Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 322 • 8/6/2017

Reforma não
é massacre

Não há um único segmento do movimento sindical que seja a favor do projeto de reforma trabalhista do governo. Pelo contrário. O projeto é o mais agressivo da história brasileira. Ele praticamente desmonta a CLT e cria as condições para que o capitalismo selvagem se imponha nas relações capital-trabalho.

No momento em que escrevo este texto, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado debate o tema, que pode ir a voto a qualquer momento. O governo tem feito de tudo (e tudo em política quer dizer muita coisa) pra garantir essa primeira aprovação. E a composição conservadora e negocista do Congresso Nacional indica que Temer tem chances de fazer valer sua proposta atrasada e patronal.

Há um duplo ataque nessa reforma. O primeiro, e mais agressivo, é o próprio desmonte dos direitos, com graves prejuízos ao trabalhador. Essa investida atinge também a Justiça do Trabalho e o poder de fiscalização do Ministério Público do Trabalho.

O segundo atinge o custeio. O projeto simplesmente acaba com o imposto sindical, mediante promessa de que Temer editará Medida Provisória fixando nova forma de contribuição. Aqui, há alguns problemas: 1) Quem garante que Temer enviará de fato essa MP ao Congresso?; 2) Quem garante que o Congresso não irá desfigurar a MP?; 3) Quem garante que Temer continuará no poder?

Reafirmo que o sindicalismo não é contra reformas. Mas as nossas reformas são outras. São aquelas capazes de modernizar o Brasil, equilibrar as relações capital-trabalho, estabelecer um regime fiscal mais justo, mudar o padrão tributário nacional, garantir terra e crédito ao pequeno agricultor, controlar o envio de remessas ao exterior, fortalecer o mercado interno e valorizar a indústria nacional.

É falsa a propaganda governamental de que a reforma trabalhista modernizará o Brasil. Falsa porque, quando se observa seus efeitos, se verifica que há um único afetado pelo conjunto de medidas. Esse prejudicado é única e tão somente o trabalhador da cidade e o rural.

Força - Nossa Central realiza na próxima semana seu 8º Congresso Nacional, em Praia Grande. A Força Sindical nasceu como organização classista plural, que respeita as eventuais divergências internas e se relaciona com todas as correntes de pensamento da sociedade. O Congresso ocorre num momento de profunda crise nacional. Teremos, portanto, uma responsabilidade ainda maior de propor saídas para a classe trabalhadora e o Brasil. Temos, vale reafirmar, compromisso com a democracia e a Constituição-cidadã.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 7 de junho


Campeonato de futsal agita Clube de Campo

O 13º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos teve quatro jogos no final de semana, válidos pela terceira rodada da primeira fase.

Resultados
Sábado (3):
Yamaha 3 x 2 NTN
Elecon 5 x 3 Randra.
Domingo (4):
Continental 3 x 1 Steel-Rol
Madri 3 x 2 Raft

Próxima rodada
Sábado (10):
NTN x Elecon (9 horas)
Marília x Yamaha (10 horas)
Domingo (11):
Granei x Steel-Rol (9 horas)
U-Shin x Julio Simões
(10 horas)
Dyna x Tec-Fil (11 horas).

As partidas são disputadas no ginásio poliesportivo do Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada grátis para os torcedores.

Vamos ao 8º Congresso da Força
reafirmar a defesa dos direitos


Diretores e assessores na etapa estadual do congresso, em Piracicaba

A Força Sindical realiza de 12 a 14 de junho em Praia Grande, Litoral de São Paulo, seu 8º Congresso Nacional, que reunirá delegados de todo o Brasil – eleitos em diversas categorias profissionais. O tema é “Direitos, Cidadania, Empregos e aposentadoria digna para todos”.

Como sempre, nosso Sindicato estará na linha de frente, participando dos debates e defendendo propostas para melhorar o futuro dos trabalhadores e do País.

Ao todo, são esperados três mil participantes, que debaterão inúmeros temas. Entre eles, a agenda e a ação sindical da Central para os próximos quatro anos, além da necessidade de avançar em outras questões como o enfrentamento da terceirização e as reformas trabalhista e previdenciária. A autorregulamentação sindical e a normatização definitiva do sistema de financiamento das entidades sindicais também estão na pauta.

Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) diz: “Serão tomadas decisões importantes no Congresso, e nossa entidade tem direito ao voto. Uma das discussões será sobre novas manifestações e a greve geral indicada pelas Centrais para o dia 30”.

Encontros - As categorias também vão aproveitar a realização do 8º Congresso, para promover encontros setoriais para fortalecer os vínculos das entidades sindicais de todo o País. Haverá encontros de várias delegações internacionais e da imprensa sindical. Também será eleita a nova Direção Nacional da Força, que tomará posse em seguida.

METAL

Funcionários da Solopes recebem a primeira PLR




Heleno e Lula coordenam assembleia

O Sindicato negociou a primeira PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) para os cerca de 50 funcionários da Solopes (Jardim Castanha). A Participação é referente a 2016 e foi aprovada por unanimidade pelos companheiros. O pagamento será em julho e agosto.

O diretor Heleno Benedito da Silva conta: “A empresa está há pouco mais de um ano em Guarulhos, vinda de São Paulo. O Sindicato entrou em contato com a direção, atendendo reivindicação dos funcionários. A negociação obteve sucesso”.

Mecânica Neia - Também foi negociada PLR para os dez funcionários da Indústria Mecânica Neia, no Jardim das Nações. O valor chegou a R$ 1.000,00 e já foi pago integralmente.

METAL

Temer joga tudo para aprovar desmonte trabalhista


O governo joga pesado nas reformas trabalhista e a previdenciária, que são lesivas aos trabalhadores. Nesta terça (6), conseguiu avançar a reforma trabalhista. A votação na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado teve 14 votos favoráveis e 11 contrários.

Próximas - A matéria passará ainda por mais duas comissões do Senado. O sindicalismo continua fazendo corpo a corpo com os senadores. Para nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), não há outro caminho se não a luta. “A pressão popular tem força pra enfrentar e vencer Temer e o grande capital”, comenta.

Greve - As Centrais Sindicais se reuniram na manhã da quarta (7) na sede do Dieese, em São Paulo, a fim de tratar da nova greve geral – que deve ocorrer dia 30 de junho.

Jornal Sindical informa e mobiliza nossa base


Clique aqui e leia o Jornal

O Jornal Sindical de maio já está nas fábricas da base. Com a manchete “Classe trabalhadora unida combate reformas de Temer”, a publicação mostra a resistência nacional às reformas neoliberais, especialmente a trabalhista, a previdenciária e a terceirização de tudo.

No editorial “Povo sem direitos significa Nação mais pobre”, o presidente José Pereira dos Santos aponta que o corte de direitos e a precarização do trabalho agridem os trabalhadores e retardam o desenvolvimento nacional.

Além dos atos coordenados pelas Centrais e a forte participação metalúrgica na greve geral em 28 de abril e no Ocupa Brasília, de 24 de maio, as oito páginas do tabloide trazem matérias sobre acordos de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados), mostra a presença dos nossos diretores em eleições de Cipa e destaca o esporte metalúrgico.

METAL

Nosso presidente participa de 106ª Conferência da OIT




Pereira e integrantes da delegação da Força

Nosso presidente José Pereira dos Santos participa da 106ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT. Ele integra a delegação da Força Sindical.Comenta: “Estamos discutindo questões do mundo do trabalho, buscando qualidade de vida, saúde e respeito aos trabalhadores de todas as partes do mundo”.

A Conferência, maior evento global sobre o mundo do trabalho, acontece em Genebra, na Suíça, com presença de mais de 160 países e representantes de governo, empregadores e trabalhadores.

METAL

Voz do Trabalhador entrevista nossos companheiros




Walter, Pereira e Roberto Samuel 

O programa Voz do Trabalhador desta sexta (9) entrevista o presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos. Ele vai abordar as ações futuras do Sindicato e o grande ato Ocupa Brasília.

Assista - O Voz vai ao ar toda sexta, a partir das 19 horas, na TV Guarulhos (canal 3 da NET). Também pode ser assistido pela internet, no site www.tvguarulhos3.com.br. Apresentação do jornalista Roberto Samuel. Reportagens de Jonathan Silva.

METAL

GAP celebra 15 anos de apoio aos desempregados

O Grupo de Apoio Psicoprofissional para Desempregados, idealizado pelo Sindicato, completou 15 anos de atividades. Com apoio do Senai, o GAP oferece cursos grátis a pessoas com mais de 16 anos.

A coordenadora Solange Moncia destaca que o projeto já beneficiou mais de 44 mil pessoas. “Cerca de 80% dos participantes dos cursos e seminários conseguem colocação”, comenta.

Cursos - Para participar, basta ligar para 2463.5300 ou 2440.5930. Os cursos acontecem na rua José Triglia, 143 (Centro). A programação é divulgada em nosso site.

Leia o Blog
do Pereira


Espaço para o debate de ideias, o blog traz, assuntos variados. Compartilhe:
 pereirametalurgico.blogspot.com

VISITE
NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos