Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 311 • 23/3/2017

Superar a onda
de escândalos

Nenhum país consegue se organizar, seguir adiante e progredir se viver sacudido por sucessivas ondas de escândalos.

Nos últimos dias, mal tínhamos tomado conhecimento da impressionante “lista de Janot”, caiu sobre a população a enxurrada de denúncias da operação “Carne Fraca”, revelada após dois anos de investigação da Polícia Federal. A operação não revela apenas carne contaminada e desprezo ao consumidor. Mostra também a contaminação em órgãos de fiscalização sanitária e a ingerência, espúria, do poder político por meio de nomeações de agentes do Estado.

Ninguém pode pôr em dúvida o rigor sanitário, quando se trata de alimentos para consumo humano. Mas há certos pontos escuros que precisam ser trazidos à luz do sol do meio-dia. Por exemplo: por que a revelação do problema (ou crime contra a saúde) acontece só agora, depois de dois anos de investigação em vários locais do País? Por que a denúncia explode no mesmo momento em que essas empresas ganham mercado internacional?

Como sindicalista, sei de graves problemas de saúde no segmento de frigoríficos, onde são muito comuns as doenças do trabalho e até mutilações irreparáveis, por causa do ritmo abusivo da produção e do esforço repetitivo dos trabalhadores. Tais fatos, não menos escandalosos, nunca foram denunciados pela grande mídia. Talvez porque as grandes empresas do segmento sejam também grandes anunciantes. Também não me lembro de denúncia por deputados ou senadores (pelo menos que tenha ganhado repercussão). Talvez porque as atuais denunciadas sejam todas grandes financiadoras de campanha.

Reafirmo e deixo claro: o desrespeito às normas sanitárias das empresas precisa ser punido, com rigor. Da mesma forma, devem ser punidos os agentes públicos que fizeram vista grossa às irregularidades ou assinaram laudo atestando boa qualidade para a carne contaminada. Também defendo que seja investigado todo político direta ou indiretamente envolvido com mais esse escândalo nacional e internacional.

A economia de um país precisa operar dentro de um limite mínimo de confiança entre os próprios agentes econômicos, a população e o Estado. Se os escândalos forem atingindo, como ocorre, empresas do porte da Petrobras, as grandes empreiteiras, o setor de carnes e instituições como o BNDES, de que forma vamos reorganizar nosso País e voltar a crescer? Como haverá retomada de investimentos e criação de empregos?

Lembro que no final dos anos 70 explodiu a chamada “peste suína”. A gravidade alegada pelas autoridades sanitárias levou ao abate do estoque suíno nacional e quase à sua extinção. Passados tantos anos, se verificou que não havia aquela epidemia e que o País reduziu rebanho, além de sacrificar nossa reserva de matrizes suínas.

O mundo disputa vários controles. Um deles é o do petróleo; outro controle já disputado é o da água potável; outra fonte de disputa é o domínio da produção de proteína animal, indispensável para a alimentação humana.

Faço essas observações para voltar ao ponto inicial. O Brasil precisa aprender a resolver os problemas de forma gradual, sem fabricar um escândalo a cada 24 horas.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região

facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br


Artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 22 de março


Calculadora do Dieese mostra perdas na aposentadoria

O Dieese lançou aplicativo que compara como fica a aposentadoria nas regras atuais e com a reforma da Previdência proposta pelo governo. Acesse aqui a calculadora.

Deputados aprovam terceirização
e liberam capitalismo selvagem


Luta contra terceirização ampla é posição histórica do nosso Sindicato

A maioria dos deputados mostra que está a serviço do capital. A aprovação pela Câmara Federal na quarta (22) do Projeto de Lei 4302/98, que permite a terceirização em todas as áreas (atividade-fim e atividade-meio) das empresas, agride fortemente os trabalhadores e institui o capitalismo selvagem nas relações de trabalho.

Nosso presidente José Pereira dos Santos critica: “A Câmara faz o Brasil dar um salto para o passado. O PL da terceirização vai desorganizar o mercado de trabalho e trazer graves prejuízos à classe trabalhadora”. As Centrais Sindicais se reuniram na manhã desta quinta (23), para definir um calendário de ações e protestos, para exigir o veto presidencial à proposta.

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) divulgou nota, denunciando que o PL agravará problemas como alta rotatividade dos terceirizados e elevado número de acidentes. “A proposta acarretará o rebaixamento de salários e das condições de trabalho, instituindo como regra a precarização nas relações laborais”, diz o texto.

