Visualização da Newsletter

Os homens
e as obras

Mais importante que o indivíduo é o seu trabalho, são suas realizações, são suas obras. A obra humana, além de beneficiar a própria pessoa, pode trazer ganhos gerais e coletivos. Daí o seu valor social.

Quero falar de dois líderes políticos. O primeiro é João Goulart, o Jango, cuja morte completou 40 anos dia 6. Jango foi o único presidente brasileiro a morrer no exílio, pois a ditadura o impedia de voltar à Pátria.

O que ficará da figura do grande líder trabalhista e nacionalista? Ficará a sua obra, ficarão os seus princípios, ficarão as suas realizações. Mas de um líder político ficam também as ideias e os projetos. De Jango, vamos nos lembrar sempre das Reformas de Base, que ele defendia e pelas quais foi derrubado do poder em 1964.

Se aquelas reformas - principalmente a agrária, a educacional e a tributária - tivessem sido implementadas, as gerações atuais estariam vivendo num País mais desenvolvido, mais equilibrado e mais justo.

Outra grande figura que se vai é Fidel Castro. A exemplo de Jango, Fidel era também de família rica, mas não se conformava em ver seu povo humilhado e o país na condição de colônia dos Estados Unidos. A principal luta do Comandante foi assegurar soberania a Cuba e propiciar condições de vida para os cubanos.

Mal ou bem, Cuba erradicou o analfabetismo, é o país com o menor índice de mortalidade infantil das Américas e conseguiu desenvolver um padrão para sua medicina que, em muitas especialidades, está à frente inclusive de países do Primeiro Mundo.

Passados 40 anos da morte de João Goulart, sua história está sendo reescrita e o que ela revela é um presidente popular, progressista, aliado do povo e, reconhecidamente, um homem público honesto.

Fidel, quando ainda jovem advogado - e após ter sido ferido e preso - fez sua própria defesa no Tribunal, onde pronunciou a seguinte frase: - Os senhores podem me condenar. Mas a história me absolverá.

A revolução cubana preencheu os sonhos de várias gerações. Como todo regime revolucionário, cometeu grandes acertos e erros. Mas Fidel, Che Guevara, Raul e tantos outros barbudos que desceram da Sierra Maestra para implantar um regime socialista nos trópicos deixaram uma obra.

O tempo dirá quem estava com a razão e a história os julgará. O importante é que, diante dos desafios, homens como Jango e Fidel tentaram concretizar seus projetos em prol dos seus povos, procuraram deixar uma obra coletiva e de valor social.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 7 de dezembro


VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

Leia o Blog
do Pereira

Espaço para o debate de ideias, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com

Categoria unida elege diretoria
do Sindicato nos dias 14 e 15


Pereira e Raquel (integrante da Chapa 1) com diretores e trabalhadores da Bristol

Os metalúrgicos sindicalizados têm um compromisso com a cidadania na próxima semana. Dias 14 e 15 de dezembro, haverá eleição para escolha da diretoria da nossa entidade. Os novos dirigentes terão mandato de quatro anos.

Encabeçada pelo presidente José Pereira dos Santos, a “Chapa 1 - União e Ação” foi a única a se inscrever no pleito.

O coordenador do processo eleitoral, dr. Marcílio Penachioni, orienta que, para votar, é necessário apresentar a carteirinha de associado ou documento de identidade que tenha foto. “Nas urnas itinerantes, que percorrerão fábricas, os sócios também poderão apresentar o crachá da empresa. Na urna fixa, na sede, haverá necessidade de apresentação do documento”, explica.

Quem vota - Sócios que estejam em pleno gozo dos direitos conferidos pelo Estatuto. É necessário ter no mínimo seis meses ininterruptos de inscrição no quadro social e estar em dia com a mensalidade até 30 dias antes das eleições. É assegurado direito de voto ao associado que estiver afastado do trabalho para prestar serviço militar ou em gozo de benefício previdenciário, devendo, em qualquer hipótese, comprovar tais situações perante o Sindicato até 30 dias antes da eleição.

Urnas - No primeiro dia, 14 de dezembro, a votação na urna fixa será das 8h30 às 19 horas. Ficará em nossa sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos). No dia 15, a votação será das 8h30 às 17 horas. A apuração tem início previsto para as 19 horas.

Chapa - Clique aqui e veja a composição Chapa 1 – União e Ação

Mais 11 acordos salariais foram fechados na base



Nildo e Knupp na Modine

As negociações diretas com as empresas seguem a todo vapor. O Sindicato acaba de fechar mais 11 negociações individuais, com fábricas que pertencem a grupos patronais que não fecharam acordo na Campanha Salarial. Confira:

Gecede (Vila Galvão) - Acordo fechado nos moldes do assinado com parte do Grupo 19-3. Os metalúrgicos terão reajuste de 8,5%, com pagamento de 6% a partir de 1º de janeiro e 2,5% a partir de 1º de março. O abono será de 20%, em duas parcelas de 10% (agora em dezembro e fevereiro do próximo ano).

Viva Aer (Nova Bonsucesso) - Mesmo acordo do Grupo 19-3.

Modine (Bonsucesso) - A empresa vai pagar 4% em janeiro e 4,16% em abril, sobre os salários já reajustados no início do ano. Outra boa notícia é que o abono de 32% será pago de uma só vez, ainda em dezembro.

Polidora Rossini (Vila Galvão) - O reajuste será de 8,5%, com abono de 20%. O pagamento sai em duas parcelas: 6% a partir de 1º de janeiro; e 2,5% a partir de 1º de março, sobre os salários de 31 de outubro. Os trabalhadores recebem o abono em fevereiro de 2017.

Conexão (Arujá) - O reajuste salarial será de 8,5%, com abono de 20%. O pagamento sai em duas parcelas: 6% a partir de 1º de janeiro; e 2,5% a partir de 1º de março, sobre os salários de 31 de outubro deste ano. O abono sai em três parcelas: dezembro (6%), fevereiro (6%) e abril (8%).

Art Coating (Vila Nova Bonsucesso) - Aumento de 8% e abono de 32%. O reajuste será pago a partir de 1º de janeiro e o abono de 32% quitado com 10% até 8 de dezembro; 10% em janeiro; e 12% em abril.

Maxmol (Vila Endres) - O reajuste segue o aprovado no Grupo 19-3, com 8,5% a partir de 1º de novembro. Assim, não será pago abono salarial.

Perfitec (Mairiporã) - O reajuste será de 8,5%, a partir de 1º de novembro, sem abono salarial.

Mikro (Terra Preta, Mairiporã) - Reajuste de 8,5%, a partir de 1º de novembro, sem abono.

Hitachi (Arujá) - Aumento de 8,5%, a partir de 1º de novembro. Sem abono.

RLM (Macedo) - Reajuste de 8,5%, com 6% a partir de 1º de janeiro; mais 2,5% em 1º de abril, aplicados aos salários de 31 de outubro. O abono será de 20%, com pagamento de 5% em janeiro, 5% em fevereiro, 6% em março e 4% em abril.

Trabalhadores aprovam PLR na Art Coating e Carnevalli



Assembleia na Carnevalli

O Sindicato negociou e os cerca de 70 funcionários da Art Coating (Vila Nova Bonsucesso) aprovaram a proposta de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), referente a 2017. O valor teve aumento de 8% e o benefício será pago de forma integral, em março.

A assembleia foi conduzida pelo diretor José Carlos Santos Oliveira (Chorão), com apoio do assessor Valdir.

Carnevalli - O Sindicato negociou e os 162 funcionários da Carnevalli (Cumbica) vão receber a PLR ainda em dezembro. O valor do benefício será de R$ 1.300,00 para todos.

A assembleia foi coordenada pelos diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião), Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa) e José Dilton Braga (Vanuza), com apoio dos assessores Mariano e Araxá.

Aniversário da cidade é destaque no Voz



Elmi e Samuel no estúdio

O programa Voz do Trabalhador desta sexta (9), na TV Guarulhos, será especial sobre os 456 anos de fundação de nossa cidade. O convidado é o historiador Elmi Omar, que contará muitas histórias interessantes.

Também será exibida matéria sobre os serviços oferecidos pelo Sindicato nas subsedes de Arujá e Mairiporã (Terra Preta). Outra reportagem mostra a entrega do prêmio “Selo Empresa Inclusiva de Gênero e Raça”, promovido pela Prefeitura.

Assista - O Voz do Trabalhador é exibido toda sexta, a partir das 19 horas, na TV Guarulhos (canal 3 da NET). Também pode ser assistido pelo site www.tvguarulhos3.com.br. A apresentação é do jornalista Roberto Samuel. As reportagens são de Jonathan Silva.

Feriado muda atendimento na sede


Devido ao feriado desta quinta (8), em comemoração aos 456 anos de Guarulhos, a sede do Sindicato (rua Harry Simonsen, 202, Centro) não terá expediente de quinta a domingo. O atendimento encerrou às 18 horas da quarta (7), retornando às 8h30 da segunda (12).

As subsedes de Arujá (rua Silmar Montoni, 215, Center Ville) e Mairiporã (rua José Claudino dos Santos, 122, Jardim São Francisco II, Terra Preta) funcionam normalmente.

Lazer - Clube de Campo (Parque Primavera), Colônia de Férias (Caraguatatuba) e Hotel-fazenda Vista Linda (Vargem) terão atendimento normal.

Festa de encerramento do ano no Meu Futuro será dia 14


O Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro realiza na próxima quarta (14) a festa de encerramento do ano letivo, que reunirá crianças e jovens atendidos pela entidade. O evento ocorre às 10 horas, na sede do Instituto (rua Galáxia, 208, Parque Primavera).

Alexandra Gomes, administradora da instituição, informa: “Os alunos vão receber um kit de Natal, com presentes e uma cesta básica para a família”. A festa terá apresentações de teatro e coral com os alunos nestas áreas. O ano letivo para os alunos termina nesta sexta (9).