Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 354 • 1º/2/2018

Lula no banco
dos réus

Depois de Getúlio Vargas, Lula foi o melhor presidente do Brasil. Ambos governaram duas vezes. Entre os dois há muitas semelhanças e também muitas diferenças. Mas Getúlio e Lula mostraram compromisso com o povo, os trabalhadores, a inclusão social e a soberania nacional. Por isso, eles foram execrados pela elite conservadora e antinacional.

Sobre Getúlio, já se sabe da importância de seu legado. Quanto a Lula, a história ainda há de fazer o registro correto de seu papel, desde seus tempos de líder sindical até os dias atuais. Tivemos, também, João Goulart, um grande presidente que era nacionalista e ligado aos trabalhadores.

Vou falar do Lula que conheço, deixando claro que todos são iguais perante a lei e todos têm direito à ampla defesa. Conheço um Lula que ousou desafiar a ditadura ao defender os metalúrgicos e buscar melhorias para a classe trabalhadora. Conheço um operário que teve a audácia de formar um partido cuja meta era a conquista de uma vida digna para o povo trabalhador do campo e da cidade. Veja bem: nunca fui do PT, pois minha formação vem do Partidão.

Na Assembleia Constituinte, conheci um deputado atuante, que obteve Nota 10 pelo Diap, por ter votado a favor de todas as matérias de interesse dos trabalhadores. Nota alcançada também por votar pela proteção da empresa nacional e das nossas reservas minerais.

O presidente Lula governou por oito anos. Terminou o segundo mandato com 84% de aprovação. No que diz respeito aos trabalhadores, o próprio Diap faz um balanço muito positivo. Cito quatro iniciativas: Lula criou o Piso salarial nacional do professor; vetou a Emenda 3 - aprovada pelo Congresso e patrocinada pela Rede Globo - que acabava com o registro em Carteira; retirou de pauta o projeto da terceirização; e iniciou a política de recomposição do valor do salário mínimo.

Pela minha função sindical, viajo a vários países. E Lula é respeitado em todos, seja por sindicalistas, seja por governantes, das mais diversas concepções ideológicas. Fora do Brasil, há um espanto pela forma agressiva com que o ex-presidente é tratado por nossa mídia e caçado por certos juízes.

Não sou advogado de Lula, porque ele tem uma banca à disposição. O que não posso aceitar, porém, é que sindicalistas destilem ódio e queiram que ele seja justiçado, sem direito a todos os recursos. Essa gente não vê, ou não quer ver, que hoje caçam Lula, mas amanhã a caça pode ser um sindicalista, só pelo fato de ser dirigente classista, defender uma categoria profissional e buscar dignidade pra quem trabalha, produz e carrega nas costas este Brasil.

Sejamos sensatos, ainda que certos juízes não sejam.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 31 de janeiro


Sindicalização na Flock Color reabre campanha nas fábricas

Sindicato forte é aquele com grande número de sócios. E quem ganha com isso são os trabalhadores, que fortalecem o poder de negociação com a classe patronal. Com o objetivo de ampliar o quadro associativo, retomamos a agenda de visitas às fábricas para sindicalização.

A primeira deste ano será na Flock Color (Vila Augusta), dia 7 (quarta-feira), das 12 às 13 horas. Para agendar visita de sindicalização em sua empresa, basta ligar para 2463.5300.


Sindicato participa de Carnaval de Protesto contra a reforma da Previdência


Nossos diretores e assessores protestam na avenida Paulista, em SP

O Sindicato participou terça (30) do Carnaval de Protesto contra a reforma da Previdência, organizado pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi/Força Sindical). O ato, realizado na avenida Paulista, reuniu mais de duas mil pessoas, entre aposentados e sindicalistas de várias categorias profissionais.

Nosso Sindicato esteve representado por vários diretores e assessores, além de aposentados. O presidente José Pereira dos Santos afirma: "Se a reforma da Previdência fosse para o bem do trabalhador, o governo não teria de pagar deputados para que seja aprovada. Os reajustes aos aposentados são pífios. Já para deputados e senadores, por exemplo, são bem vantajosos".

Desfile - Animados pela escola "Unidos dos Aposentados", com bateria e passistas, os participantes foram divididos em várias alas temáticas, identificadas por cores, com cerca de 250 componentes cada. Eles desfilaram pela avenida empunhando cartazes e bandeiras, expondo as reivindicações da categoria.

A Comissão de Frente (laranja) abriu caminho para as alas Direitos e Reivindicações (amarela), Saúde (branca), Enterro da Previdência (preta), Custo de Vida (vermelha) e Injustiça (roxa). O tema do samba-enredo foi “Quem lutou a vida inteira exige mais respeito”.

METAL

Trabalhadores elegem delegados sindicais na Cummins Motores


Os funcionários da Cummins Motores (Cumbica) elegeram dia 26 (sexta) o novo delegado sindical. O companheiro Antonio Carlos de Souza, com 97 votos, foi escolhido titular; e Antonio Carlos Fernandes de Lima, que teve 91 votos, será suplente. Foram apurados 328 votos.

Nossos diretores Josinaldo José de Barros (Cabeça) e Adriano Alves de Oliveira (Madeira) acompanharam o pleito. Cabeça diz: "O delegado sindical é a ligação direta do Sindicato com os funcionários da empresa".

Assembleia aprova compensação de folgas


Cabeça fala aos trabalhadores da Cummins

O Sindicato negociou e garantiu que o acordo para compensação das folgas, nos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo e no mês de novembro, fosse debatido e deliberado em assembleia com os trabalhadores. Ficou assim:

Na primeira fase da Copa, dois jogos serão em dias normais: 22 de junho (sexta), às 9 horas, contra a Costa Rica. A fábrica para das 8h50 às 11 horas. No dia 27 (quarta), às 15 horas, contra a Sérvia. Saída antecipada do 1º turno às 12h30, entrada do 2º turno às 20h30.

Em novembro, o feriado da Consciência Negra (dia 20, terça) será transferido para o dia 16 (sexta), para emendar com a folga do dia 15, quando é celebrada a Proclamação da República.

METAL

Metalúrgicos da Dyna cobram plano de saúde melhor



Fala Mansa coordena assembleia

O Sindicato reuniu dia 23 os cerca de 500 funcionários da Dyna (Itapegica), para debater o andamento da negociação sobre pauta de reivindicações protocolada em novembro. Os trabalhadores cobram a contratação de um convênio médico melhor. O atual, com a NotreDame Intermédica, não oferece atendimento em consultórios na cidade.

Equiparação - Outra reivindicação diz respeito à equiparação salarial para 35 trabalhadores. Nosso diretor Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa), que é funcionário da empresa, destaca que houve avanços. Ele explica: “Mais da metade das equiparações já foram efetuadas”.

METAL

Elecon está na semifinal do Campeonato de Futebol

A Elecon (Bonsucesso) é a primeira equipe a garantir vaga na semifinal do 24º Campeonato de Futebol. A classificação veio com vitória sobre a Phaynell, por 5 a 1, no domingo (28). No outro jogo da segunda rodada da terceira fase, a U-Shin ganhou da Julio Simões por 2 a 0.

A segunda vaga da chave G será definida domingo (4), no encontro entre Tecfil Filial e Phaynell, às 10h30 no Clube. Na chave F, os dois finalistas serão definidos somente após o jogo de domingo (4), entre Steel-Rol x U-Shin (9 horas).

A grande final do Campeonato acontecerá dia 25 de fevereiro, a partir das 9 horas. Todos os jogos são disputados no Clube de Campo, com entrada grátis para os sócios.

METAL

FIQUE SÓCIO DO SINDICATO. VALE A PENA!


VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Leia o Blog
do Pereira
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias, o blog traz, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com