Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 380 • 2/8/2018

Precisamos fazer escolhas certas

Nos próximos dias, todos os partidos terão realizado suas convenções, indicando candidatos aos cargos em disputa nas próximas eleições, dia 7 de outubro. Feito isso, começa a campanha pra valer e os candidatos passam a pedir o voto do eleitor.

A grande mídia, por um hábito errado, a meu ver, dá destaque quase que exclusivo aos candidatos a cargos no Executivo - governadores e presidente da República, este ano, pois as eleições para prefeito serão em 2020. Ocorre que, no Brasil, o poder é dividido meio a meio, porque o Congresso Nacional tem muita influência, para o bem ou para o mal.

Portanto, sem desmerecer a importância real dos cargos majoritários, recomendo que se discuta mais a eleição proporcional. Se não, vamos assistir de novo à chuva de votos em candidatos que só aparecerem na cidade em época de eleição, e depois não dão mais as caras.

Chamo atenção, especialmente, dos trabalhadores da ativa e aposentados. Não podemos mais eleger deputados e senadores que visitam os bairros, vão às nossas casas, fazem campanha em porta de fábrica, frequentam cultos religiosos, se mostram aliados do trabalhador, mas, na hora de decidir, votam sempre a favor do capital.

Portanto, a tarefa principal do eleitor será checar o comportamento dos parlamentares que concorrerão à reeleição. Feito isso, não podemos reeleger quem tenha aprovado a terceirização selvagem, a lei trabalhista de Temer ou tenha também apoiado a reforma neoliberal da Previdência.

Em quem votar, então? Candidato bom não falta, principalmente nos partidos progressistas. O eleitor deve procurar conhecer o histórico do candidato, avaliar seu desempenho em cargos anteriores e verificar se suas propostas contemplam o interesse público, se ajudam o regime democrático, se têm condições de ser postas em prática. Observe que proposta é alguma coisa concreta - ou seja, é muito diferente de promessa.

Em quem não votar? Adoto três critérios: 1) em candidato sem compromisso com a democracia; 2) em candidato/partido sem compromisso com a inclusão social; 3) em candidato/partido sem compromisso com os direitos dos trabalhadores.

Informação - Recomendo dois sites como boa fonte de informação sobre o Congresso e a política, de um modo geral. O www.diap.org.br (do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) e o www.congressoemfoco.com.br (do Congresso em Foco) são fontes confiáveis para o trabalhador e o conjunto da sociedade.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 1º de agosto.


VALE A PENA SER SÓCIO DO SINDICATO

Ganhe direitos, serviços e benefícios. Nossa campanha de sindicalização segue a todo vapor. Na semana passada, foram realizadas visitas na Hiper Aço (Macedo), São Rafael (Centro), Empretec (Jardim Munhoz), Modine (Bonsucesso) e Blinfort (Jardim Santo Afonso). Na terça (31), estivemos na Mascote e Dacon, ambas na Vila Nova Cumbica.

Agende visita dos nossos diretores à sua empresa. É fácil! Basta ligar para 2463.5300 e marcar em horário que não influencie na jornada normal da fábrica.

Informações em tempo real pelo nosso Aplicativo. Baixe em seu celular!

Trabalhador no setor de Fundição recebe reajuste a partir de julho

Diretor Célio em reunião com o grupo Fundição durante a Campanha Salarial

Os índices negociados em nossa Campanha, em novembro, reajustam os salários a partir de julho e agosto. Dos 11 grupos patronais que fecharam acordo, o primeiro a aplicar o reajuste é o de Fundição - 1,83%, a partir de 1º de julho. Ou seja, o aumento entra no salário que a pessoa recebe no início de agosto.

As empresas dos outros dez grupos aplicam os índices a partir de 1º de agosto. Ou seja, os trabalhadores receberão o salário reajustado em setembro.

Nosso presidente José Pereira dos Santos destaca: “Fizemos uma campanha de resistência à nova lei trabalhista de Temer, que entrou em vigor no mês da nossa data-base. Por isso, conseguimos manter todos os direitos da Convenção Coletiva”.

Nosso advogado, dr. Marcílio Penachioni, orienta: “Empresa que não cumprir a norma coletiva estará infringindo a lei. Trabalhador que não receber o aumento negociado deve informar o Sindicato para que providências sejam tomadas”. O advogado avisa: “Empresa que não aplicar aumento pode até sofrer paralisação, com amparo no que estabelece a Lei de Greve”.

Metalúrgicos da Itefal terão aumento em julho

Os cerca de 40 funcionários da Itefal (Vila Paraíso), empresa do setor de artefatos de metais não-ferrosos (grupo patronal Siamfesp), terão reajuste de 1,83% a partir de 1º de julho, retroativo a novembro. A diferença acumulada será paga nos próximos dias.

A proposta foi aprovada dia 26 em assembleia coordenada pelos diretores Célio Ferreira Malta e Roseli Lima. O Siamfesp não fechou acordo na data-base. A negociação também garantiu todos os direitos da Convenção.

METAL

Sindicato reforça protesto contra descaso na Saúde Pública



Zóião cobra o Poder Público 

Com o apelo “A Saúde de Guarulhos pede socorro”, centenas de pessoas participaram terça (31) de protesto na Praça Getúlio Vargas. O Sindicato compareceu em peso na manifestação, que denunciou a terceirização, o sucateamento de unidades e a falta de insumos e remédios na rede de Saúde do município.

Nosso secretário-geral Pedro Pereira da Silva (Zóião) elogiou a iniciativa, sugerindo que as entidades procurassem apoio também no Legislativo municipal. “Temos que pressionar os vereadores a cobrar uma solução da Prefeitura”, afirma. Para o diretor José Barros da Silva Neto, não dá pra se calar ante o descaso com a Saúde. "Afinal, quem mais precisa da rede pública é o trabalhador”, comenta.

Passeata - Após o protesto na Praça Getúlio Vargas, os manifestantes caminharam até a Secretaria de Finanças, a fim de pressionar pela liberação de verbas.

A manifestação foi organizada pelas seguintes entidades: Conselho Municipal de Saúde, Fórum Popular de Saúde de Guarulhos e Fórum Leito é Direito, com apoio de cinco Centrais Sindicais e da Pastoral da Saúde.

METAL

Conquistamos PLR maior na Autobras e na Ceccarelli



Célio e Roseli com trabalhadores da Autobras

O Sindicato concluiu terça (31) mais duas negociações vantajosas de Participação nos Lucros e/ou Resultados. Os beneficiados foram os 21 funcionários da Autobras (Vila Nova Cumbica) e os 24 da Ceccarelli (Vila Galvão).

A PLR na empresa da Vila Nova Cumbica teve aumento de 7% sobre o ano passado. O benefício será pago em duas parcelas, em agosto e setembro. Os diretores Célio Ferreira Malta e Roseli Lima, com apoio do assessor Feijão, conduziram a assembleia.

Já na Ceccarelli, o valor subiu 8% e será pago de uma só vez, em setembro. Diretor Evandro Pereira e assessor Sandro conduziram a negociação.

METAL

GAP realiza mais três cursos e seminário em agosto


O Grupo de Apoio Psicoprofissional para Desempregados (GAP), idealizado e mantido pelo Sindicato, programou três cursos de "5S - A base para a qualidade" para agosto, dedicado a preparar os candidatos para a disputa de vagas de emprego . Todos são grátis. Podem participar pessoas com idade mínima de 16 anos.

Os cursos serão realizados dias 2, 16 e 23, sempre a partir das 13h30, na rua José Triglia, 143, Centro, próximo à nossa sede. Dia 25, às 7h30, acontecerá o seminário, com palestras e atividades em nosso auditório (rua Harry Simonsen, 202, Centro).

Inscrições - Podem ser feitas somente pelos telefones 2463.5300 ou 2440.5930.

METAL

Campeonato de futsal começa com show de gols



Lance do jogo entre Dyna e Granei

O 14º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos promete. A primeira rodada teve 14 gols. A abertura da competição ocorreu no domingo (29), no Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada grátis.

Resultados - A Julio Simões venceu a Raft de virada, por 3 a 2; a Dyna aplicou uma goleada de 4 a 0 na Granei; e a U-Shin venceu a Cindumel por 4 a 1.

Dia 5 de agosto tem mais. Às 9 horas, a Cummins faz a sua estreia na competição contra a Cindumel; em seguida, jogam Marília x Dyna. No encerrando da rodada, Tecfil-Filial e Amigos Metalúrgicos se enfrentam às 11 horas. Não perca!

Clube - Após um mês fechado para manutenção, o Clube de Campo do Sindicato foi reaberto. Sócios e dependentes podem usar todas as dependências de sexta a domingo, das 8 às 17 horas. Aproveite!

METAL

VOCÊ É A PESSOA MAIS IMPORTANTE DA ELEIÇÃO!


Tem gente dizendo que vai votar em branco; tem gente dizendo que vai anular; tem gente dizendo que nem vai votar.
Isso é péssimo, pois enfraquece a democracia e favorece a corja de sempre, que tem colégio eleitoral fechado e quer mais é que você não vote mesmo.

O voto não foi ninguém que nos deu, não. Voto é direito conquistado pelas lutas dos povos. Não abra mão, pois isso só favorece político pilantra. Mostre que você tem consciência, tem dignidade e tem lado.

Pense nisso. E participe do processo eleitoral.


VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com