Visualização da Newsletter

   
Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 308 • 2/3/2017

Brasil perde tempo
e posições

Em curtíssimo tempo, o Brasil pode perder cinco mil engenheiros. Nosso setor naval hoje emprega apenas metade dos trabalhadores de antes e essa quantidade pode ser cortada em mais 50%, levando o segmento à completa desestruturação.

A perda na engenharia não se restringe aos cortes nos postos de trabalho. O que já seria grave. Perder engenheiros significa empobrecer o mercado de trabalho e caminhar para a rabeira do desenvolvimento, porque a engenharia é fundamental para o crescimento econômico e autonomia tecnológica de qualquer país.

Alguma coisa de muito grave está acontecendo com a indústria brasileira. E não só quanto aos setores produtivos, que perdem espaço na economia e veem o capital estrangeiro ocupar o seu lugar. Essa crise atinge, também, de forma brutal nossa mão de obra.

A Folha de S.Paulo do dia 27 – página A-16 – traz a seguinte manchete: “Brasileiro ganha menos que trabalhador chinês”. A matéria, extraída do insuspeito Financial Times, informa que “o salário médio pago pela indústria chinesa já supera os valores pagos aos trabalhadores de países como o Brasil”. Ou seja, o que parecia impossível aconteceu: operário chinês já ganha mais que o brasileiro.

Com isso, a China – tão criticada pelos falsos sábios neoliberais – faz o movimento inverso ao do Brasil. Ou seja, desenvolve sua indústria e eleva os salários dos seus trabalhadores. A consequência é elementar: a China quer ampliar e fortalecer seu mercado interno, para que os produtos chineses sejam consumidos cada vez mais pelo próprio povo chinês e pelos seus trabalhadores.

Na mesma Folha de S.Paulo, no mesmo dia 27, artigo assinado dizia: “A principal tarefa do governo neste momento deve ser ajudar a resgatar a força das empresas, para que elas fomentem investimentos e novos negócios. Caso contrário, permaneceremos estagnados, vendo nossa competitividade se distanciar cada vez mais dos países que concorrem conosco”. Quem assina? O presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico, José Ricardo Roriz Coelho.

Para o Brasil crescer, não há dúvidas de que precisamos de reformas. Mas não essas que Temer vem propondo, que cortam direitos trabalhistas e agridem aposentados. O Brasil precisa baixar os juros reais, ampliar o crédito, fazer a reforma tributária, a reforma agrária e a política, controlar a remessa (legal e disfarçada) de lucros, e taxar as grandes fortunas. Sem isso, daqui a pouco seremos ultrapassados também pela Indonésia, Colômbia e outros países que estavam a léguas atrás de nós.

 José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br

Artigo publicado no jornal Guarulhos Hoje, edição de 2 demarçode 2017


  

Heleno toma posse como titular
do Conselho Municipal de Emprego

   

O diretor em cerimônia de posse do Conselho, realizada no Teatro Adamastor

Nosso diretor Heleno Benedito da Silva tomou posse, dia 24, como membro titular do Conselho Municipal de Emprego. A cerimônia aconteceu no Teatro Adamastor (Macedo). O Conselho é tripartite, reunindo capital, trabalho e poder público.

A cerimônia de posse contou com a presença do prefeito Guti; da secretária municipal do Trabalho, Telma Cardia; do presidente do nosso Sindicato, José Pereira dos Santos; do vice Josinaldo José de Barros (Cabeça), além de sindicalistas de outras categorias, empresários e representantes do Executivo.

Prestígio - Pereira diz: “A nomeação de Heleno para o Conselho mostra o prestígio que o Sindicato desfruta em Guarulhos. É mais uma porta aberta para lutarmos pela qualidade de vida, emprego e qualificação profissional dos guarulhenses”.

Heleno, que já presidiu o Conselho em 2011, cumprirá mandato de três anos. Ele tem projetos para qualificação profissional e aumento do emprego na cidade. Na posse, apresentou levantamento feito pela subseção do Dieese em nosso Sindicato, apontando segmentos onde a qualificação pode gerar novos postos de trabalho mais rapidamente. Heleno afirma: "Vamos trabalhar firme pra que Guarulhos volte a ter uma indústria forte, gere empregos e distribua melhor a renda".

A presidente do Conselho nesta gestão será a empresária Rosmari Ghellery, do Ciesp/Guarulhos (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Sindicato agenda visitas da campanha de sindicalização



Diretora Roseli associa trabalhadoras da Microvip

O Sindicato está desenvolvendo campanha de sindicalização na base, que vem crescendo e incorporando novos trabalhadores ao quadro de sócios. Além de dispor de vários serviços, os associados têm opções de convênios e grande estrutura de lazer e recreação.

Na quarta (1º), nossos diretores estiveram na Uniflex Embalagens (Vila Nova Bonsucesso). Várias visitas a empresas estão agendadas para os próximos dias. Nesta sexta (3), das 10 às 12 horas, haverá sindicalização na Metaltest (Mairiporã); e das 11 às 13, na Sotherm (Mairiporã). Dia 7 (terça), das 12h30 às 13h30, a visita será na Helzin (Cidade Satélite, Cumbica).

Só chamar - Companheiro(a): se você quiser agendar sindicalização em sua fábrica, ligue para o Sindicato (2463.5300) e fale com nossos diretores.

Confira nossa extensa rede de convênios no site.

Programa de TV reprisa especial sobre ato contra juros altos

 


Programa vai ao ar sexta, às 19 horas


O programa Voz do Trabalhador desta sexta (3) será reprisado, com entrevistas e imagens feitas durante ato contra os juros altos realizado dia 22, na avenida Paulista.

Antecipando o Carnaval, o “Bloco dos Juros Baixos” reuniu sindicalistas de várias categorias em frente ao Banco Central. Nosso Sindicato foi destaque na manifestação, convocada pela Força Sindical e outras Centrais. O programa também mostrou entrevistas com pessoas ligadas ao Carnaval em Guarulhos.

O Voz vai ao ar às 19 horas, pela TV Guarulhos (canal 3 da NET). Também pode ser assistido pela internet no site www.tvguarulhos3.com.br. Apresentação do jornalista Roberto Samuel. As reportagens são de Jonathan Silva.         

Seguem abertas inscrições para curso no Psicoprofissional



Solange Moncia, coordenadora do projeto

Ainda estão abertas as inscrições para o curso de "5s - A base para a Qualidade", que o GAP (Grupo de Apoio Psicoprofissional) vai promover dia 10 de março, das 13h30 às 17 horas. A participação é gratuita, para todas as categorias profissionais.

O curso será ministrado na rua José Triglia, 143, Centro, Guarulhos. Para se inscrever, ligue no Sindicato: 2463.5300.


Mais informações: www.metalurgico.org.br

 
VISITE
NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
         
Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
           
Leia o Blog
do Pereira

Espaço para o debate de ideias, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Leia:
pereirametalurgico.blogspot.com