Visualização da Newsletter

BOLETIM ELETRÔNICO DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE GUARULHOS E REGIÃO • nº 349 • 14/12/2017

Respeitem
a Previdência

O movimento sindical não é contra reformas. Aliás, o sindicalismo é uma força reformista. E a história registra isso. Cito duas ocasiões recentes da história nacional:

As reformas de base de Jango - O sindicalismo apoiou em massa o conjunto de reformas apresentadas pelo então presidente da República. Essas propostas, infelizmente, atiçaram a direita raivosa e precipitaram o golpe de 1964;
A participação sindical na Assembleia Nacional Constituinte - O sindicalismo foi decisivo pra que a nova Carta consagrasse o Estado de Direito, a Seguridade Social e o capítulo dos Direitos Sociais, entre outros.

A palavra reforma sempre teve sentido progressista. Mas isso passou a mudar com o fortalecimento do projeto neoliberal. Espertamente, os neoliberais empunharam essa bandeira e passaram a impor reformas antipopulares. Como fazem isso? Utilizam a grande mídia como uma imensa máquina de propaganda.

Um exemplo recente. A reforma trabalhista vinha sendo debatida entre o sindicalismo e o ministro do Trabalho, em torno de oito emendas. Pois bem: o governo atropelou o debate e aprovou um pacote com 118 emendas, que desmontam a CLT e as relações de trabalho. E qual foi a ideia vendida pela propaganda governista? Que a reforma teria como grande benefício o fim do imposto sindical. Ora, esse imposto é irrisório, representando um dia de trabalho do empregado, no ano inteiro - ou seja: desconto de um entre 365 dias!

Agora, estamos enfrentando a reforma da Previdência. O movimento sindical defende redução nos privilégios do alto funcionalismo - Executivo, Legislativo e Judiciário; defendemos a cobrança dos grandes devedores da Previdência; e pleiteamos gestão tripartite dos recursos. O que faz o governo? Vende a ideia falsa de que a reforma vai trazer de volta o desenvolvimento nacional. Ou seja, mente à Nação, à base de propaganda massiva e cara, paga pelo próprio contribuinte.

O movimento sindical se articula contra a reforma neoliberal da Previdência e amplia os contatos parlamentares. É importante. Mas não basta. O sindicalismo, além de buscar o apoio parlamentar, deve denunciar quem apoiar uma reforma que corta até pensão de viúva. Sem contar que o próprio patrimônio da Previdência está sendo mal utilizado, até com imóveis invadidos.

No ano que vem teremos eleições. O eleitor deve ser mais exigente quanto aos candidatos. Os trabalhadores são maioria do eleitorado e serão os mais prejudicados com a reforma pretendida por Temer. Somos contra qualquer tipo de privilégio. Mas combateremos toda forma de injustiça.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 13 de dezembro




Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Leia o Blog do
presidente Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com
Cindumel peita Convenção Coletiva
Mas recua por força da paralisação


Nossos diretores Célio e Cabeça coordenam assembleia na empresa

O povo, sabiamente, ensina: o que é combinado não sai caro. Isso vale pra tudo, inclusive para as relações de trabalho.

Mas a empresa Cindumel - no Itapegica - tentou rasgar esse ensinamento, passar por cima da Convenção Coletiva de Trabalho (já assinada com o grupo empresarial ao qual ela pertence) e fazer a homologação do trabalhador onde bem entendesse.


Diretor Zóião lê o termo de compromisso

Mais: a fim de mostrar que é valente, demitiu um funcionário com 19 anos de casa e disse que não faria a homologação de suas verbas no Sindicato.

REAÇÃO - O comportamento da empresa mexeu com os brios dos seus empregados e também indignou o Sindicato. Resultado: os companheiros se uniram, cruzaram os braços por cinco horas, e tudo com apoio do nosso Sindicato. Nossos diretores chegaram na empresa por volta das 5 da manhã e comandaram a mobilização.

A força da greve fez a empresa recuar. E mais: assinar um termo de compromisso acerca das homologações, que serão feitas SEMPRE no Sindicato. E para quê? Para que as contas sejam conferidas e o trabalhador receba integralmente (centavo por centavo) o que tem direito.


Nosso diretor Pepe fala aos funcionários

Nosso secretário-geral Pedro Pereira da Silva (Zóião) reafirma: “A Convenção estabelece que as homologações sejam feitas no Sindicato e não onde o patrão quiser”.

Diretores - Além de Zóião, a luta na Cindumel teve participação dos diretores Célio F. Malta, Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa), José Pedro da Silva (Carioca), José Carlo S. de Oliveira e Josete Machado Filho (Pepe), mais nossos assessores Sandro, Joãozinho, Feijão e Sílvia. Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) fez a fala final aos companheiros.

Vitórias - A força da paralisação garantiu ao companheiro demitido que o Sindicato vai conferir item por item, centavo por centavo, suas verbas rescisórias na hora da homologação. Outra vitória: as horas paradas não serão descontadas dos funcionários.

Jurídico - Nosso advogado, dr. Marcílio Penachioni, reforça a orientação: “A Convenção não é peça de ficção. Ela tem eficácia prática. O patrão precisa respeitá-la. O ambiente de trabalho não pode ser uma praça de guerra”.


Convenções estabelecem que homologação seja no Sindicato

O Sindicato está encaminhando ofício a todas as empresas da base, oficializando que as Convenções Coletivas assinadas com os grupos patronais, referentes à data-base 2017-2018, determinam que as homologações sejam feitas no Sindicato. A assistência da entidade sindical é obrigatória nas demissões de trabalhadores com mais de um ano na empresa.

O documento é assinado pelo nosso presidente José Pereira dos Santos e pelo advogado Marcílio Penachioni, que responde pelo Jurídico do Sindicato.

Pereira afirma: "A Campanha Salarial garantiu a renovação das Convenções, assegurando o restabelecimento de direitos retirados pela reforma trabalhista de Temer. Um deles é justamente a homologação no Sindicato. Com isso, asseguramos que as verbas trabalhistas e outros benefícios sejam conferidos e o metalúrgico receba integralmente o que tem direito".

METAL

Mais 460 metalúrgicos são beneficiados com PLR


Vanuza, Raquel e Cho
rão na Carnevalli

O Sindicato realizou quatro assembleias nesta semana, a fim de apresentar propostas de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados). Os acordos aprovados beneficiam mais de 460 trabalhadores. Veja:

Cummins Filtros (Bonsucesso) - A PLR poderá chegar a R$ 4.947,00, conforme metas. O valor aumentou em relação ao ano anterior, com pagamento em fevereiro e julho de 2018 aos 150 funcionários.

Carnevalli (Cidade Satélite, Cumbica) - O benefício, referente a 2017, teve 8% de aumento. O valor será de R$ 1.400,00, com pagamento aos cerca de 200 funcionários agora em dezembro.

DMV (Vila Aeroporto) - A Participação aumenta 2,86% sobre o ano passado. Os 22 empregados recebem o valor integral ainda em dezembro.

Starcast (Jardim São Geraldo) - O benefício também subiu em relação ao anterior. Os 90 trabalhadores recebem em fevereiro e até abril próximos.

METAL

Aproveite o verão no Clube de Campo dos Metalúrgicos



Clique aqui e veja mais fotos do Clube de Campo
O Clube de Campo do Sindicato, no Parque Primavera, está aberto aos associados e dependentes de sexta a domingo, além dos feriados que caem nas segundas-feiras. O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas.

Com uma novidade: durante o horário de verão, que permite um melhor aproveitamento da luz do dia, o espaço de lazer fecha uma hora mais tarde aos sábados, domingos e feriados. Ou seja, nestes dias você pode aproveitar seu lazer até as 18 horas.

Pesqueiro - O atendimento no pesqueiro do Clube vai de quarta a domingo, das 8 horas às 17h30, para sócios e não-sócios.

Aproveite o verão em nosso Clube. Utilize o pesqueiro, as piscinas e outros equipamentos de lazer. O endereço é rua Galáxia, 126, Parque Primavera, Guarulhos. Telefone local 2402.3811.

METAL

Meu Futuro faz festa de encerramento do ano nesta sexta


O Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, entidade fundada e mantida pelo Sindicato, realiza nesta sexta (15) a festa da encerramento das atividades deste ano. Será a partir das 10 horas na sede (rua Galáxia, 208, Parque Primavera). A entrada é grátis para os moradores da região.

O Meu Futuro completou 15 anos de existência em 12 de outubro e atende mais de 100 crianças e jovens carentes do Parque Primavera e região. Além de reforço escolar, os alunos têm aulas de informática, inglês, teatro, música, corte e costura, panificação, marcenaria e meio ambiente.

METAL

O CAMINHO DAS SOLUÇÕES PASSA PELO SINDICATO


Problemas a vida cria, encrencas o patrão inventa. E quem resolve? Quem resolve é o Sindicato da categoria. Portanto, fique sócio e participe. O mais importante de tudo é o trabalhador consciente!