Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 388 • 27/9/2018

Eles, não!

Dentro de 11 dias, haverá eleições. Uma eleição não pode resolver tudo ao mesmo tempo. Mas seu poder de piorar as coisas é imenso. Portanto, precisaremos votar com muita consciência, civismo e responsabilidade.

Ou seja, se não votarmos com esse cuidado, corremos o risco de reeleger tudo o que de ruim aí está e ainda de colocar no poder mais gente sem preparo, sem moral e sem compromissos com a democracia, o desenvolvimento e a inclusão social.

Existe hoje forte descrédito na política e nos políticos. Mas a experiência ensina que, se é ruim com os políticos, pior sem eles. Os políticos, mal ou bem, produzem leis, administram o Estado e negociam pactos com a sociedade, para que haja diálogo entre os diferentes e um mínimo de paz na sociedade.

A descrença na política e nos políticos já é ruim. Mas o pior é quando ela atinge a democracia, como se esta fosse resultado da vontade de uns poucos e não um processo historicamente construído, por meio das lutas e muitas vezes à custa da vida de pessoas.

Creio que nessas eleições devemos vincular democracia a direitos, mostrando que a conquista de avanços individuais e sociais só pode ocorrer num ambiente de liberdade. Por exemplo: as conquistas trabalhistas cresceram com a própria Assembleia Nacional Constituinte e por causa da aplicação efetiva da Constituição. Foi só a partir de 1988 que passaram a vigorar direitos como abono de férias, licença-maternidade de 120 dias; multa de 40% do FGTS nas demissões imotivadas; jornada de 44 horas; licença-paternidade; e tantos outros.

O sindicalismo sabe que democracia e direitos caminham juntos. Por isso, as lideranças se empenham em apoiar candidatos progressistas e a combater candidaturas extremistas, intolerantes e radicalmente neoliberais, como é o caso de Bolsonaro. Nesse sentido, saúdo a nota unificada das Centrais, publicada no final de semana, que alerta para o risco do candidato de extrema direita.

Eles, não! Existe um forte movimento social chamado “Ele Não!”. É uma iniciativa correta, mas alerto que ela não pode ser apenas uma peça do atual tabuleiro eleitoral. Talvez melhor seria “Eles, não!”. Eles quem? Os políticos desonestos, os deputados improdutivos, os que votam contra o povo, os candidatos que pedem voto ao trabalhador e, no Congresso Nacional, massacram direitos e avanços sociais.

Sem eles, nosso País será muito melhor. O destino de uma Nação não depende só dos políticos. Depende, e muito, das atitudes que são tomadas pela base social.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 26 de setembro.


Psicoprofissional realiza curso de vendas

O Grupo de Apoio Psicoprofissional para Desempregados (GAP), idealizado e mantido pelo Sindicato, realizará um curso de técnicas básicas de venda. É grátis. Podem, participar pessoas com idade mínima de 16 anos.

O curso será ministrado das 8h30 às 13 horas na rua José Triglia, 143, Centro. Para participar, basta se inscrever pelos telefones 2463.5300 ou 2440.5930.


Categoria aprova pauta e diretores
divulgam reivindicações na base
Assembleias serão constantes, durante a campanha salarial


Vice-presidente Cabeça com os trabalhadores da Permetal

A pauta de reivindicações da Campanha Salarial foi aprovada pelos trabalhadores em assembleia dia 21, na sede do Sindicato. O documento foi entregue na quarta (26) ao grupo patronal do Sindipeças, no bairro de Santo Amaro, na Capital. Nosso presidente José Pereira dos Santos, e o vice, Josinaldo José de Barros (Cabeça), marcaram presença no encontro.

Na manhã desta quinta (27), às 10 horas, também acompanhamos a entrega da pauta na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Pereira afirma: “Agora, que nossas reivindicações estão com a classe patronal, começa efetivamente a luta por reajuste salarial e renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. Vamos mostrar nossa união e força”.

Mobilização - Nosso Sindicato, mais uma vez, está na linha de frente desta luta. Desde a aprovação da pauta, já realizamos assembleias de orientação da campanha salarial em várias fábricas. Mobilizamos os companheiros da Permetal (Cumbica), Securit (Jardim Cumbica), Refrisat (Itapegica), Golin (Bonsucesso), Prec-Tech (Itapegica), Prensal (Jardim Munhoz), Messa & Messa/MM Fênix e Raft (Vila Nova Bonsucesso). Outras serão agendadas para os próximos dias.

A data-base é 1º de novembro e a campanha é coordenada pela Federação da categoria, que tem 52 Sindicatos filiados. A mobilização envolve cerca de 500 mil metalúrgicos no Estado.

METAL

Negociamos PLR para companheiros de mais três empresas



Diretores Roseli e Vanuza na Feeder

O Sindicato realizou mais três assembleias para apresentar propostas de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados). O benefício negociado com as empresas foi aprovado pelos trabalhadores da Centauro (Vila Nova Bonsucesso), Feeder (Cumbica) e Dimensional (Bonsucesso). Veja como ficaram os acordos:

Feeder - A PLR subiu 25% e pode chegar a R$ 1.000,00, se cumpridas as metas. Os cerca de 220 funcionários recebem até abril. A assembleia também aprovou desconto de custeio para os trabalhadores não-sindicalizados, que é referente à conquista do benefício.

Centauro - Pagamento sai em outubro e abril para os cerca de 70 trabalhadores.

Dimensional - Os dez funcionários vão receber a Participação de uma só vez agora em outubro.

METAL

Campanha segue firme e amplia número de sócios



Muitos companheiros ficaram sócios na Danúbio

A campanha de sindicalização desenvolvida pelo Sindicato teve ótimo resultado na Elétrica Danúbio (Cumbica). Mais 43 trabalhadores se associaram à nossa entidade. Agora, esses metalúrgicos terão direito a diversos benefícios, como atendimento jurídico, Clube de Campo, Colônia de Férias e participação em atividades e festas do Sindicato.

Fique sócio - Para que nossa entidade fique ainda mais forte, é preciso que você seja sindicalizado e participe das ações e lutas da categoria. Para agendar uma visita à sua empresa é fácil. Basta ligar para 2463.5300 e falar com um dos nossos diretores.

METAL

Domingo (30) tem semifinal Futsal. Compareça ao nosso ginásio!


Raft (Vila Nova Cumbica), Granei (Taboão), Julio Simões (Cumbica) e Amigos Metalúrgicos (Jardim São Roque) disputam domingo (30) a semifinal do 14º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos. Os jogos serão no ginásio poliesportivo do Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada grátis para os torcedores.


Equipe Raft decide vaga para a final

As vagas foram definidas na última rodada, dia 23. A Raft venceu a U-Shin por 8 a 7, em partida emocionante. A Granei derrotou a Brunilo por 5 a 1.

Nas semifinais jogam Raft x Granei (9 horas) e Julio Simões x Amigos Metalúrgicos (10 horas). Os vencedores decidem o título em 21 de outubro, a partir das 10 horas, no Clube. Os perdedores farão a preliminar, em disputa da terceira colocação.

METAL

Acompanhamos eleição e parabenizamos cipeiros da Tower



Diretor Lula acompanha apuração dos votos

O Sindicato acompanhou mais uma eleição de Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na base. Desta vez, os trabalhadores da Tower (Arujá) escolheram seus novos representantes. Foram apurados mais de 500 votos dos cerca de 600 funcionários da fábrica.

O processo eleitoral foi acompanhado pelo diretor Eronides Rafael Galdino (Lula), que é funcionário da empresa.

Titulares: Daniel Araújo Fernandes, Alexandre Caldas da Silva, Sérgio Ricardo da Silva, Celso Araújo Reis, Gilmar da Conceição Gomes e Gilberto Aparecido de Oliveira. Suplentes: Milton Cezar Moreira, Edson Soares de Souza, Devair Marques de Oliveira e Claiton de Lima Silva. Todos têm estabilidade de dois anos na empresa.

VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com