Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº301 • 12/1/2017

Novos governantes,
velhos desafios

Neste primeiro artigo do ano, quero renovar os votos de um feliz 2017 a todos os cidadãos. Venho também desejar sucesso aos novos prefeitos, vices, secretários e aos vereadores de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel, municípios onde nosso Sindicato tem base.

Os novos gestores assumem num momento de grave crise econômica, com muita confusão política e institucional no País. Os desafios, portanto, são enormes e as demandas da população certamente serão contínuas e crescentes.

Nosso Sindicato possui longa história de diálogo com os Poderes. A entidade, por não ter tutela partidária, se relaciona com todas as correntes políticas, respeitando quem tem mandato popular. Assim fizemos e assim nos conduziremos ante os atuais governantes. Vamos dialogar e propor, sem abrir mão de cobrar ou criticar.

A primeira cobrança que fazemos é para que as Prefeituras atuem em conjunto, se articulem de forma planejada, levando em conta as peculiaridades, necessidades e as demandas de uma região onde vivem mais de 1,5 milhão de pessoas.

Poucas regiões do Estado, e do País, têm o nosso potencial. Aqui, há uma grande população, mão de obra, território, recursos naturais, estradas do porte da Dutra, Fernão Dias e Ayrton Senna, além do aeroporto internacional de Cumbica, que é um enorme polo de serviços e de geração de negócios.

Em agosto do ano passado, o Sindicato promoveu um grande encontro da categoria, em Vargem, quando foi aprovada a “Carta aos Candidatos”, que foi amplamente divulgada em nossos meios e também pela mídia. A “Carta” será nosso roteiro junto aos governantes recém-empossados.

Indústria - Volto a insistir que devemos retomar a vocação industrial de Guarulhos e região. Precisamos reverter o esvaziamento, dar o necessário suporte às fábricas aqui instaladas e atrair novos empreendimentos, que gerem empregos, promovam desenvolvimento tecnológico e ajudem a elevar o padrão de vida da população.

Mas não basta. Precisamos investir maciçamente em educação e saúde, adotando também como prioridade o saneamento básico. É necessário, ainda, que os governos locais se articulem com o poder político estadual e nacional, por recursos e parcerias.

Exemplo - Atualmente presido a CSPLP - Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa. Nessa condição, manifesto pesar ante o falecimento de Mário Soares, grande líder português. Mário Soares foi um exemplo de lucidez e coerência. Portugal muito deve a esse líder combativo; a luta pela independência das antigas colônias também sempre contou com seu apoio; e os brasileiros, sobretudo os exilados da ditadura, sempre tiveram em Mário Soares um companheiro firme e solidário.

Exemplos assim nos enchem de esperança, num momento de tanta notícia ruim e de ataques a conquistas trabalhistas e sociais.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 11 de janeiro


VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

Leia o Blog
do Pereira

Espaço para o debate de ideias, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com

Sindicato reforça protesto
e cobra queda acentuada dos juros


Diretores e assessores no protesto em frente ao Banco Central, na Paulista

Mais uma vez, o Sindicato esteve na linha de frente da luta contra os juros altos. Delegação da nossa entidade participou de ato na manhã desta quarta(11) em frente à sede do Banco Central, na avenida Paulista, região central da Capital.

A manifestação, organizada pela Força Sindical e outras Centrais, ocorreu na mesma data em que o Copom (Comitê de Política Monetária) divulgou a primeira taxa básica de juros da economia (Selic) do ano. O objetivo foi pressionar o governo para baixar a taxa de forma mais acentuada.

Nosso presidente José Pereira dos Santos comenta: “Do orçamento anual de R$ 3,5 trilhões, o governo gastará R$ 1,7 tri com pagamento da dívida. Ou seja, não sobra pra investimentos e serviços públicos básicos”.

O vice-presidente do Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça), destaca: “Nós participamos de todos os protestos pela redução realizados no ano passado. Vamos continuar defendendo esta bandeira, porque juros menores são indispensáveis para que o País volte a crescer, criando mais empregos e mais justiça social”.

Participantes - A delegação foi composta também pelos diretores Eronides Rafael Galdino (Lula), José Dilton Braga da Silva (Vanuza), José João da Silva (Jau), José Carlos Santos Oliveira (Chorão) e Adriano Alves de Oliveira (Madeira), além dos assessores Elizeu, Feijão, Araxá e Valdir. A faixa do Sindicato dizia: “Baixar os juros e mudar a política econômica neoliberal”.

Queda - O corte na Selic de 13,75% para 13%, recebeu duras críticas por parte da Força Sindical, que defendia uma redução maior que os 0,75 ponto percentual definido pelo Copom.

Guarulhos é destaque em matéria da Globo News

A delegação do Sindicato foi destaque em reportagem do jornal Edição das 13, na Globo News, sobre o protesto contra os juros altos realizado na manhã desta quarta (11) pelas Centrais Sindicais, na avenida Paulista, em São Paulo.

Na matéria, com aproximadamente 1 minuto, nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) aparece fazendo discurso em cima do carro de som.

O vídeo mostra ainda nossos diretores e representantes das Centrais Sindicais que estavam presentes. A faixa exibida pelo Sindicato foi destacada.

Clique aqui e assista a reportagem.

Mobilização garante pagamento de atrasados na Joalmi



Jau e Carioca coordenam ação na empresa

Ação conduzida pelo Sindicato assegurou benefícios aos 390 funcionários da Joalmi (Jardim Frizzo). Os trabalhadores cruzaram os braços dias 28 e 29 de dezembro, contra o atraso no pagamento da segunda parcela do 13º salário e da primeira parcela do abono salarial de 20% definido em nossa Campanha Salarial.

Os diretores Josete Machado Filho (Pepe), Pedro Pereira da Silva (Zóião), José João da Silva (Jau), José Pedro da Silva (Carioca) e Daniel Hermínio Estevan coordenaram a mobilização.

Carioca, que é funcionário da Joalmi, explica: “Os companheiros decidiram por unanimidade entrar em greve e só voltar ao trabalho com o dinheiro no bolso”. O Sindicato apoiou a paralisação e as negociações tiveram sucesso. Na sexta (30), a empresa depositou o dinheiro e a greve terminou.

Atendimento volta à normalidade na sede e subsedes



Sede do nosso Sindicato

Atenção: após o recesso de final do ano, todos os setores do Sindicato voltaram a atender normalmente. Mas fique atento para algumas mudanças, principalmente em horários.

Nossa sede, à rua Harry Simonsen, 202, Centro de Guarulhos, funcionará das 8h30 às 18 horas, de segunda a sexta. Nos sábados não haverá expediente.

As subsedes de Arujá e Mairiporã voltaram às atividades normais, também com alterações.

Em Arujá, o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Já em Mairiporã (Terra Preta) a subsede atenderá somente às segundas e sextas, das 9 às 18 horas.

Lazer - O funcionamento do Clube de Campo do Sindicato, localizado no Parque Primavera, não terá alterações por enquanto. Abre de quarta a domingo, além de feriados, das 8h30 às 18 horas, incluindo o pesqueiro.

Reservas para a Colônia de Férias de Caraguatatuba podem ser feitas na sede do Sindicato, no horário de atendimento. Já para o Hotel-Fazenda Vista Linda, em Vargem, reservas devem ser feitas somente pelo telefone (0xx11) 4598.1215.

Mais informações, ligue na sede: 2463.5300.

Greve contra atrasos continua na Metalbrax



Diretor Vanuza mobiliza companheiros

Os 60 funcionários da Metalbrax (Cumbica) vão manter a fábrica parada. Em assembleia nesta quinta (12), os trabalhadores decidiram continuar em greve enquanto a empresa não quitar os débitos de salários e outros direitos. A paralisação completa sexta (13) uma semana.

A Metalbrax, fabricante de variados tipos de forjados e usinados de metais no segmento de fixadores, ainda não pagou a segunda parcela do 13º salário; o fornecimento de vale-transporte não está ocorrendo; o salário de dezembro, que deveria ter sido depositado até o dia 5, está atrasado; e a empresa cortou a distribuição de cesta básica.

A assembleia de quinta foi conduzida pelos diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião) e José Dilton Braga da Silva (Vanuza), com apoio do assessor Araxá. Zóião explica que a indignação dos trabalhadores é grande. “Se as pendências não forem resolvidas logo, os metalúrgicos estão dispostos a manter a greve o tempo que for necessário”, comenta.

Data Brasil abre inscrições para cursos de férias



Aula de Torno CNC

O Instituto Data Brasil de Educação Profissional, escola parceira do Sindicato, está com matrículas abertas para vários cursos profissionalizantes durante o período das férias escolares. As aulas ocorrem de 23 de janeiro a 3 de fevereiro, das 18h30 às 23 horas.

As matrículas podem ser feitas na escola. Sócios do Sindicato e seus dependentes têm descontos de 40%. O Data Brasil oferece cursos com aulas teóricas e práticas, ministradas em laboratórios modernos e bem equipados.

Os interessados podem escolher entre os cursos de Excel, desenho técnico, controle de medidas, torno CNC, CAD, tornearia mecânica e NR-10. Todo o material didático será fornecido gratuitamente.

Cursos - Também estão abertas as matrículas para os cursos profissionalizantes. As aulas começam dia 30 de janeiro, nos períodos da manhã, tarde e noite.

Matrículas - Não é cobrada taxa de matrícula. Informações, ligue 2464.0200.

Escolinha encerra o ano com título na categoria sub-15



Equipe sub-15, grande campeã

A escolinha de futebol, mantida pelo Sindicato em nosso Clube de Campo, encerrou o ano com o título da 36ª Guarulhos Cup na categoria sub-15. Também participaram da competição as equipes sub-14 e 16. Todas fizeram boas campanhas.

Viagem - Dia 22 de janeiro, as três categorias participam de uma competição em Rancharia, Interior de São Paulo, competindo com os principais clubes do futebol brasileiro.

Aulas - Na primeira semana de fevereiro serão abertas inscrições para nova fase da escolinha de futebol do Sindicato. Para participar, gratuitamente, basta comparecer ao Clube de Campo (rua Galáxia, 126, Parque Primavera) e se apresentar. De quarta a sexta, das 8h30 às 17 horas.