Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 314 • 12/4/2017

Causas nacionais

No próximo dia 30, nosso Sindicato completará 54 anos. A passagem do aniversário se dará alguns dias após a grande paralisação nacional chamada pelas Centrais Sindicais, para 28 de abril. Ou seja, o aniversário da entidade dos metalúrgicos de Guarulhos e região se dará num contexto de fortes lutas sindicais contra reformas que visam cortar direitos.

Não será a primeira vez que o Sindicato participa de lutas gerais, em defesa dos direitos. Muito pelo contrário. Ainda na ditadura, quando o regime baixou os decretos-leis de arrocho salarial, 2.045 e 2.064, fomos à luta para derrubar as medidas nocivas, tendo, inclusive, participado da histórica greve geral de 21 de julho de 1983.

Portanto, a decisão de lutar, mobilizar, articular, defender e resistir é frequente na vida do movimento sindical, pois a classe trabalhadora está sempre enfrentando algum problema ou vários problemas, ao mesmo tempo.

Na atual conjuntura, somos duramente afetados pelo forte desemprego e pelo rebaixamento dos salários. Também estamos resistindo aos ataques a direitos e conquistas, que acontecem por meio das reformas da Previdência (PEC 287), PL da terceirização irrestrita (4.302/98) e do projeto de reforma trabalhista.

Registro que, embora essa luta tenha um centro marcadamente sindical, nosso movimento vem ganhando apoios. Cito três, entre muitos: o da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra); e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Nacional). São apoios que dão peso às nossas bandeiras.

Mas o sindicalismo não luta apenas contra governantes ou patrões. Nosso movimento tem tradição de lutar a favor das causas justas, como fizemos quando reivindicamos a Assembleia Nacional Constituinte, as Diretas-Já e, mais recentemente, ao buscar uma política continuada de aumento real para o salário mínimo.

Cito, para reafirmar algumas bandeiras atuais do sindicalismo, o esforço do movimento pelo fortalecimento da indústria nacional, a redução expressiva da taxa de juros e a garantia de conteúdo nacional para a indústria em setores estratégicos, como óleo e gás e o setor naval.

Milito no sindicalismo desde os anos 80. Não tivemos só acerto de lá para cá. Mas o sindicalismo tem um nível de acerto alto e concreto. Portanto, se você ver o movimento nas ruas, empunhando nossas bandeiras, saiba que estamos, ao mesmo tempo, defendendo o interesse dos trabalhadores e os interesses gerais do povo brasileiro.

Essencialmente, nossa causa é a própria causa da Nação.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br

Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 12 de abril

GAP realiza mais
um curso para desempregados

O Grupo de Apoio Psicoprofissional (GAP) promove nesta quinta (13) mais um curso de “5S – A base para a qualidade”. O evento, que orienta trabalhadores em busca de recolocação, será das 13h30 às 17 horas, na rua José Triglia, 143. A participação é gratuita. Inscrições pelos telefones 2463.5300 ou 2440.5930.

Outro curso de "5S" está agendado para 27 de abril, no mesmo horário e local.

Inscrições para 13º Campeonato de Futsal estão abertas

As equipes interessadas em participar do 13º Campeonato de Futsal já podem fazer suas inscrições. Para participar, basta retirar as fichas em nossa sede com Carlos (rua Harry Simonsen, 202, 2º andar, Centro).

Podem participar somente sócios do Sindicato. O início da competição deve ocorrer em maio.

Assembleia nesta quinta define
ações da paralisação do 28 de abril

O Sindicato realiza importante assembleia nesta quinta (13), a partir das 18 horas, em nossa sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro de Guarulhos). Vamos definir os detalhes relacionados à organização do Dia de Paralisação Geral. O movimento, convocado pela Força Sindical e demais Centrais para 28 de abril, será um protesto nacional contra as reformas neoliberais da Previdência, a trabalhista e a terceirização selvagem, propostas por Michel Temer.

