Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 211 • 19/3/2015
Governo e protestos

Todo governo é questionado pela população. Essa postura crítica do cidadão pode até desagradar o governante, mas faz bem à democracia, se a contestação for pacífica e construtiva.

Um governante quando contestado, e se essa contestação for numerosa e geral, como está ocorrendo hoje no Brasil, precisa fazer um exame de consciência e ver onde está errando. Feito isso, o governante deve mudar sua postura e adotar medidas que atendam às demandas da população.

A respeito de Dilma, é sabido que se trata de pessoa inflexível, que toma decisões e não volta atrás. Sabe-se, porém, que a presidente é inteligente e vivida o suficiente para saber que a hora é de diálogo - com o Congresso Nacional, os partidos, o empresariado, o sindicalismo e todas as demais instituições e forças com representatividade.

Atos, protestos e manifestações serão sempre um meio para se atingir certos fins. Um desses fins, claramente, é uma firme política de Estado de combate duro à corrupção; outro é a reforma política. O sistema político atual está muito desgastado e sofre grande rejeição por parte dos brasileiros.

O Brasil de hoje acumula dois problemas sérios. Um é o desaquecimento da economia, que afeta o setor privado e paralisa obras públicas importantes, como o PAC, por exemplo. Outro é a desarmonia política, que impede a votação de matéria de interesse público e, pior ainda, pode possibilitar aprovação de projetos nocivos à população.

Somem-se a isso medidas erradas, do ponto de vista administrativo. Entre elas, o pacote de ajuste fiscal, que é lesivo aos trabalhadores, e a contínua subida da taxa de juros, que prejudica, ao mesmo tempo, o Estado, o setor privado e os cidadãos. Só ganham com isso o setor financeiro e os especuladores, ou seja, gente que já tem muito dinheiro.

Eu olho para o que ocorre no Brasil hoje e me lembro do que aconteceu na Argentina anos atrás. Lá, a insatisfação popular derrubou vários governos e, com isso, o país entrou em profunda e duradoura crise. Penso que esse exemplo deve nos iluminar, porque a quebra da ordem jurídica gera problemas em série a todo o País, prejudicando principalmente os mais pobres.

Nós, que temos mais experiência de vida e vivemos os anos de combate à ditadura, devemos procurar agir com racionalidade, nem adotando a defesa cega do governo, nem estimulando atos agressivos e desrespeitosos.

A sociedade, tirando os exageros de praxe, está usando seu legítimo direito de cobrar e contestar. Cabe ao governo - e a toda a classe política - não tardar com as respostas.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 18 de março.


Indique um amigo para receber o boletim Expresso Metalúrgico
E-mail: boletim@metalurgico.org.br

Com a grande
Therezinha Zerbini

Faz alguns anos, nosso Sindicato teve a honra de receber a grande brasileira Therezinha Zerbini, que nos falou das lutas trabalhistas desde Getúlio e das jornadas pela Anistia, que ela tão brilhantemente comandou.

Falecida sábado passado (14), a mulher que não teve medo de lutar por uma Anistia pacificadora da Nação é uma heroína moderna. Seu exemplo nos estimula e inspira.



Sindicato fará encontro de setores
para implementar deliberações do Seminário


Evento em Vargem, no mês de fevereiro, reuniu diretoria e assessorias

O Sindicato realiza sábado (21) a primeira reunião com trabalhadores da base, a fim de implementar as deliberações do Seminário de Avaliação e Planejamento, realizado em fevereiro no Hotel-fazenda Vista Linda, em Vargem. Será a partir das 8h30, na sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro). Estão convidados todos os metalúrgicos, sócios ou não.

Além de debater o tema central do Seminário, que foi "Direitos, Emprego, Indústria Forte!", vamos definir como fortalecer a ação sindical. O presidente José Pereira dos Santos afirma: "Queremos a presença dos trabalhadores dos cinco setores da nossa base, a fim de ter um panorama mais concreto da situação hoje nas fábricas".

Mais informações, ligue no Sindicato (2463.5300) e fale com nossos diretores.

Categoria terá representante na nova diretoria do Inspir


Antônio é nosso diretor
Nesta sexta (20), será empossada a nova diretoria do Inspir - Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial. Nosso diretor Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa) vai ocupar cargo na executiva da entidade.

O mandato será de dois anos. Fala Mansa tem vários projetos. Ele diz: “Quero ajudar a valorizar o Inspir e seu trabalho quanto à questão racial. Vou tentar desenvolver políticas específicas de combate à discriminação nas empresas, em todos os sentidos, em nossa base”.

A posse da diretoria, presidida por Francisco Quintino, acontecerá na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100, 1º andar, Centro, São Paulo), a partir das 18 horas.

Vice-presidente Cabeça será Cidadão Guarulhense

Nasceu em Pernambuco
Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) receberá o título de Cidadão Guarulhense, dia 27 (sexta), na Câmara Municipal de Guarulhos, em solenidade que começa às 19 horas. A vida de luta por uma sociedade mais justa e igualitária credencia nosso dirigente a receber o título proposto pelo vereador Heleno Metalúrgico (PDT), também diretor do Sindicato.

Cabeça tem outras atuações destacadas. Foi presidente do Dieese e é também diretor da Agende. Ele convida todos os amigos metalúrgicos para a solenidade.


Clique aqui e assista

Trabalhadores da Soma aprovam PLR


Metalúrgicos aprovam Participação
Os 35 funcionários da Soma (Cumbica) aprovaram a proposta de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) negociada pelo Sindicato. Benefício será pago em maio e julho próximos. A conquista na Soma amplia os acordos de PLR que nosso Sindicato vem firmando em toda a base, em Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel.

Sua empresa não paga PLR? Ligue para o Sindicato, na sede ou subsedes. Vamos, juntos, buscar esse benefício!

Plano de saúde é assunto no Voz do Trabalhador


Eduardo, Júlio e Beatriz
O programa Voz do Trabalhador de sábado (21), com reprise domingo (22), vai tratar do recente serviço oferecido pelo Sindicato. Trata-se do plano de saúde por adesão para novos associados.

São entrevistados Eduardo Parra, diretor da Costa & Parra Group, e Beatriz Hamparian, também da empresa.

Eles darão explicações detalhadas sobre como funciona a nova parceria com o Sindicato e onde e como podem ser feitas as adesões.

O Voz do Trabalhador é exibido todo sábado e domingo, das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site
www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Meu Futuro vai promover Festa do Sorvete

O Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, entidade que assiste crianças e jovens carentes e conta com apoio do Sindicato, fará Festa do Sorvete e Ação Social. Será dia 28 (sábado), na sede da entidade (rua Galáxia, 208, Parque Primavera), das 10 às 15 horas.

Os sorvetes serão vendidos a preços módicos. O de palito custará R$ 1,00 e o de massa R$ 1,50. Entrada grátis. Toda a arrecadação será destinada para a manutenção do Instituto, que cuida de 170  crianças e jovens do Parque Primavera e região.

Apoie o Meu Futuro. Ligue 2401.8790, 2401.0722 ou 2407.6906. Ajude a promover inclusão social!


VISITE NOSSO SITE!

Leia o blog de nosso presidente PereiraSiga o Sindicato
no Facebook
Nosso site é ágil e dinâmico,
um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Espaço para o debate de ideias,
o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse:www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos