Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 323 • 14/6/2017

Com a Força
e o Brasil

A Força Sindical realiza até esta quarta seu 8º Congresso Nacional.

A pauta do Congresso tem dois vetores: a defesa dos direitos - traduzida no slogan Nenhum direito a menos! - e a proposta de uma agenda desenvolvimentista, para gerar empregos e distribuir renda.

A delegação metalúrgica de Guarulhos marca presença com emendas ao projeto-base do Congresso e também pela proposta de que a Central realize campanha nacional de sindicalização. É nos momentos de crise que direção e base precisam estar mais juntas. Ampliar o número de sócios virá fortalecer nossa representatividade e poder de negociação junto a patrões e governos.

O clima no Congresso é de forte resistência às reformas trabalhista e previdenciária. Muitos delegados, de todas as partes do Brasil, também pedem eleições diretas, por entender que o governo Temer carece de legitimidade e não tem forças para conduzir o Brasil rumo à retomada do crescimento econômico.

Nunca um Congresso da nossa Central aconteceu em momento tão crítico. As direções sindicais se empenham para bem cuidar das bases, em meio a uma grave recessão econômica - que registra 14 milhões de desempregados. Ao mesmo tempo, o sindicalismo busca negociar com o Congresso Nacional, repleto de políticos desgastados ou envolvidos em corrupção.

Mas um Congresso sindical não é só discussão de assuntos conjunturais. A Central, por suas secretarias, faz o balanço das realizações do período e aponta diretrizes de ação. Neste 8º Congresso, a Força Sindical também organiza seu Secretariado do setor de serviços, abrindo nas instâncias da entidade espaço aos novos segmentos da economia e, portanto, para os trabalhadores que atuam nesse mercado. Da minha parte, prestarei contas das realizações da Secretaria Nacional de Formação, Pasta que coordeno na Central.

Por ter caráter deliberativo, um congresso sindical é sempre palco de debate e disputa por espaço. Às vezes, a disputa é acirrada, até porque cada um quer defender, de maneira enfática, suas posições. Estou certo, porém, de que, ao final, o sindicalismo forcista saberá deliberar em torno daquilo que converge e não em cima de eventuais divergências, porque o interesse maior é sempre a defesa da classe trabalhadora, da democracia e dos avanços sociais.

Agradecimento - Agradeço à direção da Força Sindical pela confiança em meu trabalho frente à Secretaria Nacional de Formação. Ressalto, mais uma vez, que precisamos formar dirigentes, valorizar novas lideranças e ampliar o espaço para a mulher e o jovem. Uma Central Sindical não pode muito. Mas pode, com seu exemplo, indicar rumos para um País que precisa de projeto sólido e de direção qualificada.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 14 de junho

Campeonato
de Futsal tira folga no feriado

O 13º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos não terá rodada neste final de semana, em razão do feriado prolongado de Corpus Christi – que caiu nesta quinta (15). A próxima rodada está confirmada para os dias 24 e 25 de junho.

Resultados (4ª rodada)
Sábado (10):
NTN 4 x 4 Elecon e Marília 4 x 0 Yamaha.
Domingo (11):
Steel-Rol 6 x 2 Granei e
Dyna 8 x 0 Tec-Fil.

Próxima rodada
Sábado (24):
Marília x Randra (9 horas) e Elecon x Yamaha (10 horas).
Domingo (25):
Continental x Madri (9 horas) Brunilo x Tec-Fil (10 horas) e Júlio Simões x Dyna (11 horas)

As partidas são disputadas no ginásio do Clube (Parque Primavera), com entrada grátis para os torcedores.

Força encerra 8º Congresso
e reafirma defesa dos direitos

Diretoria do Sindicato marca presença metalúrgica no Congresso Nacional da Força

Encerrado nesta quarta (14) o 8º Congresso da Força Sindical. O evento aprovou um conjunto de resoluções, diretrizes e moções e também elegeu a direção nacional da Central. Paulo Pereira da Silva (Paulinho) continua na presidência. Nosso presidente José Pereira dos Santos seguirá como secretário nacional de Formação Sindical.


Pereira, Miguel e Paulinho, reeleito presidente

Resoluções, diretrizes e moções foram debatidos em plenárias estaduais da Força e também nos grupos de trabalho que se reuniram ontem (terça). Mais de três mil delegados forcistas realizado em  Praia Grande, Litoral Sul Paulista.

Direitos - O principal debate no 8º Congresso foi a defesa dos direitos trabalhistas e previdenciários, duramente atacados por iniciativas do governo Temer e do Congresso Nacional.

Delegação - Além do presidente Pereira, nosso Sindicato foi representado pelo vice Josinaldo José de Barros (Cabeça), o secretário-geral Célio Ferreira Malta, entre outros diretores. Pereira avalia: “A Força sai do Congresso mais unida e motivada. Isso é importante para a luta dos trabalhadores e o reforço no combate aos desmandos que acontecem no País”.


Delegação do nosso Sindicato participa ativamente do evento

Greve - Nosso presidente adianta que a Força apoia a greve geral prevista para dia 30. “Mas temos de cuidar dos preparativos. A greve terá de ser forte, para que o sindicalismo possa expor suas posições e criar um ambiente mais favorável às negociações com o governo e o Congresso”, observa.

Mulheres - As trabalhadoras ampliaram espaço na direção da Central. Elas terão até 30% dos cargos. Nosso vice Cabeça comenta: “É um avanço. Temos de agregar mais as companheiras às lutas e às direções sindicais”

METAL

Negociações de PLR beneficiam em mais quatro fábricas



Diretor Lula comanda assembleia na Tower, que aprovou benefício com 11% de aumento

O Sindicato negociou e os cerca de 700 funcionários da Tower (Arujá) aprovaram a proposta de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados). O benefício teve aumento de 11% em relação ao ano passado, podendo chegar a R$ 3.000,00. Na primeira parcela, a ser paga em agosto, cada trabalhador receberá R$ 1.350,00. A segunda, com apuração das metas, sai em fevereiro.

Também foram aprovadas PLRs na Messa&Messa (Ponte Grande), Cicarelli (Gopoúva) e Fundição Martins (Cumbica).

METAL

Feriado altera expediente em nossa sede e nas subsedes


Em razão do feriado prolongado – nesta quinta (15) é celebrado o dia de Corpus Christi – não haverá expediente sexta (16) na sede e subsedes de Arujá e Mairiporã (Terra Preta). O atendimento foi encerrado às 18 horas da quarta (14), retornando segunda (19), às 8h30. 

Vale lembrar que o Clube de Campo (Parque Primavera), fechou para manutenção dia 1º de junho e deve reabrir no final de setembro.

Garantimos melhores condições de trabalho na Phaynell


Diretor Nildo com funcionários da Phaynell
Os cerca de 70 funcionários da Phaynell (Arujá) se queixaram da empresa, que impunha limitações abusivas ao uso do banheiro. O Sindicato entrou em ação e reverteu a situação. Ou seja, os companheiros terão mais liberdade para usar o WC.

O diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), que negociou a melhoria, conta: "Os banheiros ficavam trancados, sendo necessário pedir a chave aos encarregados. Era uma situação constrangedora”.
Outra conquista foi o fim do banco de horas, imposto sem negociação com o Sindicato.

METAL

Mulheres se organizam nos países de língua portuguesa



Pereira com o comissão de mulheres
A Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa (CSPLP) oficializou a comissão executiva do Comitê de Mulheres da entidade. 

A escolha das integrantes do comitê ocorreu dia 7, no III Encontro de Mulheres da CSPLP. O evento foi realizado em Genebra, durante a 106ª Conferência Internacional da OIT.

Nosso presidente José Pereira dos Santos, que também preside a CSPLP, acompanhou o evento. Ele parabenizou a comissão organizadora: “As companheiras mostraram competência. Sei que poderei contar com a colaboração de todas nas ações da nossa entidade”.

METAL

GAP abre inscrições gratuitas para o curso de 5S


O Grupo de Apoio Psicoprofissional para Desempregados (GAP) está com inscrições abertas para novo curso de "5S - A base para a qualidade". Para participar, gratuitamente, basta se inscrever pelos telefones 2463.5300 ou 2440.5930. 

O curso ocorre dia 22 de junho, das 13h30 às 17h30, na rua José Triglia, 143 (Centro). Idealizado pelo Sindicato, o GAP conta com apoio do Senai.

METAL

Voz do Trabalhador entrevista sindicalistas do setor gráfico



Dirigentes no estúdio do programa

O programa Voz do Trabalhador desta sexta (16), na TV Guarulhos, vai receber dirigentes sindicais dos gráficos de Guarulhos Alexandre Almeida e Newton de Campos. Eles tratam das mudanças que ocorrerão no setor, caso a reforma trabalhista proposta pelo governo Temer seja aprovada. 

Assista - O Voz vai ao ar toda sexta, a partir das 19 horas, na TV Guarulhos (canal 3 da NET). Também pode ser assistido pela internet, no site www.tvguarulhos3.com.br. Apresentação do jornalista Roberto Samuel. As reportagens são de Jonathan Silva.

Leia o Blog
do Pereira

Espaço para o debate de ideias, o blog traz assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com
VISITE
NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
.