Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 387 • 20/9/2018

É preciso respeitar
a democracia

A exemplo de muitos países latino-americanos, o Brasil não tem uma democracia consolidada. Ao contrário. Da década de 30 para cá, o País assistiu a seguidas crises, com a tomada de poder pelas armas por Getúlio, seu suicídio em 1954, sabotagem à posse de Juscelino, em 1956, e derrubada do presidente Jango, em 1964.

A redemocratização acalmou o ambiente político nacional. Mas o período também viveu momentos de crise, como o afastamento do presidente Collor, em 1992, e, em 2016, a queda da presidente Dilma.

A rigor, o Brasil só voltou a ser um Estado de Direito em 1988, com a promulgação da nova Constituição, nascida de uma ampla assembleia nacional constituinte, que reuniu nomes do quilate de Lula, Fernando Henrique, Ulysses Guimarães, Mário Covas, Geraldo Alckmin, Eduardo Suplicy e tantos outros.

Foi muito difícil restabelecer as liberdades democráticas e não tem sido fácil manter o funcionamento das instituições. As crises políticas e econômicas geram descrédito entre a população. Por isso, volta e meia, surgem os supostos salvadores da Pátria, pescando em águas turvas. Há um tipo de político que nasce da crise, vive da crise e tenta prolongá-la, porque essa continuidade alimenta seu discurso e seu projeto.

A última manobra desse tipo de político é questionar a lisura do processo eleitoral e alimentar a lenda urbana de que as urnas eletrônicas são fraudadas. Vale lembrar que, em 2014, ao não aceitar a derrota para Dilma, o tucano Aécio Neves pediu recontagem de votos. A recontagem aconteceu e nada foi constatado de irregular.

Há uma maldade ardilosa nessa suspeita oportunista. Num primeiro momento, se questiona a eficácia das urnas eletrônicas, num segundo se contesta o processo eleitoral e, por fim, se joga o sistema representativo no descrédito. Ninguém pode garantir que isso não seja o roteiro para um golpe.

Diante disso, é bom ter cautela. Mas não basta. É preciso fazer a defesa enfática da democracia e do sistema representativo nascido do voto popular. Não podemos ter ilusão de que há saída fora do regime democrático. Todas as vezes em que a democracia foi golpeada, quem pagou a fatura mais cara foi o povo, especialmente os trabalhadores.

Sou de uma geração que viveu sob ditadura, quando havia censura à imprensa, perseguições a opositores e forte repressão ao sindicalismo. Vivi a transição democrática e hoje, felizmente, vivo em uma democracia, que tem defeitos, mas pode ser consertada e melhorada.

Portanto, nessa reta final de campanha eleitoral, nosso dever é reafirmar os valores democráticos, reforçar o caráter cívico do voto, ir à seção eleitoral no dia 7 e respeitar a vontade do povo expressa por meio do voto.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 19 de setembro.


Leia a nova edição do Jornal Sindical/agosto


Nesta sexta (21) tem assembleia
da campanha salarial. Participe!

Nossos diretores Cabeça, Célio e Roseli conduzem assembleia na MBF

Desde o início da semana, nossos diretores e assessores percorrem as fábricas da base convocando os trabalhadores, associados ou não, para assembleia geral nesta sexta (21). O encontro vai debater e votar a pauta de reivindicações da campanha salarial. Será na sede do Sindicato (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos), com primeira chamada às 17 horas; a segunda convocação será às 18 horas.

O presidente José Pereira dos Santos afirma: “Vamos definir as reivindicações, como reajuste salarial e a renovação da Convenção Coletiva que garante direitos ameaçados pela nova lei trabalhista”. A pauta será entregue aos grupos patronais até final de setembro.

Assembleias - Já realizamos assembleias de mobilização em várias empresas. Entre elas, Cindumel (Itapegica), Metal Alfa (Arujá), Gradimetal (Cumbica), MBF (Bonsucesso) e Guaru Tem (Água Chata). Nosso vice Josinaldo José de Barros (Cabeça) diz: “É importante mostrar que a categoria está unida e disposta a lutar por seus direitos”.

Participe da campanha salarial: todos à sede, dia 21.

METAL

Exame médico para uso do Clube de Campo agora é grátis



Nosso Clube fica na rua Galáxia, 126

O Sindicato informa aos associados e dependentes que não será mais cobrada taxa de R$ 20,00, a título de exame médico, para uso das piscinas do Clube de Campo.

De todo modo, por exigência das autoridades da saúde pública, a necessidade do exame médico permanece.Para tanto, orientamos que os usuários façam o exame nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com o médico da empresa ou do plano de saúde do trabalhador.

Ressaltamos que, por norma das autoridades de saúde pública, persiste a exigência de renovação do exame médico, cujo período será definido pelo médico.

METAL

PLR beneficia trabalhadores em mais quatro fábricas



Célio e Roseli com companheiros da Danúbio

O Sindicato realizou mais quatro assembleias, a fim de apresentar propostas de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR). Foram beneficiados cerca de 600 trabalhadores da Elétrica Danúbio (Cumbica), PW (Arujá), Therbrec/Sinterfreios (Terra Preta, Mairiporã) e Solopes (Jardim Castanha). Veja como ficaram os acordos:

Elétrica Danúbio- O valor do benefício será de R$ 1.300,00, com pagamento integral em novembro. A única meta é de absenteísmo (falta não justificada).

PW - A Participação será paga em duas parcelas, com vencimento em setembro e fevereiro.

Therbrec/Sinterfreios - O benefício será pago em outubro e até março. Os companheiros também aprovaram taxa negocial, referente à conquista do benefício, para não-sindicalizados.

Solopes - O pagamento será em duas parcelas, com vencimento em janeiro e abril.

Informe-se - PLR é direito previsto na lei. Caso você não receba, ligue 2463.5300

METAL

Nosso Campeonato de Futsal está na fase decisiva



Equipe da Raft, já classificada, enfrenta a U-shin

As equipes da Julio Simões e Amigos Metalúrgicos estão classificadas para a terceira fase do 14º Campeonato de Futsal dos metalúrgicos. As vagas foram garantidas no domingo (16), com vitórias sobre a Dyna e Cindumel, respectivamente.

Já a Granei se classificou para a segunda fase ao ganhar da Tecfil Matriz por WO (não comparecimento).

Domingo - Dia 23, serão disputadas mais duas partidas: às 9 horas jogam Brunillo x Granei e, às 10 horas, U-Shin x Raft. As partidas são no sistema mata-mata, ou seja, perdeu está eliminado.

Os jogos são no ginásio poliesportivo do nosso Clube de Campo (Parque Primavera). A entrada é grátis para os torcedores.

METAL

Adiado prazo para inscrições no Campeonato de Futebol


O Departamento de Esportes do Sindicato adiou para 30 de setembro o prazo para inscrições ao 25º Campeonato de Futebol, categoria principal. Nesta quinta (20), seria realizado o Congresso Técnico, que também foi adiado e ocorrerá em data ainda a ser marcada.

As inscrições podem ser feitas em nossa sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro), com Andréia. Como ocorre todo ano, os jogos serão no gramado sintético do nosso Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada grátis.

Informações - Ligue nos telefones 2463.5300, 4965.9333 ou 4965.9337 e fale com um dos diretores do Departamento de Esportes (Alex, Evandro ou Barros).


Fique sócio! Agende visita
 à sua empresa. Ligue 2463.5300.

Para que nossa entidade fique ainda mais forte, é preciso que você seja sindicalizado e participe das ações e lutas da categoria. Por isso, estamos realizando, em toda a base, ampla campanha de sindicalização.

Agende visita dos diretores ou assessores à sua empresa. É fácil! Basta ligar para 2463.5300 e marcar em horário que não influencie na jornada normal da fábrica.


VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com