Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 343 • 8/11/2017

Mau passo
do ministro do TST

Dia 11, entra em vigor a nova lei trabalhista. Ela é ruim para os trabalhadores, pois ameaça direitos. Além disso, a lei gera insegurança para os empregados enquanto amplia a proteção aos empregadores, ou seja, facilita a vida do capital.

Mas essa lei não vem sozinha. Antes dela, governo e Congresso já aprovaram a lei que terceiriza tudo e precariza o emprego. Congresso e governo também aprovaram várias medidas que agravam o ajuste fiscal e congelam o investimento público por 20 anos, especialmente na educação e na saúde, o que afeta diretamente os mais pobres.

Outro ataque às relações de trabalho veio pela recente Portaria do Ministério do Trabalho, que flexibiliza o conceito de trabalho escravo, dificulta as fiscalizações e, com isso, estimula a exploração de trabalhadores, principalmente na zona rural e no setor extrativista, onde muitos são analfabetos.

Por fim, na semana passada, o governo federal atacou duramente o funcionalismo da União, ao congelar reajustes salariais já definidos, bem como aumentando o desconto previdenciário sobre vencimentos de Servidores da ativa e de aposentados.

Estamos numa fase da vida nacional em que todo o peso da crise é jogada nos ombros dos trabalhadores. E essa situação pode piorar, ainda mais, caso o governo reúna condições políticas de levar adiante no Congresso a reforma da Previdência.

O movimento sindical tem feito o possível para enfrentar essa conjuntura de fortes agressões. Mas, sozinho, não reúne forças pra vencer essa luta. Primeiro, é preciso haver unidade entre nós. Depois, é necessário dialogar mais com a sociedade e com os Poderes. E isso nós temos feito, inclusive junto a setores patronais do setor produtivo, que também sofrem os efeitos da política neoliberal e antinacional de Temer.

Toda teoria econômica reconhece que o crescimento depende de investimentos privados e públicos. Esses investimentos geram negócios, giram dinheiro e criam empregos. Nem o economista mais conservador dirá que, pra crescer, um país deve cortar direitos sociais. Combater privilégios das elites privadas e públicas, sim. Mas, cortar direitos do povo, jamais.

Por essas razões, considero até abusivo o presidente do Tribunal Superior do Trabalho defender o corte de direitos, gerando a seguinte manchete na Folha de S.Paulo da segunda (6): “Emprego depende de corte de direitos, diz presidente do TST”. O dr. Ives Gandra da Silva Martins Filho tem o direito de ser conservador. Mas sua posição na mais alta Corte do Trabalho do País requer cautela, sob pena de perder a autonomia e defender, claramente, interesses privados e multinacionais.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 8 de novembro


Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Leia o Blog do
presidente Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com
Assembleia nesta sexta decide
campanha salarial. Participe!


Diretor Nildo entrega boletim e convoca na General Roller, Bonsucesso

O Sindicato convoca todos os metalúrgicos da base, sócios ou não, para assembleia decisiva da Campanha Salarial 2017, nesta sexta (10), em nossa sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos). Será a partir das 17h30, em primeira convocação, e 18h30, em segunda convocação.

Vamos deliberar sobre as contrapropostas apresentadas por grupos patronais, durante as negociações com a Federação.

Nosso presidente José Pereira dos Santos convoca: “É importante uma grande presença da categoria, pra decidir se aceitamos ou não as propostas apresentadas na mesa de negociação”.

Para nosso vice Josinaldo José de Barros (Cabeça), esta é a Campanha Salarial mais difícil dos últimos anos. A luta principal foi pra garantir direitos. “Garantir a integralidade das Convenções Coletivas é uma derrota para a reforma trabalhista de Temer, diz ”.

Boletim - Nossos diretores e assessores percorrem a base entregando boletim que convoca para a assembleia. O informativo também fala das conquistas de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados), campanha de sindicalização, posse da nova diretoria do Meu Futuro e Festa da Criança, entre outros temas.

METAL

Dia Nacional de Protesto será nesta sexta. Participe!


