Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 312 • 30/3/2017

Limites
da negociação

Vai sair por esses dias um livro sobre a vida de Tancredo Neves. Na política nacional, nunca houve alguém com tamanha capacidade de negociação. Tancredo, além de negociador hábil, era homem de caráter. Tanto assim que nunca abandonou Getúlio Vargas, mesmo com o presidente sob cerrado fogo inimigo.

Pouco tempo depois de eleito presidente no colégio eleitoral, Tancredo Neves concedeu entrevista à imprensa internacional. Naquela época, a dívida externa era brutal. E um jornalista quis saber se o governo Tancredo pagaria a dívida. Sua reposta: Pagaremos. Mas não será à custa da fome do povo brasileiro.

Ou seja, na política também existem limites. Cito Tancredo para chegar ao sindicalismo, que se defronta com três medidas muito ruins, apoiadas pelo governo: reforma da Previdência, reforma trabalhista e terceirização irrestrita. O movimento tentou segurar a terceirização na Câmara dos Deputados, mas seu presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não quis saber de negociar e aprovou a matéria.

As negociações persistem e as lideranças sindicais têm buscado diálogo com o governo federal. Vale dizer que dialogar está na essência da própria democracia. Dialogar faz bem ao regime democrático. O que deve ser questionado são os limites dessa negociação.

A grande imprensa alardeou, no último final de semana, que as Centrais estariam negociando com o governo um abrandamento da resistência às reformas em troca da garantia de recursos para as entidades de classe. Esse noticiário criou muita confusão. Vale esclarecer.

Primeiro. Não há negociação nesses termos, ou seja, o sindicalismo não coloca na mesa de negociações a troca de direitos pela garantia de custeio. Segundo. Os recursos sindicais não vêm do governo, não dependem de canetada de presidente da República ou de ministros. As contribuições às entidades são arrecadadas das categorias profissionais, que autorizam em assembleias. Exceto o caso do imposto sindical. Esse imposto é obrigatório e supre tanto entidades de trabalhadores quanto sindicatos patronais.

Comecei com Tancredo e termino com Fidel Castro, outro exímio negociador. Dizia o cubano: - Em política, se negocia tudo. Menos os princípios. Os princípios são inegociáveis.

Pesar - Perdemos neste final de semana o jornalista e ativista sindical Eduardo Pavão. Que seu exemplo, sua inteligência e sua generosidade inspirem a todos nós. O homem passa, a obra persiste.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região

facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br


Artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 29 de março


Calculadora do Dieese mostra perdas na aposentadoria

O Dieese lançou aplicativo que compara como fica a aposentadoria nas regras atuais e com a reforma da Previdência proposta pelo governo. Acesse aqui a calculadora.


Leia o Blog do
presidente Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com

VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

Sindicato negocia acordos de PLR  para cerca de mil trabalhadores


Diretores Pepe e Cabeça conduzem assembleia na Continental

Realizamos três assembleias nesta semana, para avaliar propostas de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) que beneficiam cerca de trabalhadores. Na Continental, fabricante de peças automotivas instalada no Itapegica, a PLR poderá superar R$ 3.300,00, conforme meta de absenteísmo (falta não-justificada).

O pagamento sai em julho deste ano e janeiro de 2018, beneficiando em torno de 800 funcionários. Nosso vice Josinaldo José de Barros (Cabeça) coordenou a assembleia, com os diretores Josete Machado Filho (Pepe), Lúcia Ottone de Amorim, Eduardo Apóstolo (Tieta) e Evandro Pereira.

Permetal - O valor do benefício pode chegar a R$ 3.000,00, conforme metas. Pagamento previsto para agosto e fevereiro. A empresa, em Cumbica, tem aproximadamente 150 funcionários. A assembleia foi conduzida pelos diretores Cabeça, Roseli Lima e José Pedro da Silva (Carioca).

ADKF - Os diretores Evandro e Ricardo apresentaram a proposta aos dez metalúrgicos da empresa, em Terra Preta (Mairiporã). A Participação teve aumento de 8,5% e será paga em abril.

Sindicalistas guarulhenses organizam greve geral em 28 de abril



Sindicalista vereador, Brinquinho apoia

Representantes de várias categorias profissionais, de Sindicatos ligados à Força Sindical e CUT regional, se reuniram na quarta (29), para definir como enfrentar as reformas neoliberais de Michel Temer. Os participantes buscam unificar os meios de combate às reformas da Previdência, trabalhista e à terceirização. O encontro aconteceu na sede da Força Sindical/Regional Guarulhos.

José Barros da Silva Neto, diretor do Sindicato que coordenou a reunião, informa: "Além de discutirmos detalhes sobre a paralisação nacional prevista para 28 de abril, tomamos outras medidas para reforçar esta ação. Dia 11 de abril, a partir das 11 horas, faremos um grande ato na praça Getúlio Vargas. Vamos mobilizar centenas de sindicalistas."

Participantes - Além de diretores do Sindicato, participaram da reunião o vereador Maurício Brinquinho (PT), presidente do Sincoverg; Sindicatos dos Químicos, Stap (Servidores municipais), Comerciários, Condutores, Alimentação, Têxtil, Sindifícios, SindBeneficente, Borracha, Vigilantes, Farmacêuticos e Papel e Papelão; Marcos Antonio da Silva Bernúcio, diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Borracha de São Paulo e vice-presidente da Força Sindical/São Paulo e Wagner Menezes (Marrom), diretor da CUT/ São Paulo.

Assembleia na U-Shin aprova greve contra reformas neoliberais



Alex, Roseli, Jau e economista Rodolfo na U-Shin

Os metalúrgicos da U-Shin (antiga Valeo), fabricante de autopeças localizada no Jardim Santo Afonso, participaram segunda (27) de assembleia de mobilização realizada pelo Sindicato. O objetivo foi debater a luta contra as reformas da Previdência, trabalhista e a terceirização.

A decisão dos trabalhadores, por unanimidade, é apoiar uma greve geral, caso o governo Temer insista com os projetos que agridem direitos e ameaçam acabar com a possibilidade de aposentadoria às gerações futuras. A U-Shin tem aproximadamente 700 funcionários.

A assembleia foi conduzida pelos diretores Alex Lima, José João da Silva (Jau) e Roseli Lima, com apoio do assessor Chitão. O economista Rodolfo Viana, do Dieese, também participou.

Outras - Nas assembleias na Continental, Permetal e ADKF os metalúrgicos também aprovaram, por unanimidade, indicativo de greve geral, caso o governo federal siga com o propósito de aprovar reformas que agridem direitos trabalhistas e previdenciários.

Cabeça pede a vereadores apoio às lutas por direitos

Nosso vice-presidente, Josinaldo José de Barros (Cabeça), utilizou a Tribuna Livre da Câmara de Guarulhos na terça (28), para denunciar que os projetos do governo Temer sobre a terceirização e Previdência agridem os trabalhadores. A fala de nosso diretor foi elogiada pelos vereadores e demais pessoas presentes no plenário.


Cabeça utiliza Tribuna Livre da Câmara

Cabeça frisou: “Guarulhos já tem milhares de desempregados. E o governo só agrava a recessão. Além disso, ataca nossos direitos. Esperamos apoio do Poder Legislativo e pedimos que o vereador fale com seu deputado federal.”

A manifestação de Cabeça teve apoio de diretores e assessores do Sindicato e de dirigentes dos Têxteis, Sindifícios, Stap e SindBeneficente.



Campanha de sindicalização prossegue nas fábricas da base



Diretora Roseli com novas sócias da Microvip

O Sindicato continua com a campanha de sindicalização, visitando mensalmente várias empresas da base. Nos próximos dias, estão agendadas visitas em quatro empresas. O objetivo é ampliar o número de associados, integrando mais trabalhadores às atividades sindicais.

Os associados também desfrutam de ampla lista de convênios na saúde, educação e lazer.

Nesta sexta (31), das 12 às 13 horas, estaremos na Metalway (Vila Calegari). Estão agendadas mais três visitas no início de abril: dia 3, das 11 às 12 horas, na Luxalum (Itapegica); dia 4, das 11 às 12 horas na Fastweld (Vila Augusta); e, das 11 às 13 horas, na Daicast (Cumbica).

Para agendar uma visita, basta ligar para 2463.5300 e falar com um de nossos diretores.

Programa Psicoprofissinal promove dois cursos


O GAP (Grupo de Apoio Psicoprofisional), idealizado pelo Sindicato, realizará dois cursos nesta semana. O primeiro será sexta (31), de "5S - A base para a qualidade", das 13h30 às 17 horas. No sábado (1º/4), das 8h30 às 12 horas, curso de culinária, aprendendo a fazer trufa e pão de mel.

Aulas na rua José Triglia, 143, Centro, próximo à nossa sede. Inscrições somente pelos telefones 2463.5300 ou 2440.5930.

Voz do Trabalhador será especial sobre o Dia da Mulher



Diretora Roseli com jornalista Roberto Samuel

O programa Voz do Trabalhador, desta sexta (31), será sobre o evento realizado dia 25, pelo Sindicato, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Serão apresentadas reportagem feita durante a comemoração e entrevista com a diretora Roseli Lima, do Departamento Feminino do Sindicato.

Também será abordado o pronunciamento do vice-presidente do Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça), na Tribuna Livre da Câmara Municipal, dia 28. Cabeça fez duras críticas aos projetos neoliberais do governo Temer, quanto às reformas da Previdência, Trabalhista e à terceirização.

Assista - O Voz do Trabalhador vai ao ar toda sexta, a partir das 19 horas, na TV Guarulhos (Canal 3 da NET). Também pode ser assistido pela internet, no site www.tvguarulhos3.com.br. Apresentação do jornalista Roberto Samuel. As reportagens são de Jonathan Silva.

Convênio odontológico acrescenta novos consultórios



Dra. Roberta atende em Terra Preta (Mairiporã)

Houve alteração na lista de consultórios conveniados. Continuam sendo 14 clínicas à disposição, depois da saída da Clínica Passos e a entrada de quatro novos atendentes. Nosso convênio odontológico atende sócios de várias regiões de Guarulhos, além de Arujá e Santa Isabel.

CADASTRAMENTO - Para ser atendido, é necessário que o sócio e seus dependentes sejam cadastrados no Sindicato. Esse cadastramento pode ser feito na sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos) e subsedes de Arujá (rua Silmar Montoni, 215, Center Ville) e Mairiporã (rua José Claudino dos Santos, 122, Jardim São Francisco II, Terra Preta).

Apresentar os seguintes documentos - Titular: carteira de sócio, CPF, cartão do SUS, PIS (ou Pasep) e nome completo dos pais. Esposa ou marido dependente: carteira de sócio, CPF, cartão do SUS e nome completo dos pais. Filhos: carteira de associado, cartão do SUS e CPF.

ENDEREÇOS - Clique aqui e confira.