Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 305 • 9/2/2017

Defender o
conteúdo local

A desnacionalização é uma das explicações para o enfraquecimento contínuo da indústria brasileira. Ou seja, além de não estimular a indústria nacional, o País ainda abre portas para as multinacionais, oferecendo todo tipo de apoio, inclusive crédito farto, que é negado ao setor produtivo local.

Um dos setores mais afetados é o de óleo e gás, onde se incluem a Petrobras e toda a imensa cadeia produtiva de grandes, médias e pequenas empresas. Essa cadeia é geradora de milhares de empregos, além do que ajuda a desenvolver tecnologia nacional, sem o que País algum terá autonomia e soberania.

Desde o governo FHC, o Brasil tem o chamado conteúdo local para o setor de óleo e gás. Nos governos Lula e Dilma, essa cota cresceu. Porém, o atual governo tenta reduzir, drasticamente, a exigência de componentes nacionais, que cairiam de 60% para algo em torno de 20%. O setor produtivo brasileiro reage.

Dia 23 de janeiro, houve ampla reunião na Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) entre os empresários e entidades de engenharia de todo o País. Lá, se definiu por uma ação mais contundente em defesa do conteúdo local. O deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL), que preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Engenharia e do Desenvolvimento Nacional, lerá manifesto dia 9, na Câmara Federal, denunciando o desmonte da nossa indústria.

Registro que o presidente da nossa Confederação (CNTM), Miguel Torres, esteve quinta (2), em Brasília, quando se reuniu com o ministro da Casa Civil Eliseu Padilha, para cobrar do governo garantia para o conteúdo local. Ou seja, para o patrimônio nacional e, principalmente, o emprego dos brasileiros.

Dia 15, reuniremos sindicalismo, empresários e poder público em nosso Sindicato, a fim de debater meios de superar a crise na nossa cidade e retomar o desenvolvimento. No centro desse debate estará, também, a defesa do setor fabril, especialmente a indústria nacional, que é pilar do desenvolvimento e da soberania nacional.

Conteúdo local, indústria nacional, mercado interno – todos esses nomes convergem para o mesmo ponto. Esse ponto é o desenvolvimento brasileiro. E esse é o ponto que deve unir trabalho, capital e todas as demais forças vivas da sociedade.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região

facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br

Artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 8 de fevereiro


Negociamos pacote de benefícios para desligados da Cummins

Mais uma vez, o Sindicato atuou para garantir benefícios a um grupo de trabalhadores demitidos. O objetivo sempre é minimizar o impacto do desligamento. Na Cummins (Cumbica), que demitiu cerca de 30 trabalhadores, nosso diretor Heleno B. da Silva negociou com a empresa um pacote aos companheiros que saírem entre os dias 1º e 20 de fevereiro.

Garantimos pagamento de 1,5 salário extra e mais quatro meses de cesta básica, convênio médico e odontológico (de março a junho).


Leia o Blog do
presidente Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com

VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

Seminário amplia visão crítica
sobre reforma da Previdência


Vice Josinaldo José de Barros e secretário-geral Célio Ferreira de Malta no Seminário

Nossos diretores Josinaldo José de Barros (Cabeça) e Célio Ferreira Malta participaram em São Paulo, do Seminário “Reforma da Previdência - desafios da ação sindical”. O evento, promovido pela Força Sindical e outras oito Centrais, com apoio do Dieese, aconteceu no Sindicato dos Padeiros.

As Centrais aprovaram finalizar uma proposta conjunta para se contrapor à PEC do governo, que é neoliberal e visa desmontar a seguridade social, derrubando um dos pilares da Ordem Social fixada na Constituição.

Cabeça - Nosso vice-presidente afirma: “Esses seminários sempre nos ensinam muito, porque os palestrantes são especialistas nos temas. Porém, mais importante é ir pra base e orientar o trabalhador que, se a reforma passar como está, a aposentadoria no Brasil será privilégio de uma pequena elite. A imensa maioria dos trabalhadores será alijada e deixada de lado”.

Cabeça destaca que os debates desmascararam a farsa do déficit da Previdência: "É um absurdo que o governo sequestre 30% do dinheiro arrecadado por meio da DRU, mas vem com essa conversa que faltam recursos para garantir o pagamento dos benefícios".

Nosso Sindicato participará de corpo a corpo que as Centrais farão em Brasília, dia 22, no Congresso Nacional. O movimento sindical vai deslocar dirigentes e ativistas, visitar gabinetes e levar aos parlamentares a posição das entidades. "Nenhum direito a menos. Seja direito trabalhista, seja previdenciário. Essa é a nossa bandeira", alerta o diretor Célio.

Presentes - O Seminário foi organizado pelas Centrais CUT, Força, UGT, Nova Central, CTB, CSB, CGTB, CSP-Conlutas e Intersindical. Dieese, Diap, OIT, Cesit e Anfip também participaram.

Campanha de sindicalização empolga trabalhadores



Diretora Roseli e trabalhadoras da Microvip

O Sindicato vem fazendo ampla campanha de sindicalização. A campanha está sendo muito bem recebida pelos trabalhadores. Em fevereiro, já estivemos em várias fábricas.