Na manhã desta sexta (10), o Sindicato estará nas portas de fábricas protestando contra a reforma trabalhista, que começa a valer dia 11. As manifestações fazem parte do Dia Nacional de Lutas em Defesa dos Direitos, convocado em todo o País pelo movimento Brasil Metalúrgico e as Centrais Sindicais.

Nosso Sindicato realizará diversas assembleias de mobilização. O objetivo é informar os companheiros sobre todas as maldades incluídas na nova lei trabalhista, que agride nossos direitos.

Também vamos denunciar a tentativa do governo Temer de aprovar uma reforma na Previdência, que acaba com a perspectiva de aposentadoria para milhares de trabalhadores.

Nos últimos dias, diretores e assessores estiveram em várias empresas convocando os trabalhadores a reagir contra o ataque a nossos direitos. O secretário-geral do Sindicato, Pedro Pereira da Silva (Zóião), afirma: “Os trabalhadores estão indignados e dispostos a defender os direitos previstos na CLT em nossas Convenções Coletivas”.

METAL

Também na sexta haverá sorteio para nossa Colônia de Férias


As inscrições para o sorteio de vagas na Colônia de Férias, em Caraguatatuba, foram encerradas dia 31 de outubro. Mais de 170 sócios disputarão as 74 vagas para hospedagem no Natal e Ano Novo. O sorteio será nesta sexta (10), às 18 horas, na sede.

Atenção - É obrigatória a presença do sócio ou seu representante no sorteio. Quem for contemplado, mas não estiver presente, perderá o direito à vaga. Nesses casos, haverá novo sorteio. Também será necessário apresentar a carteirinha de sócio, com pagamento em dia. Nossa Colônia vai dispor 37 vagas no Natal e outras 37 no Ano Novo.

METAL

Acordos de PLR são aprovados mais em três fábricas


O Sindicato realizou mais três assembleias para apresentar propostas de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados). Os acordos beneficiaram 12 empregados da Henrisan (Itapegica), 35 metalúrgicos da Viva Aer (Nova Bonsucesso) e 35 da Maprelux (Vila Galvão).

Henrisan - A PLR subiu 8% e pode chegar a R$ 1.112,40. O pagamento está previsto para fevereiro e até abril do próximo ano.


Diretor Evandro Pereira na Maprelux

Viva Aer - O benefício também teve aumento e o pagamento será de uma só vez, ainda em novembro.

Maprelux - A negociação garantiu o pagamento do benefício referente a 2015 e 1016. O diretor Evandro Pereira explica que a direção da empresa alegou dificuldades financeiras e, por esse motivo, não fechou a PLR nestes dois anos.

“A situação melhorou, fomos à fábrica e negociamos o benefício. Foi uma vitória da união entre o Sindicato e os trabalhadores”, diz Evandro. O pagamento será agora em novembro e fevereiro do ano que vem.

A negociação sobre a  PLR de 2017 deve ocorrer em fevereiro do próximo ano.

METAL

Campeonato de futebol terá cinco jogos neste final de semana


O 24º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos prossegue no final de semana com a quinta rodada da primeira fase. Todos os cinco jogos serão disputados no gramado sintético do Clube de Campo (Parque Primavera). Com os resultados, algumas equipes poderão conquistar antecipadamente a classificação para a segunda fase.

Jogos da rodada - Sábado (11): Julio Simões x Cindumel (11 horas) e Phaynel x Reydel (12h30). Domingo (12): U-Shin x Continental (8h30); Granei x Tecfil Matriz (10 horas); e Tecfil Filial x Amigos do Peixe (11h30). A entrada é grátis para os torcedores.

METAL

SER SINDICALIZADO É UM ATO DE CONSCIÊNCIA!


O Sindicato é a organização coletiva da categoria metalúrgica. Enquanto órgão coletivo, quanto maior a participação da base mais força o Sindicato terá.

Fique sócio e participe. Sindicalismo forte é País mais justo, é democracia mais sólida, é classe trabalhadora com maior poder de compra.

Procure a sede ou as subsedes. Ou preencha a ficha no site do Sindicato (www.metalurgico.org.br).