Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 375 • 28/6/2018

Não desista
de votar!

Muita gente que conheço diz que não vai votar nas próximas eleições. Outros dizem que vão votar em branco ou anular. Acompanho a política faz tempo, mas essa é a primeira vez em que constato rejeição em massa ao processo eleitoral.
Isso é ruim? Isso é péssimo, pois significa descrédito na democracia e no poder-cidadão, que só o voto livre é capaz de propiciar.

Meses atrás, a eleição para o governo do Amazonas teve uma enxurrada de votos brancos, nulos e de abstenções. Agora, o fato se repete no Tocantins, onde o governador eleito obteve menos de 30% dos votos. Isso mostra porque não devemos votar em branco ou deixar de votar.

Eu valorizo muito o voto. Sou da geração que viveu na ditadura e não podia escolher seu representante. Lutamos muito pra poder votar e, por isso, não aceito essa repulsa a um direito que nos custou enfrentamentos, perseguições, prisões e até vidas - caso emblemático do jornalista Vladimir Herzog, assassinado pelo regime militar no DOI-Codi.

Eu discordo, mas não tiro a razão dos que se sentem desalentados. Afinal, chegamos a essa situação devido aos maus políticos que elegemos e a seus aliados, incluindo aí parte da grande mídia. Mas é errado desistir. Ao contrário. Temos de usar o poder do voto pra varrer da cena deputados, senadores, governadores e presidente da República que iludem o povo, servem à elite corrupta e traem o interesse nacional.

Alerto para uma ilusão frequente na fala de pessoas, ao alegar que votarão nulo ou em branco pra não eleger “nenhum desses safados aí”. Isso não funciona. Pelo sistema vigente, se elege sempre o mais votado ou quem se beneficia pelo voto dado a outro de seu partido (o tal coeficiente eleitoral). Ou seja, voto branco ou nulo beneficia o político profissional, que sabe manejar a regra eleitoral e tirar vantagem disso.

A democracia não é um sistema consolidado. Seu fortalecimento depende do engajamento dos cidadãos, na hora de votar, na hora de fiscalizar, na hora de exigir decência, coerência e eficiência dos eleitos. Não votar ou votar branco/nulo em nada ajudará. Pelo contrário: enfraquecerá o poder do cidadão e a própria democracia.

Campanha - Onde posso falar às pessoas, chamo atenção para o valor do voto e da participação cívica. Tenho defendido que a Força Sindical faça também esse chamamento. Essa é uma responsabilidade de todo sindicalista. Afinal, só estamos em nossos cargos porque alguém votou em nosso nome e confiou em nosso projeto.

Jovens - Aproveito esse espaço pra um chamamento aos jovens: não caiam no conto do vigário de algum salvador da Pátria. Tivemos essa infeliz experiência com a eleição de 89, quando elegemos o falso caçador de marajás que levou o Brasil à beira do caos.

A democracia é o regime da liberdade. Mas é também o regime da paciência e da persistência. Não desista. Vamos, sim, usar a faca amolada do voto pra fazer do Brasil a Pátria que nosso povo quer e merece.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 27 de junho.


Nossa Convenção Coletiva garante: a homologação tem de ser feita no Sindicato. Se a empresa demitir, e quiser fazer a rescisão trabalhista na fábrica, não aceite.

Você pode receber muito menos do que realmente tem direito. Por isso, só faça homologação no Sindicato.

Informações em tempo real pelo nosso Aplicativo. Baixe em seu celular!
Festa Junina reúne e empolga
milhares no Clube de Campo

Grupo Ópera do Povo fez apresentação especial, com danças do Norte e Nordeste

A 9ª edição da Festa Junina do Sindicato reuniu, sábado (23), mais de duas mil pessoas em nosso Clube de Campo (Parque Primavera). Metalúrgicos de todas as idades, familiares e pessoas da comunidade aproveitaram a festança, que teve transmissão pela rádio Top FM (104,1 MHz).

Houve muita comida gostosa, bebidas típicas, apresentações artísticas, brinquedos para as crianças e a tradicional queima de fogos, no encerramento, com duração de 15 minutos.

O vice-presidente do Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça), destaca: “Esta foi mais uma grande confraternização da família metalúrgica”. Pela primeira vez, nosso presidente José Pereira dos Santos não compareceu à festa, porque está se recuperando de uma cirurgia.

Música - Aconteceram shows de Léo & Júnior, Alex Fava, Corrente e Vitor Guedes, além de apresentação do grupo Ópera do Povo, que mostrou danças tradicionais do Norte e Nordeste.

O ingresso foi um quilo de alimento não-perecível, destinado ao Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, trabalho social do Sindicato que atende mais de 100 crianças e jovens carentes do Parque Primavera e Vila União.


Diretoria do Sindicato participou em peso do evento

METAL

Trabalhador da Komatsu terá direito a café da manhã



Nildo e Fala Mansa reunidos com funcionários

O Sindicato negociou e garantiu uma antiga reivindicação dos cerca de 200 funcionários da Komatsu (Arujá). No prazo de 30 dias, a empresa passará a fornecer café da manhã. A proposta foi apresentada em assembleia realizada terça (26) pela manhã, conduzida pelos diretores Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa) e Elenildo Queiroz Santos (Nildo).

Nildo comenta: "Com a negociação, conseguimos o café da manhã para os companheiros da unidade de Arujá e também para a matriz, em Mogi das Cruzes".

Outra boa notícia que foi apresentada aos funcionários: a diretoria da Komatsu estuda a implantação de plano de cargos e salários, outra reivindicação dos trabalhadores.

Metalúrgicos da Gradimetal param contra atrasos


Diretor Lula coordena assembleia

Os 60 funcionários da Gradimetal, em Cumbica, cruzaram os braços na terça (26). Eles protestam contra o pagamento de apenas metade da antecipação salarial, que deveria ter sido quitada integralmente dia 20. Além disso, há problemas com a forma de pagamento do 13º salário deste ano.

A mobilização está sendo conduzida pelo diretor Eronides Rafael Galdino (Lula), com apoio do assessor Araxá.

METAL

Centrais apresentam propostas para tirar o Brasil da crise



Sindicalistas com senadores

Sindicalistas da Força Sindical, CUT, UGT, CTB, Nova Central, CSB e Intersindical estiveram quarta (20), em Brasília, para apresentar a Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora ao Congresso Nacional. São 22 diretrizes para recolocar o País na trajetória do crescimento, com ênfase na defesa de direitos e conquistas.

O documento foi entregue ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) comenta: “Essa Agenda mostra aos políticos o que nós trabalhadores queremos para o Brasil”. Elaborada com apoio do Dieese, a Agenda foi aprovada dia 6.

METAL

Meu Futuro recebe doações da nossa Campanha do Agasalho



Roseli com mães de alunos do Instituto

Dia 21, o Sindicato entregou ao Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro a primeira remessa de roupas e agasalhos arrecadados em nossa Campanha do Agasalho. Os donativos foram distribuídos aos alunos e seus familiares.

A diretora Roseli Lima, coordenadora da campanha, diz: “Com certeza teremos mais doações, porque a campanha termina somente neste sábado (30)”. O diretor Alex Lima, que coordena este trabalho social do Sindicato, agradece: “Os alunos e seus familiares são muito gratos e vão aproveitar as doações da categoria”.

Doações - São três pontos de coleta: em nossa sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro); no Clube de Campo (rua Galáxia, 126, Parque Primavera), e no Restaurante do Biri (ao lado da sede). Ainda dá tempo de fazer sua doação.

METAL

Clube e pesqueiro ficam fechados para manutenção


Como ocorre todos os anos, as instalações do Clube de Campo do Sindicato (Parque Primavera), incluindo o pesqueiro, estão fechados desde segunda (25) para manutenção e férias coletivas dos funcionários. A reabertura está prevista para o dia 27 de julho (sexta).

Até lá, somente o campo de futebol e ginásio poliesportivo continuam abertos ao público. Para mais informações, ligue para 2463.5300.

APOIE-SE EM SEU SINDICATO. SEMPRE!

Para que nossa entidade seja ainda mais forte, é preciso que você seja sindicalizado e participe das ações e lutas da categoria.

Por isso, estamos realizando, em toda a base, ampla campanha de sindicalização.

FIQUE SÓCIO - Agende visita dos diretores ou assessores à sua empresa. É fácil! Basta ligar para 2463.5300 e marcar em horário que não influencie na jornada normal da fábrica.


VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com