Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 310 • 16/3/2017

Protesto justo

A quarta-feira, 15 de março, foi marcada por fortes protestos e paralisações em todo o País. A manifestação, que teve apoio de todas as Centrais, muitas Confederações, Federações e Sindicatos, visa mostrar ao governo que os trabalhadores não aceitam reformas que cortem direitos.

Basicamente, o governo ataca por meio de três iniciativas: 1) Reforma da Previdência, que é uma PEC repleta de maldades contra trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas; 2) Reforma trabalhista, que corta direitos e quer alterar, sem debate, uma legislação consagrada pela prática; 3) Terceirização, que trará enorme precarização ao trabalho e aos empregos.

Nenhuma Central Sindical, que fique claro, é contra reformas, é contra debater reformas, é contra modernizar legislação. O que não se admite é um presidente da República sem base popular fazer mudanças numa Constituição progressista, construída pelas forças sociais e por uma Constituinte democraticamente eleita pelo povo.

O povo brasileiro lutou longas décadas para dotar nosso País de uma legislação trabalhista avançada e de uma legislação social que proteja os setores mais carentes e estimule a inclusão. Estamos ainda muito longe de um padrão ideal, conforme deve ser o Estado de Direito. Portanto, precisamos de medidas que nos façam andar adiante e não retroceder décadas na história.

Nacionalismo - Todos os países ricos e poderosos são nacionalistas. Aqui, no Brasil, infelizmente, o nacionalismo muitas vezes é mal compreendido. Por exemplo: por que um sindicalista defenderia o conteúdo local para setores da nossa indústria? Por muitas razões. Uma delas é a defesa do emprego.

A Federação Nacional dos Engenheiros informa que a redução do conteúdo local – para a indústria de óleo e gás – nos custará a eliminação do mercado de cinco mil engenheiros. Eliminação não só dos empregos, mas de profissionais qualificados e com grande experiência no setor produtivo. Ou seja, perdemos engenheiros, conhecimento, tecnologia e desenvolvimento.

Enquanto o País perde mão de obra qualificada e fere o setor produtivo, o governo ataca direitos de aposentados e pensionistas.

Por todas essas razões, nosso protesto, nesta quarta, dia 15, foi oportuno, necessário e justo. O governo precisa ouvir mais a sociedade e não tomar medidas unilaterais e lesivas aos interesses da maioria.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região

facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br



VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

Leia o Blog
do Pereira

Espaço para o debate de ideias, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com

Atos contra reformas de Temer
mobilizam cinco mil nas fábricas


Diretores Alex, Pereira e Heleno durante protesto na Cummins, quarta

O Sindicato contabilizou cinco mil metalúrgicos nas manifestações realizadas quarta (15), em 11 fábricas da base. Desde as 5h30, nossos diretores e assessores já se concentravam em portas de fábricas, a fim de organizar as assembleias do Dia Nacional de Protesto contra a reforma da Previdência. FOTOS - Clique aqui e veja as fotos da paralisação.

“Esse protesto é justo porque o governo quer jogar a conta da crise nas costas de trabalhadores, aposentados e pensionistas. Os companheiros estão conscientes de que é preciso resistir a isso. Fizemos um movimento muito forte”, destaca o presidente José Pereira dos Santos.

Nosso presidente comandou a concentração na Continental, no Itapegica, que reuniu também os trabalhadores da Dyna. Pereira esteve ainda na Cummins Motores (Cumbica), onde a mobilização foi coordenada pelo diretor Heleno Benedito da Silva.


Diretor Célio em assembleia na Tower

Empresas - Além dessas, ocorreram assembleias na Tower (Arujá); Cindumel, Umicore e FW Cobertec (Itapegica); Cummins Filtros e Fabrima (Bonsucesso); e Rod-Car, Omel e Maxforte, em Cumbica.

O vice Josinaldo José de Barros (Cabeça), que coordenou a ação na Rod-Car, comenta: “Os metalúrgicos e todo o povo são contra as reformas neoliberais do Temer. O que o Brasil precisa é de crescimento econômico pra gerar emprego e renda”.

O protesto foi precedido da entrega de boletim, chamando para o ato nacional de ontem. O informativo do Sindicato ressalta as maldades da reforma da Previdência. Clique aqui e leia.


APP do Dieese calcula
perdas na aposentadoria

O Dieese lançou aplicativo que compara como fica a aposentadoria, nas regras atuais e com a reforma da Previdência proposta pelo governo. A ferramenta mostra as perdas que ocorrerão, caso a PEC 287 seja aprovada. Veja como acessar o APP:

Computador - Acesse a calculadora da aposentadoria na página do Dieese.

Celular - Baixe o APP através do Google Play, digitando Dieese. Em seguida, clique em Instalar e Abrir. Tenha em mãos o tempo (real ou aproximado) de contribuição.

Valor da PLR tem aumento de 20% na Platô Bus



Diretor Fala Mansa coloca proposta em votação

Negociamos a Participação nos Lucros e/ou Resultados referente a 2017 para os 30 funcionários da Platô Bus (Cumbica). O benefício será 20% superior ao do ano passado. Pagamento em abril e junho.

A proposta foi aprovada em assembleia dia 10, conduzida pelo diretor Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa). A empresa é especializada em embreagens, freios, direção hidráulica e barras de direção.

Negociação garante aumento salarial na Conaço

Mais um acordo por empresa foi concluído com sucesso pelo nosso Sindicato. Desta vez, os beneficiados são os funcionários da Metalúrgica Conaço (Cumbica), fabricante de conexões. 


Carioca apresenta proposta aos trabalhadores


A Conaço é ligada ao Grupo 10 – que não fechou negociação na data-base. O acordo negociado na empresa tem como base as regras definidas no Grupo19-3, com 8,5% de reajuste salarial e abono de 20%.

Pagamento - O reajuste será aplicado em duas parcelas: 6% a partir de 1º de março e 2,5% a partir de 1º de maio. Já o abono de 20% será pago assim: 6% em março; 6% em maio; e 8% em junho. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores.

A assembleia, dia 10, foi conduzida pelo diretor José Pedro da Silva (Carioca).

Campanha de sindicalização chega a mais três fábricas



Diretores Chorão e Nildo na Aluminium

Centenas de metalúrgicos já se incorporaram ao nosso quadro associativo. Agora, eles também podem desfrutar de nossa rede de lazer, além dos convênios que garantem benefícios e descontos especiais nas áreas de educação e saúde.

Nos próximos dias, estão agendadas mais três visitas. Nesta sexta (17), das 10h30 às 16 horas, a sindicalização será na Reydel (Jardim Cumbica); na próxima terça (21), na Tower (Arujá), das 10h30 às 13 horas e das 18 às 20 horas; e, dia 27 de março, na Santana Refrigeração (Itapegica), das 12 às 13 horas.

Diretor Ricardo assume na Comissão do Emprego de Mairiporã



Ricardo Pereira com outros conselheiros

O diretor Ricardo Pereira de Oliveira, responsável pela nossa subsede em Terra Preta (Mairiporã), foi eleito conselheiro titular na Comissão Municipal de Emprego em Mairiporã. O mandato é de três anos.

A comissão é formada por representantes dos Poderes Públicos, trabalhadores e empregadores. A posse aconteceu na segunda (13).

Programa Psicoprofissional oferece curso grátis de 5S



Coordenadora Solange em curso do GAP

O GAP (Grupo de Apoio Psicoprofissional para Desempregados), idealizado pelo Sindicato e que tem apoio do Senai, realiza mais um curso “5S - A base para a qualidade” em março. Será nesta sexta (17), das 13h30 às 17 horas.

É grátis, para trabalhadores de todas as categorias profissionais. O curso ocorre na sede do GAP, à rua José Triglia, 143, Centro. Inscreva-se pelo telefone 2463.5300.

Voz do Trabalhador entrevista nosso diretor Barros


O programa Voz do Trabalhador desta sexta (17), na TV Guarulhos, terá entrevista ao vivo com nosso diretor José Barros da Silva Neto (foto). Ele vai falar sobre a mobilização do Sindicato no Dia Nacional de Protestos contra a reforma da Previdência, realizado na quarta (15).

Reportagem - O programa mostra também entrevistas gravadas nos atos em nossa base, além de reportagem especial sobre a Plenária Nacional de Mulheres da Força Sindical, que contou com delegação do Sindicato.

Assista - O Voz do Trabalhador vai ao ar toda sexta, a partir das 19 horas, na TV Guarulhos (canal 3 da NET). Também pode ser assistido pela internet, no site www.tvguarulhos3.com.br. Apresentação do jornalista Roberto Samuel. As reportagens são de Jonathan Silva.