Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 355 • 8/2/2018

Barrar a reforma
da Previdência

Certa vez, ainda no primeiro governo Lula, o então ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, foi na Força Sindical falar sobre Previdência Social. Destilou a velha ladainha do déficit e indicou a necessidade de medidas que afetavam trabalhadores da ativa e aposentados.

Na minha vez de falar, deixando claro que não era contra uma reforma modernizadora, perguntei: – Mas por que o governo não começa a reforma cobrando os grandes devedores da Previdência? Além de não ter gostado da pergunta, ele enrolou, enrolou, e não respondeu à questão.

Sabe-se hoje que muitos dos maiores devedores da nossa Previdência são também os grandes financiadores de campanhas eleitorais. Portanto, os governantes, assim como deputados e senadores, não querem cutucar essa onça com vara curta. Preferem a solução covarde de cortar benefícios até de viúvas e pensionistas, como propõe agora a reforma de Temer.

Essa reforma de Temer é tão ruim que uniu todo o movimento sindical contra. Já os deputados, que estão de olho no voto do eleitor, tentam empurrar a votação para 2019 – depois das eleições. Mesmo com o governo despejando bilhões de Reais, por meio de emendas e outras manobras, ainda parece longe de ter os 308 votos necessários para fazer a proposta seguir adiante.

Semana passada, as Centrais Sindicais se reuniram e decidiram, de forma unitária, marcar um dia nacional de protestos em 19 de fevereiro. A ideia é fazer atos em todo o País para marcar posição firme da classe trabalhadora contra a mais agressiva reforma neoliberal do atual governo. Nós, Metalúrgicos, apoiamos a decisão da Força e demais Centrais.

Pressão - Entre as deliberações das Centrais estão o contato com parlamentares em suas bases eleitorais e também visitas aos gabinetes dos líderes em Brasília, pra garantir o apoio dos que já se manifestaram contra a reforma, convencer outros deputados acerca do adiamento da votação e denunciar quem insistir num projeto que agride aposentados e pensionistas.

A Previdência Social não significa apenas pagamento de pensões e benefícios, inclusive para trabalhadores afastados por doença. Na verdade, a Seguridade Social obtida na Constituição-cidadã de 1988 é o maior, mais amplo e mais efetivo programa de inclusão social do nosso País. Em muitos municípios brasileiros é a maior fonte de renda local. Já a Previdência desenhada no projeto de Temer tem um inegável caráter excludente. Por isso deve ser denunciada e combatida.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 7 de fevereiro.



Sindicato atua e garante benefícios
concretos para os trabalhadores


Diretores Nildo e Fala Mansa em assembleia na ARL

O Sindicato realizou várias assembleias durante a semana. Em todas, nossos diretores e assessores apresentaram resultados de negociações nas fábricas. Foram mobilizados mais de 300 metalúrgicos na Maxtil (Jardim Fátima), Coneflan e Flanjaço (ambas na Vila Sadokim), Mascote (Vila Nova Cumbica), ARL (Vila Nova Bonsucesso) e Marzo Vitorino (Terra Preta).

O vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) comenta: “Além de PLR, fechamos reajuste salarial e renovação da Convenção Coletiva, negociados fábrica por fábrica, em empresas do Grupo 10 patronal – que não negociou na campanha salarial. Foram lutas vitoriosas”.

Os salários sobem 1,83%, em 1º de maio, na Coneflan e na Flanjaço. Os trabalhadores receberão abono de 15% em três parcelas de 5%, em fevereiro, março e abril. Na ARL, o reajuste será de 2% já a partir de fevereiro. O abono sai em fevereiro e abril. Foi fechada também a PLR de 2018 na empresa. O benefício será pago em fevereiro e abril do próximo ano.

Na Marzo Vitorino, o reajuste de 1,83% ocorre a partir de 1º de julho. O abono será de 15% sobre o salário atual, com pagamento em fevereiro (10%) e março (5%).

PLR - Assembleia com os 70 funcionários da Maxtil aprovou a Participação nos Lucros e/ou Resultados negociada pelo Sindicato. Houve aumento no valor, que será pago em abril e junho.

Mascote - A empresa respondeu documento do Sindicato, com reivindicações dos cerca de 60 funcionários. Primeiro avanço: funcionário demitido por justa causa, sem motivo aparente, fez a homologação no Sindicato e recebeu os direitos.

METAL

Boletim repercute ações e reforça luta por direitos



Cabeça entrega informativo aos trabalhadores

A edição atual do boletim Companheiro Metalúrgico já está nas fábricas da base. A publicação, formato duplo ofício, destaca as ações do Sindicato na luta por PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) e outros direitos dos trabalhadores, como pagamento em dia e aumento salarial.

Nas páginas centrais, o destaque é para as conquistas de PLR, que beneficiaram 2.800 companheiros. Também atuamos na Cindumel, Dyna, Hecar, Bardella, RT do Amaral e Mascote.

O boletim traz ainda detalhes da fase decisiva do 24º Campeonato de Futebol, que chega às semifinais; eleição de novos cipeiros na Marília e na Bristol e cursos profissionalizantes rápidos no Instituto Data Brasil de Educação, parceiro do Sindicato.

METAL

Participamos de ato pela redução nos juros reais



Nossos diretores participam de ato em São Paulo

Nosso Sindicato esteve representado terça (6) no ato contra os juros altos, realizado pelas Centrais Sindicais na avenida Paulista, em São Paulo. Participaram os diretores Eronides Rafael Galdino (Lula), José Pedro da Silva (Carioca) e Roseli Lima, além do assessor Valdir.

O ato, em frente ao edifício do Banco Central, contou com a presença da Banda do Candinho. João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical, diz: “É a primeira reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) em 2018 e estamos marcando posição, cobrando mais empregos e crescimento econômico”.

METAL

Atendimento será especial durante o Carnaval

Com o feriado do Carnaval, o Sindicato terá horário especial de atendimento. Sede e subsedes de Arujá e Terra Preta (Mairiporã) encerram o expediente às 18 horas desta sexta (9) e retornam na quarta (14), às 8h30.

Lazer - O Clube de Campo (Parque Primavera) ficará aberto durante o feriado. Abre na sexta (9), das 8h30 às 17h30; de sábado (10) a terça (13), das 8 às 18 horas. O pesqueiro estará aberto de quarta (7) a terça (13), também das 8 às 18 horas.

METAL

Estão definidos os semifinalistas no Campeonato de Futebol


As equipes da Elecon (Parque das Nações), Tecfil Filial (Bonsucesso), U-Shin (Jardim Santo Afonso) e Steel-Rol (Jardim Santa Helena) estão classificadas para a semifinal do 24º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos.

Os jogos serão dia 18 (domingo), a partir das 9 horas, no Clube de Campo. A U-Shin enfrenta a Tecfil Filial, às 9 horas; a Elecon pega a Steel-Rol, às 10h30.

Os vencedores farão a grande final dia 25 de fevereiro, a partir das 10h30. Os perdedores vão disputar a terceira colocação, na preliminar a partir das 9 horas.

METAL

SEJA SINDICALIZADO. VOCÊ SÓ GANHA COM ISSO!


VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Leia o Blog
do Pereira
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias, o blog traz, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com