Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 365 • 19/4/2018

Um debate inadiável

Convido a todos para importante debate dia 27 de abril. Vamos reunir dirigentes sindicais, empresariais, lideranças religiosas, secretários municipais e especialistas para debater desenvolvimento, emprego e renda.

A crise nacional radicalizou os ânimos e interditou o debate político. Os Poderes estão contaminados pela crise, a mídia prefere apagar fogo com gasolina e setores do Judiciário não têm rumo, imparcialidade ou mesmo serenidade.

Quando ocorre uma situação dessas, há duas alternativas. Ou a sociedade lava as mãos e seja o que Deus quiser ou os setores sociais consequentes se mobilizam para romper o círculo da crise e apontar rumos.

Ninguém, hoje, tem uma fórmula pronta, no campo progressista. O que há são as velhas receitas neoliberais, mas elas só agravam a crise e a exclusão social. Porém, existem caminhos que podem ser traçados. É o que vamos fazer dia 27, apoiados na ideia de que a saída mais razoável é a retomada do crescimento, com um sistema produtivo fortalecido, um Estado atuante a as organizações sociais na linha de frente do debate e das mobilizações.

Tem um momento na vida dos países em que governos, parlamentos, partidos, líderes e fórmulas políticas perdem energia e condições de orientar a sociedade. É hora de inverter a lógica e a sociedade passar a orientar os agentes políticos e estatais. E isso não é pretensão. É apenas necessidade, para se evitar o pior.

Ecumenismo - Ecumênico é aquilo que consegue reunir religiões diversas, num ambiente de diálogo e convergência. Católicos, protestantes, umbandistas, espíritas, enfim, pessoas dos mais variados credos têm muito mais afinidades do que divergências. O sindicalismo também sente que precisa entender melhor os movimentos religiosos e encontrar meios de caminharmos juntos.

Por isso, é importante definir uma pauta concreta. E a questão do desenvolvimento tem esse apelo, pois ninguém, em sã consciência, ficará contra o crescimento planejado, sustentável, com emprego de qualidade, renda e inclusão social.

Dia 27 - Reafirmo aqui o meu convite e do Sindicato dos Metalúrgicos para o encontro no Eniac, dia 27 de abril. Outras entidades também estão convidando pessoas e instituições. Vamos somar forças para o bem da nossa cidade e do nosso povo. Esse debate não pode mais ser adiado. Um abraço.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 18 de abril.


Informações em tempo real pelo nosso Aplicativo. Baixe em seu celular.
É fácil.
Não tem custo!
 

Sindicalismo, movimentos sociais e religiosos 
debatem desenvolvimento de Guarulhos 


Dirigentes, ativistas e integrantes do governo tratam de detalhes do evento

Nosso Sindicato realiza dia 27 (sexta), com vários setores sociais, um amplo debate sobre desenvolvimento, emprego e renda. Vamos reunir dirigentes sindicais, empresariais, lideranças religiosas, secretários municipais e especialistas para debater o tema.

O evento acontecerá no auditório do Colégio e Faculdade Eniac, a partir das 9 horas. O endereço é rua Força Pública, 89, Centro de Guarulhos (em frente à Praça IV Centenário).

O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, explica: “O objetivo é discutir e apresentar propostas que façam Guarulhos crescer, renovar sua economia, gerar empregos e distribuir renda. É uma iniciativa que busca unir a sociedade em torno de uma pauta correta e necessária”.

Palestras - Confirmados: Clemente Ganz Lúcio, diretor-técnico do Dieese, falará pelos trabalhadores; Rodrigo Barros, secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação de Guarulhos, representará a Prefeitura; e Clecios Vinicius Batista e Silva, assessor-técnico da diretoria do Senai, falará pelo empresariado.

Participe - Neste momento de crise econômica, política e moral no País, é a sociedade que deve liderar o processo de mudanças e avanços que a Nação precisa e reclama. O evento é aberto e estamos esperando por você.

METAL

Nossa Convenção garante adicional noturno e nas horas extras



Convenção Coletiva é fonte e base de direitos

As Convenções Coletivas da categoria asseguram vários direitos, muitos deles com vantagens adicionais ao que garante a CLT. Em março, publicamos uma extensa matéria apontando estes ganhos, que são exclusivos dos metalúrgicos, porque resultam de negociações e lutas desenvolvidas pelo Sindicato ao longo dos anos. Clique aqui e leia.

O economista Rodolfo Viana, que responde pela subseção do Dieese no Sindicato, foi o responsável pelo levantamento das cláusulas mais favoráveis. Ele comenta dois casos, que representam ganhos efetivos para os metalúrgicos.

Adicional noturno - Todas as Convenções Coletivas, nos diversos grupos patronais, garantem adicional noturno de 35% sobre o valor da hora trabalhada. Na CLT este percentual é de 20%. Considera-se jornada noturna aquela realizada entre 22 e 5 horas.

Hora extra - O adicional é de 50% fixado pela reforma trabalhista. Porém, na Convenção Coletiva temos uma tabela para o acumulado de horas extras que são realizadas. A partir da 25ª hora extra, o valor do adicional é de 60%. Esse percentual vai crescendo e pode chegar a 100%, para o que exceder a 60ª hora extra trabalhada.

METAL

Sindicato já distribui cupons para a festa do 1º de Maio



 Diretores distribuem cupons em feiras-livres

O Sindicato já está distribuindo, em toda a base, os cupons para o tradicional sorteio de prêmios da grande festa do 1º de Maio. Além do sorteio de 15 carros Hyundai HB20, zero quilômetro, a festa terá como atração grandes nomes da música brasileira.

O Dia do Trabalhador é comemorado todo ano pela Força Sindical com ato na Praça Campo de Bagatelle, Zona Norte de São Paulo. O evento será das 9 às 15 horas. O lema deste ano será “Emprego! Emprego! Emprego!”.

Cupons - Os cupons para concorrer aos carros podem ser retirados em nossa sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro), de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30; ou no Clube de Campo (rua Galáxia, 126, Parque Primavera), das 8h30 às 17h30.

A distribuição dos cupons também está ocorrendo em toda a base, nas feiras-livres e locais de grande movimentação.

METAL

Congresso técnico dos Campeonatos acontecerá dia 25

O Departamento de Esporte do Sindicato realiza dia 25, a partir das 18 horas, o Congresso Técnico do 14º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos e do 7º Campeonato de Futebol dos Veteranos. A atividade ocorre em nossa sede, à rua Harry Simonsen, 202, Centro.

As competições começam em maio, no Clube de Campo (Parque Primavera). As partidas serão aos domingos, com entrada grátis para torcedores.

Inscrições - Equipes interessadas em participar podem retirar as fichas de inscrição na sede do Sindicato. O diretor Alex Lima informa: “Pretendemos mobilizar, como em anos anteriores, centenas de metalúrgicos, todos sindicalizados”.

Informações - Fale com um dos diretores do Departamento de Esportes. Ligue nos telefones 2463.5300, 4965.9333 e 4965.9337.

QUEM DEFENDE A CATEGORIA É O SINDICATO!


Procure o Sindicato, informe-se, oriente-se.
O Sindicato é o porto seguro do trabalhador, a mão amiga, o aliado de todas as horas.
 

SINDICALIZE-SE -
 
Agende visita dos  nossos diretores ou assessores à sua empresa. Ligue 2463.5300 e marque horário adequado, em que você possa fazer a sindicalização.

44444

VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com