Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 335 • 6/9/2017

Os metalúrgicos
e o Dia da Pátria

Setembro é um mês de datas fortes. Entre elas, evidentemente, o Dia da Independência, nesta quinta-feira.

Infelizmente, nosso 7 de Setembro, este ano, encontra um País distante da independência real. Ao contrário, a política neoliberal de Temer empurra o Brasil de volta à Colônia, quando mandávamos todo nosso ouro a Portugal, enquanto afundávamos na miséria e no atraso.

Mas este mês terá outra data forte. Será o dia 14. Nesta data, metalúrgicos de todo o País farão atos, protestos e paralisações, num verdadeiro grito de alerta contra as maldades da reforma trabalhista.

O dia 14 também marcará a posição metalúrgica brasileira frente às campanhas salariais da categoria. O objetivo das lideranças é acumular forças para evitar que o patronato tente mexer nas Convenções Coletivas com o intuito de cortar direitos e eliminar conquistas.

Convenção Coletiva de Trabalho, pra quem não sabe, é o conjunto de direitos e conquistas de uma determinada categoria profissional. A Convenção assegura benefícios superiores ao que estabelece a lei, garantindo, com isso, melhores condições de salário, de trabalho, de segurança, entre outras vantagens ao empregado.

Guarulhos - Nosso Sindicato coordenará atos em diversas regiões da base. Não será possível fazer uma paralisação geral, nem é essa a intenção. O objetivo é concentrar a ação nas fábricas maiores e com isso irradiar para toda a base nossas bandeiras e reivindicações.

A Confederação e outras entidades que articulam essas ações deram à iniciativa o nome de “Brasil Metalúrgico”. Não há dúvida, portanto, de que nossa categoria quer um Brasil melhor e que os metalúrgicos não abrem mão de influir nos rumos da economia e do País.

Perto do 7 de Setembro, acabamos nos lembrando de duas palavras preciosas para qualquer povo: independência e Pátria. Eu observo que não haverá independência sem poder de compra dos trabalhadores e mercado interno forte. Também não haverá Pátria sem a proteção legal ao trabalho, pois a massa trabalhadora protegida constitui um povo. Já gente sem lei ou sem proteção torna-se bando. E bando não constrói independência, progresso ou Pátria.

Viva o Brasil. Viva os metalúrgicos. Que a elite traidora seja banida do poder. Que os brasileiros de verdade, de todas as raças e credos, construam o País que podemos e merecemos.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 6 de setembro.


Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Leia o Blog do
presidente Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com
14 de setembro
Sindicato promove atos em cinco
fábricas no Dia Nacional de Luta


Nosso Sindicato presente em todos os atos contra as maldades do governo

Metalúrgicos de todo o Brasil estão unidos para barrar a aplicação da reforma trabalhista (lei 13.467/2017) nas fábricas. Dia 14 de setembro, vamos realizar o Dia Nacional de Luta, Protestos e Greves. A mobilização é convocada pelo movimento Brasil Metalúrgico, integrado por Sindicatos, Federações e Confederações metalúrgicas filiadas à Força Sindical, CUT, UGT, CTB, Intersindical e CSP-Conlutas.

A manifestação unitária vai mobilizar milhares de trabalhadores da categoria, em todo o País, contra o fim dos direitos trabalhistas, a terceirização desenfreada e a aprovação da reforma da Previdência, além de outras medidas neoliberais do governo Temer.

Mais uma vez, os metalúrgicos de Guarulhos estarão na linha de frente. Nosso Sindicato realizará atos em cinco regiões, que concentram as maiores empresas da base. As assembleias ocorrem na Continental (Itapegica), ABB (Jardim São Roque), Tower (Arujá), New Power (Cumbica) e Permetal (Vila Nova Cumbica). Todas nas primeiras horas da manhã.

O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, explica que os trabalhadores receberão orientações sobre como enfrentar os impactos das medidas que estão sendo impostas pelo patronato e o Congresso Nacional. “São maldades como a reforma trabalhista, a terceirização e a reforma da Previdência. Todos devem se unir nesta luta”, afirma.

Data-base - Nosso secretário-geral Pedro Pereira da Silva (Zóião) destaca que os atos servirão também para fortalecer nossa campanha salarial, que é unificada e reúne 53 Sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo. "Além de defender a renovação de todas as cláusulas da Convenção Coletiva, vamos negociar a inclusão de itens da reforma que podem ser melhorados".

