Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 363 • 5/4/2018

Getúlio Vargas, exemplo de brasileiro

Abril marca o nascimento do maior dos estadistas brasileiros. Falo de Getúlio Dornelles Vargas, nascido a 19 de abril, em São Borja, Rio Grande do Sul. Cidade que também é berço de outro grande brasileiro, João Belchior Goulart, o Jango.

A principal marca de Getúlio é o nacionalismo. Mas não o nacionalismo de fachada, patrioteiro, da boca pra fora. Vargas foi um nacionalista no sentido exato da palavra. Toda a sua vida pública, todos os seus atos, no Legislativo ou no Executivo, foram a bem da Nação, especialmente do setor produtivo nacional e dos trabalhadores.

As novas gerações precisam conhecer melhor esse patriota. Nascido em berço de ouro, mas sensível às demandas e necessidades populares, Getúlio Vargas tinha fortes ligações com o povo. Parece irreal aos olhos de hoje, mas é fato registrado pela história que ele, enquanto ministro da Fazenda de Washington Luís, abria as portas do gabinete e ouvia a dona de casa, o comerciante, o trabalhador, enfim, ouvia o povo.

Formado advogado e reconhecido por sua cultura, Getúlio tinha forte apego à educação. Basta dizer que, em seu primeiro governo, ainda nos anos 30, ele tornou obrigatório em todo o País o ensino primário público e gratuito. Por sua iniciativa, a mulher brasileira adquiriu o direito de votar, antes mesmo que em muitos países ricos da Europa.

Na cultura, ele também foi um desbravador. Um exemplo que ilustra esse seu arrojo foi a instituição do ensino de música nas escolas. E, para estimular essa iniciativa, ele escalou nada mais nada menos que o maior compositor das Américas de então, que era o maestro Heitor Villa-Lobos.

Falar do legado trabalhista de Getúlio Vargas é até repetitivo. Mas não custa lembrar que a ele devemos o salário mínimo, a regulação da jornada de trabalho, a Justiça do Trabalho, a Consolidação das Leis do Trabalho e tantas outras medidas que protegem e valorizam o trabalho e os trabalhadores.

Getúlio, no início da vida pública, foi deputado pela então Província do Rio Grande. Num dos seus muitos discursos, nos idos de 1915, ele já pregava a necessidade do País investir em saneamento básico. Passados cem anos, esse direito indispensável à saúde pública, vergonhosamente, ainda não é assegurado sequer à metade dos brasileiros.

Ninguém é perfeito. E Getúlio Vargas, certamente, também cometeu erros ao longo de sua trajetória. Mas o saldo de suas lutas, de seus ideais e de seus governos é altamente positivo para o Brasil e o povo brasileiro.

Ao homenagear Getúlio, chamo atenção para a necessidade de sermos mais patriotas. Todos nós, principalmente setores da elite nacional que mandam e desmandam no País, colocando sempre em primeiro lugar seus interesses particulares e mesquinhos.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 4 de abril.


Informações em tempo real pelo nosso Aplicativo. Baixe em seu celular.
É fácil.
Não tem custo!
 
Reivindicação por emprego é a bandeira
do 1º de Maio da Força. Estamos juntos!

Nossos diretores Barros e Lula participam do lançamento no Centro de São Paulo

O lançamento da mobilização para a maior festa de 1º de Maio do País, que a Força Sindical realiza todo ano na praça Campo de Bagatelle, Zona Norte da capital paulista, ocorreu terça (3). O evento, com a presença de dirigentes de várias categorias, foi em frente ao Teatro Municipal de São Paulo.

Nosso Sindicato marcou presença com os diretores José Barros da Silva Neto e Eronides Rafael Galdino (Lula), ao lado dos assessores Sandro e Sílvia.

O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, lembra que a Festa do Trabalhador é também um momento de luta, reflexão e de congraçamento entre os trabalhadores. O lema escolhido pela Central este ano é “Emprego! Emprego! Emprego!”.

“Como em anos anteriores, vamos unir nossas forças e denunciar os problemas que a classe trabalhadora enfrenta com o governo neoliberal de Michel Temer. É preciso acabar com o desemprego e as ameaças a nossos direitos”, diz Pereira.

Cupons - A festa em homenagem ao 1º de Maio será das 9 às 15 horas. Além de shows de artistas consagrados, haverá o sorteio de 15 carros Hyundai HB20 zero quilômetro.

Em breve, os cupons que darão direito a concorrer aos prêmios começam a ser distribuídos em nossa sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro) e no Clube de Campo. Também haverá distribuição em empresas da base, terminais de ônibus e feiras-livres de Guarulhos.

METAL

PLR beneficia trabalhadores em mais quatro fábricas



Célio e Cabeça apresentam proposta na Steel Rol

O Sindicato realizou quatro assembleias nos últimos dias, a fim de apresentar propostas de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) negociadas na base. Os acordos foram aprovados, a maioria com avanços. Veja:

Steel Rol (Jardim Santa Helena) - Os 270 funcionários receberão um benefício com 8% de aumento sobre o valor do ano anterior. O pagamento será em abril e outubro. Nosso diretor Célio Ferreira Malta informa: “A empresa queria reduzir o valor, mas fomos à luta e conseguimos melhorar a proposta”.

Climetal (Bonsucesso) - A Participação será paga em duas parcelas, com vencimento em junho e julho.

Estribo Peças (Gopoúva) - Os trabalhadores recebem a PLR de uma só vez, em abril.

Maxmol (Itapegica) - O benefício pode chegar a R$ 950,00, com pagamento em maio e até agosto aos 20 funcionários.

METAL

Metalúrgicos da Dyna cobram mudança no convênio médico



 Fala Mansa com os companheiros da fábrica

Os cerca de 500 funcionários da Dyna (Itapegica) aprovaram, por unanimidade, exigir uma decisão definitiva da empresa sobre a mudança do convênio médico. A reivindicação foi apresentada no ano passado. A empresa está disposta a atender o pleito, mas alega problemas para a quebra de contrato com a operadora atual.

Em assembleia na terça (3), os trabalhadores decidiram aguardar até o final do contrato, em agosto, para que a mudança ocorra sem acarretar multas. Os companheiros cobram a contratação de um plano de saúde que atenda em Guarulhos.

O diretor Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa), que é funcionário da Dyna, explica: “Para não pagar uma pesada multa, foi solicitado que a categoria aguarde mais quatro meses. Prazo que os funcionários aprovaram”.

Guarulhos presente em Encontro da Rede Gerdau no RS

O Sindicato marcou presença no 9º Encontro Nacional da Rede Gerdau, que ocorreu nesta quarta (4) e quinta (5) na cidade de São Leopoldo (RS). O evento reuniu sindicalistas que atuam nas plantas do grupo em várias regiões do Brasil. Eles debateram ações para enfrentar as práticas antissindicais da empresa.

Nosso diretor José Carlos Santos Oliveira (Chorão) representou o Sindicato.
 


Chorão com sindicalistas em São Leopoldo

METAL

Psicoprofissional realiza dia 14 mais um curso “5S”



Psicóloga Solange Moncia ministra os cursos do GAP

O Grupo de Apoio Psicoprofissional para Desempregados (GAP) realiza dia 18, das 8 às 13 horas, mais um curso de “5S – a base para a qualidade”. A atividade, que apresenta métodos simples para o aperfeiçoamento de sistemas de gestão, é inteiramente grátis.

O GAP foi idealizado pelo Sindicato e funciona hoje com apoio do Senai. Seus cursos são abertos a pessoas com idade mínima de 16 anos. As atividades são realizadas na rua José Triglia, 143, Centro Guarulhos.

Para participar, basta se inscrever pelos telefones 2463.5300 ou 2440.5930.

METAL

Inscreva sua equipe nos Campeonatos de futsal e veteranos

O Sindicato está com inscrições abertas para o 14º Campeonato de Futsal e o 7º Campeonato de Futebol dos Veteranos. As duas competições começam em maio no Clube de Campo, no Parque Primavera.

Equipes interessadas em participar podem retirar as fichas de inscrição na sede do Sindicato (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos). Podem se inscrever somente sócios do Sindicato.

Maiores informações, ligue para 2463.5300, 4965.9333 e 4965.9337.

SINDICATO FORTE CONQUISTA MAIS!


Sindicato é instrumento de lutas, de conquistas e de avanços cidadãos!

Mas, pra que a entidade de classe seja forte, é preciso que você seja sindicalizado e participe das ações do Sindicato em prol da categoria.

FIQUE SÓCIO - Por isso, estamos realizando, em toda a base uma ampla campanha de sindicalização. Nesta sexta (6), das 11h30 às 12h30, estaremos na Perfil Líder (Jardim das Nações). Na próxima terça (10), das 12 às 13 horas, será na Projinox (Parque São Miguel). Na quarta (11) será a vez da FW (Itapegica), das 12 às 13h30. Ligue para o Sindicato: 2463.5300, agende visita em seu local de trabalho.

HHHHHHHHH


VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com