Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 347 • 30/11/2017

Um importante Seminário em Roma

Semana passada, participei, em Roma, do Seminário Sindical Mundial realizado pelo Vaticano. Representei a Força Sindical e convivi intensamente, nos dois dias de evento, com sindicalistas dos cinco Continentes, autoridades do catolicismo e representantes de entidades como a OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Milito no sindicalismo há mais de 30 anos e nunca havia participado de um evento desse porte, chamado pelo Vaticano. Nesse sentido, considero o encontro histórico e espero que as propostas aprovadas sejam postas em prática e que a Igreja Católica, que tem presença em todo o mundo, reforce suas relações com o conjunto do movimento sindical.

O Papa Francisco era aguardado, mas não pôde comparecer. Porém, mandou mensagem, na qual diz: “Espero que este Seminário produza uma linha de ação concreta a partir do ponto de vista dos trabalhadores, para um desenvolvimento humano integral, sustentável e solidário”.

O seminário reafirmou a Doutrina Social da Igreja, que coloca a valorização do trabalho no centro de suas preocupações. Essa doutrina também defende a inclusão social, com críticas ao avanço tecnológico que desemprega em massa, agrava a exclusão social e coloca um grande número de nações sob tutela dos países ricos.

A delegação brasileira destacou a série de agressões do governo contra os trabalhadores, a quebra de direitos, a flexibilização do combate ao trabalho escravo e a subordinação do Estado nacional aos interesses do grande capital, especialmente o segmento financeiro improdutivo.

Em minha fala, pedi a união de forças por uma ordem econômica e social mais justa, que valorize o trabalho e respeite a dignidade humana. Também denunciei a imposição de políticas neoliberais pelos países ricos – o chamado G7. As ruas de Roma e de outras cidades italianas estão tomadas por migrantes expulsos de suas terras por guerras, conflitos raciais e as políticas de exclusão comandadas pelos países ricos, o FMI e outros agentes do grande capital.

Já sugeri aos membros da delegação brasileira que a gente se reúna, em breve, avalie o Seminário e cobre das organizações da Igreja a prática do que foi debatido e aprovado em Roma. Nenhuma força social – ou religiosa – sozinha tem condições de enfrentar o poder do capital e reorientar o sentido da economia e do desenvolvimento. Mas, se as forças consequentes se unirem, nossa voz será ouvida e nossos pontos de vista, com certeza, acabarão apoiados pela imensa maioria das pessoas.

Diálogo - Defendo o diálogo do sindicalismo com todas as religiões, pois a fé e a diversidade de credo devem ser respeitadas. O que nos une é muito maior daquilo que possa nos dividir.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 29 de novembro


Termina a primeira fase no Campeonato de Futebol

O 24º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos teve sete jogos no último final de semana, válidos pela última rodada da primeira fase. Resultados: Elecon 2 x 1 Projinox; Cindumel 12 x 0 Feeder; Júlio Simões 1 x 0 Reydel; Dyna 4 x 3 Flexform; Modine 1 x 0 Marília; Cerviflan 4 x 3 U-Shin; e Fortlight 1 x 1 Continental.

Foram definidos os 12 times classificados para a segunda fase, que começa com partidas no sábado (2) e domingo (3) no gramado sintético do Clube de Campo (Parque Primavera).



Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Leia o Blog do
presidente Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com
Sindicato negocia e abono salarial
será antecipado na Modine


AÇÃO SINDICAL - Diretores e trabalhadores da empresa em mobilização na fábrica

O Sindicato negociou acordo com a Modine (Bonsucesso), fabricante de produtos para a indústria automobilística, garantindo o pagamento antecipado do abono salarial de 15%, definido em nossa Campanha Salarial com o grupo patronal Sindipeças.

A negociação agradou os cerca de 650 funcionários, que ficaram satisfeitos com a antecipação do benefício. O comentário entre os companheiros era de que "o Natal será melhor para todos".

O diretor Augusto Knupp, que é funcionário da Modine, destaca: "O pagamento será de 5% ainda em novembro e 10% em dezembro". O abono de 15% incide sobre os salários de 31 de outubro.

Mais negociações - O Sindicato está acompanhando as reuniões na Federação dos Metalúrgicos, onde continuam as negociações com grupos patronais que ainda não fecharam acordo da Campanha Salarial. Na terça (28) estava agendado encontro com o Sindimaq e Siniem (Estamparia), mas os grupos patronais cancelaram a reunião.

O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, destaca: "Já garantimos os direitos das Convenções Coletivas em seis grupos patronais. Vamos continuar lutando, para preservar os direitos em toda a base”. Os acordos fechados até agora são: Sindipeças, Fundição, Simefre, Sinafer, Sicetel e Siescomet.

METAL

Metalúrgicos reforçam protesto em defesa da Previdência



Sindicalistas definem fazer protesto no dia 5

Sindicalistas de vários segmentos decidiram organizar protesto dia 5 de dezembro, data da greve nacional contra a reforma da Previdência convocada pelas Centrais Sindicais. O ato será em frente à agência da Previdência Social (rua Brasileira, 399, Vila Endres), a partir das 8 horas. O local fica nas proximidades do Shopping Internacional de Guarulhos.

Nosso Sindicato estará, mais uma vez, na linha de frente.

O presidente Pereira afirma: “Vamos participar com toda a diretoria e assessoria. Não podemos permitir que o governo Temer retire nossos direitos e impeça que o brasileiro consiga se aposentar”.

O protesto é convocado por várias entidades, vinculadas à Força, UGT e Nova Central. Além dos metalúrgicos, estão na organização os Servidores (Stap), Químicos, Papel e Papelão, Cargas, Têxtil, Alimentação, Vigilantes, Comerciários e Gráficos.

METAL

Fique atento aos depósitos do 13º salário



Segunda parcela vence em 20 de dezembro

A Lei 4.090, de 1962, determina que as empresas paguem o 13º salário a todo trabalhador com registro em Carteira. Fique atento aos prazos legais. A primeira parcela venceu nesta quinta, dia 30. A segunda deve ser quitada em 20 de dezembro.

Se o empregado trabalhou o ano todo recebe o valor integral. Se não, recebe proporcional ao tempo na empresa.

Caso a empresa não cumpra os prazos, o trabalhador deve procurar o Sindicato. Várias medidas podem ser tomadas para que o pagamento seja feito. Por exemplo: negociação direta com a empresa, parcelamento da dívida, e, em último caso, ingressar com ação trabalhista.

Hora extra - No valor do 13º salário deve ser incluída a média das horas extras feitas durante o ano. Não pode haver pagamento por fora, e tudo deve ser lançado no holerite.

Caso sua empresa não pague o 13º nos prazos, ou qualquer dúvida, ligue para 2463.5300 e fale com nosso Departamento Jurídico.

METAL

Sindicalização foi um sucesso na Tamborline



Trabalhadores da Tamborline se associam

O Sindicato luta para garantir os direitos dos trabalhadores. Mas também oferece serviços e convênios que garantem descontos especiais em vários setores, como saúde e educação, além de estrutura própria de lazer e recreação.

Todos estes benefícios estão à disposição de sócios e dependentes. Por isso, intensificamos nossa campanha de sindicalização, para que mais companheiros tenham acesso.

Terça (28), os assessores Antonio Fernando Borges (Feijão) e Sílvia Julião fizeram sindicalização na Tamborline (Cumbica) e 28 trabalhadores se associaram. Com isto, mais da metade dos funcionários desta empresa já estão sindicalizados.

FIQUE SÓCIO - Para agendar visita dos nossos diretores e assessores e realizar a sindicalização é fácil. Basta ligar para 2463.5300.

METAL

Trabalhadores da Dyna querem novo convênio médico



Diretores Cabeça e Fala Mansa na Dyna

O Sindicato reuniu sexta (24) os trabalhadores da Dyna (Itapegica), que cobram da empresa a contratação de um convênio médico melhor. O atual, com a NotreDame Intermédica, não oferece aos titulares e seus dependentes atendimento em consultórios na cidade.

O diretor Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa), que é funcionário da Dyna, informa: "A direção da fábrica pediu prazo de 90 dias para analisar e resolver o problema, mas os companheiros aprovaram redução no prazo para 60 dias, com término em 15 de janeiro”.

Ficou decidido que, caso não haja resposta positiva, haverá paralisação a partir de 16 de janeiro.



Trabalhadores aprovam greve em assembleia

Ação garante pagamento na W. Zanoni

Após seis dias de paralisação, terminou com vitória a greve dos 30 funcionários da W. Zanoni (Vila Paraíso). A empresa pagou os salários, que estavam atrasados desde 5 de novembro. O movimento iniciado dia 21 foi encerrado na segunda (27).


METAL

PLR aprovada em mais duas empresas



Metalúrgicos aprovam benefício na Guaru Aço

Os 11 funcionários da Guaru Aço (Itapegica) aprovaram a PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) negociada pelo Sindicato. O benefício será de R$ 1.144,00, com pagamento de uma só vez em dezembro. Também foi aprovada a proposta pelos 11 companheiros da AF Dutra (Vila Paraíso). O benefício será pago em novembro e março.

METAL

Alunos do Meu Futuro trocam faixas no taekwondo



Jovens do Instituto durante aula

O Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, idealizado e mantido pelo Sindicato desde 2002, realiza sábado (2) cerimônia de troca de faixas de 29 alunos de taekwondo. Será na sede (rua Galáxia, 208, Parque Primavera), das 9 às 12 horas, com entrada grátis.

Nosso diretor Alex Lima, presidente do Meu Futuro, comenta: "Além das aulas de defesa pessoal, os alunos têm reforço escolar com aulas de informática, inglês, teatro, música e meio ambiente”. O instituto também oferece cursos de corte e costura, panificação e marcenaria.

METAL

SINDICALISMO FORTALECE A CIDADANIA!


O Sindicato é a organização coletiva dos metalúrgicos. Portanto, quanto maior a participação da base mais forte o Sindicato fica.

Sindicalismo forte é País mais justo; é democracia sólida; é trabalhadora com poder de compra.

Fique sócio. Vale a pena. Procure a sede ou as subsedes. Ou preencha a ficha no site do Sindicato (www.metalurgico.org.br).