote!


Leia o Blog do
presidente Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com

VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

Categoria participa nesta sexta
de atos em fábricas, INSS e BNDES

Nosso Sindicato participa nesta sexta (25) de mais uma importante mobilização nacional, convocada em conjunto pela Força Sindical e outras sete Centrais. O movimento deve parar locais de trabalho e fazer atos em diversos pontos do País. Vamos protestar contra ataques a direitos e cobrar medidas pela retomada do crescimento da economia, com geração de empregos.

As manifestações devem começar às 6h30 em portas de fábricas, em diversas regiões de Guarulhos. Às 11 horas, uma delegação guarulhense segue para a região central de São Paulo, onde haverá ato unificado em frente ao INSS (viaduto Santa Ifigênia). O protesto será contra a reforma da Previdência e o aumento do limite de idade para se aposentar.

BNDES - A Força marcou ato em frente ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, na Zona Sul paulistana. Os metalúrgicos de Guarulhos participarão. Nosso presidente José Pereira dos Santos afirma: “O banco estatal precisa fomentar a atividade econômica. Cobraremos também do governo que, ao liberar crédito, exija conteúdo nacional para os setores automobilístico, petroleiro e outros. Sem isso, seremos sempre colônia dos países ricos”.

Campanha Salarial
Sindicato pressiona e inicia negociação direta com empresas



Jau e Célio com metalúrgicos da Sil

Com acordos salariais fechados nos grupos patronais mais importantes na base, nosso Sindicato parte para negociar diretamente com as empresas dos segmentos onde as negociações com a Federação dos Metalúrgicos não avançaram.

Entre os sindicatos patronais que continuam resistindo em fechar o reajuste, estão alguns vinculados ao Grupo 19-3 e Grupo 10.

Na segunda (21), houve assembleia com os cerca de 200 funcionários da Sil (Cidade Industrial, Cumbica). Os trabalhadores aprovaram, por unanimidade, que o Sindicato inicie negociações diretamente com a direção da empresa.

A assembleia foi conduzida pelo secretário-geral Célio Ferreira Malta e o diretor José João da Silva (Jau). Célio diz: “Tivemos total apoio dos companheiros da fábrica para negociar individualmente. É o que vamos fazer”. A Sil faz parte do segmento patronal Sindicel (condutores elétricos, trefilação e laminação de metais não ferrosos), vinculado ao Grupo 19-3.

Assembleias - Estão agendadas cinco assembleias para sexta (25), logo nas primeiras horas da manhã, em empresas dos grupos 19-3 e 10.

Trabalhadores da Dyna elegem 12 integrantes da Cipa



Carioca e Nildo com os novos cipeiros

Os funcionários da Dyna (Itapegica) elegeram os 12 novos integrantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Nossos diretores Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa), Elenildo Queiroz Santos (Nildo) e José Pedro da Silva (Carioca) acompanharam a eleição, realizada dia 17.

Foram apurados 327 votos. Jailson de Araújo Alves, trabalhador da montagem de braço, foi o preferido dos eleitores, com 72 votos. Fala Mansa, que é funcionário da Dyna, comenta: “Tivemos uma eleição concorrida, com vários candidatos. Os eleitos estão comprometidos com a segurança e a saúde dos companheiros”.

Eleitos - Confira a lista de funcionários eleitos para a Cipa em nosso site.

Prêmio Abdias Nascimento é entregue pela segunda vez



Entrega do prêmio na sede

O Sindicato realizou, dia 18, a entrega do Prêmio Abdias Nascimento - Ano II. A cerimônia homenageou pessoas que se destacam na valorização da cultura e dos afrodescendentes. O evento fez parte das homenagens ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

Nosso auditório recebeu vários convidados. O presidente José Pereira dos Santos destaca: “O racismo ainda é um sério problema que precisamos enfrentar com firmeza. Só com igualdade, em todos os direitos e sem racismo, o trabalhador e o povo brasileiro poderão superar essas dificuldades”.

Homenageados - Luiz Carlos Soliano, Paulino Vieira Salvador, Antônio Pereira Santana Filho, Kleber Leão, Adriana Sacramento, a jornalista Renata Moreira, Márcia Terrible, Sílvia Julião, Vanessa Mendes e Júlio Antonio Apronatoti (ambos da Guiné-Bissau).

Prêmio - Abdias Nascimento foi escritor, poeta, ator, pesquisador, escultor, professor, deputado e senador que muito fez pela causa da igualdade racial no Brasil.

Eleição sindical terá urnas fixas na sede e subsedes


As eleições para diretoria do Sindicato ocorrem dias 14 e 15 de dezembro. O processo de votação terá início às 8 horas, em urnas fixas na sede e subsedes de Arujá e Mairiporã (Terra Preta). No dia 14, a coleta de votos vai até meia-noite; dia 15, o processo eleitoral será encerrado às 17 horas. A apuração tem início previsto para as 19 horas.

O coordenador do processo eleitoral, advogado Marcílio Penachioni, informa que também serão disponibilizadas urnas itinerantes. Elas percorrerão as fábricas da base para coletar votos nos locais de trabalho. Aguarde informações sobre o roteiro da urnas em nosso site.

Unidade - Nossa categoria seguirá unida no processo eleitoral, votando em massa na “Chapa 1 - União e Ação” – única inscrita no pleito. O dr. Marcílio destaca: “O direito do voto é intransferível, não sendo permitida a outorga de poderes, nem voto por correspondência. Aposentados que sejam sócios também votam”. Participe da eleição. Vote na Chapa 1.

Informações - Na Secretaria do Sindicato ou em nosso Jurídico, na sede. Telefone 2463.5300.

Voz destaca Prêmio Abdias, assembleia e Instituto Meu Futuro



Sandra Santos e Roberto Samuel 

O programa Voz do Trabalhador desta sexta (25), na TV Guarulhos, apresenta entrevista com a pedagoga Sandra Santos, assessora do Sindicato. Ela fala sobre o Prêmio Abdias Nascimento – Ano II. A entrega do prêmio terá matéria especial no programa.

A assembleia que aprovou os primeiros acordos fechados na campanha salarial, realizada dia 9 de novembro; e o churrasco beneficente no Instituto Meu Futuro, no sábado (19), também fazem parte das reportagens.

Assista - O Voz do Trabalhador vai ao ar toda sexta, a partir das 19 horas, na TV Guarulhos (canal 3 da NET). Também pode ser assistido pela internet, no site www.tvguarulhos3.com.br. Apresentação do jornalista Roberto Samuel.

Campeonato de futebol
Final será domingo entre Elecon e Steel-Rol. Prestigie!

As equipes da Elecon (Bonsucesso) e da Steel-Rol “A” (Jardim Santa Helena) decidem domingo (27) o título do 23º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos. Na semifinal, a Elecon bateu a Perfil Líder (Jardim das Nações) por 2 a 0; e a Steel-Rol ganhou da U-Shin (Jardim Santo Afonso) por 1 a 0. O Campeonato envolve 24 equipes e mais de mil metalúrgicos, todos sindicalizados.

Última rodada - U-Shin e Perfil Líder jogam às 9 horas, para definir a terceira colocação. Na sequência, às 10h30, haverá a grande decisão. Todas as partidas serão disputadas no gramado sintético do Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada grátis.

Tabela - Confira a tabela completa do Campeonato em nosso site.


Equipes da Steel-Rol e Elecon