Segundo nosso advogado, dr. Marcílio Penachioni, o projeto aprovado “é uma medida desastrosa para os trabalhadores”.


Votação do PL no plenário da Câmara

Veja como fica:

1) Permite a terceirização na atividade-fim;

2) Permite a quarteirização;

3) Permite a “pejotização”;

4) Não aborda a questão da representação sindical;

5) Não regulamenta a terceirização no âmbito da administração pública direta;

6) O projeto abre um precedente perigoso, que possibilita a contratação de trabalho temporário para substituir trabalhadores em greve;

7) Explicita a inexistência de vínculo empregatício entre a tomadora de serviços e os trabalhadores contratados pelas empresas de trabalho temporário;

8) Estabelece que, decorrido o prazo do contrato de trabalho temporário, o trabalhador somente poderá ser colocado à disposição da mesma empresa em novo contrato deste tipo após noventa dias do término do contrato anterior, sob pena de caracterização de vínculo empregatício com a tomadora;

9) Responsabilidade subsidiária da empresa contratante em relação às obrigações trabalhistas;

10) Não prevê igualdade de remuneração e jornada em relação à tomadora, não prevê proteção previdenciária e contra acidentes, bem como não prevê direitos previstos em acordo ou convenção coletiva.

Lista - O Sindicato divulga aqui a lista que traz o voto dos parlamentares. Foram 231 votos a favor, 188 contrários e oito abstenções. Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) diz: “Vamos publicar no site e também massificar na base. O povo tem o direito de saber como votam os deputados”. Confira aqui como votaram os deputados.

Encontro de mulheres reforça luta contra perda de direitos


O Sindicato realiza neste sábado (25), a partir das 10 horas, homenagem ao Dia Internacional da Mulher (celebrado em 8 de março). O evento, organizado pelo Departamento Feminino do Sindicato, ocorre em nossa sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro).

Haverá palestra sobre a reforma da Previdência, com informações sobre os principais prejuízos que ela vai causar às mulheres. A palestrante será Fernanda Castro, técnica do Dieese no Sindicato dos Servidores de São Paulo.

A diretora Roseli Lima, do nosso Departamento Feminino, destaca: "A programação também envolve música ao vivo e sorteio de brindes”. Podem participam sócias na ativa e aposentadas.

Acordo garante aumento de 70% na PLR da Golin



Diretores Barros e Tieta na fábrica

O Sindicato negociou a PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) na Metalúrgica Golin (Bonsucesso), onde o benefício garantiu aumento de 70% no valor. A Participação referente a 2017 pode chegar a R$ 1.700,00, se atingidas as metas. Os cerca de 300 empregados aprovaram a proposta dia 15. A participação será paga em agosto deste ano e março de 2018.

Veja outros acordos na base:

Incoflandres (Cumbica) - A Participação na empresa sai em março e abril aos 30 funcionários.

ADKF (Terra Preta, Mairiporã) - O benefício subiu 8,5% e será pago de uma só vez em abril.

Permetal (Cumbica) - A PLR pode ser superior a R$ 3.000,00, se cumpridas as metas. O pagamento ocorre em agosto e fevereiro.

Pressão regulariza pagamento de atrasados na Roll-For



Diretor Zóião coloca proposta em votação

Após greve iniciada na segunda (20), os trabalhadores da Roll-For aprovaram na terça (21) proposta da empresa para regularização de salários e benefícios atrasados. Os mais de 80 empregados cobram o pagamento da segunda parcela do 13º salário; regularização do vale-alimentação, atrasado há três meses; e pagamento da antecipação salarial.

A mobilização teve apoio integral do Sindicato. A empresa se comprometeu a pagar a antecipação salarial até sexta (24) e apresentar um calendário para regularização do vale-alimentação e do 13º salário.

Categoria comerciária é destaque no Voz do Trabalhador



Walter dos Santos

O programa Voz do Trabalhador desta sexta (24), na TV Guarulhos, terá entrevista exclusiva com Walter dos Santos, presidente do Sindicato dos Comerciários de Guarulhos. O dirigente fala sobre a recuperação do mercado de trabalho no setor e as ações em defesa da categoria.

Assista - O Voz do Trabalhador vai ao ar toda sexta, a partir das 19 horas, na TV Guarulhos (canal 3 da NET). Também pode ser assistido pela internet, no site www.tvguarulhos3.com.br. Apresentação do jornalista Roberto Samuel. As reportagens são de Jonathan Silva.


Acesse - www.tvguarulhos3.com.br

 

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.comNosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos