Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 352 • 18/1/2018

A reforma que
não pode passar

As Centrais Sindicais fizeram na segunda (15) a primeira reunião unitária do ano. E o tema não poderia ser outro: a reforma da Previdência defendida pelo governo Temer. O encontro, basicamente, tratou de como enfrentar a proposta draconiana do governo, com a possibilidade de uma paralisação nacional de protesto, em fevereiro.

Há muitas críticas à reforma previdenciária. A primeira delas é que o governo não discutiu com as entidades representativas dos trabalhadores, da ativa ou de aposentados. Ou seja, simplesmente tenta passar o trator em cima de direitos e conquistas.

Outra crítica é que o governo e sua base não aceitaram discutir a real situação da Seguridade Social. Entidades sérias, como a Anfip (associação dos auditores fiscais), sustentam que não existe déficit. O que há, argumentam, é a manipulação de dados, tentando passar a ideia de que a situação de caixa é caótica.

O sindicalismo também faz duras críticas. A primeira delas é que falta transparência ao governo no tratamento do tema. Outra crítica diz respeito aos grandes devedores. Por que o governo não cobra as grandes empresas? Será que não cobra justamente porque essas empresas são as mesmas que financiam os políticos e suas campanhas milionárias?

As maldades da reforma previdenciária já são conhecidas. A lista é longa: 1) Eleva o teto de idade; 2) A pessoa terá de contribuir muito mais tempo para se aposentar; 3) A mudança no cálculo rebaixará o valor médio das aposentadorias; 4) Viúvas e pensionistas terão de optar por um só benefício, o que achatará a renda justo no momento da vida em que a pessoa mais precisa de renda, até porque o custo de vida do aposentado é mais alto que os demais.

Nas últimas semanas, o governo vem fazendo intensa propaganda pró-reforma nos meios de comunicação. Temos de ficar atentos e não acreditar nas mentiras oficiais. A reforma é ruim, é má, é desumana. Eu pergunto: se fosse boa, por que o governo teria que destinar (na verdade, comprar votos) R$ 10 bilhões para deputados ficarem a favor da reforma? Votar pelo bem do País é obrigação dos deputados. Se o governo está pagando, esta reforma realmente não é boa para nós.

O sindicalismo não é contra reformas. Mas a proposta de Temer para a Previdência une todos contra a medida. Não há um único segmento sindical que a apoie. Outra pergunta que deixo para o leitor: um governo ilegítimo tem o direito de fazer uma reforma que mexa com a vida das atuais e das futuras gerações de brasileiros?

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 17 de janeiro


Trabalhadores da Metadil aprovam
reajuste e garantia de direitos


Diretor Cabeça coloca proposta em votação durante assembleia na empresa

Os metalúrgicos da Metadil (Vila Endres) aprovaram terça (16) acordo referente à Campanha Salarial 2017/2018, que garante aos cerca de 60 funcionários reajuste de 1.83% nos salários, abono de 15% e a manutenção de todos os direitos da Convenção Coletiva.

A Metadil, fabricante de móveis escolares, pertence ao Grupo 10, único que não fechou acordo coletivo com a Federação da categoria em nossa data-base (1º de novembro). Por isso, o Sindicato negociou individualmente com a fábrica. A negociação obteve uma vantagem adicional: o abono de 15% sobre o salário não será parcelado. O pagamento integral sai em fevereiro.

A assembleia na empresa foi conduzida pelos diretores Josinaldo José de Barros (Cabeça), Evandro Pereira e Ricardo Pereira de Oliveira. Cabeça comenta: “Os trabalhadores entenderam as dificuldades criadas pelo Grupo 10, aprovando a negociação com a fábrica. Eles terão reajuste no salário e a preservação de direitos ameaçados pela reforma trabalhista”.

Sindicato negocia PLR com aumento na Ensitran

Os trabalhadores da Ensitran (Cumbica) aprovaram dia 12 a proposta de Participação nos Lucros e/ou Resultados negociada pelo Sindicato. O benefício, referente a 2017, terá aumento de 6% em relação ao pago no ano anterior.

O valor pode chegar a R$ 900,00, dividido em duas parcelas. A primeira agora em janeiro e a segunda em março, com apuração de metas. A assembleia com os 70 funcionários foi conduzida pelo diretor José Pedro da Silva (Carioca).


METAL

Escola oferece novos cursos profissionalizantes, com descontos



Escola possui modernas instalações

O Instituto Data Brasil de Educação Profissional inicia segunda (22) as aulas em vários cursos técnicos. A escola é parceira do Sindicato e oferece descontos que chegam a 40% para sócios e 30% aos dependentes.

As vagas são para técnicos em Edificação, Eletrônica Industrial e Mecânica Industrial, todos com habilitação do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). Também começam os cursos de Recursos Humanos e Segurança no Trabalho, com DRT. Aulas nos períodos da manhã, tarde e noite.

Aproveite - Ainda há tempo para se inscrever. Basta comparecer à sede da escola (rua Harry Simonsen, 188, Centro), portando RG, CPF, comprovante de residência e a carteirinha de sócio. Não é cobrada taxa de matrícula. Mais informações pelo telefone 2464.0200.

METAL

Vagas para o carnaval estão esgotadas na Colônia de Férias



Clique aqui e veja mais fotos

A procura de vagas para o carnaval na Colônia de Férias do Sindicato, em Caraguatatuba, foi muito grande este ano. Com isso, as reservas estão esgotadas nos quatro dias do feriado – ou seja, de 10 (sábado) a 13 (terça) de fevereiro.

Nosso secretário-geral Pedro Pereira da Silva (Zóião) explica que, diferente do que ocorre no Natal e Ano Novo, quando as vagas são distribuídas por sorteio, no carnaval as reservas são por ordem de chegada. “Como a procura foi grande, os espaços já estão reservados”, diz.

Reservas - Vagas disponíveis antes e após o Carnaval. As reservas podem ser feitas na secretaria da nossa sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos). Informações, ligue 2463.5300.

METAL

Terceira fase do Campeonato de Futebol começa domingo



Seis times disputam a etapa decisiva

O 24º Campeonato de Futebol recomeça neste domingo (21), com duas partidas no gramado sintético do nosso Clube (Parque Primavera). Entram em campo as equipes da Julio Simões x Steel-Rol (9 horas) e Elecon x Tecfil Filial (10h30). O acesso ao estádio é grátis para os torcedores.

As seis equipes que disputam a terceira fase foram divididas em dois grupos e jogam entre si. Os dois melhores de cada grupo se classificam para a semifinal.

METAL

FIQUE SÓCIO DO SINDICATO. VALE A PENA!


Pense: que entidade ou organização defende a classe trabalhadora, luta por direitos e obtém conquistas? Só o Sindicato.

Seja sindicalizado. Fortaleça sua entidade de classe. Utilize as vantagens da nossa rede de serviços, lazer e convênios.

Procure a sede ou nossas subsedes. Ou ligue para 2463.5300.

VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Leia o Blog
do Pereira
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias, o blog traz, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com