O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, comenta: "Em todas as ações e assembleias que realizamos, tivemos apoio à paralisação geral do dia 28. Os metalúrgicos da base estão revoltados com as maldades propostas pelo governo, que agridem direitos dos trabalhadores da ativa e aposentados".

Ato - No grande ato realizado terça (11) na Getúlio Vargas, nosso diretor José Barros da Silva Neto, que coordena a Força Sindical/Regional, reforçou o convite para a assembleia desta quinta e também para a paralisação de 28 de abril.

Assembleia - Todos à sede do Sindicato nesta quinta, dia 13, a partir das 18 horas. O endereço é rua Harry Simonsen, 202, Centro de Guarulhos. Participe!

Ato na Getúlio Vargas acumula forças para a greve geral



Manifestantes protestam contra retirada de direitos trabalhistas e previdenciários

O ato unitário contra as reformas neoliberais do governo Temer movimentou terça (11) a região central de Guarulhos. Cerca de 400 manifestantes se reuniram na praça Getúlio Vargas no protesto contra as reformas da Previdência, a trabalhista e a terceirização selvagem.

A manifestação, organizada por nosso Sindicato, outras entidades locais e cinco Centrais Sindicais, foi uma demonstração de força, que amplia a expectativa de um grande protesto na greve geral marcada para 28 de abril.


Pereira critica reformas que cortam direitos 

O presidente José Pereira dos Santos afirma: "Temer não tem legitimidade pra levar adiante reformas baixadas sem dialogar com a classe trabalhadora. Não aceitaremos a destruição da legislação trabalhista, o desmonte da Previdência e o ataque desenfreado aos direitos sociais e trabalhistas duramente conquistados”.

Após o ato, os manifestantes seguiram em passeata até a Igreja Matriz. Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros diz: “O sucesso da manifestação aponta para um protesto forte dia 28. Tivemos total apoio na praça e na caminhada até o calçadão da D. Pedro, com aplausos, gritos de incentivo e até tocaram sino em nossa homenagem".

Valor da PLR pode chegar a R$ 1.235,00 na Rod-Car



Companheiros aprovam benefício

Os cerca de 300 funcionários da Rod-Car (Parque Industrial Cumbica) aprovaram a proposta de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) negociada pelo Sindicato. O benefício pode chegar a R$ 1.235,00, com pagamento em outubro deste ano e abril de 2018.

O vice-presidente do Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça), conduziu a assembleia junto com os diretores José João da Silva (Jau) e Roseli Lima.

Retire cupons para festa do 1º de Maio da Força Sindical


O Sindicato já está distribuindo os cupons para a grande festa do Dia do Trabalhador, que a Força Sindical realiza todo ano no 1º de Maio. O evento será na Praça Campo de Bagatelle, Zona Norte de São Paulo, das 9 às 15 horas. Em sua 20ª edição, o lema deste ano é “Direitos, Empregos e Aposentadoria Digna”.

Serão sorteados 19 carros. Os cupons podem ser retirados na sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro) e na subsede de Arujá (rua Silmar Montoni, 215, Center Ville), de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Na subsede de Mairiporã (rua José Claudino dos Santos, 122, Jardim São Francisco II, Terra Preta), às segundas e sextas, das 9 às 18 horas.

Voz do Trabalhador destaca ato contra reformas neoliberais



Diretor Cabeça é entrevistado

O programa Voz do Trabalhador desta sexta (14), na TV Guarulhos, será um especial sobre o ato realizado terça (11), na praça Getúlio Vargas, contra os projetos neoliberais do governo Temer. A reportagem vai mostrar entrevistas com os sindicalistas, além de testemunhos de guarulhenses que passavam pelo local.

O Voz apresenta ainda entrevista com o deputado estadual Gileno (PSL).

Assista - O programa vai ao ar às 19 horas, pela TV Guarulhos (canal 3 da NET). Também pode ser assistido pela internet no site https://tvguarulhos3.com.br/. A apresentação é do jornalista Roberto Samuel. As reportagens são de Jonathan Silva.

Leia o Blog
do Pereira

Espaço para o debate de ideias, o blog traz, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com
VISITE
NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos