Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 338 • 28/9/2017

Força da democracia

Quando o País cresce, gera empregos e distribui renda, ninguém ousa questionar o regime democrático. Porém, basta uma crise mais prolongada, surgem os aventureiros com soluções contrárias à nossa Constituição.

Minha geração conhece a democracia e a ditadura; conhece também épocas de crise e períodos de crescimento. Temos, portanto, o dever de saber que não existe solução mágica. Não existe homem, fardado ou paisano, capaz de conduzir sozinho um País. Os rumos da Nação devem ser definidos pelo povo e os poderes constituídos.

Um dos erros dos que conviveram com a ditadura é não ter esclarecido os mais jovens sobre o que é viver num regime de opressão, sem liberdade de pensar, de agir, de se reunir ou, simplesmente, sem o elementar direito de votar.

As novas gerações precisam saber que, em determinado período da história recente, pessoas eram vigiadas, presas, exiladas, torturadas ou mesmo mortas por discordar da forma de governo ou combater os governantes. O caso mais notório é o do jornalista Vladimir Herzog, que compareceu ao Dops para depor e lá morreu sob tortura. Vale lembrar que o regime simulou suicídio, forjou laudo médico, mas acabou desmascarado pela heróica resistência do Sindicato dos Jornalistas.

Penso que nós, do movimento sindical, também não fizemos ao longo do tempo a lição de casa de demonstrar aos jovens as vantagens do regime democrático. Muitos dos direitos que temos hoje só existem porque a democracia restabeleceu o direito de organização, de reunião e de ação sindical. Sem isso, estaríamos ainda muito mais atrasados.

A construção da democracia é um processo lento, complexo e coletivo. Isso depende, em muito, de que a sociedade crie, preserve e irradie os valores democráticos; que a mídia também faça seu papel e valorize os direitos individuais e coletivos. Aliás, temas como democracia, liberdade e Estado de Direito deveriam ser matéria escolar obrigatória e pauta constante da nossa imprensa.

Em todos os meus anos de militância sindical, nunca vi trabalhador questionar a democracia. Vejo, sim, reclamações quanto a salário baixo, desemprego, insegurança no trabalho, corrupção e má qualidade de serviços públicos. Essas queixas são justas e devem orientar a nossa conduta sindical. Até porque o povo quer viver num País desenvolvido, com emprego, renda, cultura, educação, segurança, inclusão social e oportunidades. E isso só é possível no regime democrático.

Não tenhamos ilusões quanto a regimes de força. Forte deve ser a democracia.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 27 de setembro


Campeonato de Futebol tem cinco jogos na primeira rodada

O 24º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos começa neste final de semana com a realização de cinco jogos no gramado sintético do Clube de Campo (Parque Primavera). Serão duas partidas no sábado (30) e três no domingo (1º).

A competição conta com 21 equipes, envolvendo mais de 500 sócios do Sindicato, entre atletas e integrantes das comissões técnicas. A entrada é gratuita para os torcedores.

Primeira rodada - No sábado (30), jogam Cindumel x Reydel (11 horas) e Elecon x Marília (12h30). No domingo (1º de outubro), Fortlight x U-Shin (8h30); Flexform x SMB/Chassix (10 horas); e Granei x Tecfil Filial (11h30).


GAP promove novo curso para desempregados

O GAP (Grupo de Apoio Psicoprofissional para Desempregados) realiza nesta sexta (28) mais um curso de "5S - A base para a qualidade". Será das 13h30 às 17h30. Ainda da tempo de se inscrever. É grátis e basta ligar para 2463.5300 ou 2440.5930 para participar. Os cursos acontecem na rua José Triglia, 143 (Centro).


Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Leia o Blog do
presidente Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com
Assembleia aprova luta salarial
por aumento e garantia de direitos


Metalúrgicos aprovam pauta de reivindicações da campanha, dia 27, em nossa sede

O Sindicato realizou quarta (27) à noite, na sede, assembleia pra aprovar a pauta de reivindicações. Por unanimidade, os companheiros decidiram apoiar e participar de todas as ações necessárias para conseguir aumento real de salário e manter nossos direitos das Convenções Coletivas.

O presidente José Pereira dos Santos conduziu a assembleia e pôs em votação a proposta. Pereira diz: “É preciso uma grande mobilização, de toda a categoria, antes de que entre em vigor a lei trabalhista, dia 11 de novembro. Nossa luta não é só por aumento real, mas também pra renovar as Convenções. A classe patronal não pode querer tudo pra ela, seja aqui, seja lá em Brasília”.

Mesa - Além de Pereira, a mesa da assembleia foi formada por nosso advogado Marcílio Penachioni, a diretora Márcia de Aquino (da Continental); e pelo economista Rodolfo Viana, que responde pelo Dieese no Sindicato.

Marcílio foi claro sobre a reforma trabalhista: “Se não for renovada a Convenção Coletiva, não teremos mais nada. Nem Convenção, nem CLT. Os trabalhadores terão de esquecer os direitos conquistados ao longo das décadas. Será uma tragédia ”.

O economista Rodolfo alertou: “O trabalhador vai perder muito. Por exemplo, no grupo Sindipeças, o Piso salarial que conquistamos é de R$ 1.793,00. Com a lei trabalhista, os patrões poderão demitir e contratar outra pessoa pelo salário mínimo. Ou seja, serão até R$ 820,00 a menos no bolso por mês. Isso é um absurdo!”

MAIS - Informações sobre a campanha, em nosso site, no APP do Sindicato e nas redes sociais.

METAL

Brasil Metalúrgico realiza plenária nacional por direitos


O movimento Brasil Metalúrgico realiza amanhã (29) a Plenária Nacional dos Trabalhadores da Indústria, que reúne várias categorias do setor para reforçar a luta de resistência contra o fim dos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários.

A plenária, que reúne entidades metalúrgicas filiadas à Força Sindical, CUT, UGT, Intersindical, CTB, CSB, Conlutas e CGTB, será das 9 às 14 horas no CMTC Clube, em São Paulo (avenida Cruzeiro do Sul, 808, próximo à estação Armênia do Metrô).

Nosso Sindicato apoia o movimento e estará representado por diretores e assessores.

Mais informações: www.cntm.org.br

METAL

Acordos de PLR beneficiam mais metalúrgicos da base



Jau, Cabeça e Vanuza na Feeder

O Sindicato concluiu nos últimos dias mais três negociações de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados), beneficiando 163 metalúrgicos. As assembleias foram realizadas na Tecnoestamp, Feeder e Nobre Inox – todas em Cumbica.

O vice-presidente do Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça), afirma: "Em todas as assembleias os metalúrgicos se sentiram valorizados e agradeceram o empenho do Sindicato em garantir este direito".

Tecnoestamp - A PLR terá aumento de 33% em relação ao que foi pago no ano passado. Os 18 funcionários vão receber em outubro e fevereiro.

Nobre Inox - Com 25 trabalhadores, a empresa pagou o benefício nesta semana.

Feeder - Com 120 funcionários, o pagamento sai em entre setembro e abril.

Continuam as greves na Bardella e na Randra


Diretor Nildo em assembleia na Bardella

Os funcionários da Bardella e Randra Molas, ambas em Cumbica, continuam em greve. São aproximadamente 350 companheiros, que reivindicam o pagamento de salários atrasados.

Nas duas empresas, a decisão dos companheiros é de manter a paralisação até o dinheiro ser depositado. O Sindicato está conduzindo as duas ações, com os diretores Elenildo Queiroz Santos (Nildo) na Bardella; e José Carlos Santos Oliveira (Chorão), na Randra Molas.


METAL

Primavera sindical começa com flores e lutas



Nossos diretores no ato na Paulista

O Sindicato esteve representado em ato realizado sexta (22) na avenida Paulista, em São Paulo. Convocado pela Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CSB, a manifestação marcou o lançamento da Primavera de Lutas em defesa dos empregos. Sindicalistas de várias categorias entregaram flores aos transeuntes, simbolizando a esperança de dias melhores.

Nossa delegação foi formada pelos diretores Pedro Pereira da Silva (Zoião), Josete Machado Filho (Pepe), Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa), José João da Silva (Jau) e Eduardo Apóstolo (Tieta), mais o assessor Antônio Fernando Borges (Feijão).

Durante o ato, foi distribuído o manifesto "Pelo emprego e em defesa do futuro do nosso povo". No encerramento, houve caminhada em frente ao Parque Trianon.

METAL

Mulheres sindicalistas denunciam reforma da Previdência



Diretora Roseli e assessora Silvia em ato

Na manhã da terça (26), a diretora Roseli Lima e a assessora Sílvia Julião participaram de ato em frente ao prédio do INSS, em São Paulo, contra a reforma da Previdência. A mobilização foi convocada pelo Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais.

O evento contou com a presença de mulheres sindicalistas da Força Sindical, CTB, CUT, Nova Central, CSB e UGT, de diversas categorias, como químicos, metalúrgicos, alimentação, têxteis, edifícios e aposentados.

Roseli comenta: "Ficou provado que a luta do movimento sindical tem como objetivo sensibilizar a sociedade do quanto é importante a mobilização de todos para manter os direitos ameaçados".

METAL

Início da campanha salarial é destaque no Voz do Trabalhador



Pereira fala com Jonathan Silva

O programa Voz do Trabalhador desta sexta (29), na TV Guarulhos, mostrará os principais momentos da assembleia geral realizada quarta (27), em nossa sede, que aprovou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial deste ano.

Também será veiculada mensagem do presidente José Pereira dos Santos, no quadro "Fala Presidente", além de entrevista com Pedro Zanotti Filho, presidente do Stap (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Guarulhos).

Assista - O Voz vai ao ar toda sexta, a partir das 19 horas, na TV Guarulhos (canal 3 da NET). Também pode ser visto na internet pelo site www.tvguarulhos3.com.br - Apresentação é do jornalista Roberto Samuel. As reportagens são de Jonathan Silva.

METAL

Estão abertas as inscrições para sorteio de vagas na Colônia


Desde segunda (2), estão abertas as inscrições para o sorteio das vagas para o Natal e no Ano Novo em nossa Colônia de Férias em Caraguatatuba. Os interessados podem se inscrever até 31 de outubro. As vagas serão sorteadas dia 10 de novembro, às 18 horas, no auditório do Sindicato (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos).

As inscrições devem ser feitas em nossa sede. Atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18 horas. É obrigatória a presença do sócio ou seu representante no sorteio. Também será necessário apresentar a carteirinha de sócio, com pagamento em dia.

Para maiores informações, ligue no Sindicato. Telefone 24635343.


Colônia de Férias em Caraguatatuba oferece boa opção de lazer