Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 303 • 26/1/2017

Ações contra a crise

Uma das características das crises é a impotência dos governantes em enfrentar e resolver os problemas geradores da própria crise ou decorrentes dela.

Governos eleitos legitimamente ainda conseguem respostas mais rápidas. Já governos biônicos têm maiores e crescentes dificuldades, porque lhes falta o mais importante num regime democrático, que é a representatividade.

Quando os governos mostram fraqueza, a sociedade organizada precisa demonstrar energia e vontade. Essa disposição ajudará a própria sociedade a encaminhar suas demandas e, de certa forma, empurrará os governantes para frente, no sentido de que sejam efetivos, atuem e deem resposta às demandas da cidade, do Estado ou da própria Nação.

Ninguém precisa ser especialista em política e economia para constatar que o Brasil vive grave crise e vive uma fase de impasse. O governo federal está sem energias e também não possui base social para romper o círculo de ferro e tirar o País do atoleiro.

Se o governo não pode, nós podemos. A sociedade organizada tem legitimidade, disposição e vontade de romper a inércia. Bastam gestos e iniciativas. E é o que vamos fazer, na sede do Sindicato, ainda em fevereiro. Vamos reunir sindicalistas, empresários, entidades de classe, empreendedores, mundo acadêmico e governos estadual e municipal. A ideia é debater a conjuntura e apresentar propostas.

Entendo que uma das urgências é apresentar – ao governo e à sociedade – propostas pela retomada do crescimento econômico, geração de empregos e distribuição de renda. Também queremos tratar de iniciativas voltadas para a qualificação da mão de obra, porque trabalhador qualificado ganha mais e ajuda a aumentar a produtividade nacional.

Abimaq - A fraqueza dos governantes atrapalha, mas não impede nossas ações. Cito, como exemplo, o Programa de Renovação da Frota de Veículos, defendido por nossa Confederação (CNTM); e o movimento “Engenharia Unida”, lançado pela Federação Nacional dos Engenheiros. As duas iniciativas estão gerando debates e encontros de agentes econômicos e governos. Os resultados virão, certamente.

Não podemos ficar trabalhando, permanentemente, com ideia de crise e impasse. Precisamos, podemos e devemos buscar soluções. Vamos dar um passo inicial com a reunião em nosso Sindicato, em fevereiro. Mas não se trata só de um passo e sim de uma caminhada. E todos serão convidados para caminhar conosco. Afinal, é o futuro do Brasil que está em jogo.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região

facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 25 de janeiro


Site tem nova enquete. Participe, vote!

Já está no ar nossa nova enquete. Desta vez, o tema é o combate ao desemprego. O que você acha que o governo deveria fazer para conter o problema? As opções são: a) Abaixar os juros, para as empresas voltarem a investir; b) Adotar plano de renovação de frota de veículos; ou c) Investir em obras de infraestrutura geradoras de emprego.

A enquete anterior perguntava quais as perspectivas para 2017. Para 62.5% dos leitores, o ano ainda será de dificuldades no mercado de trabalho. Para 20.8% dos metalúrgicos, será um ano de conquistas para a categoria. Por fim, 16.7% dos leitores de nosso site acreditam que será um ano de muita luta para os trabalhadores.

Sindicato mobiliza e garante
quitação de atrasados na Mercante


Diretor Chorão comanda assembleia com metalúrgicos da Mercante

O Sindicato liderou terça (24) importante ação na Mercante Tubos e Aços (Cidade Aracília). A empresa ainda não quitou a segunda parcela do 13º salário e a primeira parcela (6%) do abono salarial de 20%, que deveriam ter sido pagas em dezembro aos cerca de 70 funcionários.

A mobilização foi conduzida pelos diretores José Carlos Santos Oliveira (Chorão), Elenildo Queiroz Santos (Nildo) e Eduardo Apóstolo Santos Oliveira (Tieta). A pressão deu resultado, pois a empresa fez uma proposta de acordo que foi aceita pelos companheiros.

Como ficou - A segunda parcela do 13º será paga em março. A primeira parcela do abono, definida em nossa Campanha Salarial, também sai em março. Ambas com os valores corrigidos com juros de 2% ao mês.

As demais parcelas do abono estão mantidas, com o comprometimento da empresa de quitá-las normalmente. Serão mais 6% até 20 de fevereiro e 8% até 20 de abril.

Reajuste será integral na Designer Renascer


Funcionários aprovam proposta

As negociações com empresas de grupos patronais que não fecharam acordo na Campanha Salarial seguem com sucesso. Na terça (24), o diretor José Carlos Santos Oliveira (Chorão) esteve com os cerca de 50 funcionários da Designer Renascer (Bonsucesso), que aprovaram a proposta negociada.

A empresa, vinculada ao Grupo 10, aceitou fechar negociação com números do grupo 19-3. Assim, o aumento será de 8,5% e o abono de 20%. Como a folha de janeiro já está fechada, o aumento de 8,5% será pago integral em fevereiro. O abono sai em quatro parcelas, com vencimento em fevereiro, março, abril e maio.


Negociação melhora em 12% a PLR



Funcionários da Microvip com Jau e Roseli

O Sindicato concluiu mais uma boa negociação de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) na base. O acordo, que vai beneficiar os cerca de 50 funcionários da Microvip (Jardim Nova Cumbica), garante aumento de 12% no benefício.

Os diretores José João da Silva (Jau) e Roseli Lima apresentaram a proposta aos trabalhadores, em assembleia nesta quinta (26). A participação será paga em fevereiro e abril.

Trabalhadores da Centauro elegem novos cipeiros



Eleição da Cipa na Centauro

O Sindicato acompanhou dia 18 a eleição dos três novos integrantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na Centauro (Vila Nova Bonsucesso). O mandato é de um ano e os eleitos terão estabilidade de dois anos na empresa. A fábrica tem cerca de 120 funcionários.

Novos cipeiros - Sidney Loureço Pinha, da estamparia, teve 17 votos; Telma Guimarães, da contabilidade, também com 17; e Jefferson Chacon da Silva, da manutenção, com 16.

Nosso diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), que responde pelo Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador no Sindicato, lembra: “Cipa atuante garante saúde e segurança no trabalho”. Ele deseja um bom trabalho aos eleitos e que podem contar com o Sindicato.

Todo apoio à luta dos aposentados!

Neste momento em que a Previdência Social é atacada por um projeto de reforma neoliberal e nocivo, nosso Sindicato vem reafirmar integral apoio aos aposentados e pensionistas metalúrgicos e das demais categorias.

O trabalhador, principalmente o idoso, não pode pagar a conta das crises política e econômica geradas por interesses escusos e antinacionais.

Portanto, nesta data, 24 de janeiro, Dia do Aposentado, vimos expressar inteira solidariedade à luta pelo direito à aposentadoria, por um valor decente no benefício e pelas coberturas asseguradas em nossa Constituição.

Abraço a todos e fraterno abraço à Atmag, que tão bem representa os aposentados da categoria metalúrgica.

José Pereira dos Santos - Diretoria União e Ação

Sócio fisga dourado de sete quilos no pesqueiro


O pesqueiro do Clube de Campo do Sindicato, localizado no Parque Primavera, é uma das áreas de lazer mais procuradas por nossos associados.

Além de um local tranquilo e aprazível, é possível pescar grande variedade de peixes. Foi o que fez o sócio Ailton dos Santos. Sábado passado (21), ele pegou um dourado de sete quilos.

Aproveite - O pesqueiro atende sócios, não sócios e outros usuários, em ambiente agradável e bastante procurado. O horário de funcionamento é de quarta a domingo, das 8 às 18 horas.

VISITE
NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Leia o Blog
do Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com