Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 214 • 9/4/2015

Convite para Seminário

Na próxima terça, dia 14, nosso Sindicato sediará o Seminário Tripartite “Fortalecimento da Indústria e Desenvolvimento”. O objetivo é reunir trabalho, capital e poder público para debater a questão industrial, o fortalecimento do parque fabril da região e a retomada do crescimento econômico.

O evento será na rua Harry Simonsen, 202, Centro, na sede do Sindicato, a partir das 9 horas. Estamos convidando sindicalistas, entidades empresariais, prefeitos, vereadores e técnicos. Já temos confirmados os palestrantes Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp) e Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Dieese. Aguardamos outras confirmações.
Nosso auditório comporta 220 pessoas sentadas. Portanto, quem quiser participar será bem-vindo (sindicalista, trabalhador, empresário, estudante, aposentado etc.) e é melhor se inscrever, pelo telefone 2463.5300, com o diretor Célio ou a sra. Cristiane.

Nosso Seminário não é ação isolada. Por isso, saúdo Força Sindical, UGT, Abimaq, Sindimaq e demais entidades que realizaram anteontem (6), em São Paulo, o evento de lançamento da coalizão trabalho-capital e publicação de documento que expõe as preocupações e as propostas para o fortalecimento da indústria de transformação. Uma delegação de nosso Sindicato participou, inclusive levando a “Carta de Vargem”, aprovada em Seminário no mês de fevereiro, “Em defesa do emprego, dos direitos e por indústria forte”.

Informo, ainda, que nesta semana um grupo de dirigentes do nosso Sindicato estará em Brasília, fazendo corpo a corpo com deputados. Dois objetivos: impedir a votação das Medidas Provisórias do pacote fiscal, que lesam o trabalhador, e evitar que seja aprovado o relatório pró-terceirização. O Projeto de Lei do ex-deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) é um ataque sem precedentes aos direitos e praticamente anula as garantias da CLT.

Duas tragédias - Expresso minha solidariedade ao governador Geraldo Alckmin pela perda do filho Thomaz em acidente de helicóptero. Na condição de pai, me coloco em seu lugar e imagino a dor que ele e a dona Lu estão passando.

Também expresso minha solidariedade à mãe do menino Eduardo de Jesus Ferreira morto no complexo do Alemão (RJ), ao que tudo indica, por bala disparada pela Polícia – cuja presença no morro deveria servir justamente para levar segurança e paz à comunidade. Nunca o contrário.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 8 de abril.

 

Psicoprofissional promove mais um curso “5S”

O Programa de Apoio Psicoprofissional para Desempregados, que tem apoio do Sindicato e do Senai, realiza nesta sexta (10) mais um curso “5S – A base para a qualidade”. Será a partir das 7h45, na rua José Triglia, 143, Centro.

Abril - A programação deste mês terá outros cursos “5S”, dias 17 e 24 de abril. No dia 18, o curso será de artesanato com reciclagem; dia 25, teste de interesse e habilidades profissionais.

As atividades são gratuitas e podem participar pessoas de ambos os sexos a partir de 16 anos. Para se inscrever, basta ligar para 2463.5300 ou 2440.5930.


Instituto Meu Futuro comemora Páscoa

A comemoração da Páscoa no Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro ocorreu na quinta-feira, dia 2. Foram distribuídos 180 ovos de chocolate, oferecidos pela empresa Ocean (Cumbica) – parceira da instituição, às crianças e jovens atendidos.

Alexandra Gomes, coordenadora do Instituto, destaca: “As crianças participaram de várias brincadeiras. Uma delas foi a caça ao ovo de Páscoa”.

Seminário debate crescimento,
indústria forte e emprego

Pereira (ao lado do prefeito Almeida) em reunião de sindicalistas e gestores municipais

Terça, dia 14, nosso Sindicato promove e sedia o Seminário Tripartite “Fortalecimento da Indústria e Desenvolvimento”. A partir das 9 horas, na sede, à rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos. Estão confirmadas as presenças de sindicalistas, técnicos, autoridades de diversos segmentos, empresários e entidades do setor produtivo.

Haverá palestras e debates e ao final será aprovado documento com propostas e encaminhamentos.

Razões - Nosso presidente José Pereira dos Santos destaca a iniciativa: “Defendemos que trabalho, capital e poder público se empenhem pela viabilização de um projeto nacional de desenvolvimento. Esse projeto deve ter como esteio a indústria”.

O Seminário Tripartite cumpre resolução do Seminário de Avaliação e Planejamento, realizado pelo Sindicato em fevereiro.

Participe - Se você tem interesse em participar, faça sua reserva. Ligue para 2463.5300, fale com nosso secretário-geral Célio Malta ou a sra. Cristiane.

Trabalhadores de mais cinco empresas aprovam PLR

O Sindicato negociou e os companheiros de mais cinco empresas da base aprovaram propostas de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR). As assembleias aconteceram na Aços Rona (Pimentas), Evandro Martins, Aresta e Gradimetal (todas em Cumbica) e Gold Star (Terra Preta, Mairiporã).

Veja como ficaram:

Aços Rona - A PLR subiu 8,1% e pode chegar a R$ 1.127,00 para os 16 funcionários. O pagamento será feito de uma só vez em janeiro do ano que vem.

Aresta - O benefício de 2014 será pago agora em abril aos 26 funcionários.

Evandro Martins - Os cinco funcionários vão receber um salário mínimo. O pagamento será de uma só vez em abril.

Gradimetal - A PLR subiu e será paga em maio e junho para os 40 funcionários.

Gold Star - Após negociações com a fábrica, que tem 20 funcionários, o Sindicato garantiu aumento de 60% na participação de 2014. O benefício sai de uma só vez em abril.

Pereira coordena curso de qualificação em Goiás


Curso reúne sindicalistas do centro-oeste
Nosso presidente José Pereira dos Santos está coordenando o primeiro módulo do curso de formação e qualificação de dirigentes sindicais, que nesta etapa reúne sindicalistas de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, além do Distrito Federal.

O curso, realizado no Estado de Goiás, teve início na segunda (6) e vai até sexta (10). A iniciativa é da Secretaria Nacional de Formação da Força Sindical, coordenada por Pereira.

Coalizão pelo desenvolvimento tem nosso apoio


Trabalhadores lotam auditório do Anhembi
Nosso Sindicato sempre esteve na linha de frente das ações em prol do crescimento e geração de empregos. Na segunda (6), participamos com a Força Sindical e outras duas Centrais do lançamento da "Coalizão pela Competitividade, Retomada do Desenvolvimento e Emprego”.

O ato, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, foi realizado em conjunto com importantes entidades empresariais do setor produtivo. Trabalhadores e empresários divulgaram manifesto, denunciando o desmantelamento da indústria nacional, as medidas do ajuste fiscal e pedindo a desoneração de impostos e a manutenção de direitos sociais.

Novo presidente do Inspir é entrevistado no Voz



Júlio Abreu e Quintino

O programa Voz do Trabalhador desta semana, na TV Destaque, entrevista Francisco Carlos Quintino, novo presidente do Instituto Sindical Interamericano Pela Igualdade Racial (Inspir). Quintino também é presidente do Sindicato dos Químicos de Rio Claro. Ele falou sobre os desafios no mercado de trabalho e o que o Brasil precisa avançar na questão racial.

O Voz do Trabalhador será exibido sábado (11) e domingo (12), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Sindicato acompanha debates sobre MPs 664 e 665



Célio, Cabeça e Pepe em Brasília

O vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), o secretário-geral Célio Ferreira Malta e o diretor Josete Machado Filho (Pepe) estiveram em Brasília na terça (7) e quinta (8), participando de audiências públicas da comissão mista do Congresso que analisa as Medidas Provisórias 664 e 665 do pacote fiscal. Elas cortam direitos de trabalhadores da ativa e aposentados.

Nossos diretores também participaram do corpo a corpo com os parlamentares e dos debates sobre a votação do Projeto de Lei 4.330, que libera geral as terceirizações.

Mais informações: www.fsindical.org.br e www.diap.org.br

Votação da terceirização segue com análise de emendas

A Câmara dos Deputados aprovou quarta (8), por 324 votos a 137, o texto-base do Projeto de Lei que regulamenta e amplia as terceirizações. As emendas, incluindo as negociadas pela Força Sindical, UGT, Nova Central e CSB, que buscam amenizar as consequências negativas da proposta, devem ser votadas na semana que vem.

Conjuntura - A terceirização é complexa e não há como entender a matéria sem levar em conta a conjuntura. A saber: ampliação do conservadorismo no Congresso; desorientação política do governo; julgamento, iminente, pelo STF, da Adin movida pela Cedibra, com possibilidades de piorar as condições da Súmula 331 do TST.

Estado atual - Até o momento, prevalece a Súmula do TST, que proíbe terceirizar a atividade-fim. O texto-base entra na fase de votação das emendas; após aprovação segue para o Senado, onde pode ser mudado e daí regressar à Câmara, onde novas mudanças poderão ocorrer. Finda essa fase, segue para apreciação de Dilma. Caso a presidente vete, ainda que parcialmente a matéria, o veto deverá ser apreciado pelo Congresso Nacional

VISITE NOSSO SITE!

Leia o blog de nosso presidente Pereira

Siga o Sindicato
no Facebook

Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Espaço para o debate de ideias, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com.br

Informe-se; poste suas
mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos