Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 356 • 15/2/2018

Partidos são necessários

Na democracia, a política se articula, se organiza e se aperfeiçoa por meio das instituições. E no regime democrático nenhuma instituição é mais importante do que o partido político.

Estamos numa época de forte desgaste dos partidos e da política. A crise econômica, política e moral leva desalento à população e descrédito. Tanto assim que as enquetes mostram baixa adesão da sociedade aos partidos, com exceção do PT, que ainda é o preferido, disparado, em relação aos demais.

Eu digo que a construção de partidos representativos é um desafio que o Brasil precisa vencer. Quando digo o Brasil me refiro à imensa maioria da nossa população. A classe dominante não tem essa preocupação, até porque procura influir em todos os partidos, cooptar partidos, corromper partidos, fazendo das siglas despachantes de seus interesses econômicos.

A atual operação Lava-Jato tem prós e contras. A seu favor tem o fato de investigar e condenar figurões da política e da economia – mesmo cometendo exageros já sabidos. Tem contra si o fato de desgastar ainda mais a política e partidos. Vale lembrar que na Itália a decantada Operação Mãos Limpas devastou os partidos de centro e de esquerda, abrindo caminho para o banqueiro e megaempresário das comunicações Silvio Berlusconi, cuja vida é uma sucessão de escândalos.

Sempre digo que os problemas da política devem ser corrigidos com as armas da própria política e que os males da democracia podem ser curados com mais democracia. Portanto, em vez de atirar pedras ou utilizar as redes sociais contra a prática partidária, seria mais razoável cada um de nós procurar um partido mais próximo de nossas preferências e atuar em suas fileiras.

Outro erro é renegar a política por entender que é uma atividade suja e ocupada por maus brasileiros. Isso é verdade até certo ponto. Até porque, se o cidadão direito não se engajar nas boas lutas políticas e cidadãs, o espaço político será sempre ocupado apenas pelos oportunistas, dispostos a ganhar dinheiro fácil, e espúrio, utilizando para isso o mandato popular.

Sindicalismo - O mesmo raciocínio vale para as entidades sindicais, que são instituições representativas das categorias. O sindicalismo enfrenta uma onda de duras agressões aos direitos trabalhistas e à nossa própria organização. Ficar de fora reclamando ou jogando pedra não vai resolver. A solução é participar, ser ativo, ser crítico, mas nunca ser alienado.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 15 de fevereiro.



Ações do Sindicato garantem direitos para mais metalúrgicos em nossa base


Diretores Lula e Chorão em assembleia com trabalhadores da Roll-For

O Sindicato realizou negociações em várias empresas nos últimos dias, que resultaram na conquista de benefícios para mais de 300 metalúrgicos. Entre eles, folga em sábados alternados, acordos de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados), reajuste salarial e renovação de direitos fixados em Convenção Coletiva.

Nosso presidente José Pereira dos Santos diz: “Apesar das dificuldades que o País atravessa e dos ataques aos direitos dos trabalhadores, temos tido avanços em diversas negociações. A ação sindical na base é fundamental”.

Veja como ficaram alguns acordos, obtidos a partir de ações sindicais diretas na base.

Gate (Arujá) - A partir desta semana, os funcionários passam a trabalhar em sábados alternados.

RTS (Vila Endres) - Os 70 trabalhadores cruzaram os braços por dois dias e meio, cobrando o pagamento da PLR de 2017. A ação foi vitoriosa: o benefício será de R$ 900,00 em parcelas, que devem ser quitadas em março e até dezembro. As horas paradas não serão descontadas. Haverá estabilidade no emprego por um mês.

Croma (Vila Aeroporto) - Empresa do Grupo 10 patronal, que não assinou acordo coletivo com a nossa Federação na campanha salarial. Negociamos o reajuste, que será de 1.83% a partir de 1º de junho. Os companheiros também vão receber abono de 15% do salário, com pagamento em parcelas de 5% em fevereiro, abril e maio. Os benefícios da Convenção Coletiva foram renovados.

ADKF (Terra Preta, Mairiporã) - Aprovada a proposta de PLR e a negociação do reajuste salarial. A Participação será paga de uma só vez em março. O reajuste de 1.83% será a partir de 1º de julho. Os trabalhadores também vão receber abono salarial de 15% em três parcelas, com vencimento em março, abril e maio. Renovada a Convenção Coletiva.

Roll-For (Cumbica) - A negociação obteve reajuste de 2%, retroativo a dezembro; renovação da Convenção Coletiva; e pagamento da segunda parcela do 13º salário, que estava atrasada.

METAL

Semifinal do Futebol será domingo. Assista. Prestigie!



Os jogos no Clube de Campo tem entrada grátis

O 24º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos terá dois jogos no domingo (18), válidos pela semifinal. As partidas serão em nosso Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada grátis. O primeiro jogo, às 9 horas, ocorre entre U-Shin e Tecfil Filial. Na sequência, às 10h30, jogam Elecon e Steel-Rol.

Os vencedores decidem o título no dia 25, a partir das 10h30. Já os perdedores farão a preliminar, com início às 9 horas, para definir o terceiro colocado. As quatro equipes, goleiro menos vazado, artilheiro e atleta de destaque na final recebem troféus. Os três primeiros colocados recebem troféus e medalhas.

METAL

Alunos do Meu Futuro retornam às aulas dia 19



Alunos do Meu Futuro durante aula de Taekwon-do

O Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, idealizado e mantido pelo Sindicato, retoma suas atividades dia 19 de fevereiro. As aulas recomeçam para aproximadamente 100 crianças e jovens carentes do Parque Primavera e região. Além do retorno das atividades escolares, será retomado o trabalho social desenvolvido junto à comunidade do bairro.

Os alunos terão aulas de complementação educacional, educomunicação, inclusão digital, atividades físicas e Taekwon-do. Em breve, devem ser reiniciados cursos de panificação, corte e costura e marcenaria.

Apoio - Para colaborar com o Sindicato na manutenção deste trabalho social podem ser feitas doações em dinheiro, com dedução fiscal. O banco é o Itaú; agência 3150, conta corrente 18891-4. Também podem ser feitas doações em alimentos, material escolar, produtos de limpeza e higiene, roupas esportivas ou equipamentos para atividades didáticas.

Mais informações, ligue 2401.8790, 2401.0722 ou 2407.6906.

METAL


VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Leia o Blog
do Pereira
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias, o blog traz, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com