Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 315 • 20/4/2017

Mais democracia,
mais direitos

José Pereira dos Santos

Em todo o mundo, o poder econômico influi nas eleições. O que define se essa influência compromete o resultado eleitoral é o peso do dinheiro despejado no processo eleitoral. Os países tentam, de vários modos, reduzir essa má influência. Mas os resultados têm deixado a desejar.

A recente publicação da lista do ministro Fachin, na qual aparecem os mais altos figurões da República, denuncia a relação espúria entre política e dinheiro. E ela mostra a ingerência de só uma empresa, a Odebrecht. Fala-se que uma eventual lista dos bancos viria mostrar a influência alarmante do setor financeiro nas eleições.

Vale lembrar que a inclusão do nome de alguém na lista do ministro não significa condenação. O rito jurídico pede investigações, audiências, provas, direito de defesa, recursos etc. Até porque todos são inocentes até prova em contrário.

De todo modo, a lista de Fachin mostra que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer para consolidar o regime democrático. O País precisa ampliar os mecanismos de prevenção, fiscalização e punição. E as empresas precisam adotar práticas de governança e transparência. Afinal, a Constituição define que a propriedade tem função social. Corromper políticos e influir em governos é ser antissocial.

Conjuntura - Tudo isso já seria grave. Mas o caso ganha mais gravidade num momento de profunda crise econômica, de desmoralização do sistema político e de fortes ataques do governo a direitos trabalhistas e sociais. Tudo isso aumenta a descrença dos cidadãos e reduz as oportunidades de investimentos no País, porque os capitalistas querem pôr seu dinheiro em negócios seguros e em países juridicamente estáveis.

Estamos em abril. E no final do mês, precisamente no dia 28, teremos paralisação nacional, chamada pelas Centrais Sindicais. O chamamento da greve é para defender direitos ameaçados pelas reformas da Previdência, a trabalhista e o PL que libera as terceirizações.

O sindicalismo tem um ideário histórico, como a defesa do emprego, dos direitos, o crescimento econômico e a distribuição de renda. O movimento também sempre lutou por democracia e transparência. O ato do dia 28 reforçará nossas bandeiras. Daqui até lá, temos de massificar a nossa lista, ou seja, a defesa da aposentadoria, a preservação do sindicalismo, o emprego decente ameaçado pelo PL da terceirização. Quanto mais forte a paralisação, melhor para os trabalhadores e o Brasil.

Reforma - A principal reforma, que é a política, está convenientemente esquecida pelo governo, pela situação e também pela oposição.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br

Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 19 de abril


GAP promove
novo curso dia 27

O GAP (Grupo de Apoio Psicoprofissional) promove novo curso de “5S – a base para a qualidade”. Será dia 27 de abril, das 13h30 às 17 horas.

Para participar, gratuitamente, basta se inscrever pelos telefones 2463.5300 ou 2440.5930. Os cursos acontecem na rua José Triglia, 143 (Centro).

Assembleia da categoria aprova
paralisação geral em 28 de abril

Trabalhadores aprovam paralisação contra as reformas neoliberais de Temer

O auditório do Sindicato ficou lotado na noite de quinta (15), durante assembleia geral que aprovou adesão à mobilização nacional do dia 28 de abril. O movimento, convocado de forma unitária por todas as Centrais Sindicais, será um protesto contra as reformas da Previdência, a trabalhista e a terceirização ilimitada que o governo Temer quer impor ao País.

A proposta de adesão à greve foi apresentada pelo presidente José Pereira dos Santos. Ele afirma: “O povo brasileiro está sendo insultado por esses políticos corruptos, que têm o cinismo de atacar direitos conquistados a duras penas pela classe trabalhadora. Mas não vamos deixar de lutar. Estamos unidos para o grande ato em 28 de abril”.

Mobilização - Os metalúrgicos vinculados à Força Sindical intensificam as ações na base em todo o Estado. Na terça (18), a Federação da nossa categoria realizou plenária na Capital, que reuniu os 53 Sindicatos filiados e definiu ações até o dia 28 de abril.


Panfletagem nas fábricas e nas ruas

O vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) representou o Sindicato. Ele destaca: "A mobilização será intensificada em cada local, buscando integrar outros setores da sociedade à luta contra essas reformas que agridem nossos direitos”.

Na base - O Sindicato está atuando de forma intensa em todas as cidades da nossa base territorial, convocando trabalhadores e a população em geral pra participar da greve geral.

Diariamente, boletins com detalhes sobre as maldades que os projetos de Temer trarão aos brasileiros são distribuídos em fábricas, praças locais de concentração e terminais de ônibus.

Sindicato negocia PLR com aumento na Reydel e Dannen



Diretor Pepe coordena assembleia na Reydel

Assembleia na terça (18) com os 500 metalúrgicos da Reydel (antiga Visteon), fabricante de peças automotivas instalada no Jardim Cumbica, aprovou a proposta de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) negociada pelo Sindicato na empresa.

O valor da Participação subiu 7% e pode chegar a R$ 3.905,00, de acordo com metas. O pagamento será feito em duas parcelas, com a primeira vencendo ainda em abril e a segunda em fevereiro do próximo ano.

Dannen - A PLR para os funcionários da empresa instalada no Parque Haramy, que tem 35 funcionários, teve aumento de 9% em relação ao que foi pago no ano passado. O valor pode chegar a R$ 1.200,00, com pagamento em outubro e novembro.

Presidente Pereira coordena curso de Formação em Natal



Cursos ampliam conhecimento dos dirigentes

Nosso presidente José Pereira dos Santos, secretário nacional de Formação da Força Sindical, esteve esta semana em Natal (RN), coordenando mais um curso de formação sindical. O evento reuniu sindicalistas dos estados da Região Nordeste.

O curso começou na segunda (17) e terminou quinta (20), com ênfase a temas como economia, política e oratória. Foi o primeiro módulo promovido pela Secretaria de Formação em 2017.

Pereira comenta: “O pessoal foi muito participativo e interessado. Há uma consciência efetiva de que o nível de conhecimento do dirigente melhora a qualidade e a eficácia do mandato sindical”.

Retire na sede e subsedes cupons do 1º de Maio da Força

O Sindicato já está distribuindo os cupons para a grande festa do Dia do Trabalhador, que a Força Sindical realiza todo ano no 1º de Maio. O evento será na Praça Campo de Bagatelle, Zona Norte de São Paulo, das 9 às 15 horas. Em sua 20ª edição, o lema deste ano é “Direitos, Empregos e Aposentadoria Digna”.

Serão sorteados 19 carros. Os cupons podem ser retirados na sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro) e na subsede de Arujá (rua Silmar Montoni, 215, Center Ville), de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Na subsede de Mairiporã (rua José Claudino dos Santos, 122, Jardim São Francisco II, Terra Preta), às segundas e sextas, das 9 às 18 horas.

Voz do Trabalhador repercurtirá assembleia em nossa sede



Reunião decidiu sobre paralisação geral dia 28

O programa Voz do Trabalhador desta sexta (21), na TV Guarulhos, vai mostrar reportagem sobre a assembleia em nossa sede, que aprovou adesão à paralisação de 28 de abril.

O Voz vai ao ar toda sexta, a partir das 19 horas, na TV Guarulhos (canal 3 da NET). Apresentação do jornalista Roberto Samuel. As reportagens são de Jonathan Silva.

Também pode ser assistido pela internet, no site
www.tvguarulhos3.com.br.

Inscrições para 13º Campeonato de Futsal continuam abertas


Estão abertas as inscrições para o 13º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos, na categoria principal. Podem participar somente equipes formadas por trabalhadores sindicalizados.

A data para início da competição ainda não foi definida.

As fichas de inscrição podem ser retiradas em nossa sede (rua Harry Simonsen, 202, 2º andar, Centro) até o final de abril. Todas as partidas serão disputadas no ginásio poliesportivo do Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada gratuita para os torcedores.

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.comNosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos