Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 341 • 19/10/2017

Um abraço
aos professores

Domingo, 15, marcou o Dia do Professor. A data foi instituída em 1963 pelo presidente trabalhista João Goulart. O Artigo 3º, do Decreto 52.682, estabelece: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”. O Decreto foi um avanço. Pena que essa parte, ou seja, o congraçamento entre mestres, alunos e famílias não ocorra devidamente.

Anos mais tarde, já em 2008, o presidente Lula produziu a lei do Piso (Lei 11.738), que também fixou a jornada de trabalho. Este Piso, em 2017, está em R$ 2.298,80. O valor é insuficiente, especialmente para quem vive nas grandes cidades. De todo modo, a Lei nos livrou da vergonha de ver, em muitos locais do País, professores ganhando abaixo do próprio salário mínimo.

O professor sempre foi fundamental não só para o ensino das matérias curriculares, mas também no sentido de ajudar na formação cultural e propiciar bases morais ao pleno desenvolvimento do aluno. Já na vida adulta, quando a gente pensa numa pessoa exemplar, quase inevitavelmente nos vem à mente a lembrança de um antigo professor.

Os que me conhecem sabem que só me alfabetizei depois de adulto. Conto e reconto a história de que, quando migrei para Guarulhos, tomava o ônibus pela cor, pois não sabia ler a placa indicando o itinerário. Aprendi no Mobral a ler e a escrever. Depois, prossegui nos estudos e lamento que, por força da atividade sindical, não tenha tido condições de avançar e cursar uma faculdade.

Na teoria, todas as pessoas têm o direito de aprender e se formar. Mas penso que o compromisso com a educação significa, na prática, um compromisso de vida. No que me diz respeito, me orgulha ter ajudado a formar a escola profissionalizante do Sindicato e, há 15 anos, criado o Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, que já beneficiou milhares de crianças e jovens na região carente do Parque Primavera. Na Força Sindical, exerço a função de Secretário Nacional de Formação.

O conhecimento não ocupa espaço na nossa cabeça e também não tem contraindicação. Tudo o que ele propicia é positivo, construtivo e salutar. O conhecimento também possui um sentido coletivo, pois quem sabe mais ensina quem sabe menos, ajudando a elevar o padrão cultural e cívico da sociedade. Quem ganha com isso? Todos.

Ao ensejo do Dia do Professor, que merece todas as homenagens, quero lamentar que o governo cortou em 44% as verbas para pesquisa e desarmou programas importantes, como o Ciência Sem Fronteiras. São retrocessos que não podemos aceitar, especialmente na era da sociedade do conhecimento.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 18 de outubro


SER SINDICALIZADO É UM ATO DE CONSCIÊNCIA!

O Sindicato é a organização coletiva da categoria metalúrgica. Enquanto órgão coletivo, quanto maior a participação da base mais forças o Sindicato terá.

Fique sócio e participe. Sindicalismo forte é País mais justo, é democracia mais sólida, é classe trabalhadora com maior poder de compra.

Procure a sede ou as subsedes. Ou preencha a ficha no site do Sindicato (www.metalurgico.org.br).



Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Leia o Blog do
presidente Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com
Campanha Salarial
Sindicato participa das negociações
coletivas com os grupos patronais

Diretor Célio Malta (camisa vermelha) na negociação com o Sindipeças na Federação

As rodadas de negociação da nossa Campanha Salarial começaram dia 3 de outubro, com a primeira reunião com o Sindipeças (setor de autopeças) na sede da Federação dos Metalúrgicos. Desde então, ocorreram encontros com o Sindimaq/Sinaees e Fundição, além de novas rodadas com o Sindipeças. Nosso Sindicato participa de todas as negociações.

Como esperado, os representantes dos grupos patronais não estão dispostos a avançar nas negociações, esperando que a entrada em vigor da reforma trabalhista, em 11 de novembro, traga mais dificuldades aos dirigentes da classe trabalhadora.

O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, afirma: “Não vamos aceitar que os direitos da categoria sejam retirados, nem que as maldades do governo Temer sejam impostas aos metalúrgicos. Nosso lema é e será nenhum direito a menos!”.

Reuniões - Na última terça (17), houve nova reunião com Sindipeças. O diretor Célio Ferreira Malta participou. Ele diz: “O único resultado efetivo foi o agendamento de outro encontro para dia 24, às 9 horas. Na próxima rodada, deve ser ratificada pelo setor patronal a fixação da nossa data-base em 1º de novembro, como ocorre todo ano. Se isso não ocorrer, iniciaremos várias ações nas empresas vinculadas ao setor”.

Nesta quinta (19) à tarde, houve reunião com o segmento de Fundição; dia 23, haverá novo encontro com o Sindimaq/Sinaees. A luta é por aumento salarial e para renovar todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho.

Apoiamos greve justa dos metalúrgicos da Mitsubishi


Valdir, Madeira e Evandro reforçam luta

Nossos diretores Evandro Pereira e Adriano Alves de Oliveira (Madeira), junto com os assessores Valdir e Sandro, estão em Catalão (GO) levando apoio do Sindicato à greve dos metalúrgicos da Mitsubishi.

São cerca de dois mil companheiros que estão em greve, reivindicando PLR (Participação nos Lucros e/ou resultados) justa e reajuste salarial. A greve chegou ao quarto dia nesta quinta (19), sem que as negociações tivessem avanços significativos. A montadora se recusa a atender pauta de reivindicações e tenta impor retrocessos da reforma trabalhista.

O movimento tem apoio da categoria em todo o País, porque é a primeira grande batalha contra a nova lei. Na quarta (18), diretor José João da Silva (Jau) distribuiu folheto de apoio à greve na concessionária da Mitsubishi em Guarulhos, no Jardim Santa Edwirges.


METAL

Pereira denuncia retrocesso no combate ao trabalho escravo



Presidente Pereira

O Ministério do Trabalhou mudou as regras da fiscalização, dificultando o combate ao trabalho escravo. A iniciativa representa mais uma agressão do governo Temer aos trabalhadores e um forte estímulo à prática do capitalismo selvagem.

Nosso presidente José Pereira dos Santos critica: “A Portaria do ministro é um grave retrocesso à vida democrática e cidadã. O governo tem o dever de voltar atrás, sob pena de ser desmoralizado ainda mais, aqui e internacionalmente”.



METAL

Aprovada negociação de PLR na Roll-For, JNC e Salma



Zoião e Heleno em assembleia na Roll-for

As ações desta semana garantiram o pagamento de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) a mais de 250 trabalhadores da base.

Na quarta (18), os diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião) e Heleno Benedito da Silva conduziram assembleia com cerca de 200 funcionários da Roll-For (Cumbica). O benefício é referente a 2016 e o pagamento será feito em novembro e até abril próximos.

JNC (Jardim Santa Helena) - A PLR teve aumento de 9% sobre o ano passado, com pagamento em outubro e até dezembro aos 11 funcionários.

Salma (Vila Nova Cumbica) - O benefício será pago em novembro e março de 2018 aos seis empregados.

Vick Power/SPL (Cidade Satélite, Cumbica) - A Participação subiu 8% para os 40 funcionários, com pagamento em novembro e janeiro.

METAL

Sindicalização cresce nas fábricas e reforça organização na base



Diretor Nildo sindicaliza na Centauro

A campanha de sindicalização tem conseguido resultados positivos em toda a base. Nos últimos dias, centenas de metalúrgicos se sindicalizaram em nossas visitas às empresas. O vice-presidente do Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça), afirma: “A ampliação do quadro social fortalece o Sindicato nas ações em defesa dos trabalhadores”.

Nesta semana, houve sindicalização na Centauro (Vila Nova Cumbica), Gestamp (Santa Isabel) e Bermad (Cumbica). Segunda (23), acontecerá na Tecdony (Itapegica), das 12 às 13 horas.

Fique sócio - Para se associar ao Sindicato é fácil. Compareça em nossa sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro), ou nas subsedes de Arujá (rua Silmar Montoni, 215, Center Ville; de segunda a sexta das 8h30 às 17 horas) e Mairiporã (rua José Claudino dos Santos, 122, Jardim São Francisco II, Terra Preta; segundas e sextas, das 8h30 às 17 horas).

METAL

Meu Futuro completa 15 anos de efetiva inclusão social



Mais de 100 crianças e jovens são atendidos

O Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, fundado pelo Sindicato em 2002, completou quinta (12) seu 15º aniversário. Idealizada por nosso presidente José Pereira dos Santos, a instituição se transformou em grande trabalho social, beneficiando milhares de crianças e jovens carentes do Parque Primavera e também suas famílias.

Pereira comenta: "São 15 anos de dedicação a pessoas em situação de vulnerabilidade. É uma atividade gratificante para todos nós”.

Aulas - O Instituto oferece aulas de reforço escolar, dança, teatro, literatura, informática, inglês, música, tae-kwon-do, artesanato e pintura. A partir de 2005, o Meu Futuro também criou para os pais, oficinas de corte e costura, panificação e marcenaria, que geram qualificação e renda.

Posse - Dia 27, a partir das 10 horas, será empossada a nova diretoria da entidade, que tem nosso diretor Alex Lima como presidente. Daniel Hermínio Estevam e Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa) também estão na executiva.

Ajuda - Empresas e pessoas podem fazer doações ao Instituto (Banco Itaú, agência 3150, conta corrente 18891-4). Também podem ser feitas doações de alimentos, material escolar e outros gêneros. Informações pelos telefones 2401.8790, 2401.0722 ou 2407.6906.

METAL

Futebol metalúrgico terá seis jogos neste final de semana


Após uma parada, devido ao feriado prolongado, o 24º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos terá prosseguimento no final de semana. Serão dois jogos no sábado (21) e quatro domingo (22). Todas as partidas são disputadas no Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada grátis para os torcedores.

Jogos - No sábado se enfrentam Feeder x Reydel (11 horas) e Phaynel x Cindumel (12h30). Encontros de domingo: SMB/Chassix x Steel-Rol (8h30); Tecfil Matriz x Tecfil Filial (10 horas); Cerviflan x Fortlight/A.3 (11h30); e Granei x Amigos do Peixe (13 horas).

Clube fecha mais tarde durante horário de verão. Aproveite!


Clube abre de quarta a domingo

O horário de verão prolonga a tarde e permite um melhor aproveitamento da luz do sol. Portanto, não deixe de aproveitar nosso Clube, o pesqueiro, as piscinas e outros equipamentos de lazer, que terão o horário de funcionamento prolongado por mais uma hora.

Aproveite de quarta a domingo, das 8 às 18 horas. Rua Galáxia, 126, Parque Primavera. Telefone 2402.3811. Curta o verão no melhor e mais completo Clube de Campo da região.


METAL

Inscrições para vagas na Colônia terminam dia 31


Atenção, associados! As inscrições para o sorteio das vagas no Natal e Ano Novo na Colônia de Férias, em Caraguatatuba, serão encerradas dia 31 de outubro. Interessados podem se inscrever em nossa sede, de segunda a sexta, das 8h30 às 18 horas. Vagas serão sorteadas em 10 de novembro, às 18 horas, no Sindicato (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos).

Sorteio - Obrigatória a presença do sócio no sorteio. Também necessário apresentar a carteirinha de associado, com pagamento em dia.

Informações - No Sindicato. Telefone 24635343.