METAL

PLR beneficia metalúrgicos de mais cinco fábricas



Diretores Carioca, Jau e Célio na Sil

Nos últimos dias, os trabalhadores aprovaram acordos de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) negociados em mais cinco fábricas. As assembleias foram na Sil (Cumbica), Kawamac (Vila Paraíso), Auritec (Vila Nova Cumbica), Alquimia (Cumbica) e Lalupe (Paes de Barros).

Sil - O benefício pode chegar a R$ 1.300,00, com pagamento de uma só vez em novembro.

Kawamac - Os 25 funcionários aprovaram a proposta por unanimidade. A PLR teve aumento de 13% e o pagamento será feito em setembro e março.

Auritec - Os 15 companheiros receberão o benefício em dezembro.

Alquimia - A PLR teve aumento de 10,71% e pode chegar a R$ 1.500,00, com pagamento em setembro e até março.

Lalupe - O benefício é referente a 2016 e será pago em setembro e outubro para os 22 funcionários.

METAL

Sindicalização segue forte nas empresas da base



Tieta e Raquel com os novos sócios da Bristol

A campanha de sindicalização segue firme em toda a base. Na sexta, dia 1º, houve visita na Bristol, em Cumbica, empresa com cerca de 350 funcionários. Em pouco mais de uma hora, mais 53 trabalhadores foram sindicalizados totalizando, mais de 60% dos funcionários associados.

A diretora Raquel de Jesus, que é funcionária da Bristol, destaca: "Os companheiros ficaram satisfeitos com o acordo fechado recentemente pelo Sindicato, que garantiu avanços na cesta básica, PLR e convênio médico. Também mostramos os benefícios de ser associado".

Fique sócio - É só ligar para 2463.5300 e agendar com um dos nossos diretores.

METAL

Clube de Campo reabre nesta sexta, 8 de setembro


O Clube de Campo será reaberto dia 8 de setembro (sexta). O equipamento de lazer ficou fechado desde 1º de junho para manutenção. Mas, atenção: o sistema de funcionamento vai mudar. Será de sexta a domingo, das 8h30 às 17h30 – e não mais de quarta a domingo.

Novidade - Quando houver feriado na segunda-feira, o Clube permanecerá aberto aos usuários. Porém, quando o feriado cair nas quintas, o funcionamento segue a rotina com abertura somente a partir da sexta.

Pesqueiro - Mantido o horário habitual, já que o atendimento não foi interrompido durante o período de recesso nas demais instalações. Ou seja, o pesqueiro está aberto de quarta a domingo, das 8h30 às 17h30, para sócios e não-sócios.

METAL

Acesse benefícios. Basta um clique em nosso aplicativo


O Sindicato lançou um aplicativo que vai estreitar ainda mais a relação entre a entidade e os trabalhadores. O APP já está no ar, podendo ser utilizado no celular e também em tablets.

Acesso - Para aparelhos que utilizam o sistema android, baixe o APP pelo Play Store. Após isso, digite Metalúrgicos Guarulhos.

No caso de aparelhos que utilizam sistema IOS, baixe pelo APP Store. Após isso, digite Metalúrgicos Guarulhos. Em seguida, clique nos ícones instalar e abrir. O APP estará instalado.

O aplicativo também dispõe de sistema GPS, que vai indicar ao usuário a instituição conveniada mais próxima. Acompanhe!

METAL

Semana da Pátria é destaque no Voz do Trabalhador



Subtenente Silvério e Roberto Samuel

O programa Voz do Trabalhador desta sexta (8) fará homenagem à Semana da Pátria. O jornalista Roberto Samuel entrevista o subtenente Silvério, do Tiro de Guerra em Guarulhos. Também será apresentada entrevista com Hélio Teruia, em comemoração ao Dia do Feirante, celebrado em 25 de agosto. Apresentação do jornalista Roberto Samuel. As reportagens são de Jonathan Silva.

Assista - O Voz vai ao ar toda sexta, a partir das 19 horas, na TV Guarulhos (canal 3 da NET). O programa também pode ser visto na internet pelo site www.tvguarulhos3.com.br

METAL

GAP realiza mais um curso 5S no dia 14


O Grupo de Apoio Psicoprofissional para Desempregados (GAP) programou novo curso de “5S – A base para a qualidade”, que orienta sobre como observar, avaliar e tomar decisões adequadas ao nosso crescimento e formação como pessoa e profissional.

O curso, inteiramente grátis, será dia 14 de setembro, das 13h30 às 17 horas. O local é à rua José Triglia, 143, Centro. Para participar, confirme presença pelos telefones 2463.5300 e 2440.5930.