Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 336 • 13/9/2017

Vantagens da sindicalização

Todo ano, nosso Sindicato homenageia sócios mais antigos. A cerimônia, com entrega de medalhas, é tradição na entidade. A ideia é prestigiar os sócios e prestar, publicamente, homenagem aos que, ao longo dos anos, valorizam nosso quadro associativo.

Sindicato não é clube. Portanto, a ação sindical não diferencia sócio e não-sócio. Mas o sindicalizado se torna mais próximo da entidade, participa de forma mais ativa das ações e, claro, desfruta de assistência e serviços. Ou seja, a sindicalização é um fator de agregação na base trabalhadora e social.

Já se sabe que associado resiste mais ao desemprego. E isso porque, geralmente, o sindicalizado tem maior preparo técnico e também é um trabalhador mais consciente de seus direitos. A consciência a respeito dos direitos acaba, na prática, ajudando a proteger seu emprego.

Outra vantagem para o sindicalizado é que ele ganha mais. O jornal Valor Econômico da segunda (11) traz reportagem sobre isso. A matéria mostra: o não-sindicalizado recebe, em média, R$ 1.675,68; o sindicalizado ganha R$ 2.237,86. É uma diferença de 33,5%. Ou seja, sindicalizado ganha 1/3 a mais.

Quanto a benefícios, os sindicalizados também estão em vantagem. No item auxílio-alimentação, 63,9% dos associados recebem o benefício. Entre os não-sócios, o índice está em 49,3%. No auxílio-transporte (esse item é um direito desde o governo Sarney), o benefício cobre 54,4% dos sindicalizados e 49,1% de não-sócios.

Outro dado do estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada): 36% dos sindicalizados têm acesso ao auxílio-saúde, enquanto entre os não-sócios o índice fica em 20,3%.

Para nós, não existe trabalhador de primeira ou segunda classe. O Sindicato não discrimina. O que fazemos é um esforço permanente de ampliar o quadro associativo, mesmo em meio à brutal recessão que assola o País e desemprega em massa. Em nossa Convenção Coletiva, valem os mesmos direitos e benefícios para toda a base.

Neste momento em que o governo nos ataca e tenta deixar os Sindicatos sem sustentação financeira, a sindicalização ganha importância ainda maior. Por isso, nossos diretores vão permanentemente às fábricas fazer sócios.

A sindicalização no Brasil não é baixa, considerada a média de outros países. Mais dois problemas impedem que ela cresça. Primeiro, a enorme rotatividade da mão de obra, devido à falta de garantias de emprego. Segundo, certa mentalidade patronal para quem sindicalismo é só da porta da empresa pra fora.
Sempre digo que o sindicalismo traz progresso e paz social. O estudo do Ipea, publicado pelo Valor Econômico, só vem reforçar essa ideia.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 13 de setembro


Inscrição para o Campeonato de Futebol termina nesta sexta

O prazo para inscrições ao 24º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos, que tem início previsto para o final de setembro, termina nesta sexta (15). A partir das 18 horas, na sede, haverá o Congresso Técnico. Somente sócios podem participar.

Inscrições - Para inscrever sua equipe, basta comparecer na sede e preencher a ficha de inscrição com o assessor Carlos, no 2º andar. Para maiores informações ligue 2463.5300.

Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Leia o Blog do
presidente Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com
Nesta quinta (14) tem protesto
metalúrgico em todo o Brasil

Nossa mobilização em defesa das conquistas continua. Nesta quinta (14), acontece o Dia Nacional de Luta, Protestos e Greves pela preservação dos direitos. A mobilização é convocada pelo movimento BRASIL METALÚRGICO e unifica bases filiadas à Força Sindical, CUT, CTB, Intersindical, CSP-Conlutas, CSB e UGT.

O objetivo é evitar que os patrões imponham nas atuais negociações coletivas as maldades da reforma trabalhista de Temer.

Guarulhos - Nas primeiras horas da manhã, nosso Sindicato fará cinco assembleias: Continental (Itapegica), ABB (J. São Roque), Tower (Arujá), New Power (Cumbica) e Permetal (Vila Nova Cumbica).


Clique aqui e assista ao vídeo em que Pereira convoca os metalúrgicos

Pereira - O presidente José Pereira dos Santos diz: “A resistência metalúrgica certamente estimulará outras categorias a reagir. A luta é justa”. Nosso secretário-geral Pedro Pereira da Silva (Zóião) completa: “Vamos resistir às maldades do governo contra os trabalhadores”.

Miguel - Segundo Miguel Torres, presidente da nossa Confederação (CNTM/Força Sindical), é forte a disposição de luta em todo o País. Essa disposição foi reforçada terça (12), em Praia Grande, na Assembleia do Conselho de Representantes.

No evento, presidentes das Federações filiadas e diretores da CNTM defenderam um forte trabalho junto às bases, com mais sindicalização e conquistas para a categoria. Toda a estrutura da Confederação estará mobilizada no Dia Nacional de Lutas e Protestos.

Mais informações: www.cntm.org.br

METAL

Paralisação garante abertura de negociações na Dyna



Sindicato e trabalhadores unidos na luta

Os cerca de 500 funcionários da Dyna (Itapegica) cruzaram os braços na segunda (11), cobrando pagamento da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) com aumento em relação a 2016, plano de cargos que possibilite equiparação salarial e estabilidade no emprego.

A pressão deu resultado. Na terça (12), após a direção da empresa recuar e abrir negociação sobre a pauta de reivindicações, os metalúrgicos retornaram ao trabalho. Nesta quinta (14), às 11 horas, haverá reunião com gestores da Dyna no Sindicato, para debater as pendências.

Toda a ação na fábrica foi conduzida pelo Sindicato. O diretor Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa), que é funcionário da empresa, informa: "Após a reunião com a empresa, faremos nova assembleia para avaliar os resultados e definir os rumos do movimento”.

METAL

Sindicalização segue firma em toda a base



Assessor Sandro e novas sócias da FW

O Sindicato desenvolve ampla campanha de sindicalização em toda base, com centenas de metalúrgicos se associando à nossa entidade. Na terça (12), nossos assessores Sandro e João estiveram na FW Cobertec (Vila Flora), e mais quatro companheiros preencheram a ficha de sindicalização. Nesta fábrica, mais de 60% dos funcionários são sócios.

Várias empresas foram visitadas recentemente. Entre elas, Continental, Sueli Peças, Brasfilter, Cindumel, JSL, Bardella, RG Marel, Solopes, B.K Hidráulica, Fastweld e Bristol.

Fique sócio - Família unida é gente forte. Una-se ao Sindicato. A união faz a força e cria condições para mais conquistas. Tome a iniciativa: fique sócio. Só depende de um gesto seu!

Ligue - Pra agendar sindicalização, ligue na sede: 2463.5300 ou nas subsedes de Arujá (4655.3596) e Mairiporã (4486.1615).

METAL

Meu Futuro recebe certificado de utilidade pública



Zóiao, Daniel e Fala Mansa recebem certificado

O Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, idealizado pelo Sindicato em 2002, recebeu terça (12) o Certificado de Utilidade Pública entregue pela Prefeitura de Guarulhos. A cerimônia ocorreu no Teatro Adamastor (Macedo). O Instituto beneficia mais de 100 crianças e jovens carentes do Parque Primavera e região, com aulas de reforço escolar, inglês, artes e cursos profissionalizantes.

O Sindicato esteve representado pelos diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião), Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa) e Daniel Hermínio Estevan.

Desfile - Dia 7 de setembro, os alunos e professores participaram do Desfile Cívico realizado na avenida Paulo Faccini. O tema deste ano foi “Guarulhos: nosso hino, nossa história”.

METAL

Convênio odontológico com Inpao será suspenso



Tratamentos em curso não serão prejudicados

O Sindicato informa que, conforme decisão de assembleia geral de sócios, realizada dia 25 de agosto, em nossa sede, o atendimento odontológico conveniado com a Inpao Dental (Instituto de Previdência e Assistência Odontológica) será suspenso momentaneamente.

Vale lembrar, entretanto, que os pacientes atualmente com tratamento em curso não serão prejudicados. O serviço de assistência social do Sindicato já adotou providências que garantem a conclusão dos procedimentos em andamento.

Tereza Maria Fernandes da Luz, assistente-social do Sindicato, informa: “Os procedimentos iniciados e já previamente autorizados serão concluídos até o dia 31 de janeiro de 2018. Ou seja, nos próximos seis meses, a Inpao continuará prestando assistência aos atuais pacientes”.

Atenção - Fique atento e não falte às consultas agendadas. É necessário que o associado ou dependente conclua seu tratamento neste período. Vale destacar ainda que, durante o período em que o serviço odontológico foi oferecido regularmente, foram realizados mais de 60 mil procedimentos.

A suspensão do serviço foi adotada em razão do clima de instabilidade financeira, provocado pela aprovação da reforma trabalhista apresentada pelo governo Temer e aprovada pelo Congresso Nacional. Tal medida, que entrará em vigor em novembro, agride direitos sociais e trabalhistas e ataca as fontes de custeio das entidades de classe.

“Temos certeza que esta situação vai mudar, mas para que isso aconteça é preciso o apoio de todos os metalúrgicos. Acreditamos que os atendimentos serão normalizados, e, quando isso ocorrer, comunicaremos todos os associados”, diz Tereza.

A assistente Tereza adianta que o Sindicato está negociando com a Inpao, a fim de que associados que queiram iniciar novo tratamento tenham condições especiais.