Dia 1º, mais 15 metalúrgicos da Microvip (Vila Nova Cumbica) foram sindicalizados. A fábrica tem cerca de 50 funcionários, quase todos sócios do Sindicato. Na segunda (6), vários companheiros da Machine (Mairiporã) preencheram as fichas de sócio. Terça (7) foi a vez da Par-Tec e Cromadora Racional, ambas localizadas em Cumbica.

Agenda - Mais visitas estão agendadas: dia 13 (segunda), das 11h30 às 13 horas, a campanha vai à BMF (Bonsucesso); e dia 14 (terça), das 12 às 13 horas, na W.A. Molas (Cumbica).

Benefícios - Os sócios dispõem de ampla rede de benefícios, como convênio odontológico e parcerias em instituições de ensino. Além disso, contam com excelentes opções de lazer, como o Clube de Campo (Parque Primavera) e a Colônia de Férias (Caraguatatuba).

Agende - Ligue no Sindicato (2463.5300), fale com nossos diretores e agende a campanha de sindicalização na fábrica onde você trabalha. Filie-se ao Sindicato. Você só tem a ganhar!

CUIDE DA SUA SAÚDE!
Faça sua carteirinha do convênio odontológico

Sócios antigos precisam fazer o recadastramento dos seus dados para garantir a utilização do serviço odontológico. Para retirar a carteirinha específica, dirija-se à sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos) ou às subsedes de Arujá (rua Silmar Montoni, 215, Center Ville) e Mairiporã (rua José Claudino dos Santos, 122, Jardim São Francisco II, Terra Preta, Mairiporã).

Horários - Sede: atendimento de segunda a sexta, das 8h30 às 18 horas. O expediente na subsede de Arujá é de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Em Mairiporã (Terra Preta), às segundas e sextas, das 9 às 18 horas.

Documentos - Titular: carteira de sócio, CPF, cartão do SUS, PIS (ou Pasep) e nome completo dos pais. Esposa ou marido: carteira de sócio, CPF, cartão do SUS e nome completo dos pais.

O novo convênio disponibiliza consultórios em Guarulhos, Arujá e Mairiporã.

Metalúrgicos da Flexform aprovam PLR de 2016



Diretor Daniel em assembleia na fábrica

Os cerca de 250 funcionários da Flexform (Parque São Luiz) aprovaram a proposta de Participação nos Lucros e/ou Resultados negociada entre Sindicato e empresa. O pagamento será em duas parcelas. A primeira sai em maio; a segunda, em agosto.

A assembleia foi conduzida pelo diretor Daniel Hermínio Estevam, que é funcionário da fábrica. Ele diz: “Foi uma negociação tranquila. Esse benefício auxilia muito os companheiros. Ainda mais em tempos de recessão, como essa que o Brasil atravessa”.

Trabalhadores da Zini & Guell fazem troca de folgas



Diretores Tieta e Chorão na Zin & Guell

Na sexta (3), os mais de 200 funcionários da Zini & Guell (Água Chata) aprovaram uma troca de folgas. Eles vão trabalhar no Carnaval e folgar nas emendas de três feriados prolongados. Esse ano, alguns feriados caem em quintas-feiras.

A assembleia foi conduzida pelos diretores José Carlos Oliveira (Chorão) e Eduardo Oliveira (Tieta). Chorão comenta: “Fizemos acordo para que os companheiros folguem nas sextas”.

Os feriados são Corpus Christi, que cai dia 15 de junho; Independência, dia 7 de setembro; e Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro. Os trabalhadores folgarão até a segunda seguinte.

Voz do Trabalhador entrevista nosso vice-presidente



Diretor Cabeça

O programa Voz do Trabalhador desta sexta-feira (10), na TV Guarulhos, entrevista ao vivo o vice-presidente do Sindicato, Josinaldo José dos Santos (Cabeça). Também participa da entrevista, comandada pelo jornalista Roberto Samuel, o vereador Mauricio Brinquinho (PT), que preside o Sincoverg (Sindicato dos Condutores de Guarulhos).

Tema - Os dois dirigentes falam sobre o seminário "Reforma da Previdência - Desafios e ação sindical", realizado nesta semana pelas Centrais Sindicais e o Dieese.

O Voz do Trabalhador vai ao ar a partir das 19 horas, na TV Guarulhos (canal 3 da NET). Também pode ser assistido pela internet no site www.tvguarulhos3.com.br.site www.tvguarulhos3.com.br. As reportagens são de Jonathan Silva.

Atletas da Escolinha brilham na Copa Mercosul



Time sub-16, 3º colocado na Copa Mercosul

As equipes das categorias sub-14, 15 e 16 da nossa Escolinha de Futebol participaram, de 22 a 28 de janeiro, da Copa Mercosul de Futebol. A competição, realizada em Rancharia (Interior paulista), envolveu importantes agremiações do futebol paulista.

A melhor campanha foi desenvolvida pelo time sub-16, que ficou com a terceira colocação. O sub-14 garantiu a sexta posição e o sub-15 terminou em quinto lugar.

Aulas - Estão abertas inscrições para nova fase da escolinha. O técnico Luciano informa: “Para participar, gratuitamente, basta comparecer ao Clube de Campo (rua Galáxia, 126, Parque Primavera) e se apresentar, de quarta a sexta, das 8h30 às 17 horas”.