Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 367 • 3/5/2018

Duas datas com
a marca da esperança

Esta semana registra duas datas importantes para os trabalhadores, especialmente à nossa categoria profissional. A primeira é 30 de abril, que marca os 55 anos de fundação do nosso Sindicato. A segunda é o Dia do Trabalhador, 1º de Maio.

Essas duas datas nasceram sob o signo da esperança. Nosso Sindicato, fundado em 30 de abril de 1963, nasceu da esperança daqueles metalúrgicos em poder se organizar, ter autonomia e buscar dias melhores.

E o 1º de Maio, acima de todas as datas, traduz as bandeiras da classe trabalhadora mundial por trabalho decente, renda e justiça social.

A vida da classe trabalhadora sempre foi dura. Mas vive uma fase especialmente difícil ante a crise econômica mundial e a onda de ataques aos direitos trabalhistas e sociais. Por isso, este ano, o aniversário do Sindicato e também o Dia do Trabalhador, em 1º de maio, tiveram como eixo central as ideias de unidade e resistência.

A categoria metalúrgica enfrenta uma grave crise. Primeiro, somos afetados pela crise econômica geral. Segundo, sofremos os efeitos dramáticos da recessão econômica prolongada, do desemprego crescente, da precarização dos empregos e do ataque a direitos.

Sobre o 1º de Maio deste ano, relaciono alguns fatores que nos dizem respeito diretamente: 1) O desemprego cresce; 2) Os direitos trabalhistas são duramente atacados pela nova lei de Temer; 3) Os empregos gerados são quase todos informais, pagando no máximo até dois salários mínimos; 4) Vivemos uma grave crise política, com um cenário eleitoral totalmente incerto.

Apesar de tudo, é preciso manter o pé no chão, a cabeça erguida e alimentar nossas esperanças, porque, sem esperança, as pessoas se entregam e não lutam.

Nesse sentido, considero muito importante o evento que nosso Sindicato realizou dia 27, no colégio Eniac, para debater o desenvolvimento de Guarulhos. Reunimos sindicalistas, lideranças religiosas, segmentos empresariais e o Dieese. Num clima democrático e fraterno, fizemos um bom debate e apontamos rumos.

Existe crise econômica, política, social e moral em nosso País. Entendo que a classe dominante brasileira, por ser o centro gerador dessas crises, não tem condições de apontar saídas. Defendo, portanto, que a sociedade se una, se organize e aponte propostas para a cidade e o País.

A esperança não pode ser apenas um sentimento difuso. Ela fica mais forte quando as pessoas se unem e definem objetivos. Esse é o nosso desafio: somar a esperança de cada um numa força social solidária e transformadora.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 2 de maio.


Informações em tempo real pelo nosso Aplicativo. Baixe em seu celular.
É fácil.
Não tem custo!
Sindicato comemora 55 anos
de lutas por direitos e democracia

Auditório recebeu diretores, assessores, sindicalistas belgas e sócios mais antigos

O auditório do Sindicato ficou lotado segunda (30) à noite, durante evento em comemoração ao 55º aniversário de fundação da nossa entidade. Foram prestadas homenagens aos sócios mais antigos, com entrega de troféus e camisetas.

Além de toda a nossa diretoria e assessoria, compareceram os sindicalistas metalúrgicos da Bélgica Herwig Jorissen, Ortwin Magnus e Nico Wyckaert, que foram homenageados no Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro. O presidente dos Químicos de Guarulhos, Antonio Silvan Oliveira, também marcou presença.

O presidente José Pereira dos Santos parabenizou e agradeceu a presença dos sócios. Diz Pereira: "Tenho orgulho de presidir este Sindicato após as gestões anteriores, que fizeram parte da nossa história e construíram uma grande entidade. Nosso Sindicato faz parte da história deste País e sempre valorizou – e vai continuar valorizando – a vida do trabalhador e sua família. Também será sempre contra qualquer ação de governos e patrões que venham lesar o metalúrgico".

Homenagens - O primeiro sócio homenageado foi Sidnei da Silva, funcionário da ALF (Itapegica). Na sequência, cerca 100 associados receberam o troféu, criado pelo escultor Gilmar Pinna.

Veja cobertura completa em nosso site.

Instituto Meu Futuro homenageia sindicalistas belgas


Nossos diretores, belgas e alunos do Instituto

O aniversário de 55 anos do Sindicato também foi marcado pela homenagem do Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro a dirigentes metalúrgicos da Bélgica. Há muitos anos, a entidade apoia esse importante projeto social desenvolvido por nossa entidade.

Como parte da homenagem, foi inaugurado o Auditório Herwig Jorissen, diretor do Sindicato belga. Também houve entrega de uma placa comemorativa. Herwig esteve acompanhado de Ortwin Magnus, também diretor sindical belga, e Nico Wyckaert.

Participaram da cerimônia nosso presidente José Pereira dos Santos, o diretor Alex Lima, que preside o Meu Futuro, dirigentes e assessores do Sindicato.

O Meu Futuro atende mais de 100 crianças e jovens carentes do Parque Primavera e região, além de prestar assistência a seus familiares.


METAL

Ato por saúde e segurança mobiliza trabalhador na Filtros Barra



Trabalhadores reforçam defesa da segurança

O Sindicato realizou sexta (27) ato na Filtros Barra (Bonsucesso), que mobilizou os cerca de 50 funcionários contra os acidentes e pela saúde do trabalhador. O ato marcou o Dia Mundial em Memória das Vítimas dos Acidentes de Trabalho, 28 de abril.

Houve distribuição de panfletos, cartilhas e livros, que orientam os trabalhadores sobre o tema. Nossa entidade sempre esteve na linha de frente da defesa da saúde e da segurança nos locais de trabalho.

O diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), do nosso Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador e presidente do Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho), denunciou que muitos metalúrgicos ainda sofrem acidentes nas empresas. Muitos são mutilados e perdem capacidade laboral.

METAL

Participação negociada na SEW chega a R$ 4.458,00



Roseli e Barros apresentam proposta de PLR

Os trabalhadores da SEW Eurodrive Brasil (Arujá) aprovaram a proposta de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) negociada pelo Sindicato. O benefício referente a 2018 subiu 39%. Valor será de R$ 4.458,00.

A assembleia, quinta (26) com os 65 funcionários, foi conduzida pelos diretores José Barros da Silva Neto e Roseli Lima. O dinheiro já entrou na conta dos trabalhadores.

METAL

Psicoprofissional agenda três cursos grátis em maio


O Grupo de Apoio Psicoprofissional (GAP) realiza três cursos “5S – A base para a qualidade” em maio. As datas são dias 9, 16 e 23 – sempre às quartas, a partir das 8 horas. Todos gratuitos.

Programação - Os cursos serão realizados na rua José Triglia, 143, Centro. Dia 26 (sábado), acontecerá o seminário. Será a partir das 7h30, no auditório do Sindicato (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos). Para participar, basta ligar para 2440.5930. Ou no Sindicato: 2463.5300.

O GAP, idealizado e mantido pelo Sindicato com apoio do Senai, fornece apoio a pessoas em busca de vaga no mercado. Idade mínima exigida, 16 anos; não é preciso ser sócio da entidade.

METAL

Inscrições nos Campeonatos vão até o final de maio



Inscreva sua equipe e participe

As inscrições para o 14º Campeonato de Futsal e 7º Campeonato de Futebol dos Veteranos foram prorrogadas. As equipes terão até o final de maio para garantir vaga em ambos os certames. As competições começam no início de junho. A data do Congresso Técnico será divulgada em breve. Equipes interessadas em participar podem retirar as fichas de inscrição na sede.

Para mais informações, fale com um dos diretores do Departamento de Esportes. Ligue nos telefones 2463.5300, 4965.9333 e 4965.9337.


QUEM DEFENDE O TRABALHADOR É O SINDICATO!!!

Governos, patrões e grande imprensa endossam os ataques aos direitos trabalhistas.
E quem defende o trabalhador? Só o Sindicato!!! FIQUE SÓCIO - Agende visita dos diretores
ou assessores à sua empresa. É fácil! Basta ligar para 2463.5300 e marcar em horário
que não influencie na jornada normal da fábrica.


VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com