Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 210 • 12/3/2015
As lições da lista

Não vou entrar aqui no mérito da lista do procurador-geral baseada no que apurou a operação Lava Jato. Quem vai falar agora é o Supremo Tribunal Federal. A lista, no entanto, tem méritos que precisam ser destacados.

O primeiro aspecto é a rapidez da apuração, que durou cerca de 12 meses. No Brasil, onde a Justiça é lenta, merece louvor o esforço dos que, em menos de um ano, destrincharam um imenso labirinto de corrupção, cujos tentáculos extrapolam as fronteiras nacionais.

Devemos valorizar, também, a independência da Polícia Federal, do Ministério Público e da Procuradoria-Geral da República, que atuaram sem constrangimentos do Executivo. Isso mostra que prevaleceu a lógica republicana, o que, aliás, não é praxe na história nacional.

A divulgação da lista foi precedida de uma forte onda de boatos e versões. Uma das versões, maliciosamente construída, tentava imputar todos os malfeitos ao partido que está no poder. Não foi o que se viu. Há vários partidos envolvidos, mostrando que a contaminação atinge diversas siglas e diferentes políticos. O Supremo, com certeza, saberá indicar as responsabilidades de cada um.

Há lições imediatas a se tirar do que foi apurado e consta da lista do procurador Janot. A primeira, obviamente, é a constatação de que o nome da presidente Dilma não é citado pelas denúncias ou delações premiadas. Isso é positivo sob todos os aspectos, pois seria muito ruim para o País viver sob um governo suspeito e investigado.

Outra lição, e essa me parece muito clara, é a de que o atual sistema político e partidário está superado. Esse sistema, que se baseia no financiamento empresarial de partidos, campanhas e mandatos, precisa ser substituído por meio de uma reforma política que coloque o cidadão no centro do processo político, e não mais empresas, seja pelo caixa oficial, seja pelo caixa dois.

Não existe uma reforma ideal que transforme do dia para a noite a realidade de um país – essa mudança é um processo dinâmico e contínuo. Porém, a reforma política não pode esperar mais. A lista com 47 nomes conhecidos de políticos é uma denúncia concreta de que o atual modelo político já não representa os anseios da Nação.

Mulher - Quero mandar meu abraço fraterno a todas as companheiras, pelo Dia Internacional da Mulher, 8 de março. A mulher merece respeito e homenagens. Mas já não basta entregar rosas. A mulher quer igualdade de oportunidades. É merecido.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 11 de março.


Indique um amigo para receber o boletim Expresso Metalúrgico
E-mail: boletim@metalurgico.org.br

Correção na tabela
do IR será de 6,5% para salários menores

Após pressão da Força Sindical e demais Centrais pela derrubada do veto da presidente Dilma à correção de 6,5% na tabela do Imposto de Renda sobre os salários, o governo foi obrigado a recuar. Na terça (10), foi fechado um acordo, estabelecendo que a correção será escalonada.

O acordo garante uma correção de 6,5% na tabela para os salários mais baixos, elevando o limite de isenção de R$ 1.787,77 para R$ 1.903,98. A segunda faixa de renda, tributada em 7,5%, também terá correção de 6,5% na tabela.

A terceira faixa terá correção de 5,5% na tabela do IR, a quarta de 5% e a quinta de 4,5%.


Força Sindical Guarulhos condena golpismo

A Força Sindical Regional Guarulhos expediu nota em que reafirma o compromisso com a democracia, combate ataques a direitos trabalhistas e critica movimentos da direita que buscam desestabilizar o governo e o regime democrático.

Nosso diretor José Barros da Silva Neto é o coordenador da Regional. Clique na imagem e leia a íntegra da nota.


Projeto de Paulinho garante aumento
do salário mínimo

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 7469/2014, que estende até 2019 a atual política de valorização do salário mínimo. Essa política nasceu de negociação entre o sindicalismo e o então presidente Lula.

Por força de iniciativa do companheiro Paulinho da Força, que é deputado federal, garantiu-se reajuste pela variação do Produto Interno Bruto de dois anos antes e a inflação pelo INPC do ano anterior. O salário mínimo beneficia, direta e indiretamente, 48 milhões de brasileiros.


Utilize a rede de lazer do nosso Sindicato
Clube de Campo completo, em Guarulhos; bela Colônia de Férias na praia, em Caraguá; belíssimo Hotel-fazenda em Vargem. Tudo isso é do metalúrgico. Fique sócio. Desfrute!



Sindicato obtém arresto de bens
e bloqueia maquinário da MTP


Demitidos pela MTP e nossos diretores Vanuza e Chorão comemoram vitória judicial

A 10ª Vara do Trabalho de Guarulhos acatou pedido do Sindicato e determinou arresto de bens da MTP. Os trabalhadores comemoraram a vitória judicial.

Segundo a juíza Líbia da Graça Pires, a decisão visa “resguardar o interesse de todos os ex-empregados, vale dizer, que ingressaram ou ingressarão em juízo e não apenas o interesse dos que figurarão na ação plúrima”. Ela determina que sejam “arrestados todos os bens que guarnecem a requerida”.

O dr. Marcílio Penachioni, nosso advogado, explica que a medida equivale ao bloqueio dos bens da empresa. “Nem mesmo um parafuso pode sair das duas plantas”, observa.

História - A MTP demitiu 770 funcionários em 16 de janeiro. Desde então, não pagou verbas rescisórias e ainda deve parcela do 13º salário. Para evitar que o maquinário fosse tirado das fábricas, o Sindicato e os trabalhadores mantêm plantão na unidade do Jardim São Roque.

Comemoração - Após a decisão da Justiça, reunimos na terça (10) cerca de 150 ex-funcionários da MTP em frente à fábrica. Nosso diretor José Carlos Santos Oliveira (Chorão), que trabalhava na empresa, afirma: “O arresto é a garantia de que haverá a quitação das verbas rescisórias”.

Pereira - Nosso presidente José Pereira dos Santos afirma: “Eu saúdo a disposição de luta dos companheiros da MTP. Os trabalhadores confiaram no Sindicato e essa confiança é fundamental para enfrentar as demandas trabalhistas e combater os maus patrões”.

Vitória é destaque na imprensa!

A vitória do Sindicato na Justiça foi destaque nas edições desta quinta (12) dos jornais Diário de S. Paulo, Guarulhos Hoje e Folha Metropolitana. No diário paulistano, a nota saiu na página 14, na coluna Diário Sindical.

Os jornais de Guarulhos deram ampla repercussão à decisão judicial.

Pereira coordena curso de qualificação em Porto Alegre


Marcelo Furtado (da Força RS) e Pereira
Nosso presidente José Pereira dos Santos está coordenando, em Porto Alegre (RS), o Curso de Formação de Dirigente, realizado por meio da Secretaria Nacional de Formação da Força Sindical. “Apesar das dificuldades e dos custos, a Força aposta na qualificação dos dirigentes. A meta é fortalecer o sindicalismo”, diz Pereira, que é secretário de Formação da Força.

O curso é referente ao segundo módulo de formação, que conta com a participação de dirigentes forcistas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No total, são 27 participantes. O conteúdo abrange temas como formação sindical, Diap, Dieese, oratória, liderança e cidadania.

Scai vence Campeonato de Futebol

A equipe da Metalúrgica Scai (Parque Brasília) é campeã do 21º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos. A final ocorreu domingo (8), em nosso Clube de Campo (Parque Primavera), contra os Amigos Metalúrgicos, formado por trabalhadores da Maxion (ex-Borlem) e da MTP. No tempo normal, empate em 2 a 2. Nos pênaltis, 4 a 2 para a Scai.

Uma conquista merecida, pois o time foi vice-campeão cinco vezes. Na sexta decisão, finalmente o título inédito. Nosso presidente José Pereira dos Santos parabenizou todos os atletas que participaram da competição. Ele diz: “Nossa categoria é unida também no esporte. Promovemos um grande campeonato, com muito equilíbrio. Todos estão de parabéns”.

Campeonato - A Yamaha (Jardim Cumbica) garantiu o terceiro lugar. Os quatro finalistas, artilheiro, goleiro menos vazado e atleta destaque receberam troféus e medalhas. O campeonato começou em setembro de 2014 e envolveu mais de mil metalúrgicos sindicalizados, entre atletas e integrantes das comissões técnicas.

Mídia repercute final do futebol metalúrgico

A final do 21º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos foi destaque nos jornais Diário de S. Paulo e Guarulhos Hoje. Os dois jornais publicaram texto com foto.

Sites - O campeonato também foi destaque no site de nossa Central, a Força Sindical, e da nossa Confederação (CNTM). Os dois sites publicaram reportagem na segunda (9).

Homenagem à mulher lota auditório do Sindicato

O Sindicato comemorou o Dia Internacional das Mulheres com grande evento sábado (7), que reuniu metalúrgicas e esposas de trabalhadores da base. O evento lotou o auditório do Sindicato. Houve palestra, sorteio de brindes e coquetel para as convidadas.

A homenagem foi organizada pelo Departamento da Mulher, formado pelas diretoras Sonia Regina Dombski, Lúcia Ottone de Amorim e Roseli Lima, além das assessoras Silvia Julião e Sandra Santos. Veja vídeo do evento em nosso site (www.metalurgico.org.br)


Evento em nossa sede teve participação maciça

Clube ganha duas churrasqueiras coletivas

O Sindicato inaugurou domingo (8) duas novas churrasqueiras coletivas no Clube de Campo. A fita inaugural foi cortada pelo presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos. O vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), o secretário-geral Célio Ferreira Malta, nosso diretor e vereador Heleno Metalúrgico (PDT) e outros diretores participaram do evento.

As duas churrasqueiras ficam em frente à lanchonete do ginásio poliesportivo. Para utilizar, é preciso marcar data. O associado pode levar os alimentos que vai consumir. A bebida deverá ser adquirida na lanchonete, a preço popular.

Trabalhadores aprovam PLR em três empresas

A Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) na Perfiluz Eletrocalhas (Cumbica), referente a 2014, teve aumento de 8% em relação ao ano anterior. A negociação feita pelo Sindicato beneficiou cerca de 30 funcionários. O benefício será pago em duas parcelas, em abril e maio.

HRM (Arujá) - A fábrica tem cerca de 150 funcionários. A PLR passou de
R$ 500,00 para R$ 1.000,00. A diferença é que agora há metas, a maioria delas (90%) individuais. O pagamento será feito em janeiro de 2016.

Arcofer (Jardim Nova Cumbica) - A Participação subiu 10% para os oito funcionários, e pode chegar a R$ 1.100,00. O pagamento sai em março e abril.

Servidor municipal é tema do Voz do Trabalhador


Pedro e Júlio Abreu
O programa Voz do Trabalhador de sábado será totalmente dedicado ao funcionalismo público de Guarulhos. O entrevistado é Pedro Zanotti Filho, presidente do Stap (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos). Ele falou sobre a campanha salarial, a questão dos estatutários, dos trabalhadores no serviço funerário, e deu muitas informações para a categoria.

O Voz do Trabalhador é exibido sábado e domingo, das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

VISITE NOSSO SITE!Leia o blog de nosso presidente PereiraSiga o Sindicato
no Facebook
Nosso site é ágil e dinâmico,
um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Espaço para o debate de ideias,
o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos