Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 320 • 24/5/2017

Três datas

No Brasil, o sindicalismo tem sido o segmento avançado do movimento popular.
Destaco cinco ocasiões, em décadas passadas: a luta contra a carestia, no final dos anos 70; o engajamento pela Anistia, também no final daquela década; o movimento Diretas Já!, no começo dos anos 80; e a participação na Assembleia Nacional Constituinte, no final daquela década; e o impeachment do presidente Fernando Collor, no início dos anos 90.

Mais recentemente, o movimento marcou posição na conquista da política de recuperação do salário mínimo; nos seguidos aumentos reais das categorias; na efetivação da PLR - Participação nos Lucros e/ou Resultados; no apoio às políticas de inclusão social; e no permanente combate aos juros altos.

Em nenhum momento importante da nossa história moderna o sindicalismo se omitiu. É o que está ocorrendo, outra vez, na atual conjuntura. Nosso movimento tem mantido firme posicionamento contra o governo neoliberal de Temer e combatido, com vigor, reformas que cortam direitos.

Três datas expressam essa luta. O Dia Nacional de Paralisações, em 15 de março; a greve nacional em 28 de abril; e o ato marcado para este dia 24, com o Ocupa Brasília chamado pelas Centrais e demais entidades de classe. Vale ressaltar que nossa manifestação em Brasília ocorre num momento particularmente complicado, com a própria figura do presidente Temer envolvida em denúncias de atos ilícitos graves.

A organização do Ocupa Brasília tem tido o cuidado de preparar um ato que seja sindical, popular e cívico, sempre com a preocupação de que seja pacífico e ordeiro. A meta é reunir cerca de 100 mil manifestantes na Capital Federal. De Guarulhos, a delegação forcista terá mais de 200 pessoas, sem contar outras delegações.

O ato de ocupação da capital é resultado da unidade sindical construída na greve geral, do dia 28 de abril. Ele foi marcado antes da mais recente onda de escândalos envolvendo altas figuras da República. Natural, portanto, que o Ocupa Brasília incorpore reivindicações como Fora Temer e Eleições Diretas Já. Reivindicações, aliás, também de outros segmentos importantes da sociedade e entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil.

Tenho idade suficiente para saber que a democracia é uma construção permanente e complexa, com fases agudas, como a atual. O sindicalismo dará sua contribuição pacífica e patriótica, como sempre fez..

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 24 de maio

Começa
o 13º Campeonato de Futsal

O 13º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos começou domingo (21), com três partidas no ginásio poliesportivo do Clube de Campo (Parque Primavera). Foram assinalados 18 gols. Nesta primeira rodada, a Raft venceu a Steel-Rol por 5 a 1; o Madri goleou a Granei por 5 a 0; e a U-Shin venceu a Brunilo por 6 a 1. Participam da competição 15 equipes, todas formadas somente por sócios do Sindicato, que foram divididas em três grupos.

A segunda rodada terá partidas no sábado (27) e no domingo (28). Sábado se enfrentam Elecon x Marília (9 horas) e NTN e Randra (10 horas). Encontros de domingo: U-Shin x Dyna (9 horas); Julio Simões x Brunilo (10 horas); e Continental x Granei (11 horas). .


Sócio conquista título no supino

Antônio Luiz dos Santos, sócio do Sindicato há mais de 15 anos, conquistou outro título no levantamento de supino, categoria Master II (para atletas com mais de 50 anos de idade).

Ele venceu o 1º Desafio de Supino RAW, realizado no final de semana em Atibaia. Recentemente, Antônio sagrou-se campeão paulista neste esporte em sua categoria.

VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Leia o Blog
do Pereira

Espaço para o debate de ideias, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com
Classe trabalhadora lota Brasília
e diz não às reformas de Temer


Delegação de Guarulhos chega à Capital Federal com ânimo e disposição de luta

Brasília, Capital Federal, viveu nesta quarta (24) a maior manifestação popular de sua história. Cerca de 150 mil trabalhadores de todo o País realizaram uma mobilização gigantesca pela retirada de pauta das reformas trabalhista e previdenciária e também por eleições diretas.

Os atos públicos coordenados pelas Centrais Sindicais foram seguidos de grande passeata, que saiu do estádio Mané Garrincha e foi ao Congresso Nacional.

Guarulhos - Com cartazes e uma faixa grande dizendo “Os direitos são a propriedade do povo”, a delegação metalúrgica de Guarulhos teve presença destacada em todos os momentos da manifestação. Nosso presidente José Pereira dos Santos foi um dos oradores. Ele pediu a retirada das reformas e um modelo econômico que faça o País crescer, com emprego e renda.


Pereira repudia reformas neoliberais que cortam direitos dos trabalhadores

Josinaldo José de Barros (Cabeça), nosso vice, testemunha: “A terra tremeu em Brasília. Nunca vi tanta gente junta. Espero que o Congresso e o governo tomem vergonha e atendam o povo”.

Pressão - Além dos atos, falas e da passeata-gigante, os sindicalistas tentaram ser recebidos pelo presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira (PMDB), por deputados e outros senadores.

Mais - Saiba mais em nosso facebook, no grupo de WhatsApp “Diretoria e Assessoria” e também nos sites:
Força Sindical e Agência Sindical.


Marcha reuniu mais de 150 mil manifestantes de todo o País

Ato sindical unitário reforça luta em defesa dos direitos



Dirigentes protestam contra reformas

Cerca de 200 pessoas participaram do Ato Unitário em Defesa dos Direitos, domingo (21), em frente ao Bosque Maia. A forte e persistente chuva não abalou o ânimo dos manifestantes, que saíram em passeata. E nosso Sindicato, mais uma vez, foi linha de frente da manifestação.

Diretores e ativistas, com bandeiras e faixas, marcaram a posição metalúrgica. O ato teve participação das Centrais Força, CUT, CSB, CSP-Conlutas e Intersindical, além de 14 Sindicatos de diversas categorias profissionais. Os manifestantes também distribuíram boletim aos motoristas e transeuntes.

Coordenador da Força Sindical Regional, o diretor José Barros da Silva Neto apontava para a necessidade de ampliar as alianças com outros setores sociais. Ele diz: “O sindicalismo tem força. Mas devemos agregar outros segmentos, como os movimentos sociais, igrejas, associações de bairro e outras. Quanto mais ampliarmos, mais fortes seremos”.

Homenagem às mães lota auditório do Sindicato


Diretores e mães metalúrgicas durante homenagem na sede, dia 19

Centenas de mães se reuniram sexta (19) à tarde, na sede do Sindicato, para serem homenageadas por nossa entidade. O auditório ficou lotado de trabalhadoras da ativa e de companheiras aposentadas.

O presidente José Pereira dos Santos e toda a diretoria participaram do evento. "As mulheres são maioria e podem mudar os rumos do Brasil. Mas elas serão muito prejudicadas com as reformas que estão sendo impostas pelo governo Temer, principalmente com a perda da aposentadoria e de outros direitos", destaca Pereira.

A homenagem, organizada pelo Departamento Feminino do Sindicato, teve atividades como aula de maquiagem, limpeza de pele, entrega de brindes, apresentações musicais e muito mais. Também houve palestra sobre os impactos negativos da reforma da Previdência na vida da mulher. A palestrante foi Sandra Gomes, do nosso Departamento Jurídico.

METAL

Assembleias aprovam PLR na Schwing-Stetter e na Newtec



Diretor Ricardo na Schwing

O Sindicato negociou e os trabalhadores aprovaram valores e formas de pagamento da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) em mais duas fábricas.

Foram beneficiados aproximadamente 100 funcionários da Schwing-Stetter (Terra Preta, Mairiporã) e 40 da Newtec (Cumbica).

Na Schwing, a PLR teve aumento de 50%. A primeira parcela, de R$ 600,00, será paga em setembro próximo. O restante, com apuração das metas, sai em março de 2018.

Na Newtec, a primeira parcela de R$ 500,00 será paga em junho. A segunda sai em janeiro do próximo ano.

METAL

Nosso Clube de Campo fecha em junho para manutenção



Pesqueiro continuará aberto

O Clube de Campo do Sindicato, localizado no Parque Primavera, será fechado para manutenção a partir de 1º de junho. Como ocorre todos os anos, as instalações de lazer passarão por um processo de revisão e reparos. O objetivo é garantir segurança aos usuários, quando as instalações forem reabertas aos sócios.

O que funciona - Pesqueiro, campo de futebol e ginásio poliesportivo continuam abertos ao público, podendo ser utilizados normalmente.

Voz do Trabalhador mostra reportagens sobre lutas sindicais



Repórter Jonathan Silva
O programa Voz do Trabalhador desta sexta (26), na TV Guarulhos, apresentará várias reportagens feitas no ato do dia 21 em frente ao Bosque Maia. Também terá matéria sobre a viagem dos nossos diretores e assessores para o Ocupa Brasília. Mostrará ainda entrevistas e lances da homenagem prestada pelo Sindicato ao Dia das Mães, na sexta (19).

ASSISTA - O Voz vai ao ar toda sexta, a partir das 19 horas, na TV Guarulhos (canal 3 da NET). Também pode ser assistido pela internet, no site www.tvguarulhos3.com.br. Apresentação do jornalista Roberto Samuel. As reportagens são de Jonathan Silva.