Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 304 • 2/2/2017

Pé no chão para
debater as reformas

Boa parte da agenda do sindicalismo, atualmente, está focada no debate das reformas propostas pelo governo Temer. Isso é bom e ruim, ao mesmo tempo. Bom na medida em que as reformas possam modernizar a economia e o próprio Estado. Ruim porque as reformas propostas são conservadoras e neoliberais, ou seja, ameaçam direitos e garantias.

Portanto, quando se debate reforma, a pergunta é: Que reforma devemos fazer? E mais: A quem ela, de fato, vai beneficiar? Eu tomo de modelo as reformas de base do presidente Jango, que eram progressistas. Elas visavam modernizar a economia, distribuir de forma mais equilibrada a propriedade rural, tornar mais justa a estrutura fiscal e, acima de tudo, melhorar o padrão educacional do País, universalizando o acesso ao ensino.

Claro que o Brasil mudou de 1964 para cá e o conteúdo das reformas não pode mais ser idêntico às “reformas de base” de Jango. Mas o que não mudou é o princípio. Ou seja, uma reforma só se justifica se for pra fortalecer a cidadania, e não haverá cidadania forte com a precarização da Previdência e corte de conquistas civis e trabalhistas.

Sindicalismo - Uma das reformas pretendidas por Temer é a trabalhista, que o governo queria, inclusive, fosse encaminhada em regime de urgência. Eu não sou contra a iniciativa, mas considero errado e arbitrário um governante – qualquer que seja sua ideologia – tentar impor de cima pra baixo uma reforma que mexa com a vida de milhões de pessoas. O sindicalismo reagiu e, ao que parece, a matéria não terá mais tramitação urgente.

O Brasil hoje vive em permanente crise política e sofre uma dramática recessão econômica. Creio, portanto, que temos duas tarefas. Uma é garantir estabilidade jurídica, dentro do Estado de Direito. Outra é retomar o crescimento da economia, com geração de emprego e renda. Isso pode ser feito por meio de medidas amplas (como a redução dos juros e a liberação do crédito), mas também com ações locais, no município.

Reunião - Para tanto, estamos organizando em nosso Sindicato, dia 15, amplo encontro que debaterá meios de superar a crise em Guarulhos, buscando a retomada do crescimento. Vamos reunir sindicalistas, empresários, técnicos, entidades da sociedade e entes governamentais, a fim de debater a conjuntura, tirar um elenco de propostas e encaminhar a quem de direito. Encaminhar e cobrar a implementação das propostas.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região

facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br

Artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 1º de fevereiro


Leia o Blog do
presidente Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com

VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

Jornal mostra saldo da campanha
salarial e divulga ações na base


Diretor Jau distribui jornal aos trabalhadores durante visita à MBF, no Bonsucesso

A edição 247 do Jornal Sindical está sendo distribuída nas fábricas por nossos diretores. Formato tabloide, com 8 páginas, o jornal destaca o balanço da campanha salarial de 2016 - “a mais dura das campanhas, nos últimos anos”, observa nosso presidente José Pereira dos Santos.

A primeira página traz também chamada sobre a eleição da Chapa 1 - União e Ação na Base, dias 14 e 15 de dezembro, com ampla participação dos associados metalúrgicos. O programa da chapa está centrado na defesa do emprego e dos direitos.

PLR - Um dos destaques do Jornal Sindical é o acordo de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) na Cummins, onde o valor do benefício negociado pode chegar a R$ 8.661,00.

Uma coluna tradicional do jornal é o “Recado do Trabalhador”. Na edição de janeiro, o recado é do soldador Mozarth José da Silva, que trabalha na empresa Vib-Tech, em Arujá.

Horários - A página 6 informa sobre os novos horários de serviços e o atendimento por parte do Sindicato, incluindo as subsedes de Arujá e Mairiporã (Terra Preta).

O esporte é o assunto central da página 8, que cobre a vitória da Elecon, agora bicampeã do futebol metalúrgico. O jornal também fala do desempenho dos times da escolinha de futebol do Sindicato.

Leia - Não fique sem o seu exemplar! Leia aqui a versão eletrônica do jornal.

Ação do Sindicato garante pagamentos na Alquimia



Fala Mansa comanda assembleia

O Sindicato precisou mobilizar na Alquimia (Cumbica) para negociar um acordo visando ao pagamento dos atrasados. A dívida é referente ao 13º salário; a segunda parcela da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) referente a 2016; e antecipação salarial, que devia ter sido depositada dia 20 de janeiro.

Com a pressão, a fábrica prometeu pagar todos os atrasados ainda no início do mês. A proposta foi aprovada na quinta (26), em assembleia com os 12 funcionários. O diretor Fala Mansa coordenou a mobilização.

A Alquimia é fornecedora de equipamentos industriais, como fitas de aço, abraçadeiras e protetores de solo, entre outros produtos.

Trabalhadores da Metalbrax retomam paralisação


Vanuza e Fala Mansa com os trabalhadores

Os 60 funcionários da Metalbrax (Cumbica) voltaram a entrar em greve na quinta (26), reivindicando pagamento da antecipação salarial, que deveria ter sido quitada dia 20. A ação teve apoio integral do Sindicato.

A ação foi coordenada pelos diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião), José Dilton Braga da Silva (Vanuza) e Antônio Francisco da Silva (Fala Mansa).

Dia 16, os trabalhadores da empresa tinham encerrado uma greve que teve duração de dez dias, devido ao atraso nos salários, 13º e distribuição do vale-transporte.

Acordos asseguram aumento em mais três empresas


O Sindicato fechou acordo individual com mais três empresas de grupos patronais que não assinaram acordo coletivo em nossa Campanha Salarial. Foram beneficiados os trabalhadores da JMC (Jardim Presidente Dutra), Empicar (Jardim Álamo) e Cromadora Racional (Cumbica).

Todas assinaram acordo nos termos negociados com o Grupo 19-3: aumento de 8,5% nos salários e pagamento de abono de 20%. Reajuste de 6%, a partir de 1º de janeiro, mais 2,5% a partir de março. O abono será pago em três parcelas.

Além delas, os acordos individuais já beneficiaram trabalhadores de muitas fábricas. Entre elas, Flexform, Fitas Metálicas, Sil, Macom, FW Service, Magnus, Elétrica Dois Irmãos, General Roller, Alumax, Flanjaço, Coneflan, Sérgio Luiz de Carvalho, Gecede, Viva Aer, Art Coating, Maxmol, Perfitec, Mikro, Modine, Polidora Rossini, RLM, Hitachi, Conexão, FVR Ferramentaria, Hepam Metais, JBS Galvanoplastia, Fediban Usinagem, Mecânica Reis Prensas, Mecânica Braz, Frente Rio, M. Reis, Tool Services, Pixel, José Carlos da Costa Oliveira, Frican e Astek.

Reforma da Previdência é tema do Voz do Trabalhador



Rodolfo e Roberto Samuel

O programa Voz do Trabalhador desta sexta (3), na TV Guarulhos, recebe o economista da subseção do Dieese no Sindicato, Rodolfo Viana. Ele vai falar sobre a reforma da Previdência proposta pelo governo Temer.

Reportagem - O programa também foi às ruas para saber dos guarulhenses o que eles conhecem sobre o assunto e o que eles esperam da proposta.

Assista - O Voz do Trabalhador vai ao ar nesta sexta (3), às 19 horas, na TV Guarulhos (canal 3 da NET). Assista também pela internet, no site www.tvguarulhos3.com.br

Metalúrgicos da Tecfil recebem segunda parcela de PLR

O Sindicato negociou a segunda parcela da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) na Tecfil (Jardim Cumbica). Após apuração das metas, o valor total do benefício chegou a 1,2 do salário nominal de novembro. O pagamento sai agora em fevereiro para cerca de mil funcionários.

A negociação com a empresa ocorreu na segunda (30), conduzida pelos diretores Roseli Lima e José João da Silva (Jau), que é funcionário da empresa.

O acordo de PLR na Tecfil foi fechado em março de 2016. A primeira parcela do benefício foi paga em agosto do ano passado. Conforme a proposta aprovada, foi garantido um valor mínimo R$ 1.520,00, podendo ser maior caso as metas fossem superadas.

Como as metas foram ultrapassadas, cada funcionário vai receber 1,2 do salário nominal.

Par-Tec - O diretor Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa) conduziu sexta (27) reunião com os 20 funcionários desta empresa, localizada em Cumbica. Os trabalhadores aprovaram a proposta de PLR. O benefício será pago agora em fevereiro e maio.

Nova enquete pergunta sobre reforma da Previdência

O Sindicato quer saber o que você pensa a respeito da reforma da Previdência proposta pelo governo Temer. Para tanto, nosso site tem nova enquete, que fica no ar por 15 dias.

A reforma da Previdência é assunto polêmico, pois mexe com direitos e interesses da imensa maioria dos brasileiros, da ativa ou aposentados.

As Centrais Sindicais apontam problemas graves no projeto. O principal é a imposição de idade mínima para se aposentar, que seria de 65 anos, tanto para homem quanto para mulher.

Clique aqui e responda.